Conecte-se conosco

Jaguariúna

Diretor-executivo do Procon fala sobre os desafios da pandemia

Publicados

em

Foto – Ivair Oliveira

Na terça-feira, 26, o diretor-executivo da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP), Fernando Capez, esteve em Jaguariúna a fim de participar da semana jurídica do Grupo UniEduK, no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj). Mas, primeiramente, esteve no gabinete da Prefeitura para coletiva de imprensa.

Fernando agradeceu o prefeito Gustavo Reis, que é alguém que ele tem grande apreço, pois no início de sua carreira teve a oportunidade de ser assessor do Procurador de Justiça e Jurista, Marcio S. Reis, pai do prefeito. “Aprendi muito com ele, de maneira que tenho uma relação emocional muito grande. Vim verificar o andamento das ações de defesa do consumidor em Jaguariúna e estou muito feliz em ver o Prefeito Gustavo honrando a história do seu pai e também do próprio Ministério Público”.

O diretor tem 35 anos de carreira no Ministério Público de São Paulo. Começou como Promotor e hoje é Procurador de Justiça. Também já foi Deputado Estadual três vezes e presidente da Assembleia Legislativa. “Mas confesso que nunca exerci um cargo que me proporcionasse tanta satisfação como presidir o Procon de São Paulo”.

A coletiva foi voltada aos desafios que assolaram o Procon no período inicial da pandemia. De acordo com o diretor, o primeiro desafio foi o das companhias aéreas que tiveram seus voos cancelados. O segundo desafio foi os eventos, como shows, casamentos, festas de debutantes e etc. A solução do Procon foi manter o crédito para usar oportunamente.

Depois, a alta do valor dos alimentos e do gás. “Tivemos que fiscalizar sabendo que no Brasil não existe regime de tabelamento. Fiscalizamos se os mercados tiveram ampliação da margem de lucro. Não se pode ter isso em pandemia”, afirma o diretor.

Ainda, os empréstimos consignados foram outro grande problema, pois os aposentados e pensionistas receberam em suas contas altos valores sem solicitá-los. A solução foi: “O Procon entendeu que o depósito sem autorização é amostra grátis, não precisa ser devolvido. E os juros cobrados, são cobranças indevidas, devem ser devolvidos em dobro”.

 Atualmente, os problemas estão divididos entre reajustes de planos de saúde e plataformas digitais que vendem e não entregam, ou, vendem e entregam com defeito. “Para o primeiro, estamos exigindo a abertura dos boletos para que o consumidor tenha conhecimento das despesas para saber o reajuste correto. O segundo problema são as plataformas. Na próxima semana vamos assinar um acordo com o Mercado Livre, Procon e Polícia Civil que determina que o consumidor seja reembolsado quando o produto chegar atrasado; que façam um seguro para o consumidor; e que retirem das prateleiras todos os produtos que o Procon informar que tem origem duvidosa e tem que emitir nota fiscal”.

O diretor ainda comenta que o Procon está fazendo uma censura pública pedindo que as pessoas não comprem na Shopee. “São Paulo recebe de braços abertos quem vem aqui, gera empregos, recolhe impostos e se estabelecem. Mas, SP não vê com bons olhos empresas fantasmas no sentido que elas chegam, anunciam, vendem sem nota fiscal, não geram empregos e atuam como simplesmente verdadeiros parasitas. É claro que a venda online é uma modernidade que não podemos recuar, mas não podemos esquecer quem está estabelecido aqui”, afirma Fernando.

Jaguariúna

CRAS Cruzeiro do Sul lança projeto de inclusão digital

Publicados

em

A Secretaria de Assistência Social de Jaguariúna, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Cruzeiro do Sul, acaba de lançar um projeto-piloto de inclusão digital voltado a famílias e indivíduos atendidos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

Segundo a secretaria, a oficina de inclusão digital “visa ampliar a autonomia dos participantes no acesso à internet, redes sociais e aplicativos, podendo gerar um aumento da conexão social e do conhecimento, o que possibilita uma navegação na web mais segura”.

“Aproveitar os recursos tecnológicos e conhecimentos disponíveis para realizar tarefas diárias com mais facilidade e segurança é entender o funcionamento da transformação digital”, avalia a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andrea Lizun.

CIDADE INTELIGENTE
Jaguariúna é considerada a cidade mais inteligente e conectada do país, entre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, conforme o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, podendo oferecer à população uma variedade de serviços públicos digitais: aplicativos (CCC Jaguariúna, Escola Conectada, Patrulheiro Protetor e Amigo, Cidadão Online e Buzão na Palma da Mão, Consulta na Palma da Mão) e demais serviços online pelo portal da Prefeitura que buscam agilizar os atendimentos e promover ações de inclusão.

Continue lendo

Jaguariúna

Rompimento de adutora interrompe abastecimento em seis bairros em Jaguariúna

Publicados

em

O Departamento de Água e Esgoto de Jaguariúna (DAE) informa que devido ao rompimento de uma adutora, o abastecimento de água tratada nos bairros Dom Bosco, Vila Sete de Setembro, Jardim Venturini, Jardim Haruji, Jardim São Caetano e Jardim Santa Maria, será interrompido até as 17h.

A previsão é que até esse horário seja realizado o reparo da adutora.

De acordo com o DAE, o abastecimento de água nessas regiões será restabelecido gradativamente após a conclusão do serviço.

O DAE solicita a colaboração dos moradores para que reservem água e a utilizem de maneira racional, reservando-a para usos essenciais.

Continue lendo

Jaguariúna

Roseira e Jardim Eliza estão na final do Amadorzão 2022

Publicados

em

A Semifinal da Taça Ouro do Amadorzão realizada no último fim de semana teve jogos sem gols e partida com goleada. Com o apoio da torcida que marcou presença no Centro de Lazer do Trabalhador “Lebrão”, o Roseira e o Jardim Eliza se classificaram para a final do campeonato.

No sábado o Roseira empatou com o XII de Setembro em 0x0. Como o Roseira tinha a vantagem do empate, garantiu a vaga na próxima fase da competição. Já no domingo, a partida teve muitos gols. O Jardim Eliza venceu o Fantasma do Morro por 6×1 e garantiu a vaga na final.

Pela Taça Prata do Amadorzão a semifinal teve dois jogos que foram definidos nos pênalis. O Audaz empatou em 1×1 com o Aliança e nos pênaltis o Audaz venceu por 4×2. O Engra e o Família R.Q.N. também empataram em 2×2, foram para os pênaltis e o Engra ganhou a disputa por 6×5.

Com os resultados, o Audaz e o Engra garantiram vagas na final do campeonato e o acesso para a Taça Ouro do ano que vem.

JOGOS DA FINAL
A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer de Jaguariúna definiu a data e os horários das finais da Taça Ouro e Prata do Amadorzão. As duas partidas acontecerão no sábado.

Às 15h o Audaz enfrentará o Engra pela Taça Prata. Em seguida, o Roseira e Jardim Eliza jogarão às 17h30 pela Taça Ouro. 

Foto: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias