Conecte-se conosco

Jaguariúna

Comemoração – Unifaj completa 20 anos com extensa programação cultural

Publicados

em

Instituição de ensino realiza várias atividades comemorativas nos dias 2 e 3 de maio, em diferentes horários e locais

No dia 4 de maio, o Centro Universitário de Jaguariúna (Unifaj) completa 20 anos de atuação e investimentos em educação. A instituição atende atualmente mais de oito mil alunos em 25 cursos de graduação, além de pós-graduação e ensino a distância (EAD).
Com uma extensa programação cultural, através do Programa Sociocultural TOM, acontecem várias atividades comemorativas nos dias 2 e 3 de maio, em diferentes horários e locais. O público terá acesso a exposições, feira cultural, feira de artesãos e microprodutores, sarau, entre outras atrações.
“A UniFAJ, em comemoração aos seus 20 anos, convida a todos para prestigiarem apresentações culturais de parceiros, alunos, docentes e colaboradores. Nesse contexto, a instituição de ensino abre suas portas para artesãos e microprodutores locais”, comentam Natália Marangão e Fernanda Buga, responsáveis pelo Programa Sociocultural TOM.

Dias 2 e 3
A Feira Cultural será sediada no Espaço Cultural do Campus I, das 13h às 22h30, e no Espaço de Convivência do Campus 2, das 8h às 22h30. Serão ofertados produtos como: legumes e verduras orgânicos, pimentas e condimentos, artesanato em feltro, amigurumi (peças de crochê), pinturas em tela, patchwork, sabonetes, entre outros.
A programação tem continuidade com sarau. No Espaço Cultural do Campus I, ocorre às 18h30 e 20h30; no Espaço de Convivência do Campus 2, acontece às 10h, 18h30 e 20h30. Já no Espaço de Convivência da Interclínicas, o horário é 18h30.
A Exposição Cultural reúne trabalhos de colaboradores e alunos. A mostra pode ser vista no Espaço Cultural do Campus 1 e nos corredores das salas de aula no Campus 2. “Convidamos alunos, professores e colaboradores para exporem seus trabalhos de fotografia, desenho e poesias pelos campi à comunidade acadêmica”, explica a gestora do TOM. Haverá ainda apresentações de tango, dança do ventre e contemporânea, teatro e voz e violão.

Sobre Unifaj
A Unifaj iniciou suas atividades no Campus I, localizado na região central de Jaguariúna, no ano 2000. Apenas quatro anos depois, devido à grande procura das graduações ofertadas pela então Faculdade de Jaguariúna (FAJ), entra em operação o campus II em uma área de mais de 140 mil m², oferecendo outros novos cursos de ensino superior e proporcionando um maior investimento em tecnologia para os cursos já existentes.
Ao completar 20 anos da sua história, a Unifaj conta com mais de 8 mil alunos em seus 25 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Saúde, Exatas e Agrárias, distribuídos em cinco campi: clínica integrada da área da saúde; Hospital-Escola Veterinário; Centro de Pesquisas Ambientais e Agropecuárias (CPA); Campus I e Campus II, que recebem os demais cursos da instituição, além da Faculdade de Agronegócios de Holambra (Faagroh), que é parceira da Unifaj e única faculdade do Brasil com instalações abertas e aulas 100% práticas.
Em 2005, a instituição inaugurou o maior Hospital-Escola Veterinário da América Latina, que hoje realiza mais de 40 mil atendimentos ao ano e é referência no atendimento de animais de pequeno e grande porte, 24 horas por dia. Já em 2006 iniciou a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu em várias áreas do conhecimento.
Em 2017, ao completar 18 anos de existência, a instituição conquistou sua elevação para Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). Em 2018, deu-se início à UniJÁ, modalidade a distância, que oferece 27 graduações 100% online e 17 semipresenciais.
Segundo os dirigentes da instituição, “em menos de duas décadas de funcionamento, a UniFAJ conquistou notas máximas em todos os seus cursos, seja no MEC ou Enade, mantendo a cada dia sua visibilidade, respeito e, principalmente, garantindo aos seus alunos a plena formação e sua altíssima empregabilidade, sempre com foco na prática, na internacionalização e na responsabilidade sociocultural, ambiental e civil”.

Jaguariúna

Véspera da Sexta-feira Santa tem pescaria liberada no Parque dos Lagos

Publicados

em

Os amantes da pesca de Jaguariúna já podem ir preparando as varas e os anzóis. A tradicional pescaria da Semana Santa no Parque dos Lagos vai acontecer nesta quinta-feira, dia 28 de março, véspera da Sexta-feira Santa, das 7h às 17h, e será aberta a todos os moradores. A entrada.

LEIA TAMBÉM:

Para participar não é preciso pagar nada, basta apresentar o Cartão Cidadão na entrada do parque.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, cada pessoa poderá levar até duas varas de mão. O uso de carretilhas e molinetes será proibido.

O Parque dos Lagos fica na rua Eduardo Tozi, s/nº, na Vila 12 de Setembro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Bairro Cruzeiro do Sul recebe mutirão contra a dengue nesta quinta

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realiza nesta quinta-feira, 28, mais um mutirão contra a dengue. Dessa vez a ação acontecerá no bairro Cruzeiro do Sul, das 8h às 16h.

No período da tarde, o mutirão contará também coma a ajuda de estudantes de medicina e enfermagem do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ). A ação é mais uma parceria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Grupo UniEduk.

LEIA TAMBÉM:

A ação da Secretaria de Saúde tem por objetivo combater os focos do mosquito Aedes aegypti. Os agentes visitam as residências em busca de possíveis focos, orientam a população sobre as doenças transmitidas pelo mosquito (dengue, chikungunya e zica) e sobre como evitar o acúmulo de água em locais ou recipientes.

A Secretaria de Saúde destaca a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna inicia vacinação contra a gripe para as crianças, idosos e grupos prioritários

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta semana a vacinação contra a gripe na cidade, dentro da 26ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários. Quem tomou a vacina em 2023 também deve receber a nova dose, pois a vacina é atualizada anualmente.

Nessa fase da campanha, que vai até 31 de maio, são vacinadas crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), além de gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas portadoras de deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e pessoas em situação de rua, entre outras.

LEIA TAMBÉM:

A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30. Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30 e, na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h. As pessoas devem levar um documento de identidade e a carteira de vacinação.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, “a vacinação contra a influenza é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a gripe e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde”.
A vacina é extremamente segura e protege contra os principais vírus da gripe em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Quem pode tomar a vacina
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Gestantes e puérperas
Povos indígenas e quilombolas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com 60 anos ou mais
Professores das escolas públicas e privadas
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
Pessoas com deficiência permanente
Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Pessoas em situação de rua
Trabalhadores portuários
Funcionários do sistema prisional
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas
População privada de liberdade

Locais e horários de vacinação
A vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBSs) Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro (abertura da sala às 8h), Roseira de Cima e Roseira de Baixo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, com interrupção no horário de almoço.

Na UBS Florianópolis, há horário estendido na sala de vacina às terças, quartas e sextas-feiras, até as 19h30.

Na UBS Nova Jaguariúna, o horário estendido acontece às segundas e quartas-feiras, até as 18h30.

Na UBS 12 de Setembro, o horário estendido é às terças e quintas-feiras, até as 19h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias