Conecte-se conosco

Jaguariúna

SINOS DA IGREJA SANTA MARIA PARAM DE TOCAR EM JAGUARIÚNA

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Muitas pessoas perguntam: Por que sino na Igreja?

Quantas vezes você percebe na sua cidade e/ou comunidade que o sino da igreja toca?

Você sabe porque os sinos das igrejas tocam?

Há pessoas que não sabem o real significado dos sinos. Mas, mesmo assim, os usam como uma espécie de relógio, uma agenda pessoal.

Os sinos comunicam acontecimentos importantes aos membros de Comunidades. A raiz da palavra sino provém do latim “signu” (sinal). Sinaliza e convoca para o culto, para a adoração e para a gratidão por causa da graça de Deus. O som do sino penetra profundamente nos ouvidos. Atinge a alma das pessoas.

No passado, os sinos da Igreja Santa Maria tinham o papel de avisar a comunidade para as missas, festas e até avisar sobre o falecimento de cidadãos de Jaguariúna.

Já na atualidade, eles tocavam de hora em hora, anunciando a hora atual. Tocavam, pois um procurador do municipio de Jaguariúna, entrou com uma representação junto ao Ministério Público, solicitando que os sinos da Igreja parem de tocar, pelo menos durante a madrugada, pois atrapalha o sono e o direito ao silêncio dos cidadãos.

Por enquanto, não há uma decisão judicial, porém o Pároco responsável pela igreja, decidiu interromper o badalo dos sinos, para evitar maiores problemas.

Esse assunto vem gerando polêmica entre os moradores da cidade, que na sua maioria querem que os sinos voltem a badalar, mantendo assim uma centenária tradição histórica e cultural.

E você, já tem uma opinião formada sobre o assunto?

Participe de nossa enquete. Dê a sua opinião!

 

[yop_poll id=”1″]

 

 

Continue lendo

Jaguariúna

Ação no Parque Santa Maria vacina 719 com a segunda dose contra Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A aplicação foi realizada nos sistemas tradicional e drive-thru, em que a pessoa não precisa descer do veículo para receber a vacina, o que agiliza a operação

A ação especial da Secretaria de Saúde de Jaguariúna para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 em idosos de 69 a 71 anos de idade vacinou um total de 719 pessoas no sábado, 17, no Parque Santa Maria, em Jaguariúna. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 19, pela secretaria municipal.

Até o último sábado, um total de 3.766 pessoas já haviam recebido as duas doses da vacina contra o coronavírus em Jaguariúna, segundo os dados do “Vacinômetro” divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras 6.222 pessoas já receberam a primeira dose, totalizando 9.988 doses aplicadas.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna deve antecipar pagamento da 1ª parcela do 13º salário aos servidores municipais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna vai antecipar para maio o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais e do Hospital Municipal Walter Ferrari. Projeto de lei com a medida será encaminhado ainda nesta segunda-feira, 19, à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.

Hoje, o pagamento da primeira parcela é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação. Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário até o dia 31 de maio.

A Prefeitura também tem realizado o pagamento dos salários dos servidores até o dia 29 de cada mês, antecipando em quase uma semana a quitação da folha salarial. Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essas antecipações fazem parte da política de valorização do funcionalismo municipal e, mesmo num momento de pandemia e de crise econômica, são possíveis graças às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela gestão do prefeito Gustavo Reis.

Continue lendo

Jaguariúna

Cultura de Jaguariúna abre inscrições para três festivais

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, abriu inscrições para diferentes festivais on-line que prometem movimentar as redes sociais. São eles:

O “1º Cria MAKE” que tem como objetivo valorizar e promover a visibilidade, a criatividade, a técnica e a sensibilidade artística por meio da maquiagem. O festival acontece até o dia 28 e cada participante pode enviar duas imagens do mesmo trabalho.

Outro festival é o “1º Vídeo Literário de Jaguariúna” que foi criado para incentivar e difundir a produção literária da cidade e região, além de valorizar e promover a visibilidade dos escritores, contadores e poetas. A realização é até o dia 29 e não será dividido por categorias.

Ao mesmo Jaguariúna também realiza um intercâmbio entre diversas modalidades artísticas como: Teatro, Dança e Música durante o festival “Musicals” que acontece até o dia 30. As performances podem ser feitas individualmente ou em grupo.

As inscrições são gratuitas, devem ser feitas até 22 de abril e as imagens ou vídeos enviados para o e-mail: [email protected] Os 10 pré-selecionados serão exibidos nas redes sociais da Prefeitura e da Escola das Artes. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3867-2404 e (19) 3867- 4223.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias