Conecte-se conosco

Jaguariúna

Reflexos da pandemia: Com academias fechadas, personal trainer aposta em atendimento domiciliar

Paula Partyka

Publicados

em

Mesmo após a reabertura das academias, muitos ainda tem receio de frequentar o local e optam pelo atendimento domiciliar personalizado

A prática regular de exercícios físicos proporciona inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo, a diminuição dos riscos de doenças cardíacas, pressão alta, osteoporose e diabetes. Além disso, contribui para o bem estar, melhora a capacidade cardiorrespiratória e condicionamento físico, promovendo mais qualidade de vida.

O educador físico, Felipe Alessandrini, formado pelo Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj) atua na área há mais de seis anos. Desde a formação, a academia sempre foi sua principal área de atuação, mas com o período de fechamento das academias devido quarentena rígida da pandemia, o profissional perdeu o seu emprego, pois o local onde trabalhava não suportou a crise e teve que fechar as portas.

“Diante disso, me vi desempregado em meio a um momento delicado de incertezas e de crise econômica. Tive que me reinventar e procurar uma nova forma de atendimento”, relata. Atualmente, Felipe trabalha como personal trainer atendendo em domicílio.

Felipe conta que investiu em um atendimento personalizado a domicílio, com toda segurança necessária deste período. Comprou materiais para suas aulas e passou a fazer divulgação por meio das mídias sociais.

“Não demorou para que interessados aparecessem, pois muitas pessoas habituadas à prática dos exercícios físicos estavam sentindo falta e viram nessa nova proposta uma forma de conseguir manter os hábitos de forma segura. E, tendo em vista a facilidade de ter um atendimento em casa, a procura tem aumentado”, conta o profissional.

Agora, mesmo após reabertura das academias, a procura pelo serviço de personal à domicílio continua em alta, segundo Felipe. “Muitos ainda não se sentem seguros em retornar”, afirma. “Além disso, houve também o aumento de alunos que procuram personal trainer para atendimento na academia”, acrescenta.

Trabalhar neste cenário chamado ‘novo normal’ tem sido um desafio para Felipe. “Foi preciso abrir a mente para novas possibilidades de trabalho e sair da zona de conforto. Além disso, existe toda a preocupação com as normas sanitárias que precisam ser seguidas de forma muito responsável, como uso de máscara, higienização atenta dos equipamentos e atendimento limitado a pequenos grupos”.

Felipe salienta que o diferencial do acompanhamento de um personal trainer é que, além trazer mais segurança durante o exercício, o programa de treinamento é feito de forma personalizada, levando em consideração a individualidade do aluno, seus objetivos, rotina, histórico médico. Sendo assim, os resultados aparecem de forma mais eficiente.

Continue lendo

Jaguariúna

Pipas causam 19 interrupções de energia em Jaguariúna e Pedreira em 2021

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Levantamento da CPFL Santa Cruz aponta que, além dos meses de férias, o brinquedo segue como uma das principais causas de interrupção de energia do sistema elétrico nos meses de abril, maio, junho e setembro

Um levantamento da CPFL Energia, em todas as cidades atendidas pela CPFL Santa Cruz, identificou 307 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2021, uma redução frente aos 360 casos de 2020. Apenas nas cidades de Jaguariúna e Pedreira, as ocorrências chegaram a 19 no último ano, mostrando que o isolamento social não impediu a brincadeira de pipas e, consequentemente, transtornos à rede elétrica. 

Outro fato importante é que os casos não se concentraram durante os meses de férias escolares,  como em outros anos, e tiveram números expressivos também em abril, maio, junho e setembro. 

Jaguariúna é a cidade com mais ocorrência de pipas na rede elétrica (10), seguida por Pedreira (9).

Segurança sempre. Por meio da campanha Guardião da Vida, a CPFL Santa Cruz prioriza a segurança com a população e traz dicas de conscientização constantemente para evitar acidentes com a rede elétrica. Entre os assuntos, estão os perigos de brincadeiras com pipas próximo às subestações e às redes elétricas. A CPFL reforça que as pessoas nunca busquem as pipas caídas em locais com equipamentos de energia, que podem causar acidentes e até morte. 

Um brinquedo inofensivo que traz transtornos quando utilizado de forma inadequada, podendo provocar acidentes graves e até fatais e corte no fornecimento de energia. Muitas pipas ficam enroscadas nos fios e causam interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha e a estrutura da pipa, enrolada nos cabos elétricos, se tornam condutoras de energia quando chove.

Os desligamentos e os acidentes causados pelas pipas podem ser evitados com alguns cuidados simples, indicados pela campanha Guardião da Vida. É importante escolher um local longe da fiação elétrica, como campos abertos e parques, fugindo do entorno de rodovias ou das avenidas de intenso movimento, onde também podem acontecer atropelamentos. 

Não tente resgatar uma pipa enroscada na rede elétrica, pois além de provocar desligamentos no fornecimento de energia pode causar acidentes, com vítimas fatais. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acontecer de o brinquedo ficar preso em um fio, a melhor atitude é dá-lo como perdido.

Além disso, vale destacar que no estado de São Paulo é crime de acordo com a lei estadual nº 12.192, de 2006, usar o cerol ou a chamada “linha chilena”. Por conduzirem eletricidade, em contato com a rede elétrica, aumentam o risco de choques. Por conta do seu poder cortante, essas linhas podem romper os cabos da rede e provocar curtos-circuitos, além de colocar em risco a vida de ciclistas e motociclistas. 

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde aplica todas as doses da vacina contra o coronavírus até sexta

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Campanha de vacinação contra a Covid-19 entra em mais uma semana com a aplicação de todas as doses em Jaguariúna. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde aplica as primeira, segunda e terceira doses na população, conforma o calendário vacinal. Para isso é preciso ir até o Parque Santa Maria.

Neste momento, podem tomar a primeira dose as pessoas que têm 12 anos ou mais. A terceira dose será aplicada nas pessoas que têm mais de 18 anos e receberam a segunda dose há pelo menos 4 meses e imunossuprimidos vacinados com a segunda dose há mais de 28 dias.

Para a segunda dose a secretaria destaca que estão disponíveis os imunizantes da Pfizer, Coronavac, AstraZeneca e Janssen.

Continue lendo

Jaguariúna

Gustavo Reis é eleito pela 3ª vez presidente da RMC

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O prefeito de Jaguariúna e atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Gustavo Reis, foi eleito para mais um mandato à frente do colegiado. A eleição foi realizada durante a primeira reunião do Conselho no ano, na manhã desta segunda-feira, 17, na cidade de Campinas. O prefeito Luiz Dalben, de Sumaré, também foi reconduzido como vice-presidente do colegiado.

É a terceira vez que Gustavo Reis preside o Conselho de Desenvolvimento da RMC. A primeira foi em 2010. Em 2021, Reis foi eleito vice-presidente do colegiado, mas assumiu em definitivo a presidência após a morte do prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, que ocupava o posto.

“Recebi de forma unânime a votação dos demais prefeitos. É um desafio enorme a gente poder continuar realizando esse trabalho à frente do Conselho da RMC, ao lado do prefeito Luiz Dalben, reeleito como vice-presidente. Sinto-me preparado e tenho o apoio necessário para continuar o desenvolvimento desse trabalho”, comentou Gustavo Reis.

O Conselho de Desenvolvimento da RMC é um órgão deliberativo, que trata de reivindicações e projetos conjuntos dos municípios, além de convênios e da utilização de recursos do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento da RMC). O fundo é formado pelas anualidades pagas pelas próprias prefeituras e tem na Agemcamp (Agência Metropolitana) o braço executivo para implementar políticas e ações.
A RMC é composta por 20 municípios, é a segunda maior do Estado e a quinta maior do país, com um PIB de quase R$ 200 bilhões.

HISTÓRICO DE GUSTAVO REIS
O atual Prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, foi líder estudantil e é bacharel em Direito, pós-graduado em Direito do Trabalho. Autor do livro “Cooperativa de Trabalho: Problema ou Solução?”.
Ingressou na política jaguariunense em 2000, eleito vereador com expressiva votação. Foi eleito prefeito de Jaguariúna pela primeira vez para a gestão de 2009 a 2012.

Em 2016, voltou a ser eleito prefeito de Jaguariúna, para o mandato 2017-2020. Foi reeleito em 2020 para o terceiro mandato, na gestão 2021-2024.

Em suas gestões, se destacam ações na educação, na saúde e no desenvolvimento de Jaguariúna, áreas cujos indicadores estão entre os melhores do país.

É o atual presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, reeleito em 2022 para mais um mandato à frente do colegiado. Em 2021, foi eleito vice-presidente de Telecomunicações da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e presidente da Associação Nacional de Prefeitas, Prefeitos, Vice-Prefeitas e Vice-Prefeitos do MDB.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias