Conecte-se conosco

Amparo

Amparo entra na fase emergencial a partir desta terça

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Município também decretou lockdown no fim de semana

Nas próximas duas semanas Amparo terá mais restrições no enfrentamento à pandemia de coronavírus. A partir de amanhã, 1º de junho, Amparo entra na fase emergencial do Plano São Paulo, fase em que apenas serviços essenciais podem funcionar. Nos próximos dois finais de semana, a cidade entra em lockdown, e até mercados e postos de gasolina serão fechados.

A decisão foi tomada depois de o boletim de Covid-19 de ontem, 30, registrar que não há mais nenhuma vaga em leitos de UTI ou enfermaria em Amparo. Nos três hospitais da cidade, inclusive no Hospital de Campanha construído há menos de dois meses, a ocupação de leitos de enfermaria e UTI está em 100%. Na Santa Casa Anna Cintra, os indicadores estão ainda piores. Apenas no mês de maio, 46 pessoas já morreram por Covid-19 em Amparo, o maior índice desde o início da pandemia.

Nesta semana, de terça a quinta-feira, apenas mercados, padarias, farmácias e postos de combustível podem funcionar na cidade. Os mercados podem abrir até meia noite, para que a população tenha tempo de fazer suas compras para o final de semana, pois de sexta-feira à domingo, os mercados só poderão funcionar por delivery em Amparo.

Na sexta-feira, 04, a cidade entra em lockdown e apenas farmácias terão as portas abertas, além dos serviços funerários, hospitalares e de pronto atendimento médico. Pessoas que trabalham com entrega de alimentos em supermercados e em indústrias essenciais poderão trabalhar.

As empresas precisarão fazer um cadastro no site da Prefeitura para informar um plano de trabalho, com a lista de profissionais que vão trabalhar. As pessoas que estiverem na rua e não estiverem cadastradas como trabalhadores desses setores, estarão sujeitas a multa de R$ 500,00.

Nos dias de lockdown, o transporte coletivo não funcionará na cidade. As indústrias essenciais da cidade, como de limpeza, produtos da área da saúde, e alimentos, poderão funcionar com 50% dos seus trabalhadores, desde que testados negativos para Covid-19. No sábado e domingo, postos de gasolina também não estarão funcionando em Amparo.

Na próxima semana, de segunda a quinta-feira, Amparo volta à fase emergencial, com apenas serviços essenciais funcionando. No próximo final de semana, dias 11, 12 e 13 de junho, Amparo entrará novamente em lockdown, nos mesmos moldes da semana anterior.

Até o dia 13 de junho, a fiscalização será redobrada na cidade, inclusive com barreiras sanitárias nas principais vias de acesso. O decreto municipal com todas as regras deve ser publicado nos próximos minutos no Jornal Oficial de Amparo, no portal www.amparo.sp.gov.br.

Continue lendo

Amparo

BMX de Amparo será destaque na Mídia Nacional

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As Olimpíadas de Tóquio têm início em 23 de julho. Com o ciclo olímpico aberto, os especiais sobre as modalidades, destaques e novidades da competição acabam sendo destaque na mídia nacional.

Uma das novidades desta edição é o BMX, modalidade que se tornou olímpica nesta edição. Amparo, que possui a maior referência nacional da modalidade, o vice campeão do X-Games, a Copa do Mundo, Diogo Canina e jovens talentos da modalidade serão pauta no especial da TV Globo e EPTV Campinas.

Nas últimas semanas, o dia a dia de jovens de Amparo, no trabalho e com as bicicletas e suas manobras foram registradas. Na tarde de terça-feira, 15, as gravações ocorreram na pista do Parque Linear.

Continue lendo

Amparo

Vacinação de pessoas de 50 a 59 anos começa nesta sexta em Amparo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As vacinas para o público de 50 a 59 anos sem comorbidades chegaram na tarde desta quarta-feira, 16, em Amparo, e a partir de sexta-feira, 18, essas pessoas começam a ser vacinadas  na cidade. Para atender todo o público alvo e acelerar a vacinação, Amparo vai ampliar os horários e locais de vacinação na cidade neste final de semana. Sexta-feira e sábado dessa semana serão Dias D da vacinação contra a Covid-19 e nesses dias, todas as pessoas de qualquer grupo que já tenha sido convocado para receber a vacina até o momento poderão ser vacinadas.

Nos Dias D de vacinação, não será necessário agendamento para a vacina e o munícipe que faz parte dos grupos que têm direito poderá receber a vacina em qualquer Unidade de Saúde da cidade das 8h às 17h. 

Nas Unidades de Saúde da zona rural, os horários são diferentes neste final de semana. No bairro dos Rosas e no Marp, a vacinação será apenas na sexta-feira, e na Boa Vereda, apenas na quinta. Na Unidade do bairro Pedrosos o atendimento será o dia todo na sexta e até 12h do sábado. 

Se você estiver agendado para receber a primeira dose da vacina neste sábado no Postão, você também pode ir em qualquer Unidade de Saúde da cidade, no horário que preferir.

Para ser imunizado, o munícipe precisa apresentar um documento com foto e um comprovante de residência de Amparo. E se tiver comorbidades, também é necessário comprovar com exames, receitas ou laudo médico. 

O objetivo dessa ação é acelerar a vacinação em Amparo e assim ajudar a diminuir a disseminação do vírus na cidade e também a ocupação dos leitos nos hospitais.

Continue lendo

Amparo

Polícia Civil investiga disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Imagens do circuito de segurança flagraram o momento que os explosivos caem na garagem. Uma pessoa foi detida e afirmou que praticou a ação por conta das restrições de funcionamento do comércio impostas pelo governo municipal

A Polícia Civil vai investigar o disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo, na madrugada deste sábado, 12. Imagens do circuito de segurança flagraram o momento que os explosivos caem na garagem. No vídeo, é possível ver um clarão e depois muita fumaça. Uma pessoa foi detida e ouvida na delegacia. A Prefeitura de Amparo classificou o episódio como um “atentado”. Ninguém ficou ferido.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), policiais e guardas municipais fizeram um patrulhamento no bairro Parque do Sol, onde fica a residência e encontraram uma mochila. Por meio de análise das imagens do circuito de segurança, a Polícia Civil conseguiu identificar um suspeito.

A corporação foi até a casa do homem, que fica no mesmo bairro, e, no local, a esposa dele reconheceu a mochila. Após revista, foi encontrado um rolo de fita crepe igual ao que foi usado para prender os rojões.

De acordo com a SSP, ele confessou o crime e afirmou que recebeu ordens para soltar os explosivos por conta das restrições de funcionamento do comércio, implantadas pelo governo municipal, como a fase emergencial e o lockdown durante dois finais de semana, para conter os casos de Covid-19. A partir de segunda, 14, as medidas serão flexibilizadas.

O celular do suspeito foi apreendido. A Polícia Civil informou que no aparelho havia troca de mensagens entre ele e o mandante combinando os detalhes da ação. O prefeito também já foi ouvido na delegacia. Ele estava dormindo com a família no momento do disparo dos rojões e disse, em nota, que ouviu um “forte barulho”.

O caso foi registrado como perigo para a vida ou saúde de alguém e infração de medida sanitária preventiva. Além do celular, os rojões e a mochila também foram apreendidos.

O suspeito foi liberado, mas será investigado, assim como o suposto mandante, que é chefe dele em um comércio do município. À polícia, ele disse que os dois tomaram a decisão de praticar o atentado por estarem “impossibilitados de trabalhar” devido as restrições impostas pelo prefeito.

Fonte: Polícia Civil investiga disparo de rojões dentro da casa do prefeito de Amparo | Campinas e Região | G1 (globo.com)

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias