São Paulo
Em média, mais de 30 toneladas de lixo são recolhidas todos os meses pela Renovias

Os papeis de bala, guardanapos, copos descartáveis, caixas e outros materiais que são atirados ao solo, durante uma viagem pelas rodovias, fazem uma grande diferença para o meio ambiente, para a saúde pública e até para a segurança nas estradas. Além dos motoristas ou ocupantes dos veículos mais despreocupados quanto à essa situação, há ainda casos de pessoas que descartam o lixo às margens das rodovias, em locais inadequados, o que pode configurar um crime ambiental.
Um levantamento mostra que, de janeiro a outubro deste ano, as equipes da Renovias recolheram, em média, 31 toneladas por mês de resíduos que foram descartados nas rodovias administradas pela concessionária. É como se as caçambas de dois caminhões pesados fossem carregadas, todos os meses, com todo o material descartado. Pensando em todo o ano de 2021, seriam mais de 20 caçambas repletas de lixo que foram descartados de forma irregular.
Os materiais recolhidos são levados para locais de descarte adequados para receber os resíduos. Além de objetos recolhidos nos canteiros das rodovias, há locais em que pessoas realizam o descarte de lixo doméstico também, em locais inapropriados. Isso pode representar um perigo para os motoristas, já que animais que vivem em áreas de vegetação, próximos às rodovias, podem ser atraídos em busca de comida, contribuindo para atropelamentos que podem causar danos também para os ocupantes dos veículos.
Outra grave consequência desta ação pode ocorrer, principalmente em períodos mais chuvosos, em que o lixo pode obstruir as galerias de águas pluviais e dificultar o escoamento da água da chuva. Os materiais podem também ser levados para rios e lagos, causando a poluição destes locais e um desequilíbrio neste ambiente. Objetos podem também servir de criadouros para o mosquito transmissor da Dengue, da Zica e da Chikungunya.

Segundo o coordenador do setor de Obras e Conservação da Renovias, Francisco Coimbra Coelho Rocha, a concessionária está atenta em relação a esses problemas e tenta minimizar os riscos com uma rotina para a retirada desses materiais. “Temos ações constantes de limpeza em todos os pontos da nossa malha viária, para evitar que problemas como estes aconteçam. Mas é fundamental que as pessoas contribuam, não atirando materiais quando estiverem nas rodovias e fazendo o descarte de lixo de forma consciente e em locais adequados, para que não causem insegurança ou danos à natureza”, ressalta.
A orientação é que o motorista armazene o resíduo a ser descartado dentro do veículo, em sacolas, e faça o descarte em locais adequados, em lixeiras de postos de serviço, presentes ao longo das rodovias. Já para aqueles que moram próximos à malha viária da Renovias, é fundamental a colaboração de todos para que utilizem o serviço municipal de coleta de lixo e façam o descarte em locais adequados.
Arremessar lixo em uma rodovia, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é uma infração média, com multa e perda de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso haja um despejo de grande quantidade na faixa de domínio, a pessoa responsável pode responder a um processo por crime ambiental, podendo causar multa e reclusão. Denúncias podem ser feitas à Polícia, pelo telefone 190, ou pelas Guardas Civis Municipais.
O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.
São Paulo
Bradesco e CPFL Energia firmam parceria para facilitar o pagamento de contas via Pix

O Bradesco e a CPFL Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, anunciam parceria para oferecer aos clientes da companhia uma experiência de pagamento mais simples e ágil. A nova solução, baseada na tecnologia de iniciação de pagamentos (As a Service), permite que os consumidores paguem suas contas por meio de uma jornada rápida, com maior fluidez, trazendo mais eficiência nos pagamentos e facilitando o seu dia a dia.
Na prática, o sistema elimina a necessidade de copiar e colar códigos PIX ou escanear QR Codes. Basta clicar no link “Pague com Pix no seu banco”, enviado junto à conta de energia por e-mail, selecionar a sua instituição financeira e o pagamento será realizado de forma rápida e segura, iniciando a transação diretamente da plataforma da CPFL. Além da conveniência, a solução oferece um alto nível de segurança, incorporando tecnologias como tokens, biometria, reconhecimento facial e senhas para autenticação.
“Durante todo o processo, buscamos tecnologia inovadora na experiência do cliente para pagar um Pix. Por meio do Iniciador de Pagamentos, os clientes CPFL poderão pagar sua conta de energia elétrica 2X mais rápido através da jornada de pagamento via iniciação”, comenta Marcos Cavagnoli, diretor de produtos do Bradesco.
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- Concessão de estradas e cobrança de pedágios no Circuito das Águas Paulista – Jornal Gazeta Regional
Outro diferencial é que o Bradesco possibilita que a CPFL utilize sua própria identidade visual no ambiente de pagamento, tornando a jornada alinhada à experiência da CPFL junto a seus clientes. Entre os benefícios diretos para a empresa, destacam-se a redução da inadimplência, já que a solução diminui obstáculos e facilita a transação, o aumento da retenção de clientes, impulsionado por uma experiência extremamente satisfatória, e a diminuição dos custos operacionais.
“Facilitar a vida do consumidor com uma experiência prática e segura é o nosso principal objetivo. O pagamento das contas via Pix Open Finance, fruto da parceria com o Bradesco, representa um marco de inovação para o Grupo CPFL. Esta solução combina eficiência, segurança e modernidade, reafirmando o nosso compromisso em oferecer conveniência e excelência no atendimento aos nossos clientes”, afirma Tiago Parreira, diretor de Finanças Corporativas do Grupo CPFL Energia.
A iniciativa foi desenvolvida pela área de Open Finance do Bradesco, com apoio do Inovabra, ecossistema de inovação do banco. A solução já está implementada na CPFL e tem pelo menos outros 20 clientes da instituição financeira em prospecção avançada. A intenção é expandir para outras concessionárias de energia e água, além de setores como varejo, e-commerce, telecomunicações e demais parceiros que operam com Pix.
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São Paulo
Turismo de SP participa de feira destinada a empreendedores do setor hoteleiro

Expotel ocorre nos dias 01 e 02 de abril e contará com diversas ações da Setur-SP
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), com o objetivo de divulgar e promover o turismo no estado, participa nos dias 01 e 02 de abril da Expotel. A feira, que acontecerá na capital paulista, é um dos maiores encontros de empreendedores do setor de hotelaria do Brasil e tem como intuito promover o segmento hoteleiro por meio da troca de conhecimento e da apresentação de novas tendências. A programação é bastante diversificada, com painéis, palestras e expositores que divulgarão seus produtos, além de eventos paralelos.
A Setur-SP reconhece a importância da Expotel e, por isso, atuará no evento durante os dois dias de diferentes formas, sendo uma delas com um estande de 20 m², que realizará atendimentos e contará com a presença de representantes de algumas regiões turísticas do estado. São elas: o Circuito das Águas Paulista, o Litoral Norte, a RT Mananciais, Aventura, Artes e Negócios, o Roteiro dos Bandeirantes e seu Trem Republicano, a Mantiqueira Paulista e, por fim, a RT Rios do Vale. Além disso, as associações FAMBRAS (Federação de Associações Muçulmanas do Brasil), a Fundação Florestal e a Blue Tree também marcarão presença no estande.
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Outro destaque será a participação de Gustavo Grisa, consultor da InvesteSP e colaborador da Setur-SP, em um painel durante a conferência, com o tema: “Distrito Turístico e Regionalização do Turismo – abordagem sobre os impactos positivos na Hotelaria e Turismo”. A feira também sediará uma nova edição da reunião do Conselho de Turismo do Estado de São Paulo (Conturesp).
Durante a Expotel, em reconhecimento aos relevantes trabalhos em favor do turismo paulista, estão previstas homenagens ao Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, e à Secretária Executiva, Luciane Leite, durante a solenidade de entrega do VI Prêmio ABIME Turismo, um dos eventos paralelos da feira. O prêmio é considerado uma das mais importantes premiações para personalidades e instituições que se destacam na promoção do turismo, tanto nacional quanto internacional. Na mesma cerimônia, também será entregue o Prêmio Mulher, que contempla mulheres em diversas áreas de atuação.
“Feiras que valorizam o setor hoteleiro e, sobretudo, o turismo, como a Expotel, são muito importantes para o desenvolvimento e a promoção do segmento, já que são uma ótima maneira de divulgar destinos e uma excelente forma de estimular o networking entre profissionais do setor. É por isso que a Setur-SP sempre busca apoiar e participar dessas feiras”, disse o secretário de Turismo e Viagens do Estado.
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São Paulo
Artesp firma convênio para combater evasão de pedágio

Parceria estabelece diretrizes para fluxo de informações sobre recomposição de perdas de receita das concessionárias sem repasse de recursos entre os órgãos
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) aprovou, em deliberação do seu conselho diretor, um convênio com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e a Companhia Paulista de Parcerias (CPP) para melhorar o repasse de valores arrecadados com multas por evasão de pedágio. O acordo estabelece diretrizes para o compartilhamento de informações entre os órgãos, assegurando que as concessionárias não sejam impactadas por perdas de receita com a falta de pagamento.
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Com a aprovação, os recursos provenientes das infrações registradas com base no artigo 209-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serão direcionados para a Conta Free Flow e a Conta Reserva. O objetivo é garantir que o equilíbrio financeiro dos contratos seja mantido sem repassar custos extras aos usuários.
A medida faz parte da adaptação do sistema de pedagiamento às novas tecnologias de cobrança automática e busca assegurar que todos os condutores arquem com sua parcela de contribuição para a manutenção das rodovias concedidas no estado. A Agência ressalta que o acordo não envolve repasse de recursos financeiros entre os partícipes, reforçando a transparência e a governança do processo.
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