Conecte-se conosco

Morungaba

Arte no reúso de embalagens é tema de oficina cultural em Morungaba

Publicados

em


A fim de estimular a conscientização socioambiental com técnicas de artes plásticas, de forma educativa, lúdica e efetiva, o projeto “Made in Brasil”, aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (ProAC), realizou nos dias 24 e 25 de março, a oficina “Arte no reuso de embalagens”, ministrado pelo artista plástico e proponente do projeto Rafael Piffer, e pela artesã convidada Bene Martins.

Aliar arte à conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais, diz “Rafael Piffer”. Nesta oficina utilizamos como principal matéria-prima as garrafas plásticas de amaciante de roupas, transformando em porta vasos criativos, com identidade única, onde cada participante trouxe para a sua peça suas características, atestando a ligação do homem com o meio social em que vive.

Criar peças artísticas a partir de materiais que iriam para o lixo é uma prática que pode oferecer oportunidade para geração de renda. Garrafas “pet”, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pac” assim como inúmeros outros materiais podem ser aplicados, com baixo custo e resultados surpreendentes, transformando o que era visto como “lixo” em peças de decoração e utilidade doméstica.

A oficina foi realizada no Centro de Informações Turísticas (CIT), com apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.

Para que esse projeto pudesse ser realizado, a Greco & Guerreiro, de Morungaba e a Fernandez Indústria de Papel, de Amparo, destinaram parte do ICMS para o projeto, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), em 2020.

Acompanhe as ações do projeto pelo instagram: @exposicaomadeinbrasil

Morungaba

João Bosco & Gabriel abrilhantam o palco da 32ª Festa do Peão

Publicados

em

O Morungaba Rodeo Fest 2022 faz parte da programação do aniversário de 134 anos da Estância

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba celebra no dia 29 de junho seus 134 anos de fundação e, como parte da programação de eventos comemorativos, promove o Morungaba Rodeo Fest 2022 /32ª Festa do Peão.

O início da festa teve início na quinta-feira, 23, com a abertura oficial com diversas atrações e o show de “Luigi & Leandro”. Na noite da sexta-feira, 24, a festa continuou com o show de “Clayton & Romário”.

O destaque do Rodeio é o show deste sábado, 25, com o show da dupla “João Bosco & Gabriel”. A entrada é 1Kg de alimento.

Fechando a edição da Festa do Peão deste ano, as atrações do último dia de evento, dia 26 (domingo), começam mais cedo, ao meio-dia, no “Dia da Família”. É também uma oportunidade de os visitantes assistirem às provas na arena durante o dia com toda a família, principalmente as crianças, e à noite o show da dupla “Guilherme & Benuto” encerra a programação da festa.

Os alimentos não perecíveis (exceto sal) serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Morungaba. A entrada é permitida somente com a apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19.

A programação esportiva da festa integra as competições de montarias em touros com peões de diversas partes do país e a Prova dos Três Tambores. Além das provas, o evento também oferecerá aos visitantes o “bailão sertanejo” e uma grande praça de alimentação com diversas opções de cardápio.

O Morungaba Rodeo Fest 2022 /32ª Festa do Peão é uma realização da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba. O evento se tornou a festa mais esperada do ano pelo público morungabense, além de gerar para a cidade um grande fluxo de visitantes.

Local do Rodeio: Centro de Eventos de Morungaba Anna Bernadette Consolim Pelisson – Rua Fortunato Stella, 61 – Centro.

Continue lendo

Morungaba

Estudantes de Morungaba participam da formatura do Proerd

Publicados

em

A solenidade de formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi realizada na noite desta segunda-feira, 20, no Centro de Eventos Morungaba – CEM “Anna Bernadette Consolim Pellison”.

As atividades do Proerd em Morungaba contaram com a participação de aproximadamente 160 alunos do 5º ano de escolas municipais e particulares com diversas ações educacionais junto aos instrutores do Proerd, o Soldado PM Pierre de Souza Almeida e o Soldado PM Thiago Aparecido Vilas Boas.

O programa integra ações educacionais da Polícia Militar, das escolas e da família para preparar crianças e adolescentes para optarem por escolhas responsáveis e éticas em seu cotidiano.

Durante as atividades do Proerd, os estudantes tiveram a oportunidade de receber orientações e estratégias adequadas para terem noções de cidadania e resistir a oferta de drogas e ao apelo da violência.

As atividades do Proerd foram realizadas nas escolas municipais Professor José Hamilton Federicci; Antonio Rodrigues; Maria Aparecida Teixeira Massarenti e Irmã Amélia Fúria e nas escolas particulares Rá Tim Bum e VC AT Vida.

“Agradeço e parabenizo a Polícia Militar, aos professores, às famílias presentes e aos alunos que participaram do Proerd em Morungaba. Esta é uma semente que está sendo plantada no coração de cada estudante aqui hoje presente e compete a nós, responsáveis pelo Poder Público e aos pais, darmos continuidade a este belo trabalho iniciado pela PM durante os últimos meses.  Este programa do qual Morungaba muito se orgulha foi iniciado em 2017 quando assumimos a prefeitura – durante a pandemia teve de ser interrompido – mas felizmente retorna com muito sucesso”, disse o prefeito de Morungaba Marco Antonio de Oliveira durante seu pronunciamento.

O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Interior, o Tenente Coronel Paulo Henrique Rosas agradeceu a participação dos alunos no programa e as parabenizou pela formatura: “A vocês, crianças de Morungaba, o nosso respeito, nossa consideração e carinho. Nosso profundo agradecimento a vocês, que através dos policiais Pierre e Vilas Boas, foram incentivadas e conduzidas para o caminho da ética, da moral e dos princípios”.

HOMENAGEM

Após mais de 30 anos de serviços prestados e prestes a se aposentar da Polícia Militar, o 1º Sargento PM Marcio Alexandre Bartelt recebeu uma homenagem especial da instituição, durante o evento.

O sargento foi lembrado como um “excelente policial que se destaca por meio de suas inúmeras qualidades profissionais dentre elas a disciplina, a proatividade e a lealdade. Desde 2010, ele exerce a função de comandante do 1º GP da 2ª Cia do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com sede em Morungaba”.

A homenagem destacou o Sargento Bartelt como um “Policial Militar diferenciado que atuou de forma ímpar, desenvolvendo um ótimo trabalho na condução de seus subordinados, destacando-se também de maneira prestativa e educada nas tratativas com a população de Morungaba. Recentemente completou 31 anos de carreira na instituição demonstrando que possui extrema competência, seriedade e compromisso com suas funções, sendo constantemente elogiado pela população e autoridades enaltecendo também o nome da PM do Estado de SP. Mesmo prestes a se aposentar, o policial vem atuando com muito empenho e comprometimento, não se cansando de bem servir a todos, tornando-se exemplo de motivação e profissionalismo a seus pares. Perante a notabilidade do 1º Sargento Bartelt fica evidenciado seu alto grau de dedicação à causa pública e aos anseios da comunidade, tornando-o digno de elogios e reconhecimento”.

O evento, que contou com a Banda da Polícia Militar de Campinas, também foi prestigiado pelo vice-prefeito, Luis Fernando Miguel; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sonia de Oliveira; pelo presidente da Câmara Tomás Federicci e os vereadores Antonio Salvador Marques, Luis Carlos de Lima e e Ramon Moraes; a diretora de Educação, Leninha Spiguel Polizello; além de coordenadoras e professoras das escolas participantes e familiares dos alunos formandos.

Continue lendo

Morungaba

Solenidade marca lançamento do programa do Sesi “Atleta do Futuro”

Publicados

em

Evento faz parte da programação de aniversário de 134 anos do município

A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba realizou uma solenidade para o lançamento do programa esportivo “Atleta do Futuro” em parceria com o Sesi São Paulo, no Ginásio Municipal “Luis Seraphim”. A solenidade fez parte da programação de aniversário de 134 anos do município – que prossegue até o início do próximo mês – e contou com a presença dos estudantes da rede municipal, autoridades e representantes do Sesi e das empresas locais patrocinadoras do programa. 

O programa “Atleta do Futuro” terá ações voltadas a crianças e jovens de 6 a 14 anos, alunos das escolas da rede pública do município. A proposta é contribuir para a garantia do direito de acesso ao esporte de qualidade a partir da metodologia elaborada pelo Sesi-SP, que alinha o esporte ao desenvolvimento integral de seus participantes.

O convênio do programa Atleta do Futuro foi assinado pelo prefeito da Estância Climática de Morungaba Marco Antonio de Oliveira e pelo então presidente do Sesi, Paulo Skaf, no final de novembro do ano passado, em Jundiaí.

 Em seu pronunciamento durante a solenidade, o prefeito falou da importância das atividades do projeto, incentivou os estudantes presentes para que participem e agradeceu às empresas patrocinadoras: o Hotel Fazenda Villa Gade e a empresa Maliber. “Agradecemos às empresas parceiras por acreditarem neste projeto de grande relevância para a cidade. Nossos agradecimentos também aos professores que terão a grande missão de colocar este projeto na prática junto aos alunos que poderão participar em um dos dois núcleos de atuação: no Ginásio de Esportes e no Parque das Estâncias”, explica o prefeito. 

O programa conta com aulas de Futsal, Voleibol, Basquete e Handbol. A diretora do Centro de Atividades do SESI Alexandra Salomão Miamoto explicou que, em princípio, serão atendidas entre 200 a 300 crianças, mas a intenção é ampliar o atendimento. “É importante que toda cidade dê importância à qualidade de vida, como Morungaba está dando ao ter assinado este convênio. Mais do que formar atletas profissionais, a ideia do programa é principalmente levar aos participantes os valores humanos que o esporte pode trazer – como amizade, parceria, regras e disciplina, por exemplo. Os municípios que assinaram este convênio realmente estão preocupados em levar estes valores a sua população”, comentou. A diretora Alexandra também agradeceu as empresas madrinhas e reforçou que seus representantes entenderam a importância da responsabilidade social do programa ao incentivar e valorizar a comunidade local.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias