Conecte-se conosco

São Paulo

Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego” abre mais de 6 mil vagas em cursos profissionalizantes

Publicados

em

Programa é voltado para jovens de 16 a 24 anos que buscam qualificação para o mercado de trabalho

O Governo de São Paulo abriu inscrições para 6.155 vagas em cursos gratuitos do Qualifica SP “Meu Primeiro Emprego”. A ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é destinada a jovens de 16 a 24 anos com ensino fundamental completo que querem ingressar no mercado de trabalho.

Jamile do Nascimento, de 16 anos, moradora da região São Carlos, no interior paulista, é uma dessas jovens que buscavam uma chance para o primeiro emprego, mas enfrentava dificuldades pela falta de conhecimento e habilidades essenciais no mercado profissional. Decidida, se inscreveu no curso Excel Aplicado à Área Administrativa, oferecido na turma de 2023 do Qualifica “Primeiro Emprego”, e viu suas chances de empregabilidade crescerem. “Com essa qualificação, consegui um estágio na Defensoria Pública do Estado e tenho certeza que será uma ótima experiência para minha carreira profissional.”

LEIA TAMBÉM:

Todos os cursos foram pensados e desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e abrangem as seguintes áreas: Tecnologia da Informação, Gestão e Negócios e Automotivo. De acordo com o IBGE (2023), cerca de 17,1% da população jovem do Estado de SP não estuda e está sem ocupação.

As 20 opções de cursos disponíveis têm duração de 120 horas e poderão ser realizadas ao longo de quatro meses no formato presencial. As aulas serão realizadas em instituições de ensino parceiras, como Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais do Centro Paula Souza (CPS) e unidades do Senai, de 83 municípios do estado de São Paulo.

As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro no site www.qualificasp.sp.gov.br, onde será possível também consultar os municípios participantes. Não é necessário realizar processo seletivo. As aulas têm previsão de início em março.

A comunicação com os inscritos é feita unicamente por e-mail, utilizando-se os dados pessoais de cada candidato informados no ato do cadastro no site.

20 opções de cursos nas áreas de Tecnologia da Informação, Gestão & Negócios, Produção Cultural & Design, e Automotivo:

  • Ajudante de Logística
  • Marketing Digital e Vendas em Redes Sociais
  • Criação de Sites e Plataformas Digitais
  • Auxiliar de Vendas
  • Excel Aplicado à Área Administrativa
  • Administração de Redes Windows
  • Aprenda a Programar em C#
  • Segurança Cibernética Fundamental
  • Tecnologia e Eletricidade Automotiva
  • Introdução a Banco de Dados
  • Desenvolvimento de E-commerce
  • Criação de Sites com Marketing Digital
  • Técnicas de Atendimento
  • Criação de Aplicativos
  • Desenvolvimento de Software para web e celular
  • Desenho no AutoCAD
  • Gestão de Pequenos Negócios
  • Jogos Digitais
  • Design de Plataforma Digitais e Experiência do Usuário
  • Introdução à Robótica Utilizando Arduíno

Serviço
Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego
Prazo: de 07 a 27/02
Site: www.qualificasp.sp.gov.br

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

São Paulo

Tecnologia e Expansão: Central de Monitoramento é ampliada, garantindo ainda mais segurança à Atibaia

Publicados

em

O espaço administra a Muralha Digital e monitora o município em tempo real com mais de 2 mil câmeras; apresentação do novo espaço contou com a presença do Gabinete de Gestão Integrada (GGI)

O Centro de Operações e Inteligência (COI) de Atibaia passou por uma transformação com sua realocação e expansão: a sala está equipada com novos materiais tecnológicos, como computadores e mesa controladora, além do aumento na quantidade de servidores (de seis para dez posições de trabalho) e de telas (de seis para doze, cada uma com dois gerenciadores). Essas mudanças visam aprimorar a eficiência e a capacidade do ambiente de trabalho, preparando-o para respostas rápidas e promovendo mais segurança na cidade, por meio do monitoramento.

Durante a inauguração da ampliação do espaço houve também uma reunião das autoridades com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Atibaia, que contou com a presença do prefeito Emil Ono; do vice-prefeito, Prof. Fabiano de Lima; do secretário de Segurança Pública, Cauê Nunes; dos juízes Dr Leonardo Colombini, Diretor do Fórum, e Dr Rogério Correia Dias, Coordenador do CEJUSC; Inspetor João Cardoso Barbi da Polícia Rodoviária Federal; Capitão Corrente, comandante da 3ª CIA de PM de Atibaia; Dr Sebastião Alves de Oliveira, Delegado da Polícia Civil; Enrique Castillo, Presidente do GAPA; o vereador GCM Reinaldo Santos; entre outras autoridades.

LEIA TAMBÉM:

“Estou orgulhoso em anunciar a expansão do nosso centro de Operações e Inteligência de Atibaia. Com investimento grandioso, teremos 2.250 novas câmaras de monitoramento até o final de 2024. É o meu governo garantindo mais proteção e conforto para nossa população. Agradeço a Guarda Municipal e todas as forças de segurança envolvidas”, afirmou o prefeito Emil Ono.

Central de Monitoramento
As câmeras são interligadas ao sistema de monitoramento do COI, que também atende a Muralha Digital de Atibaia, forte aliado das forças de segurança pública para identificação e prisão de criminosos na cidade e região, sendo capaz de demonstrar, em segundos, centenas de informações referentes aos veículos na cidade, apenas pela identificação da placa.

Os guardas municipais operam todo o sistema, em uma única sala, agora ampliada. Qualquer ocorrência que tenha eles usam o sistema, além do cadastro de veículos furtados e o acompanhamento de passagens, para ofertar apoio à Polícia Civil em registros de boletim com as imagens. O objetivo é garantir a segurança da população, inibir a criminalidade e ajudar na resolução de crimes que venham acontecer.

Câmeras de Monitoramento X Muralha Digital
As câmeras de monitoramento do município são espalhadas pela cidade, como escolas, postos de saúde, vias, praças e outros locais públicos, filmando em tempo real tudo o que acontece, sendo interligadas ao COI. Já na Muralha Digital tem equipamentos OCR (leitura de placas de veículos) que são capazes de identificar placas de veículos e gerar alertas automáticos, colaborando na prevenção e na identificação de crimes, além de ser fundamental na agilidade e na precisão de várias ocorrências ao indicar a presença de um veículo que já foi utilizado para a prática de delitos em Atibaia ou outras cidades interligadas ao sistema.

Números
A Muralha Digital desde 2021 teve uma ampliação de 264%, expandindo de 25 para 91 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade. Os números revelam o aumento expressivo durante os últimos anos, com o número de equipamentos na operação da Muralha saltando de 60 para 162 equipamentos em 2022. Já em 2023, a Muralha alcançou 170 equipamentos.

Em relação às câmeras de monitoramento, o aumento foi ainda mais significativo: de 4.060% comparado a 2020. Em 2024 o número de câmeras de monitoramento saltou para 2080, em 2020 eram apenas 50. Como mostra o gráfico acima, durante os últimos quatro anos o investimento em câmeras de monitoramento foi evidente, reforçando a prioridade em segurança pública e o cuidado com a população.

Totens
Entre as câmeras de monitoramentos estão os 26 totens de segurança: são 16 em escolas municipais e 10 em praças e esquinas de avenidas importantes da cidade. Cada totem possui altura entre 3,60 m e 4,40 m, sendo em aço carbono com estrutura única e resistente a atos de vandalismo; sistema de alto-falantes de alta potência e dispositivo luminoso tipo giroflex; botão e sistema de áudio para comunicação da central de monitoramento com o público local; sistema de reprodução de mensagens de áudio pré-gravadas para divulgação de avisos e informes de campanhas educativas e preventivas; sistema de câmeras com visão 360° simultâneo para monitoramento contínuo e gravação das imagens.

Aumento de Guardas Municipais
O investimento em segurança pública não para. O concurso público para a Guarda Civil Municipal (GCM) com 67 novas vagas já passou pela prova objetiva e está em processo de avaliação de aptidão física. Em breve eles irão compor a equipe nas ruas, além de auxiliar na operação do ampliado Centro de Operações e Inteligência de Atibaia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Save the Children expande seu programa para crianças em situação de vulnerabilidade com novo escritório no Brasil

Publicados

em

Organizações já apoiadas há 28 anos serão lideranças na luta pelos direitos básicos de crianças e adolescentes

A organização internacional de direitos das crianças Save the Children abre o seu primeiro escritório no Brasil, trabalhando com parceiros locais para levar a luta por direitos infantis ao topo da agenda nacional e melhorar as vidas impactadas pela violência, pobreza e mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM:

O novo escritório brasileiro, em São Paulo, irá se apoiar no trabalho já iniciado no Brasil pela Save the Children há mais de 20 anos, dando continuidade às suas colaborações com organizações nacionais para aprimorar o conhecimento local e implementar soluções para as crianças no país. O trabalho da Save the Children prioriza questões críticas como migração, educação, crise climática, segurança alimentar, desigualdade racial e de gênero e proteção.

Alessandro Tuzza, diretor do Save the Children Brasil, diz:
“Estabelecer este escritório é um empolgante marco para o nosso trabalho na América Latina e no Caribe. Save the Children tem apoiado organizações locais no Brasil por mais de 20 anos. Este novo escritório nos permitirá incrementar nossa colaboração com parceiros brasileiros e nossos esforços em advocacy. O Brasil, ranqueado como o sétimo país mais populoso do mundo, infelizmente também está entre os lugares mais violentos para crianças. Milhões de crianças estão expostas à pobreza e violência, assim como à evasão escolar, e vivem em áreas vulneráveis a riscos climáticos e ambientais. Ao colaborar com parceiros, governos e comunidades locais, buscamos realizar uma transferência de poder àqueles com conhecimento local e experiência prática nas comunidades. Juntos, podemos construir um ambiente mais eficaz para essas crianças, nos assegurando de que elas poderão prosperar e alcançar todo o seu potencial”.

As crianças no Brasil estão crescendo em meio a altos níveis de pobreza e violência, limitando seu acesso a serviços cruciais como saúde, educação e proteção, com o país classificado como o sexto mais violento do mundo, de acordo com dados recentes da ACLED.

Além desses desafios, a crise climática exerce forte impacto sobre as crianças brasileiras. Aproximadamente três em cada quatro crianças do país – que somam o impressionante número de 40 milhões de jovens – estão classificadas como vulneráveis à degradação ambiental e às mudanças climáticas.

Save the Children trabalha com parceiros locais no país desde o início dos anos 90 para ajudar a promover e defender os direitos das crianças. Ao reforçar e incrementar a sua presença local no Brasil, Save the Children busca fornecer ainda mais apoio e auxílio aos seus parceiros brasileiros enquanto constroem novas alianças para enfrentar os persistentes desafios encarados diariamente pelas crianças no país.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

São Paulo

Brew Festival celebra nove anos com edição especial St. Patrick’s Day em Valinhos

Publicados

em

Grande festa da cerveja artesanal acontece nos dias 02 e 03 de março, sábado e domingo, das 11h às 22h, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”; entrada é um quilo de alimento não-perecível

O Brew Festival está de volta a Valinhos, sua cidade de origem, para celebrar nove anos de sucesso. Um dos mais importantes, tradicionais e consagrados eventos de cerveja artesanal do interior do Estado de São Paulo, acontece nos dias 02 e 03 de março, sábado e domingo, no Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”. O espaço é conhecido por receber anualmente as tradicionais Festa do Figo e Expogoiaba.

A edição histórica que comemora quase uma década de atividade do festival traz uma iniciativa solid&aa cute;ria. Para entrar no parque basta doar um quilo de alimento não-perecível. Toda arrecadação será revertida para o Fundo Social de Solidariedade de Valinhos.

A programação começa no sábado, 02, às 11h. As atrações prosseguem até as 22h. No domingo, 03, o Brew Festival também recebe o público das 11h às 22h. Quem é apaixonado pelas artesanais tem a chance de degustar diferentes estilos de cerveja oferecidos por 15 cervejarias. São rótulos de qualidade produzidos com puro malte, sem processos industriais.

Brew Especial St. Patrick’s Day
O Brew Festival aproveita o retorno a Valinhos para antecipar o brinde a Saint Patrick (São Patrício), um dos mais famosos santos padroeiros da Irlanda. Em vários cantos do mundo, inclusive no Brasil, o St. Patrick’s Day é comemorado em março, mais precisamente no dia 17.

LEIA TAMBÉM:

Na festa, é comum as pessoas se vestirem com extravagantes trajes verdes em homenagem às cores do país europeu, propulsor do evento. O Brew, em Valinhos, promove a edição St. Patrick’s Day, com muita cerveja verde e surpresas para os visitantes.

Além disso, quem visitar o amplo parque cervejeiro tem a chance de acompanhar ao vivo a etapa inicial para a fabricaç&ati lde;o de cerveja, processo conhecido como brassagem. O procedimento transforma o amido dos grãos em açúcares e é um dos segredos para se chegar a uma bebida de qualidade.

E tem muito mais
Além da diversidade de rótulos e sabores de cerveja e toda a programação direcionada ao universo cervejeiro, o Brew Festival traz a Valinhos uma completa área food, que oferece pratos diversificados além de iguarias da chamada gastronomia de rua. O parque também recebe a alameda dos doces com opções de sobremesas que farão a alegria de crianças e dos adultos.

Outra atração do Brew é a exposição de produtos alimentícios, como cachaças e queijos, acessórios, artesanato e vestuário. É possível até aproveitar a festa para fazer tatuagem ou colocar um piercing. O evento ainda conta com área kids para diversão das crianças. Se a preocupação são os animais de estimação, o festival é pet friendly, ou seja, todos estão convidados para a festa.

“Para celebrar os nove anos do Brew Festival preparamos uma edição especial para Valinhos e toda a região. O público vai encontrar tudo o que há de melhor e as principais novidades no mercado cervejeiro. Será uma festa divertida no melhor estilo St. Patrick’s Day, com cerveja gelada, gastronomia variada e shows ao vivo. Nossa intenção é proporcionar momentos inesquecíveis de lazer em um ambiente em que se preza a família e sua segurança”, diz o responsável pela organização do Brew Festival, Túlio Henrique Waetge, proprietário da WB Produções, empresa referência na organização de eventos, festas corporativas, feiras e festivais.

Shows de rockn’roll agitam o parque
Para incrementar o espaço durante o Brew Festival, em Valinhos, seis shows estão confirmados entre o sábado, 02, e o domingo, 03, com repertórios que enfatizam sucessos do rock nacional e internacional. Para abrir a programação, no sábado, 02, o público vai conferir o Especial Skank e Barão Vermelho, às 13h.

Depois, às 16h, sobe ao palco a banda Runaway, com o som de Bon Jovi. Para fechar o primeiro dia de atrações, Rockomotion faz o Especial Led Zeppelin.

No domingo, 03, a grade de shows começa às 12h30, com Capital Inicial cover. Ainda passam pelo palco a banda Eruption, com Van Halen Tribute, às 16h, e o grupo Legendary com Guns N’ Roses Tribute, a partir das 19h.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias