Conecte-se conosco

Jaguariúna

Alunos do CNA Jaguariúna vivenciam experiência internacional

Publicados

em

Falar um segundo idioma proporcionou aos jovens a oportunidade de interação com a cultura de outros países

O intercâmbio pode ser uma abertura de horizontes, uma ponte para fazer novas amizades, conhecer novas culturas, estilos de vidas, rever valores, aprender sobre respeito mútuo entre as diferentes nações do mundo. Mas para isso é primordial se comunicar, e aprender uma nova língua é se inserir em uma nova cultura e esse processo ajuda a entender melhor as atitudes e comportamentos dos outros sob uma nova perspectiva.

E foi exatamente por falar um segundo idioma, no caso o inglês, que dois alunos do CNA Jaguariúna tiveram a oportunidade de estabelecer esse contato com culturas de outros países.

Mateus Amorim, de 27 anos, foi aluno CNA JAGUARIUNA há alguns anos no curso de inglês. E hoje vive e trabalha em Chicago/IL nos EUA. “Para suas atividades lá ele viu que necessitava do espanhol, e valendo-se das facilidades do projeto CNA CONECTA, ele se matriculou conosco e hoje é nosso aluno de espanhol, estudando on line, ao vivo, no CNA LIVE CLASS, fazendo o curso do conforto de sua casa, em Chicago”, comenta Fernando Azevedo, diretor do CNA Jaguariúna.

Tudo é possível devido a quebra de barreiras que existem com a tecnologia. “E inclusive o Material Didático para o curso, ele recebeu todo em um PDF exclusivo para ele, com senha e tudo. É o CNA atuando em prol de seus alunos com toda a tecnologia disponível. E agora o aluno pode estar na sua casa em Jaguariúna ou em qualquer lugar do mundo. Inclusive em Chicago”, reforça Fernando.

SPEAKING EXCHANGE
Outra oportunidade de contato com pessoas estrangeiras foi vivenciada pelo aluno Ian Cavalcante Cazarotto, de 19 anos, do Master 1 do CNA Jaguariúna. Recentemente ele praticou inglês, na segurança da própria casa, através do ‘Speaking Exchange’, que é um programa do CNA que permite a alunos mais avançados praticarem a língua com idosos de Casas de Repouso dos EUA e Canadá.

“É um programa muito legal, que tem seu aspecto social na medida em que é um canal de comunicação para idosos, além de permitir ao nosso aluno que pratique seu nível de inglês com um nativo”, informa Fernando.

O CNA Jaguariúna, que oferece cursos de inglês e espanhol (esse somente online), atende a alunos de Serra Negra, Amparo, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse e Holambra. A unidade de Jaguariúna foi escolhida a melhor da rede CNA (que tem mais de 600 unidades espalhadas pelo Brasil), em todo o interior do estado de São Paulo em 2019.

Jaguariúna

Bolsa Trabalho dá oportunidades aos jaguariunenses

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, realizou nesta quinta-feira, 30, a assinatura dos contratos do programa Bolsa Trabalho, do Governo do Estado de São Paulo, que promove qualificação profissional com pagamento de bolsa-auxílio de R$535 por cinco meses. Ao todo 60 jaguariunenses que estavam desempregados estiveram presentes e devem começar a trabalhar na Prefeitura de Jaguariúna no dia 18 de julho.

O contrato de trabalho é de cinco meses e durante esse período os profissionais devem cumprir quatro horas diárias de serviço, quatro vezes por semana em algum órgão da Prefeitura. Além disso, uma vez por semana também farão um curso de qualificação oferecido gratuitamente. 

Essa é a terceira edição do programa Bolsa Trabalho realizada em Jaguariúna. Na primeira, no início do ano passado, foram oferecidas 20 vagas. Agora são 40 a mais.

Bolsa Trabalho
O Bolsa Trabalho tem como objetivo gerar renda, ocupação, qualificação e empregabilidade para a população mais vulnerável, com apoio das prefeituras.

Continue lendo

Jaguariúna

Balões irão colorir o céu de Jaguariúna na abertura do Festival de Férias

Publicados

em

O céu de Jaguariúna fica mais colorido neste fim de semana. No sábado, 02, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, fará abertura do Festival de Férias de Julho com balões que irão sobrevoar a cidade e DJs que devem colocar todo mundo para dançar.

Os balões ficarão reunidos no gramado do Boulevard, ao lado do Centro Cultural, antes de levantar vôo. No local, o público pode conferir de perto cada balão, como eles funcionam e tirar muitas fotos.

O agito musical começa às 15h com a apresentação da DJ Desirée Lais. No fim da tarde, às 16h30, os balões vão decolar juntos e dar uma volta por cima da cidade.

Em seguida, ás 18h, será a vez da DJ Anna Glam se apresentar e às 19h, os balões serão inflados novamente no gramado do Boulevard.

O evento é totalmente gratuito.

Continue lendo

Jaguariúna

Meio Ambiente realiza plantão gratuito para tirar dúvidas sobre cadastro

Publicados

em

A Secretaria de Meio Ambiente de Jaguariúna, por meio do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, inicia na próxima terça-feira, 05, um plantão de atendimento ao produtor rural. O objetivo é ajudar e tirar dúvidas sobre a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O trabalho será feito gratuitamente graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Mogi Mirim. Serão passadas informações especificamente aos pequenos produtores rurais do município que tenham propriedades de até 40 hectares.

Durante todo o mês de julho os atendimentos serão realizados às terças-feiras, das 08h30 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário fazer agendamento prévio pelo telefone: (19) 3867-3073.

A secretária de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, ressalta a importância desta regularização. “Nesse plantão, toda terça-feira o produtor rural receberá a ajuda necessária para entender o passo a passo do que deve ser feito. Assim, saberá quais providências devem ser tomadas para que a propriedade avance no processo de regularização ambiental”, explicou a secretária. 

PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL
O Programa de Regularização Ambiental garante ao produtor os benefícios previstos no Novo Código Florestal, para os casos com passivo ambiental.

Para ter acesso ao Programa, o produtor deve realizar as atualizações necessárias em seu cadastro, via sistema (car.agricultura.sp.gov.br), até o dia 31/12/2022.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias