Conecte-se conosco

Campinas

É preciso falar e agir no combate ao Aedes aegypti

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Campinas decretou estado de epidemia por conta do aumento de casos de dengue. A cidade conta hoje com mais de 2.798 casos confirmados, o que é preocupante e exige uma contrapartida eficiente da parte de toda a população.

Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu uma atividade em parceria com a Vigilância Epidemiológica visando a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti, como denguezika e chikungunya.

Em forma teatral, o assunto foi apresentado a crianças e adolescentes atendidos no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV localizado no bairro Jardim Profilurb. Na oportunidade, as técnicas em vigilância sanitária abordaram as diversas maneiras de combater os focos do inseto. São atitudes simples e que estão ao alcance de todos.

O gestor social da LBV, Michael Batista, destacou a importância desse espaço para dialogar sobre essa problemática muito enfrentada pela comunidade local. “Nessa região existem muitos terrenos baldios e objetos descartados ao relento, o que favorece o surgimento do mosquito. Então, conversar com as meninas e os meninos sobre os cuidados que cada um pode ter, a partir de suas próprias casas, evita o aumento desses surtos”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Além de encontrar tudo muito bem cuidado, como sempre acontece na LBV, a equipe de Vigilância Epidemiológica encontrou a equipe de profissionais da Instituição esbanjando disposição para oferecer o melhor aos atendidos. E assim, de mãos dadas com a comunidade, a LBV tem conseguido ajudar nessa conscientização, contando sempre com o apoio de seus valorosos parceiros.

As práticas diárias nascidas dessa postura de Cidadania Ecumênica têm resultados muito maiores do que possamos imaginar. O atendido Clayton Castro, de 13 anos, comentou o aprendizado que teve durante o bate-papo. “Aprendi que não podemos deixar água parada, nem mesmo descartar recipientes por aí, de modo que possam acumular água e sujeira. Em qualquer idade, todos podem fazer a parte. Eu procuro limpar a minha área direitinho e lavar a vasilha do cachorro.”

A atendida Valéria Cândido, de 12 anos, também guardou muitas informações para praticar no seu dia a dia, quando o assunto é prevenção e combate ao mosquito. “Eu adoro teatro. Gostei da forma com que o assunto foi trabalhado, e fiquei pensando nas coisas que eu já faço em casa e em coisas que eu ainda preciso fazer. Aqui na LBV é assim. A gente aprende juntos e compartilha sempre aquilo que podemos fazer pra ajudar”, falou.

Nas falas dos atendidos Clayton e Valéria é possível perceber a grande transformação que as crianças e os adolescentes vivem, quando assuntos tão sérios são trazidos com leveza e criatividade. A oportunidade de repensar e agir na prevenção dessas doenças foi oferecida a dezenas de famílias moradoras de Campinas/SP, por intermédio dessa atividade promovida pela equipe da Vigilância Epidemiológica, em parceria com a equipe da Legião da Boa Vontade.

Ajude a LBV a manter e ampliar suas ações incansáveis de transformação. Um trabalho de Boa Vontade pelo bem de todos! Faça sua doação através da chave [email protected] ou pelo site www.lbv.org.   

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Simulado da CPFL Renováveis mobiliza comunidades de Americana e Limeira em exercício de segurança

Publicados

em

Atividade colocou em prática procedimentos previstos no Plano de Ação de Emergência da PCH Americana

Sirenes, rotas de fuga e pontos de encontro saíram do papel nesta quarta-feira (09), durante o simulado de emergência da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Americana, realizado pela CPFL Renováveis em parceria com as Defesas Civis de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira. O exercício envolveu cerca de 40 pessoas e colocou em prática os procedimentos previstos no Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina.

A atividade permitiu testar a dinâmica prevista numa eventual emergência. Após o acionamento do alerta, os moradores e trabalhadores se deslocaram pelas rotas de fuga sinalizadas até os locais previamente estabelecidos, enquanto as equipes envolvidas acompanharam a execução do exercício.

LEIA TAMBÉM:

“A barragem é segura, essa é uma situação hipotética, uma simulação. O objetivo é que cada órgão entenda sua função e, numa eventualidade, dar todo apoio a população”, explica Arthur Mantese, gerente de Segurança de Barragens da CPFL Energia.

Equipes da CPFL Renováveis, das Defesas Civis de Americana, Santa Bárbara D’Oeste e Limeira, da Defesa Civil do Estado de São Paulo, do Corpo de Bombeiros, SAMU e de outras instituições envolvidas na resposta a emergências também realizaram um simulado de mesa para testar a integração entre os órgãos e os fluxos de comunicação previstos no PAE.

Os exercícios de evacuação são realizados a cada três anos, conforme a legislação brasileira de segurança de barragens para os empreendimentos com a exigência do plano emergencial. O simulado desta quarta-feira dá continuidade ao trabalho de preparação realizado pela CPFL Renováveis na região desde 2024.

“Repito: nossa barragem é segura, é monitorada, inspecionada e passa por manutenções permanentes. Mantemos a segurança sempre em primeiro lugar”, afirma Mantese.

A PCH Americana também conta com o Centro de Operação de Contingência dos Ativos de Geração Renovável, inaugurado em Americana em 2025, que permite manter o monitoramento remoto das usinas mesmo em contextos excepcionais. A unidade reforça a resiliência das operações, fortalecendo a capacidade de resposta da companhia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

MPT prorroga inscrições para processo seletivo de estágio no interior paulista

Publicados

em

Prazo para concorrer a vagas e cadastro de reserva em Direito, Administração e Relações Públicas foi estendido até 16 de outubro; bolsa mensal é de R$ 1.320,00, além de auxílio-transporte

O Ministério Público do Trabalho na 15ª Região prorrogou o período de inscrições do processo seletivo de estágio voltado a estudantes de nível superior. O certame destina-se à formação de cadastro de reserva e ao preenchimento de vagas em nove municípios do interior do estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de outubro de 2026.

LEIA TAMBÉM:

As oportunidades para graduandos em Direito contemplam todas as unidades abrangidas pela circunscrição e descritas no edital. Já as vagas direcionadas aos cursos de Administração e de Relações Públicas concentram-se unicamente na sede do órgão ministerial, localizada em Campinas. O regime de estágio estipula o cumprimento de jornada de trabalho de quatro horas diárias, com o pagamento de bolsa-estágio fixada em R$ 1.320,00 mensais, acrescida de auxílio-transporte.

A seleção dos candidatos se dará por meio de análise curricular, sob rigorosa observância dos critérios de pontuação e das exigências acadêmicas dispostas nas regras do processo seletivo.

Para se inscreverem, os estudantes devem acessar o portal oficial da instituição (www.prt15.mpt.mp.br), seguir o percurso pelas opções “Informe-se”, “Concursos e Seleções”, “Estagiários”, “Processo Seletivo” e acionar o botão “Acesse o serviço”, onde constam as instruções completas para preenchimento da ficha de inscrição.

O regulamento está disponível para consulta no endereço: Link.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Renovias encerra feriado da Independência sem mortes nas rodovias

Publicados

em

Este foi o quarto feriado prolongado do ano em que a concessionária não registrou vítimas fatais

A Renovias encerrou a operação especial do feriado prolongado da Independência do Brasil sem registro de mortes nas rodovias sob sua concessão, de Campinas ao Sul de Minas Gerais. Este foi o quarto feriado prolongado de 2026 em que a concessionária não contabilizou vítimas fatais, resultado também registrado durante a Páscoa, Tiradentes e Dia do Trabalhador.

Entre sexta-feira (04/09) e segunda-feira (07/09), foram 16 acidentes, com oito pessoas feridas. No período, 696.699 veículos circularam pela malha viária da concessionária, volume cerca de 13% superior à previsão de 616,8 mil veículos.

LEIA TAMBÉM:

As equipes da Renovias realizaram 235 atendimentos aos clientes. As panes mecânicas lideraram as ocorrências, com 140 registros, seguidas por 32 casos de pneus furados, 24 panes secas, 18 superaquecimentos de motor, 15 panes elétricas e seis atendimentos por baterias descarregadas.

O atendimento aos motoristas também contou com o suporte do 0800 055 9696, que recebeu 272 ligações durante o feriado prolongado.

Ações

Como parte das ações de segurança viária, foram realizadas 14 Operações Visibilidade, onde as equipes posicionam viaturas em pontos estratégicos das rodovias para ampliar a percepção dos motoristas sobre a presença operacional e incentivar comportamentos mais seguros no trânsito. A concessionária também promoveu duas campanhas educativas durante o período.

A próxima operação especial da Renovias será realizada durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, quando a concessionária voltará a reforçar suas equipes e o monitoramento das rodovias para atender ao aumento esperado no fluxo de veículos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias