Conecte-se conosco

Campinas

Prorrogação da atualização do CadÚnico por mais 30 dias beneficia 1.015 famílias de Campinas

Publicados

em

Prorrogação da atualização do CadÚnico – O prazo para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) foi prorrogado por mais 30 dias corridos, a contar desta sexta-feira (14), e vai beneficiar as 1.015 famílias de Campinas (SP) que recebem o Auxílio Brasil e estavam desde 2016 ou 2017 sem atualizar as informações cadastrais.

A extensão no período até a segunda semana de novembro foi divulgada pelo Ministério da Cidadania na noite desta quinta (13), e quem não cumprir pode sofrer a suspensão ou o cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.

De acordo com o governo federal, a “atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”. Por isso, é necessário fazer uma revisão dos dados a cada dois anos.

O Cadastro Único é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.

LEIA TAMBÉM:

O ano em que a pessoa foi inscrita é que deve ser considerado como base, e houve um escalonamento para a verificação das atualizações por conta da pandemia. Segundo o Ministério, os beneficiários que entraram no sistema pela última vez para revisar e alterar os dados em 2018 ou 2019 serão convocados nos próximos anos.

Prorrogação da atualização do CadÚnico

Em Campinas, a orientação é que os beneficiários entrem em contato com o telefone 156. Esses moradores serão direcionados para o local mais próximo de atendimento, após agendamento.

Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017

  • Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil:
    Prazo: 30 dias a contar de 14 de outubro de 2022
  • Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica:
    Prazo: dezembro/2022
Prorrogação da atualização do CadÚnico
Auxílio Brasil — Foto: Júlio Dutra/Ministério da Cidadania

Como conferir a situação do cadastro

Em março, foi criado o aplicativo do Cadastro Único. Pelo canal, além do site na internet, é possível saber se os cadastrados estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral, e o que devem fazer para regularizar seus registros.

Além disso, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil recebem mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo. Já os beneficiários da TSEE podem receber comunicados por mensagem na conta de energia elétrica.

Caso não tenha ocorrido nenhuma alteração nas informações prestadas na última entrevista, a família beneficiária poderá também fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo. Porém, se for preciso alterar algum dado, é necessário comparecer a um posto de cadastramento para uma nova entrevista de atualização cadastral.

É possível verificar os endereços do Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de cada município no link https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/.

Atualização dos dados

Quando a família se inscreve no Cadastro Único, ela se compromete a atualizar os dados sempre que há uma mudança nas características da família (morte de alguém, nascimento, separação ou casamento) ou mudança de domicílio ou, no máximo, a cada dois anos.

Nesse caso, o próprio cidadão busca espontaneamente um Cras ou posto do Cadastro Único para atualizar seus dados. Mas o poder público, por meio do governo federal ou municipal, também pode convocar as famílias, por meio de cartas, extratos ou telefonemas, a fazer a atualização.

Veja, abaixo, a documentação necessária:

  • Para o Responsável Familiar (RF): o CPF, de preferência, ou Título de Eleitor. Somente as famílias indígenas e quilombolas são dispensadas dessa obrigatoriedade e podem apresentar qualquer outro documento.

Para as demais pessoas da família: o RF deve apresentar pelo menos um dos documentos abaixo para cada componente familiar:

  • CPF, de preferência; ou
  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
  • Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  • Título de Eleitor.

Comprovante de inscrição

Emitir o documento que comprova a sua inscrição no Cadastro Único é possível de três maneiras:

As informações que estão no comprovante são: código familiar; datas de cadastramento, da última atualização cadastral e data limite para atualizar novamente; faixa de renda familiar; nome completo; data de nascimento e NIS de cada um dos integrantes da família e do Responsável Familiar (RF); e relação de parentesco entre os integrantes da família com o RF.

Prorrogação da atualização do CadÚnico

Prorrogação da atualização do CadÚnico
Prorrogação da atualização do CadÚnico

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Campinas

Rio e partes de SP, ES e MG terão onda de calor até quinta-feira

Publicados

em

Alta média é de 5° e há riscos para a saúde

O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou nesta segunda-feira, 06, em Brasília, alerta de onda de calor, com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média. O aviso vale pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O próprio Inmet define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.

LEIA TAMBÉM:

A onda de calor vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná, incluindo regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Campinas (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP) e centro oriental paranaense.

Outras áreas afetadas listadas pelo Inmet são Itapetininga (SP), Zona da Mata (MG), Ribeirão Preto (SP), região macro metropolitana paulista, Araraquara (SP), sul, noroeste, baixadas e centro do estado do Rio, Vale do Paraíba paulista, sul do Espírito Santo e centro oriental do Paraná. Fonte: Agência Brasil

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

1ª Festa do Morango chega em Paulínia com entrada gratuita a partir desta quinta

Publicados

em

Evento, que acontece no Paulínia Winner Mall, terá variedade gastronômica, atrações musicais e ação solidária

Paulínia recebe a partir desta quinta-feira, 02, a “1ª Festa do Morango”. O evento, que tem entrada gratuita, ocorre no estacionamento do Paulínia Winner Mall. A expectativa é que milhares de pessoas compareçam nos quatro dias de festa.

Gastronomia
Para quem gosta de morango, opções não faltarão como espeto de morango, morango do nordeste, bolo de pote de morango, crepe de morango, pavê de morango, torta de morango, fondue de morango, churros de morango, torresmo de rolo com geleia de morango, burger de morango, burger com salada de morango, coxinha de morango, chopp de morango, açaí com  morango, licor de morango, milkshake de morango, sorvete de morango, vinagrete de morango, caipirinha de morango, drinks de morango, bombom de morango, fogazza de morango, pastel com massa de morango, croissant de morango, estrogonofe de morango, pizza de morango, nacho com geleia de morango, entre outros pratos apetitosos.

LEIA TAMBÉM:

A festa vai oferecer outras opções gastronômicas como torresmo de rolo, costela, burger na parrilla, baião de dois, feijão tropeiro, espetinho, pastéis, comida mexicana, batata frita, coxinha, arroz carreteiro, doces caseiros, churros, além de diversos drinks, chopp e muito mais.

“Esse evento, que é o primeiro em Paulínia, tem sido um sucesso por onde passa. Teremos muitas opções de pratos com morango além de outras variedades da gastronomia. As atrações musicais também ganham destaque nessa festa para abrilhantar todos os dias do nosso evento”, disse Brenda de Paula, organizadora.

Música
O evento vai contar com uma programação musical para todos os dias de festa. Confira:

  • Quinta (2) – 19h – Banda Àstrea – Especial CPM22 e NXzero
  • Sexta (3) – 19h – João Bellini – Sertanejo
  • Sábado (4) – 19h – Creedence Cover Brasil Molina’s
  • Domingo  (5) – 19h – Blind Smoke – Especial Foo Fighters

Solidariedade
Para quem quiser colaborar (não é obrigatório) haverá um ponto de arrecadação de alimento não perecível no local do evento. O que for arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Paulínia.

Serviço – 1ª Festa do Morango em Paulínia
Quando: 02/05 , 03/05 , 04/05 e 05/05
Onde: Estacionamento do Paulínia Winner Mall (Av. José Lozano Araújo, n° 1515 – Nossa Senhora Aparecida, Paulínia)
Horário: quinta e sexta das 17h às 22h; sábado e domingo das 12h às 22h.
*Entrada gratuita.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

ADEACAMP disputa V Copa Bebedouro de Rugby em Cadeira de Rodas

Publicados

em

Quatro times participam do torneio na cidade do interior paulista, que começa na quarta-feira, dia 1º

Em busca da vitória, a equipe da Associação de Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) de Rugby em Cadeira de Rodas participa do primeiro torneio oficial de 2024, já com o objetivo de preparação para o Regional Paulista e a 1ª Divisão do Brasileiro. Os jogos começam no dia 1º de maio, quarta-feira, e seguem até domingo, cinco de maio. O torneio também marca a estreia de dois novos atletas da equipe em competições, Kamila Lisboa, de 19 anos, e Erick Artur de Souza, de 29, que antes de ficar tetraplégico era jogador de futebol no time base do Corinthians.

LEIA TAMBÉM:

Além dos jogos serem preparatórios, o time também busca uma vitória inédita no torneio. Em 2023, quando sete equipes participaram da disputa, a ADEACAMP, conquistou o terceiro lugar. “O torneio dá início a temporada de jogos abertos e a equipe vem treinando bastante para a disputa. Foram feitos alguns ajustes táticos necessários e todos estão bem confiantes em relação ao papel que cada um precisa desempenhar”, explica o técnico Rafael Gouveia. Na edição de 2024, quatro equipes participam do evento: a ADEACAMP, de Campinas (SP); o MSB Quad, de Bebedouro (SP); o Minas Quad, de Belo Horizonte (MG); e o BSB Quad, de Brasília (DF).

Jogos
Os jogos assim, como as cerimônias de abertura e encerramento, ocorrerão no Ginásio Esportivo da ETEC Prof. Idio Zuchi, na rua Lúcio Sarti, 809, no Parque Residencial Eldorado. Vale reforçar que o torcedor não paga nada para assistir aos confrontos. Todas as equipes se enfrentam, chegando a realizar até dois jogos num dia, exigindo um grande preparo físico da equipe

Projeto Rugby em Cadeira de Rodas FASE II

O projeto propicia aos atletas toda a infraestrutura para um treinamento de excelência, contando ainda, com um quadro multidisciplinar de profissionais altamente qualificados e suas atividades desenvolvidas nas dependências da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas. Na Fase II, 13 atletas serão contemplados com as melhores condições de treinamento. O Rugby em Cadeira de rodas – FASE II é realizado pela ADEACAMP por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e conta com o patrocínio de empresas como a Fundação John Deere, Tetra Pak, GEA, PJ Neblina Materiais Elétricos e o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, garantindo as condições adequadas de recursos humanos e auxílio aos atletas e comissão técnica que participam do trabalho. A ADEACAMP também é beneficiada pelo Equipa FASE I, um projeto de Lei de Incentivo do Governo Federal, que disponibiliza recursos para compra dos equipamentos utilizados pelo time durante os treinamentos, campeonatos e cuidados com a saúde dos atletas.

Sobre a ADEACAMP:

A Associação dos Esportes Adaptados de Campinas (ADEACAMP) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que busca propiciar a participação de pessoas com deficiência em práticas esportivas, promovendo qualidade de vida e incentivando a prática de esportes adaptados em Campinas e região. A associação, fundada em Agosto de 2008, oferece três modalidades em cadeiras de rodas, o Handebol, a Bocha e o Rugby, sendo essa última uma modalidade paralímpica. A equipe da ADEACAMP é tetracampeã brasileira na modalidade Rugby em Cadeira de Rodas e realiza os treinamentos no Ginásio da Faculdade de Educação Física da PUC-Campinas.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias