Jaguariúna
Um ano além dos desafios: Jaguariúna imuniza contra Covid, recebe prêmios e alavanca setor econômico
Ano foi marcado pelo avanço da vacinação, diminuição do número de casos e morte em decorrência da Covid, chegada de novas empresas e prêmios
Desafios, dificuldades e obstáculos. O ano de 2021 foi marcado por muitos deles, e, para superá-los foi preciso muita fé, determinação e capacidade de realizar cada vez mais.
Em Jaguariúna, planejamento, responsabilidade e transparência foram fundamentais para que ações e projetos de interesse público nas mais diferentes áreas fossem realizados em benefício da população. A afirmação é do prefeito Gustavo Reis, que relembra os diferentes prêmios que atestaram o esforço e dedicação na implantação de projetos e políticas públicas para o aumento da qualidade de vida da população local.
“Mais uma vez Jaguariúna foi eleita a Cidade mais Inteligente e Conectada do País. Ganhamos também pela 1ª vez o programa Parcerias Municipais, promovido pelo Governo do Estado para reconhecer os municípios que mais investem em boas práticas. Em 2022 iremos avançar ainda mais”, comemora o chefe do executivo.
Para o ano que se inicia, Gustavo revela que novos investimentos serão realizados nas mais diferentes áreas. “Continuaremos a trabalhar com seriedade, entusiasmo e bastante vontade de fazer cada vez mais para elevar o e bem-estar e a qualidade de vida da nossa população”.
“Obrigado à amiga e vice-prefeita, Rita Bergamasco, pelo apoio incondicional e a parceria. Agradeço também a Câmara de Vereadores pelo trabalho integrado e o diálogo permanente. Minha gratidão também aos secretários municipais e suas respectivas equipes de colaboradores. Juntos trabalhamos muito para uma Jaguariúna cada vez melhor”
Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis
Os resultados positivos também estiveram no setor de desenvolvimento econômico, por exemplo, onde a Prefeitura trabalhou de maneira integrada e firme para minimizar os impactos negativos da pandemia que ainda assolaram o ano. Reflexo disso foi a conquista de um importante prêmio, inclusive pela capacidade de incentivar a chegada de novos investimentos, geração de empregos e a qualificação da mão de obra local.
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Lúcio Tomaziello, afirma que o trabalho é contínuo, ainda mais no que diz respeito a antecipação de novas demandas. “Por exemplo, quando o supermercado Antonelli anunciou sua vinda nos já começamos a ofertar cursos de caixa, estoquista, repositor, enfim tudo que o novo empreendimento iria precisar para entrar em funcionamento. Todas as entrevistas foram feitas no nosso Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e assim conseguimos contatar mais de 250 empregos para a cidade. Aliás, todas as empresas que se instalam na nossa cidade são muito bem recebidas e procuramos dar a elas toda assistência possível em todas as áreas ao alcance do serviço público”, explica.
E apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos quase dois anos de pandemia do coronavírus, os empresários de Jaguariúna estão otimistas para 2022 e pretendem ampliar os investimentos e contratar mais trabalhadores. É o que mostra a Pesquisa de Crescimento Econômico de Jaguariúna, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Grupo UniEduk.
Segundo o levantamento – que ouviu 102 empresários do comércio de Jaguariúna –, 80% das empresas entrevistadas se disseram otimistas para 2022 e 85,7% projetam aumento de faturamento no próximo ano. Cerca de 70% dos entrevistados pretendem ampliar seus negócios em 2022, sendo que 28% demonstram propensão a investir em infraestrutura.
Vacinação
Entre os desafios e conquistas em diversas áreas, a guerra contra o coronavírus continuou sendo a prioridade da gestão Gustavo Reis. “Atuamos fortemente para que toda a nossa população tivesse acesso à vacina contra a Covid-19. Executamos ações diversas com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar dos moradores de Jaguariúna das mais diferentes idades”, afirma o prefeito.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, durante o ano, março foi marcado como o pico da pandemia no município, com total de 938 casos. Após o mês de junho houve diminuição crescente no número de casos confirmados. De junho para julho a queda foi de 49,4%. Essa queda pode ser explicada pelo avanço na campanha de vacinação contra Covid.
No mês de junho foram aplicadas 11.508 doses, em comparação com em torno de 6.000 doses aplicadas em maio. Nos meses seguintes, a vacinação foi se intensificando e os impactos vão sendo observados conforme o aumento da cobertura vacinal.
Em novembro, apenas 42 casos. Esse foi o mês com menor número de casos desde maio de 2020, no início da pandemia.
“Mas, a pandemia ainda não acabou. Ainda precisamos ter cautela. É importante lembrar que as vacinas não previnem a transmissão, mas sim o desenvolvimento para a doença grave e morte. Pode ser que com a nova variante a infecção pela Ômicron seja mais leve, mas não podemos descuidar. Tudo ainda é muito novo para podermos afirmar algo. Já enfrentamos outras variantes e podemos ainda passar por outras. A principal questão é que a nova variante vem para dizer que não acabou nada ainda. Torcemos para que esse dia chegue, mas não podemos baixar a guarda”, alerta a secretária municipal, Maria do Carmo Pelisão Oliveira.
Neste momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta o aguardo de mais dados sobre a Ômicron. Em janeiro a prioridade global será vacinar quem não foi vacinado ainda. Jaguariúna já iniciou essa ação.
Logo no primeiro mês de 2022 há muitos planos de desenvolver novas ações para alcançar um índice ainda maior de vacinados no município, além de projetos em outras áreas, como o prefeito Gustavo afirma. Que os planos para Jaguariúna se concretizem e que toda a população tenha um ano próspero, de saúde e conquistas.
Feliz 2022.
Jaguariúna
Grupo de Dança Country é atração no ‘Café com Viola’ deste domingo
O grupo de dança country da Escola das Artes se apresenta no próximo domingo, 30, da edição mensal do “Café com Viola”, evento que acontece no Centro de Cultura Caipira, na Estação de Guedes, das 9h às 12h, com entrada gratuita.
Como tradição, a atração musical ficará por conta da apresentação da Orquestra Municipal Violeiros do Jaguary, reunindo clássicos que atravessaram gerações e que contribuem para preservar a tradição da viola caipira. Além disso, o público também poderá desfrutar do delicioso café com bolo, oferecidos gratuitamente aos visitantes.
O Café com Viola é promovido pela Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e já se consagrou como uma das principais atrações culturais do município. A iniciativa busca valorizar a cultura caipira, celebrando a identidade, a memória e a história local por meio da música e da integração entre diferentes gerações.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna brilha no Festival de Dança em Vinhedo
Alunas da Companhia de Dança de Jaguariúna participaram, no último dia 23, do “Vinhedo Dance Festival”, competição de dança que reúne participantes de Campinas e região.
Ao todo foram inscritas sete coreografias, apresentadas por nove bailarinas da companhia. Dentre as sete coreografias participantes, seis foram premiadas, destacando o talento e a dedicação das bailarinas.
As coreografias apresentadas são de autoria da professora Taisa Pombalino e também das próprias alunas, Fernanda Freixa e Maria Giulia Treuko, que contribuíram diretamente para a criação dos trabalhos apresentados na competição.
LEIA TAMBÉM:
O resultado representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Companhia de Dança de Jaguariúna, valorizando não apenas o desempenho das bailarinas, mas também o processo de criação e o protagonismo artístico das alunas e professora. Confira os resultados:
- Conjunto Estilo Livre Adulto: Sombras – 2º lugar – coreógrafa Fernanda Freixa
- Conjunto Estilo Livre Juvenil: Fundo do mar – 3º lugar – coreógrafa Taísa Pombalino
- Trio Estilo Livre Juvenil: Marés de aventuras- 3° lugar – coreógrafa Taísa Pombalino – bailarinas Gabrielle Casemiro, Hadassa Viana e Maria Luiza Inocêncio
- Duo Estilo Livre Junior: Cavalinhos de sonhos- 3° lugar – coreógrafa Fernanda Freixa – bailarinas Maria Giullya e Sofia Treuko
- Solo Estilo Juvenil: A ilusionista – 3° lugar – coreógrafa Fernanda Freixa – bailarina Gabrielle Casemiro
- Solo Estilo Livre Junior: A contorcionista – 2° lugar – coreógrafa Maria Giulia Treuko – bailarina Yasmin Alencar
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna realiza Festival Gospel no dia 5 de setembro
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo dia 5 de setembro o Festival Gospel, no Parque Santa Maria.
A programação será realizada das 18h à meia-noite, com apresentações de Markados e Ton Carfi, nomes de destaque da música gospel nacional.
Com entrada gratuita, o evento é aberto para o público de Jaguariúna e região.
Festival Gospel
Data: 5 de setembro
Horário: das 18h à meia-noite
Local: Parque Santa Maria
Atrações: Markados e Ton Carfi
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Campinas1 semana atrásPrefeito de Morungaba participa de reunião da RMC que debate inovação e ações contra extremos climáticos
-
Artur Nogueira1 semana atrásArtur Nogueira promove ação educativa do Agosto Lilás para conscientização e prevenção à violência contra a mulher
-
Jornal Online7 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2052
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna Rodeo Festival anuncia line up completo
-
Holambra1 semana atrásNovo horário de ônibus entre Holambra e São Paulo será disponibilizado durante a Expoflora
-
Holambra1 semana atrásHolambra promove campanha de atualização da caderneta de vacinação neste sábado
-
Holambra1 semana atrásHolambra implanta novos marcos geodésicos para aprimorar planejamento e levantamentos técnicos
-
Artur Nogueira1 semana atrás
Artur Nogueira oferece oportunidade para empreendedores participarem da Beauty Fair 2026


