Entretenimento
Abertura do 2º turno acirra disputas no Campeonato San Marino em Paulínia
Etapa 6 da competição no Kartódromo San Marino teve 80 pilotos inscritos, novas parcerias e muita adrenalina na pista
A 6ª etapa do Campeonato San Marino 2025 agitou o Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), neste sábado, 09, reunindo 80 pilotos em um grid repleto de emoção. O bom público que mais uma vez prestigiou o evento pôde acompanhar disputas intensas, com um verdadeiro show de ultrapassagens que animou a torcida do início ao fim.
A etapa – abertura do segundo turno da competição – também contou com uma atração especial: a exposição de um carro da Fórmula Vee. Pilotos e visitantes puderam conhecer de perto o monoposto e ainda se inscrever para o sorteio de um treino de 30 minutos no Autódromo ECPA, em Piracicaba (SP). O sorteio será realizado nesta terça-feira, 12 de agosto, no Instagram oficial da Fórmula Vee.
O Campeonato San Marino, chancelado e supervisionado pela FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), é a principal competição oficial de kart do interior paulista. Com motores locados pela RBC Preparações, o torneio é disputado em nove etapas divididas em dois turnos, com pontuação dobrada na Super Final.
LEIA TAMBÉM:
Estão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Super Sênior, F4 Grand Sênior, F4 Graduados, F4 Sênior, F4 60+ (todas com motores sorteados RBC), além de Iame MY Graduados e Sênior (com motores próprios).
“É gratificante ver o Campeonato San Marino crescer a cada etapa, com mais pilotos no grid, novos patrocinadores e parcerias, como a Biopetro e a Fórmula Vee, que fortalecem e agregam valor à maior competição oficial de kart do interior de São Paulo. Estamos trabalhando para fazer um campeonato cada vez melhor”, destacou Paulo Maso, da organização do campeonato.
PRÊMIOS E PATROCÍNIO
Ao final do campeonato, os participantes concorrem a prêmios como um kart Thunder zero quilômetro e vouchers de desconto para personalização de capacetes da Gandolfo Estúdio. A competição conta com patrocínio de Mega Kart, Thunder, Concept Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil, Biopetro e Gandolfo Estúdio.
Fotos: Fernando Camargo
Confira os resultados de pódio da etapa 6:
MIRIM
Posição Nome
1º Luiz Moro
2º Augusto Nogueira
3º Max Maximino
CADETE
1º João Costa
2º Francisco Hummel
3º Inácio Pereira
4º Antonio Rovai
F4 JÚNIOR
1º Renato Frota Pionti
2º Lorenzo de Castro
3º João Solis
4º Fabrício Fogaça
5º Lucas Perini
F4 GRADUADOS
1º Fred Bueno
2º Diogo Mazon
3º João Fornaro
4º Caio Murari
5º Guilherme Bailon
F4 SPRINTER
1º Lorenzo Schneider
2º Enzo Contessotto
3º Gabriel Xavier
4º Pedro Correa
5º Flavio Neto
F4 SENIOR
1º Leo Gianfagna
2º Mauricio Guzzo
3º Lucas Finger
4º Guilherme Putnoki
F4 SUPER SENIOR
1º Rodrigo De Giovanni
2º Thiago Miranda
3º Marcelo Barros
4º Daniel Berto
F4 GRAND SENIOR
1º Jozué Balarin
2º Marcos Contessotto
3º Marcelo Dias
F4 60+
1º Marcelo Pompeu
2º Paulo Rosa
3º Jayme Barbarisi
MY GRADUADOS
1º João Samur
2º Gustavo Kabbara
3º João Neves
MY SÊNIOR
1º Eduardo Werneck
2º Rafael Casale
3º Flavio Chohfi
4º João Gabriel
5º Marcelo Arruda
Fotos: Fernando Camargo
Texto: Práxis Mídia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Saúde em Ação 2026 reúne famílias em um dia de cuidado, prevenção e bem-estar em Morungaba
Morungaba realizou no sábado, 26, mais uma edição do Saúde em Ação, promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento de Saúde. Realizado na Praça João Pessoa, o evento reuniu público de diferentes idades em uma manhã dedicada à promoção da saúde, à prevenção de doenças e ao incentivo à qualidade de vida.
A programação contou com atividades para toda a família, incluindo aula de zumba, apresentação da Banda do Mosteiro e demonstrações do Departamento de Esportes, com apresentações de caratê, jiu-jitsu, muay-thai e capoeira. As ações foram realizadas de forma integrada, proporcionando momentos de informação, cuidado, lazer e incentivo à prática de atividades físicas.
LEIA TAMBÉM:
Durante o evento, a população também teve acesso a serviços e orientações de saúde, como aferição de pressão arterial, vacinação, avaliação de carteiras de vacinação, orientações de saúde, além de atividades voltadas ao público infantil, como pintura facial e pintura em cerâmica.
O Centro de Saúde contou com a programação de mutirão de Papanicolau em livre demanda e atendimento de auriculoterapia. Já o Centro de Especialidades realizou um mutirão de exames de ultrassonografia, mediante agendamento conforme a lista de espera.
O mutirão de ultrassonografia foi viabilizado por meio de emenda impositiva dos vereadores Ana Aparecida Bozzi, Eliseu Santos da Silva e Vinícius Baptista Teodoro, destinada ao custeio de exames de ultrassonografia e à realização de um mutirão de oftalmologia. A ação realizada durante o Saúde em Ação integra esse investimento na ampliação da oferta de exames à população. Nos próximos meses, novos exames de ultrassonografia serão realizados, assim como o mutirão de oftalmologia previsto na emenda.
Ao todo, o Saúde em Ação 2026 registrou 81 pessoas atendidas na triagem, 18 vacinas aplicadas e 10 carteiras de vacinação avaliadas. Também foram realizados dois exames citopatológicos e 72 exames de ultrassom. Na área de saúde bucal, foram entregues 103 kits de higiene odontológica aos participantes.
A iniciativa reforça a importância de aproximar os serviços de saúde da população e ampliar as oportunidades de prevenção e cuidado. Além dos atendimentos, o evento buscou estimular hábitos saudáveis e proporcionar informações que possam contribuir para uma melhor qualidade de vida.
A Prefeitura de Morungaba, por meio do Departamento de Saúde, agradece aos profissionais, parceiros e moradores que participaram da realização do Saúde em Ação 2026 e contribuíram para o sucesso da iniciativa.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Fórmula Vee Experience coloca participantes no comando de um carro de fórmula em Piracicaba
Evento, realizado no Autódromo ECPA, reuniu 170 participantes em uma experiência que combinou teoria, simulador, prática em pista e análise de telemetria
Sentir a emoção de pilotar um carro de automobilismo, conhecer de perto a rotina de um piloto e experimentar na prática as características de um Fórmula Vee. Essa foi a experiência proporcionada pelo Fórmula Vee Experience, realizado no último sábado (26) e no domingo (27), no Autódromo Esporte Clube Piracicabano (ECPA), em Piracicaba (SP).
Voltada tanto para pessoas que nunca haviam tido contato com um carro de fórmula quanto para pilotos que buscavam aperfeiçoar sua técnica, a iniciativa reuniu 170 participantes e ofereceu uma experiência completa de pilotagem, combinando preparação teórica, treinamento em simuladores profissionais e atividades práticas na pista.
LEIA TAMBÉM:
Com o Fórmula Vee experience, a organização atingiu o objetivo de atrair novos competidores para dois de seus campeonatos, na temporada 2027: 25 novos pilotos para a Copa Fórmula Vee-ECPA, em Piracicaba, e outros sete para o Campeonato Paulista de Fórmula Vee, com provas no Autódromo de Interlagos.
Experiência contou com instruções teóricas e práticas e agradou participantes
A programação começou com instruções sobre técnicas de pilotagem e os principais conceitos que seriam aplicados durante as atividades no autódromo. Na sequência, os participantes tiveram contato com simuladores profissionais, etapa que contribuiu para a preparação antes de assumirem o comando de um Fórmula Vee.
Já na pista, os participantes puderam vivenciar características que fazem do Fórmula Vee uma das tradicionais categorias de formação do automobilismo brasileiro, como a sensibilidade na condução, a busca pelas melhores trajetórias e a precisão nas frenagens e acelerações.
Entre os participantes estavam pilotos de kart que tiveram no Fórmula Vee o primeiro contato com um carro de competição. Foi o caso de Vitinho Mendes, que destacou as características do monoposto, após sua experiência na pista.
“Foi a primeira vez que andei em um carro de automobilismo, em um Fórmula Vee. É um carro muito gostoso de dirigir, muito na mão e bem rápido”, afirmou.
Também piloto de kart, Louis Bragato participou da experiência com o objetivo de conhecer melhor o funcionamento do carro e aproveitar a atividade como uma oportunidade de aprendizado.
“Estou muito feliz de estar aqui. Para mim, já é uma vitória ter a oportunidade de pilotar esse carro. Hoje vou tirar o dia para entender como o carro funciona, como são as trocas de marcha e quais os pontos de frenagem da pista”, disse Bragato.
A experiência também contou com análise de telemetria após as atividades de pista. Por meio dos dados coletados durante a pilotagem, os participantes puderam identificar pontos de desempenho e compreender melhor aspectos que podem ser aprimorados na condução de um carro de fórmula.
Para o organizador e sócio da categoria, João Pedro Morato, a realização do evento cumpriu a proposta de aproximar novos públicos do automobilismo e, ao mesmo tempo, oferecer uma ferramenta de desenvolvimento para quem já possui experiência.
“Queremos proporcionar uma experiência completa para quem sempre teve vontade de pilotar um carro de fórmula, mas nunca teve a oportunidade, e também para aqueles que já têm experiência e querem aprimorar sua técnica. O objetivo é aproximar as pessoas do automobilismo de uma maneira segura, orientada e muito prática, permitindo que o participante não apenas pilote, mas também entenda melhor tudo o que envolve a preparação e o desenvolvimento de um piloto”, destaca.
Ao final das atividades, os participantes receberam certificado referente às horas de prática realizadas no Fórmula Vee Experience.
A iniciativa reforça a proposta da Fórmula Vee de ampliar o contato do público com o automobilismo e apresentar, de forma prática e orientada, a experiência de conduzir um carro de fórmula em um ambiente de pista.
Texto: Práxis Mídia e Conteúdo
Fotos: CleevStudio
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Entretenimento
Campeonato San Marino realiza penúltima etapa com disputas por títulos ainda abertas
9ª rodada será disputada neste sábado, em Paulínia, e antecede a Super Final, que terá pontuação dobrada
O Campeonato San Marino de Kart 2026 entra oficialmente em sua reta decisiva. A nona e penúltima etapa da 3ª temporada será disputada no próximo sábado, dia 3 de outubro, a partir das 9h, no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP). A maior e principal competição oficial do interior de São Paulo terá ainda a Super Final, marcada para 7 de novembro, com pontuação dobrada.
A classificação após a oitava rodada mostra um cenário com várias disputas pelo título ainda abertas, já que há 110 pontos em disputa. Na F4 Sênior, porém, Davi Pisani já assegurou o título de campeão por antecipação, com 222 pontos.
A categoria F4 Júnior apresenta um dos cenários mais movimentados da temporada. João Lucas Costa lidera com 207 pontos, mas tem apenas 16 de vantagem sobre Pedro Gasparini, que soma 191, em segundo lugar. Lucas Perini, com 189, está somente 18 pontos atrás. Na sequência aparecem Felipe Luco (171), Leo Weyler (167), Dudu Lopes (161), Du Gabbiadini (146), Fran Infanger (140) e José Henrique (126), todos ainda com chances matemáticas de conquistar o título.
A F4 Sprinter é a categoria com o maior número de pilotos ainda dentro da disputa matemática pelo título. Juliano Pinto lidera com 208 pontos, seguido por Feliphi Frois (188), Rafael Billi (176), Pedro Gava (171) e Gabriel Rigo (162). Também permanecem matematicamente na disputa Lorenzo Mazzetti (160), Hadrian Pedroso (156), Davi Silva (156), Pedro Vinicius Domingues (141), Rafael Schincariol (136) e Gustavo Bortolaci (107).
Na Mirim, a liderança é praticamente um duelo no que diz respeito à pontuação atual: Anthony Conche tem 210 pontos e Max Maximino soma 208. São apenas dois pontos de diferença e tudo pode acontecer. Yuri Tagami (184) e Noah Herman (182) também permanecem matematicamente na briga, enquanto Augusto Nogueira, com 112, está 98 pontos atrás e completa o grupo de cinco pilotos que ainda podem chegar ao título.
Na Cadete, o cenário também é de proximidade na ponta. Luiz Moro lidera com 216 pontos, seguido por Inácio Lopes, com 210, em segundo. Joaquim Davo, com 191; Michel Casseb, com 175, e Vicente Garrido, com 114 pontos, completam o grupo de pilotos ainda matematicamente vivos na disputa.
LEIA TAMBÉM:
Na F4 Super Sênior, Maurício Guzzo soma 213 pontos e tem 71 de vantagem sobre Rodrigo De Giovanni, que aparece com 142, em segundo lugar. Renê Rocha, com 128, está 85 pontos atrás do líder e também permanece matematicamente na disputa.
Na F4 Grand Super Sênior, Gustavo Mattedi lidera com 201 pontos, mas a vantagem para Marcelo Arruda é de 53 pontos, já que o vice-líder tem 148 e continua no páreo.
Na F4 60+, Paulo Rosa lidera com 211 pontos, contra 148 de Adilson Alencar. A diferença é de 63 pontos e a disputa segue aberta.
Apoio
O Campeonato San Marino conta com o patrocínio de: Hotel Ibis Paulínia, Família Davo Hotel e Vinícola, Sicredi, Mega Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio.
A competição tem vistoria e diretores de prova da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), motores RBC lacrados e sorteados, transmissão ao vivo no YouTube do kartódromo de todas as etapas, cobertura fotográfica profissional e divulgação na imprensa especializada e regional.
Serviço
Campeonato San Marino de Kart 2026 — 9ª etapa
Data: sábado, 3 de outubro
Horário: a partir das 9h
Local: Kartódromo Internacional San Marino
Endereço: Rua Armando Botasso, 1.200, Betel, Paulínia (SP)
Entrada: gratuita
Estacionamento: gratuito
Super Final: 7 de novembro, com pontuação dobrada.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2057
-
Brasil1 semana atrásEleições 2026: presidente do TRE-SP reforça ordem de votação dos cargos, uso da colinha e proibição do celular nas urnas
-
Entretenimento1 semana atrásFórmula Vee Brasil ganha nova gestão e sede em Piracicaba
-
Artur Nogueira1 semana atrásPrefeitura alinha ações para ampliar atendimento no Conjunto Habitacional Artur Nogueira C
-
Pedreira1 semana atrás47º Passeio Ecológico, Ciclístico e Pedestre da PRENAT Independente é realizado em Pedreira
-
Campinas3 dias atrásESFERA Summit Brasil reúne Marcelo Tas, Gabriela Prioli, Antônio Tabet e nomes renomados da comunicação, em Campinas
-
Jaguariúna5 dias atrásMariana Fagundes estreia em Jaguariúna com arena lotada
-
Jaguariúna1 semana atrás‘Café com Viola’ acontece neste domingo na Estação de Guedes


