Conecte-se conosco

Holambra

Crise se enfrenta com união, associativismo, trabalho e criatividade

Publicados

em

Com o apoio da ACE Holambra, setores produtivo, comercial, industrial e de serviços do município precisaram se reinventar para superar os efeitos da pandemia e se fortalecer nessa retomada

Março de 2020. Data que marca o início de um pesadelo global com a decretação pela Organização Mundial da Saúde do estado de pandemia devido ao vírus da Covid-19. Era o começo de um drama para o mundo e de incertezas gigantescas sobre tudo o que viria a acontecer a seguir. A rígida política de isolamento social adotada impactou de forma ampla toda a cadeia produtiva, afetando a indústria, o comércio e os demais setores, além de fazer estragos imensos no mercado de trabalho de forma geral.

Mas a história ensina que toda crise também traz oportunidades e novas estratégias, iniciativas e soluções costumam surgir nos momentos desafiadores movidos pela necessidade de recuperar o que foi perdido. Holambra pode se orgulhar de ser um grande exemplo dessa resiliência e de como a força criativa e a garra de seus empreendedores têm sido o impulso para a cidade atravessar um momento tão conturbado saindo ainda mais fortalecida dele.

No início da pandemia, a economia de Holambra amargou perdas milionárias com o fechamento do comércio, cancelamento de eventos, a paralisação do turismo e a queda brusca e repentina nas vendas de flores que atingiu em cheio tanto os produtores como todos que direta ou indiretamente dependem desse grandioso e pujante mercado do qual a cidade é a grande estrela. Mas como não há mal que dure para sempre, o sol aos poucos foi voltando a brilhar, novas oportunidades de negócios foram surgindo e hoje é possível dizer que o ponto chave para essa virada foi a incrível união de forças.

“A pandemia trouxe uma nova forma de trabalho às empresas e acelerou tendências que já estavam despontando nesse universo, como por exemplo: vendas pela internet através de aplicativos e whatsapp, a grande maioria delas teve que se adaptar e se reinventar. A cooperação mútua foi o grande mote dessa pandemia, os empresários tiveram que fortalecer relações e o consumidor local teve papel fundamental nessa questão, uma vez que, consumindo na cidade de Holambra, manteve a sobrevivência das empresas locais e os postos de trabalho”, analisa o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Holambra (ACE), Ronaldo Graat.

Mesmo com toda a dificuldade durante a pandemia, a cidade viu a abertura de novos empreendimentos em vários segmentos, sendo que muitos deles já retomaram seu crescimento. Conforme aponta a gerente executiva da ACE Holambra, Suzi Celegatti, ao longo desta retomada, a entidade tem exercido um papel crucial no apoio e na assistência aos comerciantes e empresários do município, tendo surtido um grande efeito todo o trabalho de orientação no enfrentamento à crise.

“Elaboramos materiais de orientações, instruções e dicas que foi distribuída a todos os associados, fizemos a intensificação da campanha ‘Compre no comércio local’ estimulando o fortalecimento e a manutenção dos postos de trabalho; realizamos uma série de treinamentos online nos mais diversos segmentos, estimulamos as vendas virtuais, fortalecemos a parceria com a FACESP – Federação das Associações Comerciais de SP – e com o poder público através da Prefeitura Municipal de Holambra, reivindicando ações que pudessem, naquele momento, auxiliar e colaborar com os empreendedores na manutenção do seu negócio e analisando as melhores soluções e alternativas visando sempre o cuidado com a saúde e também ampliamos a orientação para facilitar o acesso ao crédito”, enumera a gestora.

Os resultados falam por si e têm sido extremamente satisfatórios, comprovando mais uma vez o poder, a força e a pujança do associativismo.

ACE HOLAMBRA – HÁ 29 ANOS FORTALECENDO O EMPREENDEDORISMO

A Associação Comercial e Empresarial (ACE Holambra) foi fundada em 16 de agosto de 1993, inicialmente como Aciah – Associação Comercial, Industrial e Agrícola da Estância Turística de Holambra, tendo surgido menos de dois anos após a emancipação político-administrativa do município, num reflexo da reestruturação experimentada por Holambra naquele período.

A entidade foi criada por empresários e empreendedores diante da necessidade de união e de fortalecimento das categorias que movimentam a economia da cidade até os dias atuais, especialmente o comércio, indústria, agricultura e prestadores de serviços.

Com o acelerado desenvolvimento do município, atualmente as necessidades e demandas dos empresários são diferentes e ainda mais complexas e desafiadoras, estando muito mais ligadas à inovação, capacitação e qualificação dentro dos diversos segmentos estabelecidos no município.

Entre as principais missões e serviços a que a ACE Holambra se propõe diariamente a realizar pelo crescimento e desenvolvimento dos associados e do município de maneira geral, destacam-se:

Manter os associados atualizados das novas tendências no ambiente empresarial e comercial;

Agregar valor aos serviços da entidade que são oferecidos aos empresários;

Fomentar o associativismo;

Capacitar, orientar e desenvolver as empresas e seus parceiros e colaboradores;

Representar a classe empresarial, atuando de forma proativa em defender, orientar e lutar pelos interesses das empresas associadas, além de proporcionar ações que promovam o desenvolvimento econômico do setor – comércio, indústria, produção rural e prestadores de serviços – estimulando a integração entre os empresários, o município e entidades e a busca constante pela satisfação dos sócios, através da prestação de serviços com credibilidade e excelência;

Tornar a entidade reconhecida, no âmbito público e privado, gerando serviços e produtos inovadores que irão trazer competitividade às empresas, tornando-se uma organização de excelência, geradora e divulgadora de conhecimentos ao possibilitar múltiplas e relevantes aprendizagens para pessoas e organizações, consolidando a cultura empreendedora no âmbito de sua atuação;

Representar a classe empresarial junto à cidade e nas esferas estadual e federal, além de fazer parcerias com outras entidades, com o objetivo de disponibilizar informações e recursos aos associados;

Ser uma extensão das empresas, alavancar o comércio, indústria, produção rural e prestadores de serviços, apoiando e dando suporte com serviços de qualidade. Tornar-se uma referência aos associados como modelagem de integridade, com ética profissional e humana, construindo relações de trabalho, com o objetivo de crescer em parceria com os sócios.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Holambra

HORTITEC 2024: O maior encontro de horticultura de América Latina acontece junho em Holambra e deve movimentar R$450 milhões

Publicados

em

Novas tecnologias para aumentar a produção nas diversas áreas da cadeia produtiva de hortifrutis, como sementes, mudas, bioinsumos, fertilizantes, defensivos, embalagens, ferramentas, estufas e maquinários em geral serão apresentadas por 500 empresas expositoras, nacionais e estrangeiras

Alimentos mais saudáveis e ricos em nutrientes, melhor qualidade, maior produtividade no campo, redução de perdas, economia de energia e água, rastreabilidade e logística. As soluções para esses e outros desafios da horticultura – segmento que inclui a produção de hortaliças, frutas, flores, plantas e florestais – serão apresentadas pelas 500 empresas expositoras, do Brasil e do exterior, que participam da 29ª HORTITEC – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas. O evento acontece de 19 a 21 de junho em Holambra (SP) e espera receber 32 mil visitantes e movimentar R$450 milhões.

LEIA TAMBÉM:

O setor hortifrutícola brasileiro tem a imensa responsabilidade de cuidar do que chega à mesa da população, buscando oferecer qualidade e quantidade suficientes para abastecer as famílias nos quatro cantos do país. Além disso, é o segmento do agro que mais gera empregos e, especificamente na floricultura, é o que mais emprega mulheres, ratificando a importância do setor para a economia brasileira.

Foco em tecnologia
A tecnologia marca todas as etapas da cadeia produtiva de hortifrutis. A edição 2024 da Hortitec destaca-se pelo crescimento da inovação aplicada a sementes, mudas, fertilizantes, defensivos e biodefensivos, além das ferramentas, estufas e maquinários. “Esse ano vimos crescer o perfil de empresas expositoras ligadas à biotecnologia e às questões de energias renováveis. Além disso, nota-se uma preocupação de todos os elos envolvidos na cadeia produtiva em evitar desperdícios e em disponibilizar alimentos saudáveis”, comenta Renato Opitz, diretor geral da Hortitec.

Considerado o maior evento hortifrutícola da América Latina, reúne produtores, profissionais do setor e representantes institucionais de toda a cadeia produtiva. O público visitante, formado por produtores dedicados à produção de flores, frutas, hortaliças e florestais e demais profissionais do setor, é convidado pelas empresas expositoras, formando-se, assim, um ciclo virtuoso de trocas de informações, novos clientes e bons negócios.

Estrutura organizada em setores facilita a visitação
Com expositores nacionais e estrangeiros, a 29ª Hortitec estará organizada em cinco grandes áreas que permitem aos visitantes encontrar com facilidade o que procuram. Na recepção do evento, todos recebem um catálogo completo que apresenta os expositores de forma didática em ordem alfabética, aponta o pavilhão no qual a empresa estará presente, além oferecer informações sobre ramo de negócio, produtos e meios de contatos, permitindo, também, a realização de negócios futuros.

A entrada acontece pelo pavilhão marrom que, juntamente com os pavilhões verde e azul, apresenta as inovações na imensa diversidade da cadeia produtiva de horticultura, como sementes, mudas, fertilizantes, defensivos, biotecnologia, acessórios agrícolas, embalagens etc. Já o pavilhão vermelho, é o que reúne as organizações de pesquisas, como Embrapa, e entidades setoriais (Ibrahort, Abrafrutas, Ibraflor, ABCSEM, entre outras), além do Senar.

Na área externa ao pavilhão de exposições, encontra-se o setor preto, onde estão os fabricantes de estufas, tratores, equipamentos de climatização e maquinários diversos. Neste espaço também está o Sebrae, com programação de capacitação e rodadas de negócios.

Serviço
Data: de 19 a 21 junho de 2024
Horário: 19 e 20, das 9h às 19h – dia 22, das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições da Expoflora, Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra
Ingressos: R$60 /inteira e R$30/estudantes e 60+
Informações adicionais: no site www.hortitec.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra inaugura Base Comunitária de Bombeiros nesta quinta-feira

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo inauguram nesta quinta-feira, 25, às 11h, a sede da primeira Base Comunitária de Bombeiros do município. A cerimônia será aberta ao público e contará com a presença do prefeito Fernando Capato, do secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Muraro Derrite, e de autoridades locais civis e militares.

Localizado na Rota dos Imigrantes, 1.567, em área institucional do Residencial Portal do Sol, o espaço irá concentrar os materiais necessários para enfrentar ocorrências com rapidez e mais preparo. “Será uma data marcante no município e mais um grande passo no Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo na prestação dos serviços, pois trazemos para mais próximo da população holambrense a pronta resposta às emergências de incêndio, salvamento e resgate, bem como os serviços de segurança contra Incêndio e de educação pública da corporação”, destacou o Tenente-Coronel Kleber Moura de Oliveira, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros. Ainda segundo ele, além da demanda de cerca de 16.000 habitantes, a unidade atenderá o fluxo de turistas que circulam pela cidade.

LEIA TAMBÉM:

O município conta hoje com 5 bombeiros públicos voluntários credenciados e outros 20 em processo de credenciamento. “Os bombeiros públicos comunitários exercem atividade não remunerada, em caráter honorífico, com objetivos humanitários, cívicos e sociais. Recebem capacitação e são credenciados pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o objetivo de cooperar na prestação dos serviços dos bombeiros”, explicou o bombeiro comunitário Ronaldo Marcatto.

“Como bombeiro público voluntário, estou certo de que o espaço irá garantir melhores condições e fortalecer o trabalho realizado por aqui”, disse o prefeito Fernando Capato.

Entrega de viaturas
Além da inauguração, será realizada ao longo da cerimônia a entrega ao município de dois veículos, adquiridos com recursos do Estado. O primeiro deles, é um Autobomba Salvamento (ABS), que conta com estrutura robusta e oferece suporte operacional, desde incêndios até resgates em situações de emergência, além do transporte de equipamentos especializados. O outro é uma Viatura Operacional (VO), um veículo de apoio administrativo ou de atendimento emergencial, destinado ao atendimento de pequenos focos de incêndio e transporte de pessoas e carga. O automóvel tem capacidade para quatro ocupantes e é equipado com sistemas de sinalização de emergência.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra celebra Dia do Trabalhador com pesca livre e shows ao vivo

Publicados

em

A Prefeitura de Holambra preparou uma programação especial para homenagear os trabalhadores da cidade. Serão três dias de celebrações que contarão com Pesca Livre e shows ao vivo. Todas as atividades são gratuitas.

Para começar, no Dia do Trabalhador, 1º de maio, a pesca será liberada uma vez mais na Nossa Prainha, das 7h às 18h. A atividade é voltada exclusivamente para moradores do município. Nos dias 3 e 4 de maio, apresentações musicais tomarão conta da Rua da Amizade (Rua Coberta). O evento terá início às 19h e estrutura local de praça de alimentação.

Na sexta-feira, a noite será dedicada à música Gospel e contará com apresentações de Talita Martins e de Gabriel Guedes. O cantor possui mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e ficou conhecido com canções como “Minhas Guerras”, “Noiva”, “Ele vem”, “Santo” e “Vitorioso”.

LEIA TAMBÉM:

No sábado, para abrir a festa, Edu Ramos, campeão de vários festivais sertanejos, traz o “Boteco do Bruto” para o palco da Rua Coberta, com grandes clássicos do sertanejo. Em seguida será vez de Yasmin Santos, que já emplacou canção na trilha sonora da novela “Pantanal”, exibida pela Rede Globo de Televisão, e dividiu o palco com grandes artistas como Marília Mendonça – grande referência da cantora -, Henrique & Juliano e Leonardo.  

De acordo com a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti, a venda e circulação com garrafas de vidro não será permitida durante a festividade.

“Preparamos com muito carinho uma festa familiar para homenagear os trabalhadores holambrenses que, com muita dedicação, garantem, diariamente, o desenvolvimento e a qualidade de vida em nossa cidade”, disse o prefeito Fernando Capato.

Confira a programação:

Quarta-feira, 1º de maio, das 7h às 18h
Pesca Livre
Local: Nossa Prainha
Entrada gratuita
Atividade exclusiva para moradores de Holambra

Sexta-feira, 3 de maio, a partir das 19h
Noite Gospel
Shows de Talita Martins e Gabriel Guedes
Local: Rua da Amizade (Rua Coberta)
Entrada gratuita

Sábado, 4 de maio, a partir das 19h
Festa do Trabalhador
Shows de Edu Ramos, com o “Boteço do Bruto”, e Yasmin Santos
Local: Rua da Amizade (Rua Coberta)
Entrada gratuita

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias