Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Artur Nogueira aplica 3ª dose em idosos maiores de 80 anos e imunossuprimidos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Vacinação ocorre no drive-thru e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, aplica a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos maiores de 80 anos e imunossuprimidos, a partir de segunda-feira, 20. A dose adicional está disponível para esse grupo no drive-thru da Unidade Básica de Saúde (UBS) Teresinha Vicensotti, e na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, sem necessidade de agendamento.

Já no caso dos idosos acamados, um familiar ou responsável deve deixar o nome do mesmo no Posto de Saúde em que ele é atendido, para que a equipe de saúde realize a vacina à domicílio. Vale destacar que, no dia da vacina, o idoso deverá apresentar o comprovante das duas doses recebidas, bem como o RG e CPF. 

Critérios
De acordo com a pasta, podem receber o reforço da imunização os idosos acima de 80 anos que receberam a segunda dose entre fevereiro e março, ou seja, que completaram 180 dias ou mais da data em que receberam a segunda etapa da vacina. Também podem receber a dose adicional os pacientes imunossuprimidos que completaram 28 dias ou mais da segunda dose.

O grupo de imunossuprimidos inclui pessoas com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; pessoas transplantadas; com HIV; que faz uso de corticóides em doses ou de drogas modificadoras de resposta imune; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise); pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

A comorbidade deve ser comprovada no momento da vacinação através de um comprovante médico, como exames, receitas, prescrição ou relatório.

Importância da dose
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Milena Sia Perin, a aplicação da dose adicional é fundamental para garantir a proteção dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, já que pessoas idosas e imunossuprimidos tendem a não responder de forma plena em termos de quantidade de anticorpos, com tendência de diminuição deles ao longo de seis a oito meses.

“As vacinas aumentam a chamada memória imunológica, produzindo cada vez mais anticorpos ao longo das aplicações. Por isso, a aplicação da terceira dose nestes grupos é essencial, principalmente contra as novas variantes do coronavírus”, destaca.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira promove campanha de conscientização sobre o câncer de mama em zona rural

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A ação tem como objetivo a prevenção e a conscientização para  a população; Veja os locais

A fim de prevenir o câncer de mama e colo de útero, será realizada a Campanha do Outubro Rosa na zona rural de  Artur Nogueira. A iniciativa é da Prefeitura,  por meio da Secretaria de Saúde e o apoio da Secretaria de Agricultura.

A ação tem como objetivo conscientizar a população da área rural sobre a prevenção contra o câncer, além de realizar exames importantes como papanicolau e toque de mama. “O Outubro Rosa é um mês de mobilização e sensibilização. Por isso, além dos exames, nós iremos promover palestras que falem sobre o assunto a fim de sanar todas as dúvidas”, afirma a secretária de Saúde, Angela Pulz Delgado. De acordo com a pasta, também serão realizados agendamentos, cadastramentos e lanches para todos que participarem.

O secretário de Agricultura, Odair Boer, fala sobre a importância da Campanha e acrescenta que esta será uma forma de evitar danos maiores à saúde da população da zona rural. “Nem todos possuem facilidade para ir até a cidade com muita frequência, seja pela falta de tempo, ou pela falta de um meio de transporte. Por isso, acredito que esta é a hora de todos aproveitarem e fazerem seus respectivos acompanhamentos médicos a fim de evitarem complicações no futuro”, complementa.

Locais , datas e horário
– 25 de outubro: na Igreja Nossa Senhora Aparecido, do Bairro Parada, às 9h
– 26 de outubro: na Igreja São José da comunidade Bairrinho, às 9h
– 27 de outubro:  na Igreja comunidade Rosa mística, na vicinal Mogi, às 9h
-28 De outubro:  na Igreja Santo Antônio, do bairro Muniz, às 9h.

Continue lendo

Artur Nogueira

Educação promove live especial para comemorar Dia do Professor em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro virtual será dirigido pelo professor Júlio Furtado, renomado no meio acadêmico e autor de diversos livros 

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Educação, promove uma live especial nesta quarta-feira, 13, às 18h30, para comemorar o Dia do Professor – celebrado em 15 de outubro. O encontro virtual será dirigido pelo educador Júlio Furtado, que aplicará a “terapia do professor”. 

Ainda durante o encontro, Júlio dará dicas e promoverá reflexões que abordarão temas como adaptação ao novo, resistência a mudança, comunicação e flexibilidade em um contexto de mudança dos paradigmas educacionais, tendo como foco o professor. 

A secretária de Educação Débora Sacilotto destaca que a live será um presente todos os educadores nogueirenses. “Todos os professores estão convidados para este momento, que foi planejado com muito carinho. O Júlio tem uma bagagem e tanto, e tenho certeza que a live será enriquecedora para todos nós”, ressalta. 

A palestra estará disponível no link https://youtu.be/9KeemsBIz-A, a partir das 18h30.

Sobre o palestrante
Júlio Furtado é pedagogo; psicólogo; professor de geografia; mestre em Educação pela UFRJ, diplomado em psicopedagogia pela Universidade de Havana, em Cuba; é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Havana, em Cuba; e idealizador do Canal Sala dos Professores. 

Além da experiência acadêmica, Júlio é autor de vários livros e já ministrou mais de 2.500 palestras e cursos para professores e gestores em mais 1000 cidades brasileiras e em países como Chile, Argentina, Uruguai e Portugal. Júlio também é consultor educacional, professor de Pós graduação e Ensino Básico.

Continue lendo

Artur Nogueira

Saean adquire laboratório móvel e passa a ter duas frentes de monitoramento de água

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Serviço gratuito analisará a qualidade da água fornecida à população de forma rápida e eficaz 

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) agora conta com um laboratório móvel para análises da água fornecida à população nogueirense. O serviço gratuito é certificado pela Vigilância Sanitária e garantirá rapidez no atendimento de reclamações relacionadas à qualidade do recurso hídrico.

De acordo com a autarquia, o laboratório será instalado em pontos diferentes e realizará coletas diariamente no município.  A superintendente do Saean, Gabriela Montoya, destaca que, além de analisar a potabilidade da água, o laboratório móvel permite que o controle da qualidade seja rigoroso e transparente. Além disso, os testes serão realizados de forma instantânea.

“Ao coletarmos uma amostra da água que sai da torneira, já verificaremos como está a qualidade. Esse procedimento trará ainda mais transparência para o consumidor, que consegue ver na hora os resultados”, explicou Gabriela. 

Duas frentes de monitoramento
A autarquia ainda garante que, durante as análises, será verificado todos os parâmetros que a legislação exige, como pH, Turbidez, Alumínio, Manganês, Coliformes Totais, Escherichia Coli, Cloro, Cor, Flúor, Ferro, e Bactérias Heterotróficas. A chefe de laboratório, Jaqueline Balazini, explica que antes a verificação desses parâmetros ocorria apenas no laboratório e, com a aquisição do laboratório móvel, o Saean passa a ter duas frentes de monitoramento.

“O laboratório provará que toda a água que chega às torneiras passa por um rigoroso processo de tratamento, e é enviada às residências com altíssima qualidade”, finaliza Jaqueline.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias