Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da pandemia: Supervisora do PAT Jaguariúna fala sobre tendências no mercado de trabalho

Publicados

em

Muitos setores devem crescer pós-pandemia, dentre eles o da saúde mental e logística

Segundo o IBGE, a pandemia da Covid-19 destruiu 7,8 milhões de postos de trabalho no Brasil até o mês de maio. Isso fez com que a população ocupada tivesse caído 8,3% na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro, indo para 85,9 milhões de pessoas.

Muitas pessoas que já estavam desempregadas ou que perderam o emprego por causa da pandemia de coronavírus precisam buscar uma nova oportunidade de trabalho em meio à quarentena. A supervisora do Posto de Atendimento ao Trabalhador, Renata Lopes, dá algumas dicas das tendências de mercado neste período.

Gazeta Regional: Com o Covid-19, quais as tendências de mercado?
Renata Lopes: Toda dificuldade faz pararmos para pensar, ter resolver e ter criatividades para mudanças. Quando percebem que há diminuição de custos e aumento de resultados, muitas ações permanecem em todos os setores do mercado de trabalho. Tivemos que criar, por exemplo, vendas onlines, que já eram tendências e muitos protelavam. Muitos homework, reuniões online, são esforços minimizados que resultam em qualidade e produtividade nas empresas.

A tendência do mercado de trabalho que crescerá muito são todos os setores de saúde, inclusive mental, pós-pandemia teremos muitos reflexos em todos os sentidos. Teremos um crescimento e, já estamos sentindo na parte de logística, desde a compra feita por site, profissionais de TI até a entrega de mercadoria. No Marketing Digital. Profissionais de ensino a distância, que acredito ter sido um dos maiores desafios por parte de professores que trabalhavam com giz e lousa e rapidamente precisaram substituir por vídeos e computadores.

Podemos ver que a pandemia adiantou a Revolução 4.0 em nossos serviços como seguro desemprego que antes se enfrentava às vezes espera no Posto de até 2 horas, pode se resolver em 15 minutos pelo celular através do aplicativo da carteira de Trabalho Digital. Que é outra novidade e se destacou muito nesta pandemia, a Carteira de trabalho Digital pode ser baixada no celular, não tem mais a necessidade de tirar foto, ter o cuidado de não perder a tal foto chancelada pelo Ministério se não perdia a validade. Tudo acaba ficando mais simples e fácil.

Gazeta Regional: De que maneira as mudanças causadas pela pandemia atingem os trabalhadores?
Renata Lopes: Vejo de duas formas, uma do trabalhador precisar se modificar se atualizar. Aceitar e perceber que é necessário a mudança.

Já estamos na era digital, agora mais que nunca. Desde 2009 na primeira gestão do nosso Prefeito Gustavo Reis, a Secretaria do Trabalho em parceria com o Instituto Stefanini implantou um curso totalmente gratuito de informática, na época até pensando nos Porteiros que tinham a necessidade de se adequar a nova ferramenta, mas era aberto a qualquer desempregado, com o objetivo de qualificá-los para o reemprego. Hoje, informática tem que estar incluído nos conhecimentos de qualquer trabalhador.

Outra forma, esse trabalhador terá que estar mais atento tanto na procura do emprego quanto na permanência dele no trabalho. Já estava difícil concorrer a uma vaga de emprego antes da pandemia, se pensarmos que com toda dificuldade os empregadores trabalharam com o quadro reduzido, este trabalhador atual, tem que se dedicar mais e a procura aumenta. Ele tem que ser melhor, ele tem que ter mais qualificações.

Para se candidatar a vagas, no momento está sendo 100% online, por meio de currículos enviados por email, cadastro em sites de empresas e agências e a tendência é permanecer assim, o que muda na forma de se preparar para a busca do emprego também.

O trabalhador tem que colocar no currículo as habilidades e competências da vaga que está se candidatando e convencer o selecionador que ele é o melhor candidato para a vaga e conseguir uma entrevista. Ele não pode mais ficar com aquele currículo pronto, que muitas vezes nem foi ele que fez, entregando para todas as vagas sem sentido.

“Eu sempre digo que dá trabalho procurar trabalho!”

Renata Lopes

Gazeta Regional: Como é possível acompanhar as mudanças?
Renata Lopes: Tem que estar realmente comprometido em querer. O PAT oferece um curso preparatório para a recolocação no mercado de trabalho, com um material riquíssimo. Oferece ao trabalhador ferramentas que fazem a diferença na concorrência da conquista da vaga no mercado de trabalho.

Gazeta Regional: Neste cenário, há quem saia perdendo ou ganhando?
Renata Lopes: Sai perdendo quem permanecer no lugar e ganhando quem se permitir a mudança, busca por qualificações é essencial. Temos muitos cursos oferecidos gratuitos online e conseguimos fazer até por celular.

Gazeta Regional: É possível dizer que os trabalhadores sairão desta crise mais preparados para o mercado de trabalho?
Renata Lopes: Acredito que sim, toda dificuldade nos faz melhores. É claro que toda batalha tem os vencedores e os vencidos e neste momento quem ficar sentado esperando acontecer será vencido.

Jaguariúna

Defesa Civil de Jaguariúna realiza ação de prevenção a queimadas e orienta população

Publicados

em

Com o início do período de estiagem, a Defesa Civil de Jaguariúna começou nesta sexta-feira, dia 26 de abril, um trabalho de prevenção a queimadas, com orientação à população. A ação se concentrou no bairro Roseira de Baixo e contou com uma equipe da Defesa Civil, liderada pela diretora do órgão, Fernanda Tesche. Outros bairros também serão visitados.

A equipe visitou as residências e conversou com moradores, distribuindo material informativo sobre como evitar queimadas e incêndios e sobre aspectos da Lei Municipal nº 2.223/2014. Pela Legislação, praticar queimada é crime ambiental. A infração sujeita os responsáveis ao pagamento de multa de R$500, que pode ser aplicada em dobro nos casos de reincidência.

LEIA TAMBÉM:

Por isso, a diretora da Defesa Civil reforça a necessidade de a população colaborar evitando jogar bitucas de cigarro e atear fogo em terrenos baldios ou até mesmo no quintal. “Atear fogo, seja por qualquer motivo, é crime ambiental, segundo o Código de Posturas do Município, mesmo que seja queimar no próprio quintal lixo ou quaisquer materiais em quantidade suficiente para molestar a vizinhança”, explica Fernanda.

A orientação é para que os proprietários de áreas rurais façam os aceiros – faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. O aceiro ajuda a prevenir a passagem do fogo para área de vegetação, evitando a propagação das queimadas.

DENÚNCIAS

Denúncias podem ser feitas pelos telefones 199 ou 153 (urgência e emergência) e 3867-1339.

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Governo de São Paulo anuncia pacote para a construção de 43,7 mil novas moradias

Publicados

em

Jaguariúna está entre os municípios contemplados

O Governo de São Paulo anuncia, na manhã desta sexta-feira, 26, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de R$5,2 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada.

De acordo com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o município está entre os contemplados. “Uma excelente notícia para Jaguariúna e para as famílias que ainda sofrem com o pagamento do aluguel e desejam transformar o sonho da casa própria em realidade”, diz.

LEIA TAMBÉM:

No evento, será anunciada a construção de 24.309 unidades habitacionais pela CDHU, sendo 1.355 delas do programa Vida Longa (voltado para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com municípios), além do aporte de 13.312 Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.

Está prevista também a construção de 6.135 moradias pela PPP qualificação da Área Central da Capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias