Conecte-se conosco

Jaguariúna

Um ano além dos desafios: Jaguariúna imuniza contra Covid, recebe prêmios e alavanca setor econômico

Publicados

em

Ano foi marcado pelo avanço da vacinação, diminuição do número de casos e morte em decorrência da Covid, chegada de novas empresas e prêmios

Desafios, dificuldades e obstáculos. O ano de 2021 foi marcado por muitos deles, e, para superá-los foi preciso muita fé, determinação e capacidade de realizar cada vez mais.

Em Jaguariúna, planejamento, responsabilidade e transparência foram fundamentais para que ações e projetos de interesse público nas mais diferentes áreas fossem realizados em benefício da população. A afirmação é do prefeito Gustavo Reis, que relembra os diferentes prêmios que atestaram o esforço e dedicação na implantação de projetos e políticas públicas para o aumento da qualidade de vida da população local.

“Mais uma vez Jaguariúna foi eleita a Cidade mais Inteligente e Conectada do País. Ganhamos também pela 1ª vez o programa Parcerias Municipais, promovido pelo Governo do Estado para reconhecer os municípios que mais investem em boas práticas. Em 2022 iremos avançar ainda mais”, comemora o chefe do executivo.

Para o ano que se inicia, Gustavo revela que novos investimentos serão realizados nas mais diferentes áreas. “Continuaremos a trabalhar com seriedade, entusiasmo e bastante vontade de fazer cada vez mais para elevar o e bem-estar e a qualidade de vida da nossa população”.

“Obrigado à amiga e vice-prefeita, Rita Bergamasco, pelo apoio incondicional e a parceria. Agradeço também a Câmara de Vereadores pelo trabalho integrado e o diálogo permanente. Minha gratidão também aos secretários municipais e suas respectivas equipes de colaboradores. Juntos trabalhamos muito para uma Jaguariúna cada vez melhor”

Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis

Os resultados positivos também estiveram no setor de desenvolvimento econômico, por exemplo, onde a Prefeitura trabalhou de maneira integrada e firme para minimizar os impactos negativos da pandemia que ainda assolaram o ano. Reflexo disso foi a conquista de um importante prêmio, inclusive pela capacidade de incentivar a chegada de novos investimentos, geração de empregos e a qualificação da mão de obra local.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Lúcio Tomaziello, afirma que o trabalho é contínuo, ainda mais no que diz respeito a antecipação de novas demandas. “Por exemplo, quando o supermercado Antonelli anunciou sua vinda nos já começamos a ofertar cursos de caixa, estoquista, repositor, enfim tudo que o novo empreendimento iria precisar para entrar em funcionamento. Todas as entrevistas foram feitas no nosso Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e assim conseguimos contatar mais de 250 empregos para a cidade. Aliás, todas as empresas que se instalam na nossa cidade são muito bem recebidas e procuramos dar a elas toda assistência possível em todas as áreas ao alcance do serviço público”, explica.

E apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos quase dois anos de pandemia do coronavírus, os empresários de Jaguariúna estão otimistas para 2022 e pretendem ampliar os investimentos e contratar mais trabalhadores. É o que mostra a Pesquisa de Crescimento Econômico de Jaguariúna, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Grupo UniEduk.

Segundo o levantamento – que ouviu 102 empresários do comércio de Jaguariúna –, 80% das empresas entrevistadas se disseram otimistas para 2022 e 85,7% projetam aumento de faturamento no próximo ano. Cerca de 70% dos entrevistados pretendem ampliar seus negócios em 2022, sendo que 28% demonstram propensão a investir em infraestrutura.

Vacinação

Entre os desafios e conquistas em diversas áreas, a guerra contra o coronavírus continuou sendo a prioridade da gestão Gustavo Reis. “Atuamos fortemente para que toda a nossa população tivesse acesso à vacina contra a Covid-19. Executamos ações diversas com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar dos moradores de Jaguariúna das mais diferentes idades”, afirma o prefeito.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, durante o ano, março foi marcado como o pico da pandemia no município, com total de 938 casos. Após o mês de junho houve diminuição crescente no número de casos confirmados. De junho para julho a queda foi de 49,4%. Essa queda pode ser explicada pelo avanço na campanha de vacinação contra Covid.

No mês de junho foram aplicadas 11.508 doses, em comparação com em torno de 6.000 doses aplicadas em maio. Nos meses seguintes, a vacinação foi se intensificando e os impactos vão sendo observados conforme o aumento da cobertura vacinal.

Em novembro, apenas 42 casos. Esse foi o mês com menor número de casos desde maio de 2020, no início da pandemia.

“Mas, a pandemia ainda não acabou. Ainda precisamos ter cautela. É importante lembrar que as vacinas não previnem a transmissão, mas sim o desenvolvimento para a doença grave e morte. Pode ser que com a nova variante a infecção pela Ômicron seja mais leve, mas não podemos descuidar. Tudo ainda é muito novo para podermos afirmar algo. Já enfrentamos outras variantes e podemos ainda passar por outras. A principal questão é que a nova variante vem para dizer que não acabou nada ainda. Torcemos para que esse dia chegue, mas não podemos baixar a guarda”, alerta a secretária municipal, Maria do Carmo Pelisão Oliveira.

Neste momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta o aguardo de mais dados sobre a Ômicron. Em janeiro a prioridade global será vacinar quem não foi vacinado ainda. Jaguariúna já iniciou essa ação.

Logo no primeiro mês de 2022 há muitos planos de desenvolver novas ações para alcançar um índice ainda maior de vacinados no município, além de projetos em outras áreas, como o prefeito Gustavo afirma. Que os planos para Jaguariúna se concretizem e que toda a população tenha um ano próspero, de saúde e conquistas.

Feliz 2022.

Jaguariúna

Jaguariúna terá passeio de Maria Fumaça para pessoas com Síndrome de Down no domingo de Páscoa

Publicados

em

Neste domingo de Páscoa, 20, Jaguariúna será palco de uma ação especial que une tradição, inclusão e muita alegria. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios de Jaguariúna promoverá um passeio de Maria Fumaça voltado exclusivamente para pessoas com Síndrome de Down e seus acompanhantes.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa faz parte do programa Turismo Inclusivo, que tem como objetivo garantir o acesso de todos ao lazer e às experiências culturais e turísticas da região. Para a ocasião, um vagão inteiro foi reservado para este público, garantindo conforto, segurança e uma experiência única durante o trajeto ferroviário.

A recepção dos convidados será feita por uma equipe da secretaria, que contará com a presença especial do coelho da Páscoa. O personagem distribuirá ovos de chocolate e muito carinho aos passageiros.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna e região: Um roteiro imperdível pelo interior paulista

Publicados

em

Localizada no interior do estado de São Paulo, Jaguariúna é um destino encantador que combina história, cultura, lazer e belezas naturais. Parte do famoso Circuito das Águas Paulistas, a cidade é conhecida por sua tradição ferroviária, suas festas e pela proximidade com outros destinos turísticos incríveis, como Holambra, Pedreira e Amparo.

Um dos pontos mais visitados da cidade é a Maria Fumaça, um trem turístico que percorre um trajeto histórico entre Jaguariúna e Campinas. A cidade também abriga o Museu Ferroviário, onde os visitantes podem conhecer mais sobre a importância da ferrovia para o desenvolvimento da região.

LEIA TAMBÉM:

Outro destaque é o Red Eventos, um dos maiores centros de eventos do estado, que recebe grandes shows e festivais, incluindo o tradicional Rodeio de Jaguariúna, um dos mais importantes do Brasil. Para os amantes da natureza, a cidade conta com o Parque dos Lagos, um ótimo local para caminhadas e lazer ao ar livre.

O Naga Cable Park é o primeiro parque de esportes aquáticos da América Latina com sistemas de 2 e 5 torres, oferecendo emocionantes opções de wakeboard, wakeskate, e esqui aquático. E ainda possui o maior parque aquático de brinquedos flutuantes do Brail o Naga Floats.

Holambra: A Cidade das Flores

Conhecida como a “Cidade das Flores”, a apenas 20 km de Jaguariúna, o município é o maior produtor de flores e plantas ornamentais da América Latina. O grande destaque é a Expoflora, evento anual que celebra a cultura holandesa com exposições florais, danças típicas e culinária tradicional.

Além disso, Holambra oferece passeios, como o Moinho Povos Unidos, um dos maiores moinhos de vento do Brasil, e os belíssimos campos de flores, que proporcionam cenários perfeitos para fotos inesquecíveis.

Pedreira: A Capital da Porcelana

Para quem gosta de artesanato e decoração, Pedreira é um destino imperdível! Localizada a cerca de 25 km de Jaguariúna, a cidade é famosa por suas lojas de porcelanas, louças e artigos para casa. São mais de 500 estabelecimentos que oferecem produtos a preços acessíveis, atraindo turistas de todo o Brasil.

Amparo: História e Turismo Rural

Para quem busca contato com a natureza e experiências no campo, Amparo oferece o turismo rural, com visitas a fazendas de café, e fazendas produtoras de queijos, como fazenda Atalaia conhecida pelo seu premiado queijo. A aproximadamente 35 km de Jaguariúna, Amparo se destaca por seu charme histórico e suas fazendas centenárias, além de fazer parte do Circuito das Águas Paulistas.

Onde ficar:

Para garantir uma experiência completa ao visitar a cidade, o Matiz Hotel Jaguariúna, administrado pela Hotelaria Brasil, é a escolha perfeita. O empreendimento oferece acomodações bem equipadas, proporcionando um ambiente acolhedor para relaxamento após um dia cheio de atividades. Para os momentos de lazer, o hotel conta com uma piscina convidativa, ideal para se refrescar nos dias mais quentes, além de uma academia para aqueles que desejam manter a rotina de exercícios. O restaurante do hotel, comandado pelo Chef Luciano Carlos, apresenta um buffet diversificado e de alta qualidade, garantindo refeições saborosas e completas.

Mais informações em: www.hotelariabrasil.com.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna vacina crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a Dengue

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está vacinando contra a dengue crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. A iniciativa visa reforçar a proteção desse público-alvo contra a doença.

A vacinação está sendo realizada em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. As UBSs participantes são: Nova Jaguariúna, Miguel Martini, 12 de Setembro, Roseira de Baixo, Roseira de Cima, Cruzeiro do Sul e Florianópolis. Os atendimentos ocorrem durante o horário de funcionamento das unidades.

LEIA TAMBÉM:

Para receber a vacina, é necessário que o responsável leve o adolescente até uma das UBSs, portando um documento com foto e a carteira de vacinação e Cartão Cidadão, se disponíveis.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização como forma de prevenção e controle da dengue. Além da vacinação, a Prefeitura continua promovendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, como os mutirões nos bairros e atividades nas escolas municipais.

Com as ações contra a dengue, o número de casos positivos da doença em Jaguariúna registrou queda por três semanas seguidas, registrando uma redução de 43%, passando de 733 para 418 casos confirmados.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região?

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias