Conecte-se conosco

Holambra

Campanha arrecada fundos para comprar cadeira motorizada para Suzali Reginatto

Paula Partyka

Publicados

em

A holambrense Suzali, de 39 anos, tem HPA e não consegue desenvolver suas atividades básicas, pois sente muita falta de ar

Amigos da holambrense Suzali Reginatto, de 39 anos, se mobilizaram criando uma vaquinha online para arrecadar fundos para comprar uma cadeira motorizada, pois Suzali é portadora de Hipertensão Pulmonar Arterial (HPA), pela esquistossomose, uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. A doença diminui a mobilidade de Suzali e a qualidade de vida, uma vez que um de seus pulmões praticamente não funciona e por isso ela sente falta de ar e outros incômodos que a limitam de diversas maneiras.

A história começa em 2015 quando Suzali começou a notar que seus pés e mãos estavam inchando muito. Ela também sentia falta de ar, sua barriga inchava e não sabia o que era. Após uma consulta e série de exames, foi constatado que ela tinha o ventrículo direito aumentado (essa sobrecarga pode ser provocada por doenças pulmonares).

Nessa época, ela conheceu seu marido, André, que estava passeando por Holambra. No dia em que ele voltaria para sua cidade no Rio Grande, Suzali passou muito mal e André deu todo o suporte necessário, permanecendo na cidade. “Desde então ele está comigo, nunca me abandonou”, conta.

Suzali ficou 25 dias internada e neste tempo descobriu que tinha HPA. Foi realizada uma investigação para saber a causa e foi constatado que vinha da esquistossomose.

Após mais 15 dias no hospital, Suzali voltou para casa e desde então vive com o suporte de um aparelho de oxigênio e é dependente de remédios de alto custo que muitas vezes não consegue pelo SUS. “Meu marido tem que correr atrás, fazer sacrifícios para comprar os remédios para mim e muitas vezes não dá para comprar tudo então tenho que fazer alguns reajustes para dar até o fim do mês”, relata.

Por conta dessa dependência do oxigênio, devido a da falta de ar, Suzali precisa de suporte para realizar diversas atividades. Sua mobilidade é limitada dentro do quarto ou cozinha e, mesmo assim, sente muita falta de ar.

Em razão da HPA, Suzali já foi internada 12 vezes e tem acompanhamento médico de 15 em 15 dias. Em 2019 ela entrou para a fila de transplante de Pulmão, pois um de seus pulmões praticamente não funciona mais e isso sobrecarrega seu coração. “Entrei em 47º lugar na fila do transplante. Em maio deste ano minha posição já era 23º, mas após o meu terceiro cateterismo em dois anos, descobriram que o lado esquerdo do meu coração também está fraco. Tanto o direito quanto o esquerdo, então me excluíram da fila do transplante”, conta.

Agora, Suzali não pode mais receber o transplante do pulmão por conta do coração que está fraco e que não suportaria a cirurgia. Ela recebe um tratamento paliativo para não sentir dores e diminuir os incômodos que a doença lhe causa.

“Eu me sinto muito fraca. Para ir ao banheiro eu me canso. Na cama eu preciso deitar de barriga para cima, porque se não dói. Minha barriga dói muito. Eu consigo comer o mínimo do mínimo. Essa é a vida que estou levando”.

Até um mês atrás Suzali conseguia ir até o portão de casa, mas a doença agravou rapidamente e a prendeu dentro de seu quarto. Por isso, seu médico sugeriu que ela tivesse uma cadeira motorizada para ter uma qualidade de vida e não ficar presa dentro de casa.

Conhecendo a sua história, amigos criaram uma vaquinha online para arrecadar fundos e conseguir comprar essa cadeira para dar para Suzali mais mobilidade e qualidade de vida. O objetivo é arrecadar R$10 mil. A vaquinha está ativa desde setembro de 2020 e até o momento já foi arrecadado quase R$8 mil. Se você tem interesse em ajudar, clique neste link e doe para Suzali.

Continue lendo

Holambra

Biblioteca Municipal de Holambra disponibiliza 100 novos títulos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O acervo da Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes passou a contar esse mês com 100 novos títulos, já disponíveis aos leitores interessados. Os livros foram doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) através do Programa de Apoio à Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os títulos foram selecionados com foco na produção literária brasileira contemporânea e fazem parte de uma lista de vencedores e finalistas de grandes concursos nacionais.

Entre eles, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” e “Redemoinho em Dia Quente”, de Jarid Arraes, “Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja”, de Eliana Alves Cruz, e a história em quadrinhos voltada ao público adulto “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Jabuti em 2018. Na literatura infantil se destacam “E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas” e “Amoras”, de Emicida, além de três novas publicações da consagrada escritora infantojuvenil Ruth Rocha.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura, colaborando com a atualização dos acervos públicos.

“Apenas 50 bibliotecas públicas em todo o Estado de São Paulo receberam esse kit de livros a partir de seleção criteriosa que avaliou os serviços e programas prestados à comunidade local e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais do SisEB”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Nossa biblioteca é um centro de cultura e lazer que sempre procura propor novidades e agregar conhecimentos”.

Com um acervo de mais de 17 mil títulos, a Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e consulta de títulos podem ser realizadas através do telefone (19) 3802-4423, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (Biblioteca Municipal de Holambra).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo

Holambra

Bombeiros Voluntários de Holambra recebem novo caminhão de combate a incêndios

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato recebeu nesta terça-feira, 14, um novo caminhão de combate a incêndios. Doado pela Cooperativa de Insumos Holambra, ele deve fortalecer o trabalho já realizado por bombeiros comunitários e pela Associação de Bombeiros Voluntários da cidade.

O veículo, um auto tanque, tem grande capacidade para armazenamento de equipamentos necessários durante os atendimentos. “Este novo caminhão, em conjunto com o veículo enviado pelo Governo do Estado na última semana, irá garantir mais estrutura em situações emergenciais e será fundamental neste momento de maior incidência de queimadas”, explica o prefeito, que é também bombeiros civil voluntário.

Na sexta-feira,09, outro caminhão auto tanque já havia sido entregue à cidade pelo Governo do Estado. O veículo tem capacidade para até 6 mil litros de água e, somado ao equipamento doado pela Cooperativa, irá fortalecer o trabalho realizado pela Associação, que há mais de quatro anos atuam no enfrentamento a queimadas.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias