Conecte-se conosco

Jaguariúna

Um ano além dos desafios: Jaguariúna imuniza contra Covid, recebe prêmios e alavanca setor econômico

Publicados

em

Ano foi marcado pelo avanço da vacinação, diminuição do número de casos e morte em decorrência da Covid, chegada de novas empresas e prêmios

Desafios, dificuldades e obstáculos. O ano de 2021 foi marcado por muitos deles, e, para superá-los foi preciso muita fé, determinação e capacidade de realizar cada vez mais.

Em Jaguariúna, planejamento, responsabilidade e transparência foram fundamentais para que ações e projetos de interesse público nas mais diferentes áreas fossem realizados em benefício da população. A afirmação é do prefeito Gustavo Reis, que relembra os diferentes prêmios que atestaram o esforço e dedicação na implantação de projetos e políticas públicas para o aumento da qualidade de vida da população local.

“Mais uma vez Jaguariúna foi eleita a Cidade mais Inteligente e Conectada do País. Ganhamos também pela 1ª vez o programa Parcerias Municipais, promovido pelo Governo do Estado para reconhecer os municípios que mais investem em boas práticas. Em 2022 iremos avançar ainda mais”, comemora o chefe do executivo.

Para o ano que se inicia, Gustavo revela que novos investimentos serão realizados nas mais diferentes áreas. “Continuaremos a trabalhar com seriedade, entusiasmo e bastante vontade de fazer cada vez mais para elevar o e bem-estar e a qualidade de vida da nossa população”.

“Obrigado à amiga e vice-prefeita, Rita Bergamasco, pelo apoio incondicional e a parceria. Agradeço também a Câmara de Vereadores pelo trabalho integrado e o diálogo permanente. Minha gratidão também aos secretários municipais e suas respectivas equipes de colaboradores. Juntos trabalhamos muito para uma Jaguariúna cada vez melhor”

Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis

Os resultados positivos também estiveram no setor de desenvolvimento econômico, por exemplo, onde a Prefeitura trabalhou de maneira integrada e firme para minimizar os impactos negativos da pandemia que ainda assolaram o ano. Reflexo disso foi a conquista de um importante prêmio, inclusive pela capacidade de incentivar a chegada de novos investimentos, geração de empregos e a qualificação da mão de obra local.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Lúcio Tomaziello, afirma que o trabalho é contínuo, ainda mais no que diz respeito a antecipação de novas demandas. “Por exemplo, quando o supermercado Antonelli anunciou sua vinda nos já começamos a ofertar cursos de caixa, estoquista, repositor, enfim tudo que o novo empreendimento iria precisar para entrar em funcionamento. Todas as entrevistas foram feitas no nosso Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e assim conseguimos contatar mais de 250 empregos para a cidade. Aliás, todas as empresas que se instalam na nossa cidade são muito bem recebidas e procuramos dar a elas toda assistência possível em todas as áreas ao alcance do serviço público”, explica.

E apesar das dificuldades enfrentadas ao longo dos quase dois anos de pandemia do coronavírus, os empresários de Jaguariúna estão otimistas para 2022 e pretendem ampliar os investimentos e contratar mais trabalhadores. É o que mostra a Pesquisa de Crescimento Econômico de Jaguariúna, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Grupo UniEduk.

Segundo o levantamento – que ouviu 102 empresários do comércio de Jaguariúna –, 80% das empresas entrevistadas se disseram otimistas para 2022 e 85,7% projetam aumento de faturamento no próximo ano. Cerca de 70% dos entrevistados pretendem ampliar seus negócios em 2022, sendo que 28% demonstram propensão a investir em infraestrutura.

Vacinação

Entre os desafios e conquistas em diversas áreas, a guerra contra o coronavírus continuou sendo a prioridade da gestão Gustavo Reis. “Atuamos fortemente para que toda a nossa população tivesse acesso à vacina contra a Covid-19. Executamos ações diversas com o objetivo de garantir a proteção e o bem-estar dos moradores de Jaguariúna das mais diferentes idades”, afirma o prefeito.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, durante o ano, março foi marcado como o pico da pandemia no município, com total de 938 casos. Após o mês de junho houve diminuição crescente no número de casos confirmados. De junho para julho a queda foi de 49,4%. Essa queda pode ser explicada pelo avanço na campanha de vacinação contra Covid.

No mês de junho foram aplicadas 11.508 doses, em comparação com em torno de 6.000 doses aplicadas em maio. Nos meses seguintes, a vacinação foi se intensificando e os impactos vão sendo observados conforme o aumento da cobertura vacinal.

Em novembro, apenas 42 casos. Esse foi o mês com menor número de casos desde maio de 2020, no início da pandemia.

“Mas, a pandemia ainda não acabou. Ainda precisamos ter cautela. É importante lembrar que as vacinas não previnem a transmissão, mas sim o desenvolvimento para a doença grave e morte. Pode ser que com a nova variante a infecção pela Ômicron seja mais leve, mas não podemos descuidar. Tudo ainda é muito novo para podermos afirmar algo. Já enfrentamos outras variantes e podemos ainda passar por outras. A principal questão é que a nova variante vem para dizer que não acabou nada ainda. Torcemos para que esse dia chegue, mas não podemos baixar a guarda”, alerta a secretária municipal, Maria do Carmo Pelisão Oliveira.

Neste momento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta o aguardo de mais dados sobre a Ômicron. Em janeiro a prioridade global será vacinar quem não foi vacinado ainda. Jaguariúna já iniciou essa ação.

Logo no primeiro mês de 2022 há muitos planos de desenvolver novas ações para alcançar um índice ainda maior de vacinados no município, além de projetos em outras áreas, como o prefeito Gustavo afirma. Que os planos para Jaguariúna se concretizem e que toda a população tenha um ano próspero, de saúde e conquistas.

Feliz 2022.

Jaguariúna

Programa “Pet Amigo” facilita doações de produtos para animais em Jaguariúna

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, sancionou a Lei Municipal nº 2.805, que institui o programa Pet Amigo, que tem por objetivo facilitar a captação de doações de ração, utensílios, móveis, roupas, medicamentos, coleiras, casinhas, entre outros produtos e insumos para animais. 

De acordo com a lei, os itens recebidos pelo programa poderão ser doados por estabelecimentos comerciais e industriais, órgãos públicos, pessoas físicas ou jurídicas. A distribuição das doações será realizada pela Administração Municipal ou por meio de parcerias firmadas com organizações da sociedade civil.

Jaguariúna é um dos poucos municípios brasileiros reconhecidos como Cidade Amiga dos Animais, pela World Animal Protection, pelas ações de proteção aos pets.

Leliane Magalhães Guerra Gandolphi, voluntária na ONG Xodó de Bicho, de Jaguariúna, aprovou a iniciativa. “Essa lei institucionaliza o que hoje é feito de forma informal. Agora, vamos conseguir atingir mais empresas, de portes maiores, para que façam suas doações. Dá mais transparência ao processo de doação e facilita tanto para os protetores, ONGs e também para os doadores”, avalia.  

Foto: Divulgação

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna realiza 2º mutirão da Saúde para exames ginecológicos neste sábado

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 28, o segundo Mutirão da Saúde com o objetivo de atender mais pacientes e reduzir a fila de espera. Os atendimentos serão na área de ginecologia, desta vez nas unidades básicas de saúde (UBSs) Cruzeiro do Sul e Florianópolis, das 7h às 19h.

Na UBS Cruzeiro do Sul, o atendimento também vai abranger os moradores dos bairros Roseira de Baixo e Roseira de Cima, que já podem fazer o agendamento nas unidades de saúde desses bairros. Na UBS Florianópolis, os atendimentos também se estenderão aos moradores do Nova Jaguariúna, que podem realizar o agendamento nesta unidade.

Quem preferir, pode fazer o agendamento da consulta para o Mutirão da Saúde pelo aplicativo “CCC Jaguariúna”, que pode ser baixado gratuitamente nas versões para Android ou IOS.
No último sábado, a Secretaria de Saúde realizou o primeiro Mutirão da Saúde, também com serviço ginecológico, quando 150 mulheres foram atendidas na UBS Miguel Martini. Além de passar pelo médico, as mulheres também realizam exames preventivos. Novos mutirões ainda deverão ser feitos ao longo dos próximos meses, conforme a necessidade.

De acordo com a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, o objetivo dos mutirões é amenizar os impactos caudados pela pandemia. “Os mutirões são uma forma de atender a população e dar conta do crescimento da demanda”, disse.

CÂNCER BUCAL
A segunda edição do Mutirão da Saúde também vai contar com o serviço odontológico de prevenção ao câncer bucal, na campanha Maio Vermelho. Equipes de saúde bucal estarão nas UBSs Cruzeiro do Sul e Florianópolis realizando avaliação nos pacientes com o objetivo de prevenir o câncer bucal.

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna realiza 1ª oficina de saúde mental

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna realizou nesta quarta-feira, 25, a 1ª Oficina de Saúde Mental de Jaguariúna. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide e contou com a presença de representantes da Rede de Atenção Psicossocial do Município e de Bruno Mariani, médico do Serviço Cândido Ferreira, ator, diretor e produtor de teatro, que abordou o tema “Tratar não é trancar”.

Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, o evento faz parte do plano de ação que visa reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial do Município, mas também abordar e discutir temas da 5ª Conferência Nacional de Saúde, como “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”.

“O objetivo foi iniciar uma discussão para dentro dos serviços, atenção primária juntamente com a Rede de Atenção Psicossocial, organizarmos os processos de trabalho e os pontos de atenção. Essa primeira oficina foi voltada para os funcionários da rede de saúde que estão à frente dos serviços”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

“Estamos sempre buscando o aperfeiçoamento e qualificação dos serviços, com mais conhecimento e informações para levar o que é melhor para a população do município, principalmente no que se refere a saúde mental, que é um problema que está bastante recorrente e um desafio após esses dois anos de pandemia”, completa a secretária.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias