Amparo
Amparo já tem microchipagem gratuita para cães e gatos
O Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Amparo fará a colocação de microchips em cães e gatos do município de forma totalmente gratuita para pessoas com baixa renda. A ação tem como objetivo melhorar a identificação e a segurança dos animais, contribuindo para o seu bem-estar e para facilitar a localização dos tutores, em caso de perda.
A microchipagem será feita nos animais que passam pela castração, que atualmente é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no seguinte endereço: Av. Dr. Carlos Augusto do Amaral Sobrinho, 2871, Jardim Santa Helena. Para realizar o procedimento, os tutores devem primeiro fazer o cadastro no Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal com a cópia dos seguintes documentos: RG/CPF, comprovante de residência, comprovante de renda e cartão do posto de saúde de Segunda à Sexta-Feira das 08h30 até 16h. No mesmo dia da castração, o microchip será inserido no animal.
LEIA TAMBÉM:
O microchip, do tamanho de um grão de arroz, é um dispositivo eletrônico que armazena um número de registro, vinculado a um site com informações essenciais sobre o animal, como nome, espécie, sexo, cor, idade, raça e dados do tutor, incluindo endereço e telefone. Funcionando como uma espécie de “RG” do pet, o microchip facilita a comunicação entre tutores e veterinários, especialmente se o animal se perder. As informações cadastradas incluem dados da saúde do animal, doenças, tratamentos e medicamentos que faz uso.
É importante esclarecer que o microchip não é um dispositivo de rastreamento, mas sim um meio de armazenar e consultar dados em um banco de dados específico, acessado por meio de um leitor. A tecnologia é amplamente apoiada por abrigos e ONGs, pois facilita a identificação de tutores de animais abandonados e possibilita o reencontro de pets perdidos.
A colocação do microchip é um procedimento simples e sem causar dor, realizado por um médico veterinário, semelhante à aplicação de vacinas. Ele é inserido sob a pele do animal e é fundamental que os tutores mantenham as informações atualizadas, além de verificarem anualmente o funcionamento do microchip no Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal.
A microchipagem é uma das diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos animais em Amparo, reforçando a crescente preocupação com o bem-estar animal no município.
O prefeito da Estância de Amparo, Carlos Alberto Martins, ressaltou que a microchipagem é mais um passo importante no investimento em ações de proteção e bem-estar animal. “Estamos realizando vários investimentos, como a destinação de R$130 mil para a contratação de clínicas especializadas, que atenderão animais e tutores de baixa renda que não têm condições de pagar um veterinário. Esse projeto vai gerar mais de 400 atendimentos veterinários. E agora, com a microchipagem, vamos oferecer mais segurança para os animais e seus tutores”, disse.
Aloísio Gressoni, secretário de Meio Ambiente de Amparo, também destacou a importância dessa ação para o município. “A colocação do microchip é um grande avanço para a cidade. Além de ajudar na identificação de animais perdidos, ela faz parte de um conjunto de ações que visam o controle populacional e a melhoria das condições de vida dos nossos animais. Estamos trabalhando continuamente para garantir o bem-estar dos pets e da população que mais precisa”, completou Gressoni.
Para acessar as consultas veterinárias na clínica contratada por meio de processo licitatório, segundo mencionado na matéria, é necessário fazer a triagem no Departamento de Bem-Estar Animal. Ligue para (19) 3808-9303.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Sexta-feira é de Katinguelê e expectativa de milhares de pessoas no Festival de Inverno de Amparo
O Festival de Inverno de Amparo começou com grande público. Com show de Clayton e Romário e em torno de 25 mil pessoas circulando pelo Largo do Mercado, no Centro Histórico, o evento abriu a temporada em grande estilo.
“Eu espero que até o dia 26 todo mundo possa celebrar a cultura, a diversidade e os atrativos do Festival de Inverno de Amparo. Todos trabalharam com muito afinco para a realização. É um grande evento, que fomenta a Economia Criativa e por determinação do prefeito, preparamos ele com dedicação, pois, o evento é uma das marcas da cidade”, ressaltou a secretária de Cultura e Turismo, Lilian Maria Pereira da Costa.
Hoje, 10, as atrações começam às 19h30. O Vibe A3, abre a noite, com o pagode, no Palco Cultural. Para quem curte o sertanejo, tem Janna Souza, às 20 horas, no Palco da Feira do Produtor e às 20h30, Kleiton Martins, no Palco da Rua Coberta.
Às 21 horas , o pagode dos anos 1.990 é destaque com o grupo Katinguelê, no Palco Principal. O grupo da capital paulista tem mais de 40 anos de história e hits como “Recado à Minha Amada”, “Engraçadinha”, “Inaraí”, no repertório.
O Festival de Inverno
A Prefeitura de Amparo realiza o evento de 9 a 26 de julho, no Largo do Mercado, com cultura, arte, gastronomia e economia criativa da cidade sendo impulsionada.
O evento conta com segurança para os amparenses e turistas, com monitoramento de câmera, reconhecimento facial, Forças Policiais da cidade, segurança privada e bombeiros civis.
Neste ano, a área de alimentação conta com 31 estabelecimentos que trazem os melhores quitutes e produtos de Amparo para você poder consumir.
O Turista também encontra informações inloco, com o CIT – Centro de Informações Turísticas, e profissionais da Secretaria de Cultura e Turismo de Amparo.
Para a Melhor Idade e PCDs – Pessoas com Deficiência, o espaço tem área reservada e nos grandes shows o acesso em Libras, transformando o Festival de Inverno, um dos mais inclusivos do Interior do Estado de São Paulo.
Visando a possibilidade de levar cultura a toda a população, a Prefeitura de Amparo disponibiliza às sextas e sábados, a partir das 19 horas e aos domingos, durante todo o dia, o Passe Livre no Transporte Urbano.
Além disso, às sextas, sábados e domingos, com saída da Rodoviária Salim Oazis, tem ônibus extra para o retorno dos munícipes às 23h20, das linhas São Dimas, Santa Maria do Amparo, Arcadas, Jardim Figueira, Vale Verde, Três Pontes e Jardim Brasil.
Confira a programação, cobertura e informações do evento em www.festivaldeinverno.amparo.sp.gov.br
O evento conta com apoio de EPTV Campinas, Rádio Cultura, Lindoya Verão e Teleson.
25º Festival de Inverno 2026
Programação – Sexta-feira | 10 de julho de 2026
Brinquedos Infláveis
16h às 22h
Rua Coberta – Lateral da Feira do Produtor
Atividade gratuita para as crianças.
Palco Cultural
19h30 – Vibe A3
Pagode
Palco Feira do Produtor
20h00 – Janna Souza
Sertanejo
Palco Rua Coberta
20h30 – Kleiton Martins
Sertanejo
Palco Principal
Artur
21h00 – Katinguelê
Pagode
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Amparo é sede do maior Campeonato Sulamericano de Patinação Inline Freestyle da história
Amparo, mais uma vez, fará história nos esportes sobre patins de rodas, sediando agora o Campeonato Sulamericano da modalidade Patinação Inline Freestyle, com a presença de Seleções de 7 países e atletas de 5 estados brasileiros.
A Patinação Inline Freestyle, é um dos destaques dentre os esportes sobre patins de rodas da Federação Internacional, World Skate.
O evento, reconhecido e válido para o ranking da Federação Internacional, ocorrerá de 03 a 05 de julho na “Arena Rousselot No Limits” (Rua Condé Parnaíba 01 – centro).
A nata da Patinação Inline Freestyle Sulamericana estará competindo em Amparo, buscando subir no ranking, tendo em vista o Campeonato Mundial, que será em outubro no Paraguai.
Além da Seleção Brasileira, que contará com a força de atletas de cinco Federações estaduais, teremos a presença das Seleções da Argentina, Chile, Equador, Venezuela, Peru e México.
Cerca de 80 atletas competirão em 6 diferentes provas de alta dificuldade técnica e de extrema plástica, como as batalhas de Slalom clássico e de velocidade, os Slides e o sempre emocionante Jump – onde os atletas saltam uma barra que vai subindo de altura até surgir o vencedor, aquele que saltou mais alto.
Tendo o apoio de Amparo como Sede, esta parceria com a Confederação Sulamericana de patinagem, e a Confederação brasileira (Skate Brasil), além de fortalecer o esporte sobre rodas, irá gerar impacto expressivo na economia local, movimentando o turismo, a hotelaria e os setores alimentício e do comércio de Amparo e região.
A realização de mais um evento internacional em Amparo mostra o momento especial que vive o esporte sobre rodas na cidade, que já se prepara para receber os próximos campeonatos Sulamericanos, de Patinação Artística (em agosto) e do Hóquei Inline, em novembro.
A Prefeitura de Amparo, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, é parceira do evento que movimentará a cidade, com esporte e turismo.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Amparo
Festival de Inverno de Amparo movimenta o Turismo da região de 9 a 26 de julho
Os shows nacionais do Festival de Inverno de Amparo estão confirmados. A Prefeitura de Amparo realiza o evento de 9 a 26 de julho, no Lago do Mercado, com cultura, arte, gastronomia e economia criativa da cidade sendo impulsionada.
O evento começa no feriado paulista da Revolução Constitucionalista, na quinta-feira, 9 de julho, com o show de Clayton e Romário. A dupla tem mais de 1 bilhão de plays no Youtube e abre a programação.
Na sexta-feira, 10 de julho, o pagode dos anos 1.990 é destaque com o grupo Katinguele. O grupo da capital paulista tem mais de 40 anos de história e hits como “Recado à Minha Amada”, “Engraçadinha”, “Inaraí”, no repertório.
LEIA TAMBÉM:
No sábado, 11, o rock nacional dos anos 1.980 é destaque com o fenômeno do gênero, Blitz. Comandado pelo ator, cantor e compositor Evandro Mesquita, a banda tem no repertório, clássicos como “A Dois Passos do Paraíso”, “Bete Frígida” e “Você Não Soube Me Amar”.
O primeiro fim de semana será encerrado no domingo, 12, com a dupla Munhoz e Mariano. A dupla que completou 20 anos de estrada em 2.026, chega como uma das mais requisitadas no Sertanejo do Brasil e toca no palco principal, em apresentação gratuita.
No segundo fim de semana do evento, tem uma das revelações do rodeio de Barretos, para a sexta-feira, 17: dupla João Villa e Rafael.
Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira é o destaque do sábado, 18. Elba Ramalho vem a Amparo trazendo a voz inconfundível de Elba Ramalho. Desde 1.968, quando começou como baterista, a musicista e em seguida cantora é uma das intérpretes mais premiadas do Brasil.
No domingo, 19, o rock gaúcho do Nenhum de Nós tem vez no Festival de Inverno de Amparo. A banda atravessa gerações com clássicos como “Camila, Camila”, “Sobre o Tempo”, “Amanhã ou Depois”, entre outras.
No último fim de semana, a sexta-feira, 24, promete muitas risadas com stand up de “Matheus Ceará”. O humorista o humor inteligente, situações do dia a dia e muita irreverencia.
O sábado, 25, é de dose dupla de talentos do sertanejo. Yasmin Santos, do litoral paulista para o Brasil afora e Thiago Carvalho, de Esmeraldas, Minas Gerais fazem apresentações para levantar o público.
Para fechar, no dia 26 de julho, o samba e pagode o Raça Negra promete arrastar multidões. Fenômeno dos anos 1.990, a banda tem sucessos como “Chega de Manias”, “Deus me Livre”, “Me Leva Junto com Você”, além de releituras de clássicos, sob o comando de Luis Carlos e companhia.
Artistas regionais ainda podem se inscrever para projetos
A Prefeitura de Amparo tem chamamento de credenciais de artistas para atendimento à programação cultural, turística, educativa, institucional e comemorativas do Município.
O edital pode ser conferido em www.amparo.sp.gov.br/credenciamentodeartistas e pelo site do Portal Nacional de Contratações Públicas em https://pncp.gov.br/app/editais/43465459000173/2026/729
As inscrições já valem para as apresentações no Festival de Inverno de Amparo 2.026, que está agendado para acontecer entre os dias 9 de 26 de julho, no Largo do Mercado Municipal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Esportes1 semana atrásCategoria sub 13 do Guarani FC está com a 2ª melhor campanha do Campeonato Paulista entre os 86 clubes participantes
-
Holambra1 semana atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932
-
Campinas1 semana atrásVinicius Marchese é reeleito presidente do Confea com maior votação da história
-
Jaguariúna7 dias atrásExército Brasileiro abe desfile motorizado do 9 de Julho em Jaguariúna
-
Jaguariúna6 dias atrásJaguariúna terá Centro de Parto Normal Peri-hospitalar
-
São Paulo5 dias atrásGoverno de São Paulo autoriza construção de mais de 1,2 mil novas moradias em 19 municípios pela CDHU
-
Campinas7 dias atrásCPFL Santa Cruz registra aumento nas ocorrências por pipa
-
Jornal Online3 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2046


