Pedreira
Teleférico de Pedreira deve ser reinaugurado esse ano

Além dessa reforma, o Complexo Turístico do Morro do Cristo ganhará diversas novas atrações turísticas para os visitantes da cidade
Após quase 20 anos desativados, a revitalização do teleférico e também das outras atrações turísticas do Morro do Cristo na cidade de Pedreira entrou na fase dos procedimentos finais para sua reinauguração. Todos os recursos para essas reformas foram levantados através da parceria do governo do município com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, a DADETUR. Para a reestruturação completa do complexo foram gastos aproximadamente R$1,5 milhão.
A elaboração de todo o diagnóstico e a formação de uma equipe multidisciplinar, com profissionais de diversas áreas para desenvolver um plano funcional, sustentável, seguro e com viabilidade de execução da proposta, foi desenvolvido pelo Grupo Eco & Eco, empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de obras em áreas ambientais.
“Foi um grande desafio fazer esse projeto, todos os equipamentos são antigos e estavam parados há muito tempo. Foi realizada uma série de modernizações para tornar a atração mais eficiente e segura para os turistas, além da manutenção para que o sistema permaneça em ótima performance por um longo tempo”, disse Wilson Miguel, gestor de Projetos de Inovação no Grupo Eco & Eco.
As etapas realizadas envolveram o processo de desmontagem do sistema antigo, análise e execução de restauração e substituição das peças, mudança no sistema de motores e comandos, mudança do sistema de alimentação, remontagem, implantação de automação e diversos testes para verificar o funcionamento da atração. Para que o teleférico ficasse totalmente seguro, foram necessários a troca de mais de 570 metros de cabos de aço que içam as cadeiras, além disso foi feita a reforma completa das torres de sustentação.
O projeto nasceu de uma parceria da Prefeitura de Pedreira, que visava a revitalização completa do Complexo Turístico do Morro do Cristo, com o Governo do Estado, por meio do Município de Interesse Turístico (MIT) e planeja a instalação de diversas atrações turísticas para movimentar a cidade. Wilson Miguel conta que a obra pode atingir milhares de pessoas que passam pela cidade todos os finais de semana.
“Pedreira recebe em torno de 20 mil turistas por fim de semana, por ano o número passa de 1 milhão de visitantes. Se o teleférico atrair 10% dessas pessoas, terá em média 100 mil pessoas transitando pela atração. Essa obra é fundamental para gerar mais recursos para o município”, diz o gestor.
Além do teleférico, o convênio está garantindo a reforma de toda a praça que recebe a atração, como a construção de sanitários, lanchonete, paisagismo, playground, implantação de relógio de flores e de um deque sombreado por um pergolado no entorno da lanchonete.
As obras estão quase 100% concluídas, faltam apenas algumas ações para a finalização completa como o ajuste das redes de energia. Após esse passo, será lançado o edital de concessão da operação para a iniciativa privada. O teleférico poderá receber até 250 pessoas por hora. O preço dos ingressos e a data de inauguração oficial serão definidos depois de todas essas etapas serem concluídas.
Pedreira
Secretaria de Cultura e Economia Criativa prepara o espetáculo “A Paixão de Cristo”

A cidade de Pedreira se prepara para mais uma edição emocionante da “Paixão de Cristo”. O espetáculo, que relata a história da crucificação e ressurreição de Jesus, acontece nos cenários naturais do Jardim Náutico Represa – Basílio, na noite do sábado, 12, a partir das 19h30, e no Calçadão da Antônio Pedro e Praça Ângelo Ferrari, no domingo, 13, a partir das 20h.
A encenação da “Paixão de Cristo” em Pedreira é uma tradição que reúne centenas de pessoas. Nesta edição, a organização promete uma apresentação ainda mais emocionante, com cenários distintos e efeitos especiais práticos. A trilha sonora também será um destaque à parte, com
músicas que ajudarão a transmitir toda a intensidade da história.
LEIA TAMBÉM:
Segundo informou a Secretária de Cultura e Economia Criativa, Carina Galvão, o evento contará com a participação de atores, figurantes, alunos de escolas e academias de Arte e Dança, bailarinos e membros da comunidade social e religiosa. “Além de seu valor cultural, a encenação da ‘Paixão de Cristo’ é uma oportunidade única para refletir sobre valores importantes como amor, solidariedade e respeito ao próximo”, concluiu.
Fábio Polidoro, Prefeito de Pedreira, expressa com entusiasmo o compromisso da Administração Municipal em apoiar a realização da peça em Pedreira. “É uma honra poder celebrar a mensagem de amor e esperança deixada por Jesus Cristo através desse espetáculo emocionante e comovente. Tanto os munícipes, quanto os visitantes estão convidados a
participar deste evento cultural tão importante para a cidade, e aproveitar a oportunidade única de se conectar com a espiritualidade. A Administração Municipal está empenhada em fortalecer a cultura local e incentivar eventos como este, que têm um impacto positivo na comunidade”, ressaltou.
Os ensaios dos atores, figurantes e bailarinos acontece aos domingos, sempre das 14h às 17h, na Unidade II do Centro Cultural, que fica na Rua Maria Ana Piassa Gasparini, nº 80, Jardim Emília.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Pedreira
Pedreira inaugura Mostra de Artes Visuais em celebração à força criativa da cidade e região
Pedreira ganha um novo espaço de expressão com a Mostra de Artes Visuais de Pedreira, que acontece de 05 a 27 de abril de 2025 no Centro de Exposições Maestro Antônio Miguel Fabrin e Família Fabrin, na Praça Ângelo Ferrari. A exposição, gratuita e aberta ao público, reúne 20 artistas do município e da região do Circuito das Águas Paulista, proporcionando uma ampla vitrine para talentos novos e consagrados.
Realizado através da Política Nacional Aldir Blanc, o projeto almeja dar visibilidade aos artistas e fomentar o diálogo sobre as diferentes narrativas e perspectivas das artes visuais. A curadoria da MAV traz técnicas variadas como pintura, escultura, fotografia, grafite, instalação e outras manifestações, valorizando a identidade criativa individual de cada artista, ao mesmo tempo que se concentra em unir diferentes trajetórias, mostrando a diversidade da riqueza artística e cultural da cidade e região.
LEIA TAMBÉM:
Em 2002 realizou-se a primeira e única Mostra de Artes pela Associação dos Amigos do Museu que reuniu diversos artistas da cidade. Em 2025, Cleusa Gouveia Nery, uma das idealizadoras da primeira edição da exposição, incentivou o artista João Ferreira e a produtora cultural Letícia Rampazo a realizarem uma nova edição desse projeto. Dessa forma, nasce a MAV – Mostra de Artes Visuais de Pedreira, com o propósito de transformar a cena cultural da cidade fortalecendo o espaço das artes visuais no interior paulista.
“Esta Mostra é um reflexo do talento e da diversidade dos artistas de Pedreira e região. Queremos criar um ambiente onde a arte seja não apenas contemplada, mas também debatida e vivenciada, fortalecendo o cenário cultural e oferecendo novas perspectivas para o público e para os próprios artistas”, destaca a equipe da MAV.
Conheça os artistas participantes desta edição da MAV: Ariane Ventos, Bianca Zechinato, Caroline Primon, Daniela Cagnoni, Ederson Armelim, Fabiano Rizzoni, Fábio Miranda, Fernando Nunes, hgg, João Ferreira, Joolie, Julia, M.BICUDO, Mariana Luna, Marilda Beligni, Mario Cau, Rals, Roberta Ferraresso, Simadon e Vilamous.
Para acompanhar o desenvolvimento da mostra e conhecer mais sobre os artistas, siga o perfil oficial no Instagram: @mavpedreira .
A Mostra de Artes Visuais de Pedreira terá sua abertura no dia 5 de abril, às 15 horas, e é um convite para todas as pessoas que desejam explorar a riqueza artística e suas múltiplas expressões. A entrada é gratuita e aberta ao público durante todo o período de exibição.
Direção: João Ferreira – @jferreira.co
Curadoria: Cleusa Gouveia – @clegnery
Produção: Letícia Rampazo – @lerampazo.producoes
Política Nacional Aldir Blanc
Apoio: Prefeitura Municipal de Pedreira Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Pedreira | Galpão 2040 Realização: Ministério da Cultura | Governo Federal
SERVIÇO:
Mostra de Artes Visuais de Pedreira
Local: Centro de Exposições Maestro Antônio Miguel Fabrin e Família Fabrin (Praça Ângelo Ferrari, Pedreira/SP)
Data de visitação: 05 a 27 de abril de 2025
Abertura: 05 de abril, às 15h Entrada: Gratuita Instagram: @mavpedreira
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
Pedreira
Prefeito de Pedreira participa de evento com o Governador Tarcísio de Freitas em Santa Bárbara

Na segunda-feira, 24, o Prefeito Fábio Polidoro esteve participando na cidade de Santa Bárbara d’Oeste de evento com o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nas dependências do Centro de Estudo e Cultura Ambiental. A programação incluiu um encontro com prefeitos para discutir os programas UniversalizaSP e Integra Resíduos. A reunião também contou com a participação da Secretária Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
LEIA TAMBÉM:
“Com a privatização da Sabesp, tivemos uma série de ensinamentos. A primeira coisa foi o planejamento: organizamos as questões da coleta, adução, tratamento e a distribuição de água, além da coleta e do tratamento do esgoto, drenagem e os resíduos sólidos. Resolvemos os problemas dos municípios atendidos pela Sabesp com a desestatização e agora nós
voltamos para as demais cidades com o UniversalizaSP. É a chance de olharmos em conjunto para questões. Estamos falando aqui de futuro, em como garantir a disponibilidade hídrica para que não falte água no futuro nem para o ser humano, nem para uso industrial, nem para a irrigação”, disse o Governador Tarcísio de Freitas, durante seu discurso.
O encontro contou com as presenças de prefeitos e representantes de cerca de 70 municípios das Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e Mogi-Guaçu, do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), e do Cisbra (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas), do qual o Prefeito de Pedreira Fábio Polidoro é o atual presidente.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?
-
São Paulo1 semana atrás
Mais Médicos: São Paulo ganha 68 novos profissionais a partir de abril
-
Jornal Online1 semana atrás
Jornal Gazeta Regional Edição 1979
-
Holambra5 dias atrás
Primeiros Olhares: programa irá atender estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal de Holambra
-
Amparo1 semana atrás
Processo Seletivo para a Prefeitura de Amparo abre vagas com salários de até R$3 mil
-
Campinas5 dias atrás
Campinas: Educação SP aplica Prova Paulista a partir desta segunda-feira, 31, com novas avaliações para o 4º ano do Fundamental na região
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Educação de Artur Nogueira é destaque estadual em premiação do Governo de SP
-
São Paulo1 semana atrás
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio
-
Campinas1 semana atrás
Confraria da Dança abre inscrições para residência artística em Campinas