Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Abertas as inscrições para 2° “Kit Merenda Escolar” em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Inscrições devem ser feitas entre os dias 15 a 20 de abril, pelo e-mail da escola ou presencialmente

As inscrições para o 2° “Kit Merenda Escolar” se iniciam nesta quinta-feira, 15, em Artur Nogueira. O kit será entregue em maio e conta com itens básicos, além de outros perecíveis como frutas e legumes. A iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação.

As inscrições devem ser feitas entre os dias 15 a 20 de abril, pelo e-mail da escola ou presencialmente. Os pais ou responsáveis são orientados pelos professores sobre o endereço de e-mail, bem como o telefone da unidade escolar onde os filhos estudam.

De acordo com a pasta, a ação é voltada para todos os alunos da rede municipal de ensino, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade, que tiveram a renda afetada em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Entre os dias 30 e 31 de março, foram entregues os kits referentes ao meses de fevereiro e março. As cestas eram formadas por arroz, feijão, leite em pó, fubá, ovos, pão, biscoito, macarrão, óleo, além de verduras e legumes. Para o próximo kit, referente aos meses de abril e maio, a Secretaria de Educação promete novidades, tais como frango e abacaxi.

Vale destacar que a retirada do kit-Merenda só será possível após a realização da inscrição, durante o período citada acima. A solicitação prévia é necessária para que não haja perda dos alimentos. Já a data de entrega será noticiada em breve, pelos canais oficias de comunicação da Prefeitura.

Continue lendo

Artur Nogueira

Semana da Enfermagem em Artur Nogueira destaca trabalho de profissionais na pandemia

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Enfermeiros, técnicos e auxiliares serão homenageados e receberão consultas psicológicas e palestras on-line gratuitas

Em comemoração a Semana de Enfermagem, comemorada anualmente entre os dias 12 a 20 de maio, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, e com apoio da secretaria de Cultura, promove palestras, consultas psicológicas e homenagens aos profissionais da área. Com o tema, “Cuidando de Quem Cuida”, a programação destaca o excelente trabalho desempenhado na pandemia e reforçará os serviços psicológicos oferecidos pela Prefeitura de Artur Nogueira e que podem ser usufruídos por esses profissionais.

Na sexta-feira, 14, esses funcionários serão homenageados em cerimônia restrita, seguindo todos as medidas de segurança. Ao longo da semana, serão disponibilizados agendamento para atendimento psicológico, com consultas dirigidas por uma psicóloga voluntária. Já na próxima quarta-feira, 19, será ministrada uma palestra on-line, em que serão oferecidas 20 vagas para tratamento de auto-cuidado.

“Essa semana servirá para lembrar que mesmo diante do triste cenário da pandemia, esses profissionais estão presentes garantindo uma assistência com qualidade. Além da homenagem, a semana terá o objetivo de resgatar os atendimentos de psicólogas que atuam no CAPS, pela Prefeitura, e oferecer apoio psicológico aos profissionais, pois muitos estão adoecendo psicologicamente devido ao triste cenário”, destaca a coordenadora técnica de Saúde, Fabiana Rosa do Nascimento.

Atualmente, Artur Nogueira conta com cerca de 150 funcionários da área da enfermagem, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. Os profissionais atuam na Atenção básica, Pronto-Socorro, CAPS, Medicina do trabalho, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, ala Covid, Especialidades e 192.

A secretária de Saúde do município, Vilma Sia, destaca a importância desses profissionais para o município. “Essa semana pretende homenagear todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares por toda dedicação ao realizar cuidados com os pacientes que chegam nas unidades enfermos. Na área da Saúde, a gente aprende que enfermagem não é apenas uma área de atuação, mais também uma arte, movida pela sensibilidade em perceber, acalmar e cuidar do outro”.

Semana da enfermagem
ia 12 de maio, comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro, em referência a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Já no Brasil, além do dia do enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40 em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Anna Nery, enfermeira brasileira e primeira enfermeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A profissão tem sua origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência à quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficiente. Durante séculos a Enfermagem forma profissionais em todo o mundo comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Foto: Miguel Schaincariol

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Imunização ocorre sistema drive-thru e no Espaço Mãe e Filho, das 9h às 11h e das 13h às 14h, nesta quarta e quinta-feira, dias 12 e 13

Artur Nogueira conta com tenda drive-thru para a aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para as pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos nesta quarta, 12, e quinta-feira,13. Para comprovar as doenças pré-existentes, será necessário apresentar carta médica e/ou exames e receitas. Serão vacinados somente aqueles que possuem comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (veja lista abaixo).

As vacinas também estarão disponíveis para a 1ª dose dos idosos maiores de 60 anos que ainda não se imunizaram. A Secretaria de Saúde do município orienta que, antes da aplicação da dose nas salas de vacina ou no sistema drive-thru, o munícipe realize um pré-cadastro, junto ao site Vacina Já, a fim de acelerar o processo da imunização.

A aplicação dentro do carro acontece das 9h às 11h e das 13h às 14h, em uma tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti, no Jardim Conservani. As doses contra o coronavírus também estarão disponíveis para essa população na sala de vacina do Espaço Mãe e Filho, a partir de quarta-feira, 12, das 9h às 11h e das 13h às 14h, e mediante agendamento.

COMORBIDADES RECONHECIDAS

  • Insuficiência cardíaca
  • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
  • Cardiopatia hipertensiva
  • Síndrome coronariana
  • Valvopatias
  • Miocardiopatias e pericardopatias
  • Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
  • Arritmias cardíacas
  • Cardiopatias congênitas no adulto
  • Próteses valvares e dispositivos cardíaco implantados
  • Diabetes mellitus
  • Pneumopatias crônicas graves
  • Hipertensão arterial resistente
  • Hipertensão artéria estágio 3
  • Hipertensão artéria estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo
  • Doença cerebrovascular
  • Doença renal crônica
  • Imunossuprimidos
  • Anemia falciforme
  • Obesidade mórbida
  • Cirrose hepática
  • HIV

AGENDAMENTO E PRÉ-CADASTRO

Para receber a vacina no sistema drive-thru ou a aplicação da 2ª dose, não é necessário agendamento. No entanto, a aplicação da 1ª dose nas salas de vacina requer agendamento prévio, que pode ser realizado pelos telefones da Unidade Básica de Saúde (UBS) Terezinha Vicensotti (3877-2146) e Espaço Mãe e Filho (3877-3751).

Uma vez feito, o pré-cadastro no site Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/) garante uma economia de até 90% no atendimento de cada pessoa apta a se vacinar. O preenchimento do formulário não é obrigatório e não funciona como agendamento, mas contribui para evitar filas nos postos de vacinação.

No dia da vacina, além dos comprovantes das comorbidades, se fará necessária a apresentação do Registro Geral (RG), comprovante de residência, CPF, e, principalmente, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Continue lendo

Artur Nogueira

Atleta nogueirense conquista faixa preta pela Confederação Brasileira de Judô

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Nos tatames desde 2013, Lucas Brito acumula diversos títulos na categoria e tenta conquistar uma vaga nas Olimpíadas de 2024

O judoca Lucas Brito, de Artur Nogueira, foi promovido para faixa preta pela Confederação Brasileira de Judô, através da Federação Mineira, nesta segunda-feira, 10. O jovem de 21 anos iniciou sua jornada nos tatames em 2013, por meio do projeto Judô Esporte Social, realizado pela Secretaria de Esportes de Artur Nogueira.

Em 2016, o atleta foi selecionado para fazer parte do Centro de Excelência de Judô do Estado de São Paulo e passou a treinar no Ginásio do Ibirapuera, na capital Paulista. Em 2020, foi contratado pelo Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, equipe a qual defende atualmente.

A faixa preta, segundo Brito, é fruto de muito esforço e dedicação. “Apesar de nunca ter ostentado a faixa preta, sabia que trabalhando duro e treinando bastante isso aconteceria naturalmente. Ser faixa preta é uma grande responsabilidade, dentro e fora dos tatames e farei o meu melhor para cumprir com essa responsabilidade”, comenta.

Ele agradece a todos que colaboraram com a conquista. “Gostaria de agradecer de uma forma geral a todos que sempre torcem por mim, em especial a todos os nogueirenses, minha família, meus companheiros de treino e ao sensei Fúlvio Miyata”, completa o atleta.

O prefeito Lucas Sia (PSD) comemora junto ao atleta. “Lucas é um grande orgulho para Artur Nogueira. Temos sorte de ter atletas tão comprometidos como ele, e que levam o nome da cidade longe. Enquanto vereador, sempre defendi a importância do esporte na formação de nossos jovens, e continuarei lutando por isso, afinal, o acesso às praticas esportivas é um direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, pontua Sia.

Títulos
Ao longo de sua jornada, Lucas Brito colecionou títulos que o coloca entre os maiores atletas de Artur Nogueira. Em seu currículo acumula: tri-campeão da Copa São Paulo, campeão paulista, campeão brasileiro estudantil, campeão da Taça Brasil, campeão brasileiro, campeão panamericano, vice-campeão sulamericano, 3º colocado no Circuito Europeu na Alemanha, entre outros.

O professor do projeto Judô Esporte Social, Rodolpho Lavoura, destaca o desempenho de Britto até alcançar a faixa preta. “Ser um faixa preta, na sua essência, dentro e fora dos tatames, não é pra qualquer um. Lucas Brito merece muito essa graduação. Além de um grande atleta, é uma pessoa maravilhosa. Cativa a todos com sua humildade e simplicidade. Quem o conhece sabe das dificuldades que enfrentou para chegar aonde chegou. Também é uma grande referência a muitas crianças e jovens que aprenderam com ele a sonhar, superar as dificuldades e buscar seus sonhos”, comenta.

Olímpiadas
Esse ano os Jogos Olímpicos acontece em Tóquio, mas a próxima edição já está marcada e será sediada em Paris. Brito sonha em conquistar uma vaga até lá. “Participar dos Jogos Olímpicos seria a realização de minha vida. Conquistar uma medalha em Paris é hoje meu maior sonho. Hoje estou comemorando a nova faixa, mas amanhã cedinho estarei treinando com meus companheiros para buscar essa oportunidade e honrar meu país e orgulhar meus amigos e minha família”, completa Lucas.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias