Conecte-se conosco

Holambra

Ato multisetorial lança Gincana Tampinha Legal para escolas da cidade

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato e a presidente voluntária do Fundo Social de Holambra, Yvonne Capato, lançaram nesta quarta-feira, 25, a Gincana Tampinha Legal, uma iniciativa que reúne todas as escolas do município por conta de uma ação solidária em benefício do meio ambiente. O lançamento aconteceu no teatro municipal e contou com a participação de integrantes dos departamentos de Promoção Social, Educação e Agricultura e Meio Ambiente, representantes de escolas das redes municipal, estadual e particular do município, além da Faculdade de Agronegócios de Holambra (FAAGROH).

Com o término previsto para o dia 30 de novembro de 2021, a iniciativa premiará o estudante que coletar mais tampinhas plásticas com um notebook. Para participar, os alunos deverão levar mensalmente à sua escola tampas plásticas de embalagens de produtos como garrafas pet, shampoo, esmalte, detergente, desodorante, pasta de dente, tampinhas das caixas de leite e suco, separadas por cores, limpas e agrupadas por quilo. A gincana faz parte do projeto promovido pelo Fundo Social de Solidariedade e Associação Príncipe Bernardo (APB), em parceria com o Núcleo de Atenção e Orientação Terapêutica ao Trabalho (NAOTT). A adesão ocorreu em 2020, mas a coleta ficou prejudicada naquele ano em função das restrições impostas pela pandemia. Em junho de 2021, um primeiro carregamento com 840 kg de tampinhas foi encaminhado à indústria plástica.

O Tampinha Legal é um programa socioambiental da indústria de transformação do plástico que repassa às entidades participantes recursos proporcionais ao material coletado. As pessoas que quiserem colaborar podem encaminhar as tampinhas a um estudante ou depositá-las em um dos 51 pontos de coleta espalhados pelo município. Os locais estão disponíveis em https://tampinhalegal.com.br/web/pontos-de-coleta/. A coleta de tampas plásticas, com geração de recursos destinada a entidades assistenciais, foi regulamentada pela Lei Municipal nº 965, de 12 de dezembro de 2019.

Para a presidente do Fundo Social, Yvonne Capato, a gincana e o projeto têm como finalidade incentivar, difundir e reeducar as pessoas a respeito de uma coleta seletiva mais consciente e resolver, ao menos uma parte, o problema dos resíduos nas ruas: “Com a ação, trabalharemos o princípio da sustentabilidade envolvendo a comunidade,  disseminando a cultura da reciclagem para as futuras gerações”.

“Além de conscientizarmos nossos estudantes sobre a importância na reciclagem de resíduos, fortalecemos com uma ação efetiva o conceito da preservação ambiental. Os resultados são sempre positivos quando as pessoas se unem em benefício do bem comum”, afirma Fernando Capato.

Continue lendo

Holambra

Biblioteca Municipal de Holambra disponibiliza 100 novos títulos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O acervo da Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes passou a contar esse mês com 100 novos títulos, já disponíveis aos leitores interessados. Os livros foram doados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SisEB) através do Programa de Apoio à Atualização e Renovação de Acervo do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Os títulos foram selecionados com foco na produção literária brasileira contemporânea e fazem parte de uma lista de vencedores e finalistas de grandes concursos nacionais.

Entre eles, “Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis” e “Redemoinho em Dia Quente”, de Jarid Arraes, “Nada Digo de Ti, Que em Ti Não Veja”, de Eliana Alves Cruz, e a história em quadrinhos voltada ao público adulto “Angola Janga”, de Marcelo D’Salete, vencedor do prêmio Jabuti em 2018. Na literatura infantil se destacam “E Foi Assim Que Eu e a Escuridão Ficamos Amigas” e “Amoras”, de Emicida, além de três novas publicações da consagrada escritora infantojuvenil Ruth Rocha.

O objetivo do programa é contribuir com o desenvolvimento e implementação de programas, projetos e ações que incentivem e promovam a leitura, colaborando com a atualização dos acervos públicos.

“Apenas 50 bibliotecas públicas em todo o Estado de São Paulo receberam esse kit de livros a partir de seleção criteriosa que avaliou os serviços e programas prestados à comunidade local e a participação da equipe da biblioteca nas ações de formação presenciais e/ou virtuais do SisEB”, explicou a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti. “Nossa biblioteca é um centro de cultura e lazer que sempre procura propor novidades e agregar conhecimentos”.

Com um acervo de mais de 17 mil títulos, a Biblioteca Municipal José Maria Homem de Montes fica na Rua Solidagos, 42, no bairro Morada das Flores, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações e consulta de títulos podem ser realizadas através do telefone (19) 3802-4423, pelo e-mail [email protected] ou pelo Facebook (Biblioteca Municipal de Holambra).

Continue lendo

Holambra

Fundo Social de Holambra promove Campanha de Arrecadação de Brinquedos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Fundo Social de Solidariedade realiza a partir desta semana, em parceria com a Prefeitura, Campanha de Arrecadação de Brinquedos que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. As doações devem ser levadas ao Salão da Terceira Idade de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e entre 13h30 e 16h30. Outra opção é solicitar a retirada em domicílio. Basta entrar em contato com o Departamento de Promoção Social por meio do telefone (19) 3802-1915 e realizar o agendamento.

Serão aceitos brinquedos novos e usados em bom estado de conservação. “Muita gente tem em casa jogos ou brinquedos guardados e fora de uso. E aquilo que não nos serve mais poderá proporcionar felicidade e levar muito lazer, diversão e aprendizado para crianças de nosso município”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo, Yvonne Capato. “O povo holambrense é muito solidário. Tenho certeza de que a campanha será um sucesso”.

Continue lendo

Holambra

Bombeiros Voluntários de Holambra recebem novo caminhão de combate a incêndios

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito Fernando Capato recebeu nesta terça-feira, 14, um novo caminhão de combate a incêndios. Doado pela Cooperativa de Insumos Holambra, ele deve fortalecer o trabalho já realizado por bombeiros comunitários e pela Associação de Bombeiros Voluntários da cidade.

O veículo, um auto tanque, tem grande capacidade para armazenamento de equipamentos necessários durante os atendimentos. “Este novo caminhão, em conjunto com o veículo enviado pelo Governo do Estado na última semana, irá garantir mais estrutura em situações emergenciais e será fundamental neste momento de maior incidência de queimadas”, explica o prefeito, que é também bombeiros civil voluntário.

Na sexta-feira,09, outro caminhão auto tanque já havia sido entregue à cidade pelo Governo do Estado. O veículo tem capacidade para até 6 mil litros de água e, somado ao equipamento doado pela Cooperativa, irá fortalecer o trabalho realizado pela Associação, que há mais de quatro anos atuam no enfrentamento a queimadas.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias