Conecte-se conosco

Jaguariúna

Julho de 2022 é tão seco quanto o de 2017

Publicados

em

Não houve registro significativo na estação meteorológica este mês

Nesta sexta-feira, 29, por volta das 11h as nuvens tomaram conta e a queda de temperatura prevista para o fim de julho começou. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, as mínimas vão descer até 9ºC em Campinas neste fim de semana, mas chuva nada.

A causa é uma massa de ar mais gelado que acompanha a frente fria que chega pelo litoral do estado. Há uma previsão de chuva pontual, mas a chance é bem baixa, segundo a meteorologista do Cepagri Ana Ávila.

“A frente fria está sobre o estado de São Paulo e vai influenciar principalmente a faixa leste, litoral. Aqui para nós, são muito pequenas as chances de chuvas. Os ventos soprarão com intensidade moderada em alguns momentos, até fortes, algumas rajadas. Com isso, pode haver o transporte de umidade com possibilidade de chuvas, mesmo assim são chances de apenas 40%”, explica Ana.

Não houve registro significativo na estação meteorológica este mês. A média esperada é de 40,4mm, e não saímos de 0mm. O último ano que teve um mês de julho tão seco assim foi 2017.

2022: 0mm
2021: 26,4mm
2020: 7,4mm
2019: 48,8mm
2018: 2,3mm
2017: 0mm

Julho foi marcado pelo calor atípico para esta época do ano, e o mês foi o mais quente em 30 anos, segundo o Cepagri, desde o início da série histórica. O dia em que os termômetros mais subiram foram 17, com o registro de 30,3ºC.

Já em 2021, o fim de julho teve recorde de frio no século com 3,5ºC e sensação térmica de 0ºC. Era uma massa de ar de origem polar, e teve até geada.

Reuso de água
Com a falta de chuva, de acordo com o Diretor de Desenvolvimento de Negócios no Grupo Opersan, Diogo Taranto, seria inteligente por parte das indústrias adotarem o sistema de reuso de água. “A água retirada de uma estação de tratamento, que serve de abastecimento, deveria ser prioritariamente para a população e não indústria”, argumenta. Ele ainda sustenta que a iniciativa poderia partir da administração municipal por meio de políticas de incentivo, como a isenção tributária por exemplo.

“Jaguariúna está posicionada dentro de aquíferos. Você pode buscar água de fontes alternativas em poços profundos, por exemplo. Então assim é possível estimular outras fontes alternativas de água”, diz Diogo. “Dependendo do tipo de indústria e consumo de água, o reuso pode diminuir até 60% na conta”.

Ou seja, o reuso gera economia e levanta a imagem distinta de uma empresa de sustentabilidade. “A Opersan tem disponibilidade de investimento, operacional e tecnológico para oferecer para o âmbito industrial/privado de Jaguariúna a possibilidade do consumo de água alternativo”, finaliza.

Painel de Saneamento Básico
De acordo com o Painel de Saneamento do Brasil, Jaguariúna, com seus 58.722 moradores, de acordo com o IBGE/2020, tem apenas 2,9% deste número sem acesso à água e 4,8% sem coleta de esgoto. “Comparado isso a nível Brasil, percebe que Jaguariúna está bem avançada. Coleta e tratamento de esgoto não é um problema público, mas quando você olha o âmbito industrial você vê carências. Carência em melhores tecnologias e controles de escassez”.

Grupo Opersan
Com mais de 30 anos de experiência em projetos ambientais, o Grupo Opersan atua com foco em gestão de águas e efluentes para o mercado corporativo. Oferecemos soluções integradas, eficientes e economicamente vantajosas através de modelos de negócios OnSite, que incluem desde a elaboração de projetos, construção e operação de sistemas de tratamento de águas e efluentes nas unidades de nossos clientes, e OffSite quando recebemos os efluentes através de caminhões ou tubulações para tratamento em nossas unidades, onde são analisados, armazenados e tratados, conforme as leis e exigências ambientais.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Luta contra as Hepatites
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. 

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inicia nebulização casa a casa contra a dengue

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou nesta segunda-feira, 06, a nebulização casa a casa contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. O serviço será realizado até as 16h de hoje nas residências do bairro Cruzeiro do Sul. Os demais bairros a serem visitados serão definidos de acordo com o maior número de casos de dengue notificados.  

LEIA TAMBÉM:

Segundo a secretaria, além do controle químico realizado através da aplicação de inseticida, haverá também o controle mecânico, que é a retirada ou manuseio de recipientes que podem servir de criadouros do mosquito.A nebulização casa a casa ou costal complementa o trabalho de prevenção à doença, também realizado por meio do chamado fumacê, que abrange toda a cidade e é feito com a aplicação do inseticida nas ruas.

O trabalho casa a casa é focado nos locais de maior incidência de dengue. Durante a nebulização, os moradores devem manter abertas as portas, janelas e cortinas das residências para facilitar a entrada do produto. A Secretaria de Saúde ressalta que a nebulização só combate o mosquito na fase adulta. Assim, continua sendo muito importante a ajuda da população para eliminar todos os criadouros do mosquito, evitando manter locais com água parada dentro das casas.

Recomendações durante a nebulização

  • Abra todas as portas e janelas para facilitar a entrada do produto e eliminar os mosquitos;

  • Guarde em lugar fechado e/ou mantenha cobertos: alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos;

  • Retire ou mantenha levantadas: roupas de cama e toalhas de mesa;

  • Durante a aplicação do inseticida, permaneça na calçada com as crianças e os animais domésticos, só retornando 30 minutos após o término da aplicação do inseticida.

  • Se na sua casa houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo até 30 minutos depois do final da aplicação.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna arrecada doações para o RS

Publicados

em

Governo do RS decretou estado de emergência e sociedade civil tenta ajudar como pode

Diante da situação que atinge quase 400 cidades do Rio Grande do Sul e milhares de pessoas, a sociedade civil de Jaguariúna está se mobilizando para arrecadar doações e ajudar quem mais precisa. As maiores urgências neste momento são produtos de higiene, alimentos prontos para consumo, roupas e calçados, pois muitas famílias saíram às pressas de casa somente com a roupa do corpo.

Outros itens importantes como cobertores, água potável, colchões e roupas de cama também são necessários, além de voluntários. Também é possível ajudar com valores em dinheiro para (55) 99651-4837 (Maria Eduarda Coradini) aluna da Unifaj que está empenhada com um grupo de alunos na ação solidária. Os valores serão utilizados para a compra dos donativos.

  • Há alguns pontos de arrecadação das doações na cidade. Confira:
  • Restaurante – Na Lenha Steak House – Av. dos Ipês, nº 1690
  • NUCA – Campus II da Unifaj
  • Paradeiro 19 – Beach Tennis
  • Templo Casa dos Orixás

Situação
Na manhã desta segunda-feira, 06, o número de mortos em razão dos temporais no RS subiu para 83, de acordo com o boletim da Defesa Civil. São investigadas outras 4 mortes. Além disso, há 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas.

Conforme o levantamento da Defesa Civil, são 141,3 mil pessoas fora de casa, sendo 19,3 mil em abrigos e 121,9 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 345 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 850 mil pessoas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza 3ª fase do Programa “Saúde na Escola”

Publicados

em

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizou nesta semana a terceira fase do Programa Saúde na Escola, que oferece atendimento oftalmológico gratuito a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um total de 107 crianças, que precisam usar óculos de grau, puderam escolher as armações durante encontro realizado no Boulevard do Centro Cultural, na quinta-feira, 02.

Segundo a secretaria, na primeira fase do programa, onde foi verificada a acuidade visual dos alunos, cerca de 3 mil crianças passaram por atendimento oftalmológico. Depois, na segunda fase, foram realizadas 423 consultas com especialistas em oftalmologia. Na quarta fase, será realizada a entrega dos óculos prontos.

O programa oferece atendimento oftalmológico especializado a todas as crianças do Ensino Fundamental regularmente matriculadas do 1º ao 5º anos da rede pública de ensino do município, com faixa etária entre 6 e 11 anos.

LEIA TAMBÉM:

“Ao ser identificada qualquer alteração, é agendada consulta médica oftalmológica no Centro de Especialidades, com profissional dedicado exclusivamente a esse projeto e ao atendimento das crianças”, informa a secretaria.

Durante as consultas oftalmológicas, foram oferecidos procedimentos de biomicroscopia de fundo de olho, fundoscopia, potencial de acuidade visual, teste de visão de cores, aplicação de medicamentos (colírio) e tonometria (exame que mede a pressão interna dos olhos).

Implantado em 2022, o Saúde na Escola extrapola o atendimento na unidade de saúde e vai para as escolas da rede do município, em consonância com a Educação de Jaguariúna. Também é realizada uma série de ações relacionadas à saúde dos alunos, como vacinação, encaminhamentos para fonoaudiologia e pediatria, palestras educativas sobre dengue, entre outras.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias