Campinas
Sebrae-SP abre inscrições para imersão empreendedora em Campinas
Empretec estimula mudanças práticas na forma de empreender e pode ser uma virada de chave para novos negócios
Campinas receberá, em outubro, uma edição do Empretec, capacitação intensiva desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. O seminário é reconhecido por estimular mudanças de comportamento e desenvolver competências consideradas essenciais para quem deseja empreender.
A turma será realizada de 6 a 10 de outubro, no Escritório Regional do Sebrae-SP em Campinas. “O Empretec é uma imersão transformadora que desenvolve habilidades fundamentais em quem já empreende ou em quem pretende iniciar um negócio com mais atitude, planejamento e foco em resultados”, afirma Estela Juvenal, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do programa na cidade.
LEIA TAMBÉM:
Durante os cinco dias de atividades, as pessoas participantes são incentivadas a exercitar comportamentos como iniciativa, autoconfiança, planejamento e resiliência. A metodologia é baseada nas dez características do comportamento empreendedor reconhecidas internacionalmente, e busca provocar mudanças reais na forma de tomar decisões, assumir riscos e conduzir negócios com mais clareza.
“Não é um curso comum, mas sim um processo de virada de chave. O Empretec provoca, exige, tira o participante da zona de conforto e o convida a adotar uma postura mais ativa diante dos desafios do empreendedorismo”, complementa Estela.
Além do aprendizado técnico, o programa proporciona benefícios práticos e experiências transformadoras. “O Empretec trabalha o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades pessoais fundamentais para qualquer empreendedor. Também é uma excelente oportunidade para ampliar a rede de contatos e abrir portas para parcerias e colaborações estratégicas”, acrescenta.
Investimento que se paga
Segundo Estela, o comprometimento durante o seminário pode trazer retornos concretos. “No Empretec, é fundamental se dedicar a todas as atividades, do início ao fim. Esse empenho pode gerar resultados expressivos, a ponto de muitos participantes recuperarem o valor investido ainda durante a capacitação”, explica.
Ela reforça que a dedicação é decisiva para alcançar os resultados esperados: “O Empretec prova, a cada edição, que quem realmente se entrega à experiência sai do programa mais preparado, mais confiante e com uma visão mais clara dos caminhos do empreendedorismo.”
Carina Levy de Aguirre, gestora da Imobiliária RE/MAX Real, sempre ouviu do pai sobre a importância do Empretec. Ele participou quando ela ainda era criança e dizia que a experiência havia transformado sua vida, recomendando que ela também fizesse o curso no futuro. Quando surgiu a parceria entre a RE/MAX e o Empretec, Carina viu a oportunidade de realizar esse desejo antigo, com o objetivo de se conhecer melhor, desenvolver novas habilidades e alcançar resultados ainda mais consistentes em sua empresa.
Após a imersão, Carina conta que passou a ter mais clareza sobre suas competências, identificando tanto os pontos fortes quanto aqueles que exigem mais dedicação. Ela destaca que passou a se desafiar mais e, em pouco tempo, já colheu os frutos dessa mudança: “Em apenas uma semana tive o retorno do investimento. Foi incrível perceber como cada membro da equipe pôde aplicar suas melhores competências para alcançar um resultado que superou muito as expectativas. Essa vivência me abriu a mente para ver que posso ir além do que imagino”.
Alex Ferreira, estrategista e mentor em Comunicação e Marca Pessoal, decidiu participar do Empretec com o objetivo de aprimorar suas habilidades de liderança. Segundo ele, a experiência trouxe uma nova percepção sobre o papel do comportamento empreendedor no sucesso de um negócio.
Após o curso, Alex destaca que passou a ter maior atenção aos comportamentos que impulsionam resultados, o que refletiu em mudanças práticas em sua atuação. “A experiência foi realmente impactante porque somos arrastados pela rotina e não paramos para pensar que o sucesso do nosso negócio depende do nosso comportamento e, principalmente, da atitude de trabalhar o negócio e não no negócio. Esse retorno veio de forma muito rápida, o que reforçou ainda mais o valor do investimento”, afirma.
5ª edição do Empretec Campinas | Data: 6 a 10 de outubro
Horário: 8h às 18h
Local: Escritório Regional do Sebrae (Rua da Abolição, 881. Ponte Preta. Campinas/SP)
Investimento: R$ 2.200 (em até 10x sem juros no cartão de crédito)
Mais informações e inscrições: https://empretec.sebraesp.com.br/
Dúvidas: (19) 99727-1695
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Ex-prefeito de Jaguariúna Gustavo Reis fala na série testemunhos da ADCE Campinas
Palestra acontece no dia 18 de maio
Prefeito de Jaguariúna (SP) por três mandatos (2009-2012, 2017-2020 e 2021-2024), o político Gustavo Reis (PSD) participa da série de testemunhos da Regional Campinas da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), no dia 18 de maio (segunda), às 19h30. Liderança regional, Reis presidiu o Conselho da RMC (Região Metropolitana de Campinas) por cinco vezes, foi vice-presidente de Telecomunicações da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e atualmente é vice-presidente da Associação Paulista de Municípios (APM). Nascido em Santos em 1º de novembro de 1971, ele é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho e autor do livro Cooperativa de Trabalho: Problema ou Solução?
A palestra gratuita acontece no Centro Pastoral Monsenhor Fernando de Godoy Moreira, na Avenida Hermas Braga, 186 – próximo ao Santuário Santa Rita de Cássia, em Campinas. Participam também do evento, o diretor da ADCE Campinas, Paulo Roberto Toledo Corrêa e o reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia, padre José Trasferetti. Toledo Corrêa afirmou que essa série de testemunhos pessoais de lideranças empresariais e políticas chega a marca de 25 palestrantes.
LEIA TAMBÉM:
A carreira política de Gustavo Reis, iniciada como vereador, é marcada por uma gestão executiva de alta performance e reconhecimento internacional. Sob sua gestão, Jaguariúna alcançou o histórico índice de mortalidade infantil zero, que rendeu o Prêmio “Americas Award” da ONU (2010), como reconhecimento de governos que implementam políticas públicas exemplares, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Na Educação, o Prouni Municipal, garantiu acesso ao ensino superior, além de implantar o sistema apostilado na rede pública e zerar a evasão escolar. No campo social, destacou-se pela Tarifa Social de Ônibus e por amplos projetos habitacionais.
Na sua gestão, Jaguariúna investiu no seu polo tecnológico. O Centro de Operações e Inteligência (COI) e a criação da Patrulha Maria da Penha elevaram o padrão de segurança pública. A cidade foi eleita, por cinco vezes consecutivas (2019 a 2023), como a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil (até 50 mil hab.) pelo ranking Connected Smart Cities.
Perfil – Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), sociedade civil de caráter cultural e educativo e sem fins lucrativos, foi fundada no Brasil em 1961, inspirada no movimento internacional de empresários cristãos, que surgiu na França em 1927 com o nome UNIAPAC (International Christian Union of Business Executives). A ideia era reunir líderes empresariais que compartilhassem os valores cristãos e que buscassem aplicá-los em suas empresas e na sociedade em geral. Foi também uma resposta de empresários católicos na Europa à grande crise econômica e social decorrente da primeira Guerra Mundial. Inscrições – https://www.sympla.com.br/evento/adce-testemunhos-empresariais-gustavo-reis/3413188
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Campeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
Disputas acontecem no Kartódromo Internacional San Marino em Paulínia, a partir das 9h, com entrada gratuita
O Campeonato San Marino realiza neste sábado, dia 9 de maio, a quarta etapa da temporada 2026. As disputas acontecem no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia (SP), a partir das 9h, com entrada e estacionamento gratuitos. Os pilotos ainda podem se inscrever pelo link https://bit.ly/INSCRIÇÃOETAPA4CSM.
Além das provas regulares do principal campeonato oficial do interior de São Paulo, a rodada deste sábado também contará com a segunda etapa da categoria Shifter, considerada a “Fórmula 1 do kartismo” por atingir velocidades superiores a 130 km/h.
Estarão em disputa as categorias Mirim, Cadete, F4 Júnior, F4 Sprinter, F4 Graduado, F4 Sênior, F4 Super Sênior, F4 Grand Super Sênior, F4 60+, X30 Graduado e X30 Sênior, todas com dez etapas, além da categoria Shifter, que tem cinco rodadas ao longo do ano.
A terceira etapa, disputada em abril, acirrou as disputas entre as categorias. Na Mirim, Max Maximino e Anthony Conche dividem a liderança com o mesmo número de pontos (103). Já na Cadete, Luiz Moro é o líder, mas tem apenas um ponto de vantagem para o segundo colocado, Inácio Lopes (106 a 105).
Na F4 Júnior, Pedro Gasparin segue em primeiro lugar (97), com Lucas Perini em segundo (90). Na F4 Sprinter, Juliano Pinto é o líder (104), com Gabriel Rigo na vice-liderança (88). João Alécio lidera na F4 Graduado (103), seguido por Fred Bueno, em segundo (96).
Na F4 Senior, Davi Pisani é o líder, com 108 pontos, e Léo Gianfagna é o segundo (37). Já na categoria F4 Super Senior, a disputa é mais acirrada entre o líder, Rodrigo de Giovanni (108), e o vice-líder, Maurício Guzzo (105).
LEIA TAMBÉM:
Gustavo Mattedi lidera na F4 Grand Super Senior (101), com Marcelo Valle em segundo (96). Na F4 60+, Adilson Alencar é o líder com 108 pontos, seguido por Paulo Rosa, em segundo (103). Na X30 Graduado, Alain Sisdeli mantém a primeira colocação, com 74 pontos, seguido por Kaio Dias, em segundo (34) e, na X30 Senior, Marcelo Arruda é o líder (74) e Dado Salau segue na vice-liderança (68).
Por fim, a categoria Shifter tem a liderança de Kaio Dias, com 37 pontos, seguido por Gustavo Kabbara, em segundo (34).
A edição 2026 do Campeonato San Marino conta mais uma vez com supervisão, vistoria e diretores de prova da FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), motores RBC lacrados e sorteados (nas categorias F4 e X30), transmissão ao vivo no YouTube do kartódromo de todas as etapas, cobertura fotográfica profissional e divulgação na imprensa especializada e regional.
A competição conta com o apoio de Mega Kart, Thunder, Concept Kart, Kart Machine, Dias Diesel, ToyKids, Hello Next, YHBrasil e Gandolfo Estúdio.
Foto: Fernando Camargo
Texto: Práxis Mídia
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Campinas
Feriado do Trabalhador deve levar mais de 526 mil veículos para a malha viária da Renovias
Evitar horários de pico e não usar o celular ao volante são dicas essenciais da concessionária para os motoristas
A Renovias estima a circulação de 526.096 veículos em seu trecho durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho, entre quinta-feira (30/04) e domingo (03/05). O período deve registrar aumento significativo no volume de tráfego, principalmente nos momentos de saída para o feriado e no retorno dos motoristas.
Os principais horários de maior movimento estão previstos para o sentido norte (interior) na quinta-feira (30/04), das 14h às 19h, e na sexta-feira (01/05), entre 8h e 13h. Já no sentido sul (São Paulo), o pico deve ocorrer no domingo (03/05), das 15h às 19h.
LEIA TAMBÉM:
Durante esses períodos, a concessionária recomenda que os motoristas programem sua viagem com antecedência, buscando horários alternativos para evitar congestionamentos.
Atendimento ao cliente
Durante todo o feriado, a Renovias disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800 055 9696, além dos telefones de emergência instalados ao longo das rodovias, a cada quilômetro. Para o feriado do Dia do Trabalho, a concessionária prepara uma operação especial com foco na segurança viária e na conscientização dos usuários.
Durante todo o período, equipes estarão posicionadas estrategicamente ao longo das rodovias, com monitoramento 24 horas por meio do Centro de Controle Operacional (CCO).
Saldo Positivo
Nos dois últimos feriados prolongados, da Páscoa e Tiradentes, a Renovias não registrou mortes em seu trecho, resultado das ações operacionais e do comportamento mais consciente dos motoristas.
“O histórico recente sem vítimas fatais reforça a importância da combinação entre operação eficiente, ações de fiscalização do Policiamento Rodoviário e o comportamento responsável dos motoristas. Nossa orientação é que os clientes programem sua viagem com antecedência, evitem os horários de maior movimento e não utilizem o celular ao volante”, destaca o coordenador de Operações da Renovias, Alexandre Bueno da Silva.
Movimento Afaste-se
A Renovias também reforça o Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a reduzirem a velocidade e, sempre que possível, mudarem de faixa ao se aproximarem de atendimentos na rodovia. A medida é essencial para proteger equipes operacionais, socorristas e usuários envolvidos em ocorrências.
Os serviços incluem inspeção de tráfego, socorro mecânico e atendimento pré-hospitalar, garantindo agilidade no suporte aos usuários.
Orientações aos motoristas
A Renovias reforça a importância de atitudes responsáveis para uma viagem segura:
- Programe o deslocamento, evitando os horários de pico
- Faça a revisão do veículo antes de sair
- Evite o uso do celular ao volante
- Use o cinto de segurança em todos os ocupantes
- Respeite os limites de velocidade
Sobre a Renovias
A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 quilômetros. A concessionária administra as rodovias através do Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo. O Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia. Para acioná-lo, basta ligar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna


