Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reunião de trabalho define início da construção da ETA 5 em Jaguariúna para março

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Uma reunião de trabalho definiu nesta semana os detalhes para o início da construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) 5, que deve ampliar em 50 litros por segundo o abastecimento em Jaguariúna. A obra deve começar no final de março.

O encontro reuniu a vice-prefeita e secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, representantes do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e da empresa Target, que venceu a licitação para realizar a obra. A ordem de serviço, que define o início dos trabalhos, deve ser assinada ainda nesta semana, segundo a analista de saneamento do DAE, Luciana Souza. A partir disso, a empresa terá nove meses para concluir a obra, que está orçada em R$3,1 milhões e será bancada com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

“Essa foi a primeira reunião com a empresa vencedora da licitação para definirmos o cronograma de trabalho. A previsão é de que a obra comece efetivamente no final de março e seja concluída dentro de no máximo nove meses”, explica Rita Bergamasco. “Com essa obra, vamos conseguir tratar mais 50 litros por segundo de água, o que nos dará uma folga de seis a oito anos sem riscos de desabastecimento”, completa.

“Hoje foi o pontapé inicial para a obra, uma reunião inicial para esclarecermos alguns pontos e tirarmos dúvidas. Agora é colocar o projeto em prática, começando pelo cronograma de trabalho. O prazo contratual de entrega da obra é de nove meses, mas nós vamos reunir todos os esforços para que esse prazo seja reduzido”, diz o engenheiro eletricista e um dos proprietários da empresa Target, Fábio César David.

A construção da ETA 5 marca novos investimentos da Prefeitura na ampliação do abastecimento da cidade depois de mais de 20 anos. A última ampliação da ETA Central foi inaugurada em dezembro de 2000. De lá para cá, foram feitos investimentos em reservatórios de água e poços artesianos, que também ajudam a ampliar o abastecimento, mas em proporções reduzidas em comparação à uma nova ETA.

Foto: Ivair Oliveira

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna abre inscrições para o Programa Prouni Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna abre nesta sexta-feira, 03, as inscrições para as 500 vagas de bolsas de estudo do Programa Prouni Municipal, voltado a estudantes da cidade. As inscrições devem ser feitas pelo site prouni.jaguariuna.sp.gov.br e vão até o próximo dia 17 de dezembro.

O Prouni Municipal é um programa de concessão de bolsas de estudo do ensino superior voltado exclusivamente para moradores de Jaguariúna. No total, são disponibilizadas até 500 vagas para os mais diversos cursos no Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), com desconto de 70% nas mensalidades para os alunos.

Os estudantes também contam com um plantão de dúvidas, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone fixo (19) 3837-2888 e pelo WhatsApp, nos números (19) 99435-8484 e 99436-9898.

Criado em 2009, o Prouni Municipal oferece todos os anos 500 vagas de bolsas de estudo no ensino superior e já deu oportunidade a mais de 6 mil estudantes.

Continue lendo

Jaguariúna

De Jaguariúna, gestora Veridiana Mellilo foi destaque no TedxInsper

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

“A única pessoa que tem direito de definir do que você é capaz é você” foi o título da palestra

A palestrante, empreendedora e gestora do CEJ/CAJ, maior centro de equoterapia da América Latina Veridiana Mellilo foi uma das convidadas da edição 2021 do TedxInsper, que é um evento TED organizado de forma independente por alunos da instituição Insper, e sediado pela cidade de São Paulo, no auditório da FAAP. Esta edição ocorreu no dia 27 de outubro, e Veridiana entrou em palco às 15h.

Veridiana Mellilo, quando convidada para palestrar no evento, se deparou com diversas temáticas que poderia abordar em seu discurso: gestora, empreendedora, formada em relações públicas e mentora de negócios, ela também participava de uma banda na adolescência e chegou a representar o Brasil no Mundial de Hockey In-Line. A decisão final, porém, foi de falar sobre como a equoterapia pode dar as ferramentas necessárias para transformações pessoais e profissionais.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo. É muito praticado por pessoas que se encaixem no espectro autista (TEA), e indivíduos com algum tipo de neurodivergência. A prática é presente na vida de Veridiana há mais de 20 anos. Sua família fundou os centros de equoterapia de Jaguariúna, e, em 2020, assumiu a gestão dos locais.

Através dessa experiência, em seu discurso, Veridiana provou como o ser humano é extremamente adaptável, e ele só precisa de ferramentas para atingir todo seu potencial. Para a gestora, a equoterapia pode ser esse vetor de transformação. Na prática, os movimentos do cavalo, e o laço do animal com o praticante, trabalham questões motoras, çde equilíbrio e sociais.

Continue lendo

Jaguariúna

Obras da nova adutora de água de Jaguariúna chegam ao Bairro Jardim Europa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As obras de construção da nova adutora de água de Jaguariúna prosseguem esta semana na região do Jardim Europa. Os trabalhos realizados pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Jaguariúna começaram no dia 22 de novembro. A nova adutora será interligada ao Reservatório do Rinaldi e deve atender os bairros Zambon, Rinaldi, Coração de Jesus e Arco-Íris.

Segundo o DAE, a obra é uma antiga demanda da população desta região da cidade e deve reduzir o número de ocorrências de interrupção no abastecimento local.

Fotos: Ivair Oliveira

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias