Conecte-se conosco

Pedreira

Autoridades visitam Horto Florestal em Pedreira, constatam abandono e sugerem a instalação de um projeto que contemple a população

Publicados

em

Associação Mata Ciliar ocupou por mais de 30 anos uma área localizada no bairro Vale Verde, onde funcionava o Horto Florestal, porém o contrato venceu no ano de 2019. A partir deste momento, a Prefeitura de Pedreira solicitou a devolução da mesma a ONG, inclusive oferecendo novos locais, que foram recusados pela Mata Ciliar.

Na semana passada, o prefeito Hamilton Bernardes Junior, o presidente da Câmara Dr. José Carlos de Oliveira, e os vereadores Claudinho Cassiani, Patrícia Pedroso, Nenê do Pirajá e Jedson Panegassi, estiveram visitando o Horto e constataram o total abandono da área. Todos percorreram a área e encontraram muitos pinos de drogas, garrafas de bebidas e puderam observar a degradação do local. De acordo com o vereador e presidente da Câmara, Dr. José, existem sim mudas de árvores, porém, uma área como está, localizada em uma região central, tem que ser mais bem aproveitada. “Vamos sugerir ao prefeito que instale aqui além do Centro de Equoterapia, um projeto que contemple a população”, solicita.

Ainda segundo os vereadores Claudinho, Nenê do Pirajá, Patrícia e Jedson, muitos moradores entraram em contato e afirmaram que o movimento no local é intenso, inclusive chegando a incomodar a tranquilidade. “Os moradores nos disseram que pessoas e motociclistas adentravam ao local após a saída dos funcionários para consumir drogas e fazer bagunça, isso não pode acontecer, o Poder Público deve tomar conta desta área e aqui instalar importantes projetos, mantendo a Mata Nativa que é de extrema importância, estaremos agendando outro encontro para discutir com o Executivo quais projetos podem contemplar está área”, concluíram os vereadores.

O prefeito, por sua vez, lamenta que a Mata Ciliar não deu a atenção necessária ao local, que se tornou um ponto de venda e consumo de drogas e prostituição, inclusive incomodando muito os moradores vizinhos. “Vamos em breve construir o Centro de Equoterapia do NAECAP que atenderá crianças e adolescentes com até 17 anos e 11 meses, que possuem Transtorno do Espectro do Autismo, e quaisquer outras deficiências ou transtornos de desenvolvimento social, educacional ou intelectual”, afirma Hamilton.

A Associação Mata Ciliar tinha até o domingo, 10, para deixar a área, porém, o prefeito Hamilton e os vereadores durante a visita concordaram em ampliar este prazo em mais 15 dias.

Drogas
Há uma semana, a Polícia Civil de Pedreira aprendeu um quilo de drogas, entre maconha, cocaína e crack, na área do Horto Florestal. Segundo o Setor de Investigações Gerais (SIG), um homem fugiu pela mata ao perceber a aproximação dos policiais. A ação aconteceu por volta das 13h40.

A Polícia Civil destaca que o local tem sido frequentemente monitorado e na segunda-feira, o setor de inteligência da SIG tinha a informação de que certa quantidade de entorpecente seria recolhida. Toda a droga foi recolhida a Delegacia de Polícia de Pedreira.

Pedreira

CineSolar, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil, retorna a Pedreira com sessões gratuitas na terça, 09

Publicados

em

CineSolar – A magia do cinema movido a energia solar é a proposta do CineSolar, que retorna à cidade de Pedreira, com atividades culturais para a população. Com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal, na terça-feira, 09, na EMEF Humberto Piva, a partir das 18h, serão exibidos curtas-metragens brasileiros e o filme infantil “Rio 2”.

LEIA TAMBÉM

Na sessão, que tem entrada gratuita e distribuição de pipoca, o público pode conhecer a estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, instalada no próprio veículo que carrega todo o cinema e que tem muitas atrações para toda a família.

CineSolar, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil

O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável: a energia solar. Funciona através de duas vans, batizadas de Tupã e Mahura, que foram grafitadas e adaptadas com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada sprinter também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema.

CineSolar, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil
CineSolar, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil

Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Uma sala de aula onde o público é convidado a entender, de maneira descontraída e divertida, como a luz do sol se transforma em energia elétrica. Os infográficos, a iluminação e a decoração especial – feita com materiais reciclados e objetos com princípios de magnetismo e eletricidade como laser e bola de plasma – são uma atração à parte, que encanta pessoas de todas as idades.

“O tema da energia solar ainda é novo e gera muita curiosidade. Na visita, todos podem ver o caminho que a luz do sol percorre, desde as placas instaladas no teto da van, os cabos, as baterias, o controlador e o inversor de carga, fica tudo acessível e as crianças adoram”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

O projeto viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema, com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social, difundir a tecnologia da geração de energia fotovoltaica e levar alegria com a temática socioambiental a todas as pessoas.

“Os equipamentos de difusão cultural, como o CineSolar, têm a capacidade de transformar o olhar de crianças, jovens e adultos. Nós, do Instituto CPFL, queremos ajudar a promover essa transformação em diversas comunidades, por todo o país”, explica a gerente executiva do Instituto CPFL, Daniela Pagotto.

Com ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil, o CineSolar também ajuda o planeta cumprindo 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialoga de forma lúdica com pessoas de todas as idades, colocando o público em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alário.

O CineSolar é viabilizado pelo projeto Rede Brazucah – 2ª edição, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Pedreira, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e é realizado pela Brazucah Produções e pelo Ministério do Turismo.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

CineSolar, primeiro cinema movido a energia solar do Brasil
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Pedreira

Prefeitura de Pedreira reinaugura o Teleférico Municipal “José Luis Serra” no Morro do Cristo

Publicados

em

Depois de dois anos fechado ao público, devido à pandemia da Covid-19 e também em função das inúmeras benfeitorias desenvolvidas, como a construção da Lanchonete, Praça do Relógio, nova Base do Teleférico, implantação do Jardim das Oliveiras entre outras, a Prefeitura de Pedreira reabriu o Complexo Turístico do Morro do Cristo, com a reinauguração do Teleférico que recebeu o nome de “José Luis Serra”, projeto aprovado pela Câmara Municipal, na tarde do sábado, 30, que estava desativado há quase 20 anos.

A partir das 13h o Teleférico esteve liberado para o passeio da população pedreirense e turistas totalmente de graça, que puderam aproveitar para conferir de perto as melhorias executadas pela Administração Municipal em parceria com o Governo do Estado. Às 17h30, teve início a solenidade de reinauguração do Teleférico Municipal, contando com a presença de diversas.

O Padre Eder Pradella de Oliveira, Pároco da Igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Triunfo, esteve abriu a solenidade realizando uma bênção especial as obras realizadas pela Administração Municipal no Complexo Turístico do Morro do Cristo.

O ex-secretário municipal de Turismo, Alessandro Luis de Godoy (Mole), iniciou os discursos destacando todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos para a reativação do Teleférico, sempre em parceria com o Conselho Municipal de Turismo. “Como presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Vereador e Secretário de Turismo sou conhecedor de todo o trabalho desenvolvido pelos poderes Executivo, Legislativo, os lojistas através da CDL e todos que fazem parte do Conselho Municipal de Turismo, foram muitos os desafios vencidos para hoje realizarmos a entrega oficial do nosso Teleférico totalmente novo”, ressalta Mole.

Presidente da Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico, Jarbas Favoretto, enfatizou que Pedreira está no caminho certo e já colhe os frutos do bom trabalho desenvolvido no setor de turismo. “São mais de 20 mil turistas que visitam a Cidade toda a semana. Com a união de todos os setores o sucesso vem e tenho certeza que em breve irá receber o título de Estância Turística”, concluiu o Presidente da AMITUR.   

Falando em nome do Poder Legislativo o presidente da Câmara Municipal, Dr. José Carlos de Oliveira destacou que todos os vereadores estão unidos e apoiando a Administração Municipal em projetos que gerem progresso para o Município. “Projetos como estes desenvolvidos no Morro do Cristo, a volta do tão famoso Teleférico, trazem alegria e diversão para população e geram renda para o Município, estaremos sempre a disposição para trabalhar em favor de Pedreira, nossos agradecimentos a todos que estiveram empenhados neste maravilhoso projeto de reativação do Teleférico Municipal”.

Representando o Governo do Estado de São Paulo, o diretor do DADETUR da Secretaria Estadual de Turismo, Antônio Vaz Serralha, elogiou o empenho da Administração em reativar o Teleférico e em desenvolver importantes projetos com recursos do MIT – Município de Interesse Turístico. “Podem contar com nosso trabalho no DADETUR em favor de Pedreira e de sua população, principalmente na área do Turismo”, completou Serralha.

Para o Prefeito Fábio Polidoro, todas as áreas são importantes, porém o setor do Turismo merece receber investimentos pois gera renda e emprego para a Cidade. “A conquista do título de Município de Interesse Turístico foi muito importante pois, viabilizou o desenvolvimento de vários projetos como a reforma da antiga Estação Mogiana, a construção do Centro de Informações ao Turista, a reforma do Teleférico, a construção da Lanchonete, o início da construção do Pier aqui mesmo no Morro do Cristo, entre outras importantes obras, porém nossa luta não terminou, vamos trabalhar incansavelmente para atingir nosso objetivo que é o título de Estância Turística, com a união de todos vamos avançar cada dia mais no setor do Turismo, muito obrigado a todos pelo trabalho desenvolvido até aqui e vamos juntos rumo ao sucesso e ao progresso de Pedreira, contando sempre com a parceria do Governo do Estado de São Paulo, empresários, lojistas e conselhos municipais como o COMTUR”, concluiu o Prefeito Fábio Polidoro.

O Teleférico Municipal de Pedreira recebeu o nome de “José Luis Serra” por meio de Projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e na ocasião o Prefeito Fábio Polidoro realizou a entrega de uma Placa em Homenagem aos filhos do patrono, Fernando e Meire Serra.

A solenidade foi encerrada com as autoridades realizando o descerramento das placas relativas a Revitalização do Morro do Cristo e a Reativação do Teleférico Municipal do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Pedreira.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Taça Guaiquíca fase semifinal
Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular.

Continue lendo

Pedreira

Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente empossa seus novos membros em reunião com o Prefeito

Publicados

em

Durante reunião realizada no Gabinete do Prefeito Fábio Polidoro, no Paço Municipal, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) empossou seus novos membros para a Gestão 2022/2024.

Estiveram presentes representando a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, o secretário Luciano Dalto Godoi, engenheiro florestal José Renato Belotto e o assessor ambiental Geraldo Luis Nalon, da Câmara Municipal o vereador João Rafael Cavenaghi, diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto Leonardo Selingardi, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pedreira Angelo Raul Crachi, representante da Associação do Jardim Náutico Represa Wagner Gotardo, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Subsecção Pedreira Dra. Mônica Franscisconi, além de comerciantes, empresários e profissionais da área ambiental.

Durante o encontro foi dada posse aos novos Conselheiros, estabelecido os locais das reuniões, definição de cargos na Diretoria, além discutir assuntos relacionados à área. “Nossas boas vindas aos novos membros do COMDEMA e também aqueles que permaneceram da última gestão, tenham certeza do apoio deste Chefe do Executivo para o que for necessário”, destaca o Prefeito Fábio Polidoro.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias