Jaguariúna
Campanha do Agasalho 2019 entra no último mês e Fundo Social reforça o pedido por doações
A Campanha do Agasalho 2019 entra no seu último mês e o Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna reforça o pedido por doações para a população. Com 60 pontos de arrecadação (confira relação abaixo), a campanha se encerra no dia 10 de agosto.
A presidente do Fundo Social, Flora Reis, disse que está empenhada em fazer o melhor possível para proporcionar um inverno com mais conforto e dignidade às famílias cadastradas pela Prefeitura. “Para isso precisamos de ajuda da população. Queremos proporcionar um inverno com carinho e calor humano para muitas famílias de Jaguariúna. Sabemos que muita gente colabora e por isso temos pontos de arrecadação espalhados por toda a cidade”, destacou.
Os pontos de arrecadação da campanha envolvem escolas públicas e particulares, órgãos do município e do governo estadual, parques públicos e empresas, todos de forma voluntária.
Além dos pontos de coleta relacionados nesta reportagem, outra opção é entregar a doação diretamente ao Fundo Social de Solidariedade, na Rua Cândido Bueno, 792 – Centro.
Conforme Flora Reis, as peças doadas devem estar em bom estado de conservação. “A gente pede para as que pessoas não se esqueçam que as roupas, agasalhos e cobertores serão entregues a quem passa por dificuldades, então, por mais que as peças sejam bem lavadas e passadas aqui no Fundo Social, precisam estar em bom estado de conservação”, reforça a presidente.
Confira os pontos de arrecadação:
– PARQUES PÚBLICOS
• Parque Américo Tonietti (Rua Figueira, s/nº, Roseira de Baixo)
• Parque Benedito Bergamasco (R. Osvaldo Tonini, s/n, Nova Jaguariúna)
• Parque Dos Lagos (Rua Eduardo Tozzi, s/nº, Vila 12 de Setembro)
• Parque José Pires Júnior (Rua Francisco Sales Pires, s/nº, Parque Florianópolis)
• Parque José Theodoro de Lima – Zezinho Theodoro (Rua José Fernandes, s/nº, Cruzeiro do Sul)
• Parque Luiz Barbosa (Rua José Alves Guedes, s/nº – Centro)
• Parque Maria Estela Bianco Torres (entre as Ruas Laranjeiras e Macieira – Bairro Roseira de Cima)
• Parque Menegon (Rua Wenceslau, s/nº – Vila São José)
• Parque Santa Maria (Rua José Alves Guedes, 1003 – Centro)
• Parque Serra Dourada (Rua Holambra, s/nº – João Aldo Nassif)
– UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs)
• UBS Florianópolis (Rua Angeloni, s/nº – Parque Florianópolis)
• UBS Fontanella (Rua Pará, 181 – Jardim Fontanella)
• UBS Miguel Martini (Rua Frachetta, 140 – Vila Miguel Martini)
• UBS Roseira de Cima (Rua Macieira, 163 – Roseira de Cima)
• UBS Roseira de Baixo (Avenida dos Ipês, 678 – Roseira de Baixo)
• UBS Nova Jaguariúna (Rua Januário Elizeu de Navarro, 680 – Bairro Nova Jaguariúna II)
• UBS 12 de Setembro (Rua Pinto Catão, 195 – Jardim Santa Mercedes)
• UBS Guedes (Estrada Municipal Ilda Davi Dal’ Bó, 316 – Bairro de Guedes)
– UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA) – Avenida Antônio Pinto Catão, 1222 – Bairro Planalto
– HOSPITAL MUNICIPAL WALTER FERRARI – Rua Amazonas, 08 – Bairro Dom Bosco
– ESCOLAS E FACULDADES
• E. M. Coronel Amâncio Bueno (Rua Bahia, 140 – Jardim São João
• E. M. Dr. Franklin de Toledo Piza Filho (Rua Gáspere, s/nº – Jardim São Sebastião)
• E. M. Prefeito Adone Bonetti (Rua Gallo, 80 – Bairro Roseira de Cima)
• E. M. Prefeito Francisco Xavier Santiago (Rua Francisco Dal’ Bó, s/nº – Bairro de Guedes)
• E. M. Professor Irineu Espedito Ferrari (Praça Basaglia, s/nº – Vila 12 de Setembro)
• E. M. Prefeito Joaquim Pires Sobrinho – Unidade I (Rua Vigato, s/nº – Vila Miguel Martini)
• E. M. Prefeito Joaquim Pires Sobrinho – Unidade II (Avenida Pinto Catão, 1661 – Bairro João Aldo Nassif)
• E. M. Professora Maria Tereza Piva (Praça Benedito Bergamasco, s/nº – Bairro Nova Jaguariúna)
• E. M. Professor Mário Bergamasco (Avenida Francisco Salles Pires, s/nº – Parque Florianópolis)
• E. M. Professora Oscarlina Pires Turato (Avenida Guido Tozzi, s/nº – Bairro Tanquinho)
• E. M. Professora Sada Salomão Hossri (Rua Parisi, 300 – Vila São José)
• E.J.A Professora Yvone Poltronieri Santos – EJA (Praça Benedito Bergamasco, s/nº – Bairro Nova Jaguariúna)
• CEI Algodão Doce (Praça Benedito Bergamasco, s/nº – Bairro Nova Jaguariúna)
• Colégio Integrado (Rua Alexandre Marion, 250 – Jardim Dona Luiza)
• Colégio Objetivo – Unidade I (Rua Júlia Calhau Rodrigues, 552 – Bairro Nova Jaguariúna)
• UniFAJ I (Rua Amazonas, 504 – Bairro Dom Bosco)
• UniFAJ II (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros, 3737 – Bairro Tanquinho Velho)
• Senai Jaguariúna (Rua Anésia Venturini Zani, 62 – Centro
• Avante Pequeno Príncipe (Rua Artur Nogueira, 291 – Bairro Mauá I)
• Escola Primeira Estação (Praça Emílio Marconato, 51 – Bairro Chácara Primavera)
• APAE Jaguariúna (Rua Amazonas, 1296 – Jardim Mauá)
CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social:
• Rua Maria Ângela, 127 – Centro
ÓRGÃOS ESTADUAIS
• CIRETRAN (R. José Alves Guedes, 605, Centro)
• Delegacia de Polícia de Jaguariúna (R. José Alves Guedes, 605, Centro)
– TERMINAL RODOVIÁRIO – Terminal Rodoviário de Jaguariúna (Rua Amazonas, 3740 – Centro)
– EMPRESAS E INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
• Banco do Brasil (Rua Cândido Bueno, 843 – Centro)
• Bon-Netto Supermercados – Loja 1 (Rua Tomaz Jasso, 480 – Bairro Santa Cruz)
• Bon-Netto Supermercados – Loja 2 (Rua Rinaldi, 1100 – Vila Jorge Zambom)
• Fresenius (Rua Amoreira, 891 – Bairro Roseira de Cima)
• Supermercado Lavapés (Rua Tomaz Jasso, 518 – Bairro Santa Cruz)
• Camfil (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), Km 133 – Condomínio Industrial Flex Park – Edifício 14)
• Cryovac (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), Km 133)
• Loja Cybelar (Rua Cândido Bueno, 721 – Centro)
• La Rondine (Praça Emílio Marconato, 1000 – Bairro João Aldo Nassif)
• Embrapa (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), km 127,5 – Bairro Tanquinho Velho)
• Unicharm (Rua Amoreira, 1071 – Condomínio Industrial Flex Park – Bairro Roseira de Cima)
• Flex – Motorola (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), Km 128,7)
• Takeda (Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340), Km 133,5 – Distrito Industrial)
• ACI – Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (Rua Julia Bueno, 651 – Centro, Jaguariúna)
Fonte: Prefeitura Municipal de Jaguariúna – Reportagem: Raphael Luna – Foto: Ivair Oliveira
Jaguariúna
Jaguariúna realiza consulta e audiência pública sobre saneamento e gestão de resíduos
A Prefeitura de Jaguariúna e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaguariúna (SAAEJA) realizam o processo de revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular no planejamento das ações voltadas ao saneamento básico e à gestão de resíduos no município, permitindo que os moradores acompanhem os estudos técnicos e apresentem sugestões para o futuro da cidade.
A primeira etapa acontece por meio de uma consulta pública digital, disponível até o próximo dia 9 de junho. Durante esse período, os interessados podem acessar os documentos técnicos por meio do link https://jaguariunapmsb.wixsite.com/saneamento e encaminhar contribuições através de formulário online.
LEIA TAMBÉM:
Já a audiência pública presencial será realizada no dia 10 de junho, às 18h30, no Auditório da Cidade da Saúde, localizado na Rua Amazonas, 504, no Jardim Dom Bosco. O encontro marcará a apresentação final dos estudos e contará com debate aberto entre a população e a equipe técnica responsável pelo trabalho.
Segundo os organizadores, a participação dos moradores é fundamental para a construção de políticas públicas eficientes nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
A revisão dos planos conta com o apoio da Prefeitura de Jaguariúna, do SAAEJA, dos Comitês PCJ e de órgãos do Governo do Estado de São Paulo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna será tema da Império de Casa Verde no Carnaval de SP de 2027
Jaguariúna conquistou mais um importante reconhecimento de sua relevância cultural no cenário nacional. A tradicional escola de samba Império de Casa Verde, tricampeã do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, anunciou neste sábado, 30, que o município será o tema de seu desfile no Carnaval de 2027.
A homenagem é uma iniciativa da própria escola de samba e não envolve investimento de recursos públicos municipais. A participação de Jaguariúna no enredo da Império de Casa Verde ocorre sem qualquer aporte financeiro da Prefeitura. O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Império de Casa Verde foi fundado em 1994 e tem como símbolo o tigre.
Com o enredo “Sob o Céu do Interior Brilha o Sonho Caipira: Jaguariúna, a Capital Country do Brasil”, a agremiação paulistana irá contar a história da cidade e destacar sua forte ligação com a cultura sertaneja, característica que tornou Jaguariúna uma referência nacional nesse segmento.
O anúncio foi realizado durante a comemoração dos 32 anos da escola de samba, na capital paulista. O desenvolvimento do enredo ficará sob a responsabilidade do renomado carnavalesco Fábio Ricardo.
A escolha de Jaguariúna como tema do desfile reforça o protagonismo do município na promoção e preservação das tradições do interior brasileiro. Ao longo de mais de três décadas, a cidade consolidou sua imagem como um dos principais polos da cultura country do país, especialmente por meio de eventos que atraem visitantes de diversas regiões do Brasil.
Para a Prefeitura de Jaguariúna, a homenagem representa uma oportunidade de projeção positiva da cidade em um dos maiores espetáculos culturais do mundo, levando sua história, suas tradições e sua identidade para milhões de pessoas.
O desfile está previsto para o Carnaval de 2027 e promete levar para o Sambódromo do Anhembi toda a riqueza cultural, histórica e as tradições que fazem de Jaguariúna um dos símbolos da cultura country brasileira.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna inicia Operação Estiagem 2026 com ações de prevenção e monitoramento
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Defesa Civil Municipal, deu início à Operação Estiagem 2026, instituída pelo Decreto Municipal nº 5.029. A ação estabelece o Plano de Contingência de Defesa Civil para o período de 1º de maio a 30 de setembro, com medidas de prevenção, monitoramento e resposta aos impactos causados pela estiagem.
A coordenação da operação ficará sob responsabilidade da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que atuará de forma integrada com órgãos municipais, estaduais e federais para garantir ações rápidas e eficientes durante o período de baixa umidade do ar e aumento do risco de queimadas e incêndios.
LEIA TAMBÉM:
Entre as principais ações previstas estão o monitoramento contínuo dos índices de umidade relativa do ar, acompanhamento de dados meteorológicos e realização de vistorias técnicas em campo. O decreto também estabelece níveis de criticidade, que variam de observação até emergência, conforme os índices de umidade registrados.
A Defesa Civil reforça que, durante o período de estiagem, a população deve redobrar os cuidados para evitar queimadas, prática proibida e que representa riscos ao meio ambiente, à saúde pública e à segurança da população. Casos de incêndio ou queimadas devem ser comunicados imediatamente aos órgãos competentes.
A operação também prioriza a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente crianças, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, a Prefeitura poderá emitir boletins técnicos e comunicados oficiais com orientações à população ao longo da operação.
Segundo a Defesa Civil Municipal, a participação da população é fundamental para reduzir riscos e preservar a segurança de todos durante o período de estiagem.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura7 dias atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna7 dias atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna7 dias atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


