Conecte-se conosco

Morungaba

Em Morungaba: Sesc de Artes 2022 leva atrações gratuitas para a Praça dos Italianos

Publicados

em

Em parceria com a Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, a população morungabense e seus visitantes recebem no sábado, 20, o Circuito Sesc de Artes, na Praça dos Italianos, a partir das 16h. Promovido pelo Sesc São Paulo, serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas em 118 municípios, além de um ciclo para educadores que será ministrado on-line.

A programação conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.

O Circuito Sesc de Artes chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc  – como é o caso do Sesc Jundiaí, que abrange as cidades relacionadas –  com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.

Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.

Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.

Programação do roteiro
MudaLab (SP) leva o Roboíno Maker – A Robótica Divertida. Na atividade, os participantes pilotam robôs construídos com arduíno e controlados por celular, conhecem suas estruturas internas de robótica e os testam em um circuito, com semáforos, cancelas e outros obstáculos.  A oficina tem o objetivo de desmistificar a programação e a robótica e apresentar seus conceitos básicos de maneira lúdica e divertida!  

O espetáculo de circo Retirantes, da Trupe Baião de 2 (SP), se envereda pela cultura nordestina para contar a história de um sonhador casal de migrantes recém-chegado a uma nova terra. Os artistas demonstram força e equilíbrio em cenas com acrobacias, como a lira-percha e a manipulação de objetos. Maracatu, frevo e forró dão o tom dos números circenses e da dança. 

Clarin Cia de Dança (SP)  apresenta o espetáculo de dança OU 9 OU 80. Ele faz referência a dois acontecimentos violentos: nove mortes em Paraisópolis (São Paulo) e 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (Rio de Janeiro). A apresentação utiliza letras de funk para narrar as histórias e expõe as modificações dos movimentos do funk ao passinho.  

O grupo êBA! (SP)  une literatura e brincadeiras em Histórias na Palma da Mão. Por meio de uma leitura mediada, os artistas buscam criar um momento de vínculo afetivo e aproximar o leitor do livro. Além da leitura mediada, o grupo também propõe a leitura compartilhada e as demais formas de se contar uma história, com livros, corpos e vozes.  

Em Livro de Uma Página, o escritor mineiro Daniel Viana e três poetas convidados (SP) apresentam ferramentas para compor micronarrativas que se transformam em um exemplar autoral. Os participantes são estimulados a criar poemas e contos a partir de seu repertório pessoal e recebem dicas para ilustrar seu minilivro.

Josyara, cantora, compositora e violonista de Juazeiro divide o palco com as Panteras Negras, banda instrumental composta de mulheres negras, em um show que retrata as mulheres, a negritude e o Nordeste. No repertório estão músicas criadas para este encontro e composições dos repertórios das Panteras Negras e de Josyara, que apresenta faixas do disco “Mansa Fúria”. 

Grupo Esparrama leva seu Esparrama Memória para viajar pelas ruas das cidades do estado. Os palhaços do grupo vagueiam pelo mundo carregando música, poesia e um guardador de memórias. Nessa caminhada errante, eles procuram por pessoas que queiram pausar o tempo para resgatar e trocar experiências, lembranças e afeto. 

Ciclo para Educadores
Compondo a programação do Circuito Sesc de Artes, o Ciclo de Sensibilização para Educadores propõe um diálogo pautado nas artes e na cultura, trazendo reflexões sobre caminhos possíveis para a educação no Brasil.

O curso, que será ministrado por seis artistas-educadores das artes cênicas, da música e da literatura, é gratuito e acontecerá entre os dias 10 e 25 de agosto, às quartas e quintas-feiras, e será dividido em duas turmas que participarão de três encontros on-line. As inscrições iniciam estão abertas pelo link https://bit.ly/SensibilizacaoEducadores-CPF. Os participantes poderão receber declaração de participação emitido pelo Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF).

Estes encontros irão propor reflexões sobre estratégias de aplicações da arte e da cultura na socialização, buscando pensar sobre novas formas de imaginar a escola e suas práticas diante dos desafios do contexto atual. O Ciclo de Sensibilização para Educadores reafirma a ação do Sesc voltada à formação, ao conhecimento e à melhoria da vida dos indivíduos.

Mais informações: http://www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Morungaba

Em Morungaba: Atendimentos da Carreta da Mamografia prosseguem até o dia 1º de junho

Publicados

em

O programa “Mulheres de Peito” deu início aos atendimentos gratuitos da Carreta da Mamografia na Praça dos Italianos, na manhã desta terça-feira, 21. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde com o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde.

Os atendimentos são voltados a todas as mulheres morungabenses com idade igual ou superior a 35 anos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

LEIA TAMBÉM:

A ação prossegue até o dia 1º de junho. Para garantir o atendimento, é necessário que as mulheres estejam atentas aos requisitos específicos: mulheres de 35 a 49 anos devem apresentar pedido médico do SUS, cartão SUS e RG; de 50 a 69 anos devem apresentar RG e cartão SUS e mulheres com mais de 70 anos devem apresentar pedido médico do SUS, cartão SUS e RG.

A mamografia é uma ferramenta fundamental na detecção precoce do câncer de mama, aumentando significativamente as chances de tratamento bem-sucedido. Por isso, é essencial que as mulheres aproveitem essa oportunidade de realizar o exame de forma gratuita e acessível.

Vale destacar que os exames na “Carreta da Mamografia” são destinados exclusivamente às mulheres que ainda não têm agendamento em outros municípios. Portanto é necessário que as mulheres, que já têm a mamografia marcada fora do município, realmente compareçam aos exames.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Morungaba recebe 10ª edição do Ultra Desafio

Publicados

em

A Estância Climática de Morungaba recebeu a 10ª edição do Ultra Desafio UD, promovida pela Ultra Runner Eventos, no sábado, 18, com o apoio da prefeitura por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

A largada foi realizada na Praça dos Imigrantes com 280 maratonistas que enfrentaram trajetos de 11, 25 e 50 km, em diferentes níveis de dificuldade.

LEIA TAMBÉM:

Desde os iniciantes até os mais experientes, todos tiveram a oportunidade de testar seus limites em meio às paisagens naturais de Morungaba.

A Ultra Runner Eventos se especializou ao longo de sua história em competições de alta performance, oferecendo experiências únicas em ultramaratonas de pista, montanha e trilha em todo o Brasil.  Já foram realizadas diversas corridas em Morungaba, cujo território oferece diferentes alternativas de trajeto e infraestrutura adequada para os atletas e seus acompanhantes, como restaurantes, pousadas e diversos outros estabelecimentos comerciais.

Prestigiaram o evento: o prefeito Marquinho Oliveira, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Morungaba, Sônia de Oliveira, e o vereador Ramon Moraes.  Os resultados com as colocações dos participantes em todas as categorias estão disponíveis para consulta no site oficial da Ultra Runner Eventos: ultrarunnereventos.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Morungaba

Prefeitura firma convênio para modernização da iluminação pública no programa Morungaba 100% LED

Publicados

em

A modernização da iluminação pública é um passo significativo rumo à eficiência energética e ao aumento da segurança nas ruas da cidade

A troca de iluminação pública convencional pelo sistema com LED em todos os bairros da cidade é uma das metas do Plano de Governo da atual gestão administrativa da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba. O programa “Morungaba 100% LED” teve início no ano passado e contemplou diversos bairros do município. Outra etapa do programa terá início em breve, já que o Governo do Estado de São Paulo liberou mais recursos para Morungaba.

O prefeito de Morungaba, Marquinho Oliveira, acompanhado pelo vice-prefeito Luís Fernando Miguel, participou da Cerimônia de Assinaturas de Convênios realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, quando foram liberados R$533,4 milhões para 219 municípios paulistas que investirão os recursos na área de Saúde e de Infraestrutura. Também participaram da cerimônia os vereadores Ramon Moraes e Rogério Fanchin.

LEIA TAMBÉM:

Para Morungaba, o valor total do convênio é de R$1.388.063,72, sendo R$900 mil provenientes do Estado e o restante como contrapartida do município. Esse investimento representa mais uma importante etapa da implantação do Programa 100% LED.

“Assinamos um importante convênio para darmos concluirmos o nosso programa ‘Morungaba 100% LED’ que se trata de um marco no avanço da qualidade de vida dos cidadãos, com a   troca de toda a iluminação de lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED, garantindo segurança e uma iluminação melhor para nossa população”, comemorou o prefeito Marquinho.

A modernização da iluminação pública é um passo significativo rumo à eficiência energética e ao aumento da segurança nas ruas de Morungaba. Com baixo consumo de energia, a iluminação pública com LED reduz gastos com manutenção de luminárias e gera uma grande economia nas contas de energia do município – que pode cair até pela metade.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias