Conecte-se conosco

Artur Nogueira

CAPS de Artur Nogueira reforça atendimento humanizado

Publicados

em

Conheça os profissionais e serviços prestados no Centro de Apoio Psicossocial 

A Prefeitura de Artur Nogueira está reforçando o atendimento humanizado na área da saúde mental. Através do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS), o Poder Público Municipal consegue suprir a demanda da parcela da população nogueirense que não possui acesso a tratamentos psicológicos, oferecendo serviços de qualidade.

Contando com duas assistentes sociais à frente do Centro de Apoio, o processo de triagem para iniciar o acompanhamento psicológico fica sob a responsabilidade de Maria Neusa e Regiane Rei Repache. Elas contam que há 3 anos, o paciente que necessitasse de internação era encaminhado para Americana, Amparo ou Campinas. Mas, comemoram que, agora, é possível realizar todo o tratamento em um Posto de Saúde Familiar (PSF) do município. 

Atualmente, com o apoio mantenedor da Prefeitura de Artur Nogueira, o CAPS trabalha com uma equipe especializada e capacitada. Ao todo são 3 psiquiatras, 5 psicólogos, 1 terapeuta ocupacional,1 enfermeira, 2 assistentes sociais, 1 auxiliar administrativo, 1 auxiliar de limpeza e 1 recepcionista. Segundo a coordenação, a maioria dos pacientes atendidos busca tratamento para ansiedade, síndrome do pânico e depressão leve, moderada ou grave. 

O atendimento é feito de maneira individual ou em grupo. Ao dar início ao tratamento especial, o paciente é direcionado ao especialista que melhor se encaixa em cada necessidade, seja psicólogo, psiquiatra, enfermeiro ou educador. Além disso, com o auxílio de gestores municipais, o CAPS atende o grupo de dependentes químicos e alcoólicas, e um grupo de apoio familiar. 

Para atender a demanda de crianças, especialmente aquelas que enfrentam problemas familiares ou escolares, é formado um grupo que os coordena por idade e gravidade de cada caso. Jovens, mulheres e pais também recebem um cuidado especial, recebendo todo apoio necessário com tratamento e acompanhamento psicossocial.

Priscila Risse, psicóloga do CAPS, afirma que, com a pandemia, os acompanhamentos em grupo deixaram de acontecer. “Antes, era toda semana. Agora, a depender da gravidade do paciente, o atendimento é semanal ou quinzenal e individualizado”, acrescenta.

Alguns especialistas
Entre os especialistas, encontra-se a psicóloga Isabela Ribeiro da Silva, que atua no CAPS desde 2015, atendendo jovens de 15 anos em diante que fazem parte do grupo de dependentes de álcool e drogas. 

Além dela, a equipe conta com a Érica Regina de Castro, que também é psicóloga do Centro de Apoio há três anos. Diferente da colega de profissão, Érixa auxilia uma faixa etária mais nova, os adolescentes entre 12 e 14 anos, além de alguns adultos. 

E, completando o time de psicólogas, Priscila Vanessa Risse atende pacientes de 12 anos em diante. 

Outra profissional capacitada e conhecida pelos munícipes é a enfermeira Patrícia de Gusmão. A profissional colabora com o atendimento humanizado no CAPS há aproximadamente 11 anos.

Diante de uma equipe completa e com funções bem definidas, a assistente social Maria Neusa ressalta que os pacientes não precisam ter idade limite para iniciarem o tratamento psicológico. “Atendemos desde crianças até idosos. Em cada faixa etária fazemos um acompanhamento específico e completo”, conta.

Serviços oferecidos pelo Caps

  • Acompanhamento psicológico ao grupo de AD (álcool e drogas)
  • Demanda espontânea (quando o paciente decide fazer o tratamento voluntariamente)
  • Apoio médico psiquiátrico
  • Equoterapia (tratamento em conexão com a natureza)
  • Acompanhamento familiar
  • Visita domiciliar
  • Avaliação das famílias com problemas neuropsicológicos
  • Assistência com educador
  • Internações
  • Terapia ocupacional
  • Convênio com a comunidade pastoral do pastor Cristiano (interna somente pessoas do sexo masculino)

Frisando, em decorrência da pandemia, todos os atendimentos em grupo estão suspensos. Por isso, cada paciente está sendo recebido individualmente em cumprimento às orientações e aos protocolos sanitários.

O CAPS atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Interessados em marcar consultas, agendamento médico ou exames, podem se dirigir à Rua João Bombom, S/N – Centro, Artur Nogueira – SP, ou ligar para o telefone (19) 3877-1054.

Artur Nogueira

Assistência Social distribuirá mais de 20 toneladas de roupa em Artur Nogueira

Publicados

em

Entrega acontece a partir desta segunda-feira, 27, na quadra esportiva do Núcleo Administrativo; doações foram obtidas na Campanha do Agasalho 2022

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, distribuirá, a partir desta segunda-feira, 27, roupas, calçados e cobertores arrecadados durante a Campanha do Agasalho 2022. 

Na ação, serão distribuídas mais de 20 toneladas de agasalhos, que foram arrecadados no último dia 19 de junho na Campanha “Aqueça Seu Irmão”, do Liberdade Motoclube e Motociclistas da cidade; além de 1 tonelada arrecadada no Dia D em parceria com a EPTV e a Fábrica Jovem. Haverá ainda itens cujas doações partiram de instituições, igrejas, escolas, empresários e moradores nogueirenses. 

Os interessados em receber as roupas e calçados devem comparecer na quadra esportiva do Núcleo Administrativo, entre a segunda-feira (27) e sexta-feira (01), das 09h às 16h. De acordo com a Assistência Social, não é necessário cadastro prévio, e os agasalhos serão destinados especialmente às famílias em vulnerabilidade. 

A primeira-dama do município, Simone Sia, destaca que a distribuição dos itens só é possível graças ao apoio da população. “Fomos alvo de muitas doações. Com isso, temos conseguido atender centenas de pessoas que passam por dificuldades em nossa cidade. A solidariedade e empatia têm ajudado muitos moradores a passar por períodos de crise. Em nome da Prefeitura, agradeço a todos os envolvidos nessa bela ação”, disse. 

O secretário Amarildo Boer ressalta que as doações são de extrema importância às famílias vulneráveis, principalmente na época fria do ano. “Esse trabalho é muito gratificante e necessário. O inverno de muitos nogueirenses, sem dúvida, será mais quente após o empenho de todos na Campanha do Agasalho 2022”, destacou.

Continue lendo

Artur Nogueira

Lucas Sia cria projeto para plantar uma árvore a cada criança nascida em Artur Nogueira

Publicados

em

Lei que estabelece o projeto “Criança Amiga da Natureza” foi sancionada e objetiva despertar o amor e respeito das crianças pela natureza, além de tornar a cidade mais verde e sustentável

Com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de preservação do meio ambiente, o prefeito Lucas Sia sancionou a Lei Nº 3594/2022 que cria o Projeto “Criança Amiga da Natureza”, de autoria do chefe do Executivo. Com isso, a cada novo nascimento em Artur Nogueira, uma muda de árvore será plantada.  

De acordo com Sia, o projeto visa estimular medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da Educação Ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore, ornamental ou frutífera. 

“Queremos que, desde o nascimento, nossas crianças sejam estimuladas a olhar a natureza com carinho e respeito. Os pais vão poder mostrar para as crianças todo desenvolvimento das árvores e isso vai ajudar a despertar o sentimento de pertencimento nelas”, frisou o chefe do Executivo. 

A secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi destaca que esta será mais uma forma de envolver Poder Executivo, empresários e população em causas sustentáveis, uma vez que iniciativas privadas e demais entidades poderão participar com doação de mudas de árvores.

“A muda será disponibilizada ao pai, mãe ou responsável legal que fizer o pedido até 90 dias após o nascimento da criança, para que seja feito o plantio. A iniciativa irá deixar a cidade mais verde, e é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental”, defendeu a titular da pasta.

As mudas fornecidas pelo poder público, serão provenientes do Viveiro Municipal, considerando as espécies que mais se adaptem ao período, local e a estação em que serão plantadas. O plantio ocorrerá, preferencialmente, em área urbana, em áreas a serem previamente destinadas e orientadas por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, levando em consideração as regras de urbanismo da legislação vigente.

CERTIFICADO

Para que o projeto seja eternizado entre as famílias, cada criança juntamente com seus responsáveis, participante do plantio de muda, receberá um certificado “Criança Amiga da Natureza ‟, onde constará o nome e a data de nascimento da criança, o local e a data do plantio da árvore e com o nome da espécie vegetal.

AGENDA 2030 

O projeto, segundo Tamiris, atende mais um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Importante lembrar que Artur Nogueira aderiu à iniciativa, estabelecendo o compromisso em mobilizar e articular atores-chave de organizações públicas, privadas e da sociedade civil para ajudar o Brasil a alcançar os 17 objetivos e 169 metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.

Continue lendo

Artur Nogueira

Parceria entre Prefeitura e paróquia desenvolve Projeto Sopão em Artur Nogueira

Publicados

em

Ação acontece no Salão Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, a partir desta quinta-feira, 23

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizará na quinta-feira, 23, às 18h, o Projeto Sopão Solidário, em parceria com a Paróquia Santa Rita de Cássia. A iniciativa visa atender, além de pessoas em situação de rua, também as famílias que se encontram em situação vulnerável no município.

“Este é o segundo ano que realizamos o projeto e esperamos atender outras centenas de moradores. O sopão será preparado com muito carinho pelas cozinheiras, evidenciando os sentimentos de amor e solidariedade que têm o povo nogueirense”, destaca o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Amarildo Boer. 

A ação deve acontecer ao longo dos próximos meses, toda quinta-feira, no mesmo local e horário. Aqueles que quiserem usufruir do sopão solidário devem comparecer ao Salão Paroquial, localizado na rua Bruno Carlstron 84, Jardim Planalto II.



O prefeito Lucas Sia se diz satisfeito com as tantas ações sociais que vêm sendo desempenhadas no município. “Ser solidário é um ato de amor. Ficamos muito felizes por estar conseguindo desenvolver tantos projetos em prol da população nogueirense. Quando realizamos algo para o próximo, percebemos o que realmente importa na vida”, disse. 

Serviço
Sopão Solidário
Data: 23 de junho
Horário: 18h
Local: Salão Paroquial, rua Bruno Carlstron 84, Jardim Planalto II

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias