Conecte-se conosco

Holambra

Cresce o número de mulheres na produção de flores e plantas ornamentais

Publicados

em

Criatividade, dedicação e cooperativismo destacam a mão de obra feminina que vem ganhando espaço e protagonismo em várias funções dentro do setor

O crescimento da participação das mulheres no setor de produção de flores, segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR) tem sido satisfatório. A inserção de mulheres cresce de forma acentuada nos campos, nas estufas, plantando, cuidando e colhendo as flores.

Estima-se que o contingente feminino ultrapasse os 48% da mão de obra. Elas são as protagonistas também na linha de frente. Comercializando e embalando as mais diferentes espécies, agregando valores e serviços aos mercados de paisagismo e decoração. O mercado se expande e torna-se mais exigente e os clientes querem inovações.

Por terem maior afinidade com as flores – inclusive na produção – as mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço, pela dedicação, pois entregam-se ao trabalho, com profissionalismo, delicadeza, paciência, perfeccionismo e capricho. Em uma das últimas pesquisas, essas trabalhadoras atuavam em: 36,37% diretamente na produção, 3,9% na distribuição, 55,87% na comercialização e 3,8% em outras funções.

LEIA TAMBÉM:

O setor de Flores e Plantas Ornamentais gera 272.000 empregos diretos, representando 1,17% das vagas geradas pelo agronegócio brasileiro (CEPEA/ESALQ/USP), sendo o setor que mais contrata mulheres no segmento, com uma média de quase 50% de empregabilidade feminina, chegando a 63%, dependendo da região.

Este setor, apesar de contar com a presença majoritariamente masculina, tem sido enriquecido por mulheres que também têm propriedades rurais como berço. O número de propriedades agrícolas administradas por mulheres no Brasil mostra muito do trabalho feminino no campo: são 30 milhões de hectares, ou seja, 21%.

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) traz que: 59,2% das mulheres são proprietárias ou sócias, 30,5% fazem parte da diretoria e atuam como gerentes, administradoras ou coordenadoras e 10,4% são funcionárias ou colaboradoras.

Andreia Tamiris Cosi Andrade sempre ajudou no negócio da família. O pai e o avô iniciaram a produção de violetas próximo ao ano de seu nascimento. Não demorou muito para que ela começasse a acompanhar os projetos, os sonhos e o trabalho na estufa. Mesmo crescendo nesse meio, cursou a Faculdade de Psicologia, mas em 2018 entrou como sócia do pai e proprietária da “Giardino di Cosi”.

LEIA TAMBÉM:

Segundo a produtora de plantas pendentes como Jiboias Verdes, Philodendrons e Samambaia, não foi tarefa fácil, já que a família já havia consolidado o nome no mercado, então a responsabilidade em manter a qualidade dos produtos era maior. “Eu era jovem, mulher. Então eu tive que me posicionar para conquistar o meu espaço. Eu acho que uma das coisas que fez com que eu conseguisse me estabelecer foi sempre a força de vontade, dando a cara para bater, se posicionando, se apresentando”.

Já Maria Adriana Nyssen Liebe iniciou no setor quando tinha apenas 18 anos, após trocar o curso de Contabilidade pelo de Técnico Agrícola. Com ajuda do pai, montou sua primeira estufa em campos de Holambra. Hoje, com 61 anos, a produtora de azaleias, palmeiras e plantas ornamentais de grande porte, continua a gerenciar seu negócio, agora ao lado das duas filhas, que também trabalham na empresa Liebe Plantas. “Uma estudou agronomia e é responsável pela parte do campo, a outra se formou em administração e cuida da parte logística, vendas e recursos humanos”, explicou a empresária.

A Cooperativa Veiling Holambra tem cerca de 28% de mulheres associadas, que integram o Comitê de Mulheres Cooperativistas, criado em 2019, mas instalado oficialmente em 8 de março de 2021. A produtora Andreia participou do início da criação da Comissão de Mulheres Cooperativistas do Veiling em 2021, que tem como objetivo criar um espaço de troca de desenvolvimento, de crescimento para as mulheres através de palestras, reuniões, cursos, entre outras ações. Um espaço que permite que as mulheres se firmem mais no mercado. “A mulher sendo mais participativa, não tem nada a ver com ocupar o espaço de alguém, mas sim de somar”.

Segundo dados do Anuário do Cooperativismo 2023, feito pelo Sistema OCB, houve um
crescimento da participação feminina no cooperativismo em 2022, com as mulheres representando 41%, dos mais de 20 milhões de cooperados no Brasil. Em 2020 e 2021, esse percentual permaneceu estável em 40%. Em 2021, 20% dos dirigentes de cooperativas eram mulheres. Em 2022, esse número subiu para 22%, de acordo com o MundoCoop.

As que estão no Comitê acreditam que erigiram alicerces sólidos e naturais de ocupação de espaços. Tanto que muitas associadas hoje ocupam cargos de decisão. Anos atrás as mulheres tinham papéis secundários. Mas hoje, a realidade é outra. Elas estudaram, se capacitaram para se tornarem protagonistas. E isso é verificado em vários cargos e muitas até assumiram a condução do próprio negócio, no Sítio, na Fazenda ou liderando os setores comerciais e operacionais. Deram à atividade uma grande relevância econômica.

Na COOPERFLORA, 30,48% do total de produtores são mulheres. Em dezembro de 2023, registravam-se 148 colaboradores, sendo 42% mulheres, e deste índice, 39% de liderança feminina. Dentro do agronegócio, os segmentos de flores e paisagismo ornamental são os que mais empregam mulheres.

A produtora Maria acredita que não encontrou tantos problemas ao se inserir no mercado, pois o cultivo de flores também é delicado e sempre teve bastante mão de obra feminina em sua empresa. “Eu contratava mulheres para trabalhar comigo. O quadro funcional era composto aproximadamente de 80% de mulheres e 20% de homens. Hoje essa estruturação é de 70% de mulheres e 30% de homens”.

Com persistência e muita determinação, as mulheres do agro romperam diversas barreiras de preconceitos e estereótipos, demonstrando que são capazes e eficientes nos cargos de gestão, operacionais ou naqueles consagradamente, tidos como masculinos. Há muitas histórias de coragem, pioneirismo, perseverança e criatividade, que dão vida aos índices desta crescente etapa de superação. Para as mulheres que trabalham no setor, Andréia destaca: “acredite que você faz a diferença, e que é importante. Tudo aquilo que deseja, conquistará, pois está pondo a mão, está se colocando a frente e fazendo. O resultado é que cada ação posta em prática, fará diferença na vida de alguém”.

Por sua vez, Maria Adriana enfatiza:” Façam o que amam para receber aquilo que agrega a vida e a vida de todas. Que uma flor sempre é um presente de simbologia, de carinho, de amor. Eu acredito que elas fazendo o que amam, receberão em dobro”.

Além deste gigantesco trabalho no campo ou em outras atividades ligadas ao agronegócio, há de se lembrar que grande parte destas mulheres realiza ainda os trabalhos domésticos (cuidando da casa, dos filhos e marido), duplicando a jornada do dia a dia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Holambra

CAPS de Holambra passa a oferecer Grupo Terapêutico de Tabagismo

Publicados

em

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Holambra passa a oferecer a partir do dia 29 de maio, quarta-feira, mais uma oficina terapêutica gratuita: a de tabagismo. A atividade, em grupo, terá duração de 1 hora e será realizada quinzenalmente. Para participar basta ir até o local e fazer a inscrição. A iniciativa faz parte das ações do município para o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.  

“Qualquer morador de Holambra que esteja interessado em parar de fumar pode participar do grupo”, explicou o coordenador do CAPS, Astério Filho, que é assistente social. “Durante a terapia abordaremos como o tabaco prejudica a saúde, quais são os principais obstáculos para deixar o vício e os benefícios obtidos a partir disso”.

LEIA TAMBÉM:

CAPS de Holambra
São oferecidos no CAPS de Holambra atendimentos com equipe multidisciplinar composta por psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiro e assistente social, desde o acolhimento básico até o encaminhamento para a internação para pessoas com transtornos mentais, dependentes químicos, álcool e em situação de rua.

De acordo com o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias, os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da cidade realizam o encaminhamento para atendimento no local ou os pacientes podem procurar diretamente o espaço em busca de orientações e acolhimento.

A unidade fica na Rua das Camélias, 298, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone para informações é o (19) 3802-7976.

Grupos Terapêuticos:

Segundas-feiras:

Tema: Dependência em Escuta
Horário: 11h às 12h30
Maria Luiza Gioia – Psicóloga

Tema: Oficina Arteterapia
Horários: 8h às 9h30 e 14h às 15h30 (Adultos e Terceira Idade)
Katia Hardt-Terapeuta

Terças-feiras:

Tema: Estimulação Cognitiva
Horário: 9h às 10h
Eda Kowalesy – Psicóloga

Tema: Prevenção da Autoagressividade
Horário:13h30 às 14h30
Mariana Strassa Miranda – Terapeuta Ocupacional

Quartas-feiras:

Tema: Terapia para Mulheres
Horário: 13h às 14h
Rita Rafacho – Psicóloga

Tema: Combate ao tabagismo
Horário: 13h às 14h
Jackelline Dias Santos – Enfermeira

Tema: Oficina Arteterapia
Horários: 8h às 9h30 (Adultos e Terceira Idade) e 10h30 às 12h (Crianças e Adolescentes)
Katia Hardt- Terapeuta

Quintas-feiras:

Tema: Oficina da Beleza e Inclusão Social
Horário: 10h às 11h30
Astério Filho – Coordenador do CAPS e Assistente Social

Tema: Oficina Arteterapia
Horários: 8h às 9h30(Crianças e Adolescentes) e 10h30 às 12h (Adultos e Terceira Idade)
Katia Hardt – Terapeuta  

Tema: Ansiedade Saudável
Horário: 13h30 às 15h
João Mário da Silva – Psicólogo

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra realiza Dia D de vacinação contra a gripe e a dengue neste domingo

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá realizar neste domingo, 19, o Dia D de Vacinação contra a dengue e contra o vírus Influenza, causador da gripe. O atendimento irá ocorrer entre 8h e 15h nas unidades do Santa Margarida e Imigrantes.

LEIA TAMBÉM:

Poderão ser imunizados, no caso da dengue, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. O antígeno da gripe será distribuído para moradores a partir de 6 meses.

É necessário apresentar o CPF, indicar o número do Cartão SUS e caderneta de vacinação para receber as doses. “A ação, realizada em um domingo facilita para quem não tem condições de ir até uma unidade durante a semana. É fundamental que as pessoas atendam nosso chamado e procurem as unidades para que possam se proteger”, explica o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Holambra

Holambra realiza Dia D de vacinação contra a gripe e a dengue neste domingo

Publicados

em

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra irá realizar neste domingo, 19, o Dia D de Vacinação contra a dengue e contra o vírus Influenza, causador da gripe. O atendimento irá ocorrer entre 8h e 15h nas unidades do Santa Margarida e Imigrantes. Poderão ser imunizados, no caso da dengue, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Podem receber o antígeno contra a gripe, moradores a partir de 6 meses.

LEIA TAMBÉM:

“É necessário apresentar o CPF e indicar o número do Cartão SUS para receber as doses. No caso das crianças e adolescentes é importante também levar a caderneta de vacinação, explicou o diretor municipal de Saúde, Valmir Marcelo Iglecias. “A ação, realizada em um domingo facilita para quem não tem condições de ir até uma unidade durante a semana. É fundamental que as pessoas atendam nosso chamado e procurem as unidades para que possam se proteger”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias