Jaguariúna
Projeto que ajuda pessoas a emagrecer celebra 10 anos de existência e mais de 15 toneladas eliminadas
Ação gratuita em Indaiatuba busca combater a obesidade, por meio da reeducação alimentar
Ajudar pessoas a vencerem a obesidade a partir da reeducação alimentar é o objetivo do Projeto 100% Saúde, que no dia 25 de julho celebrou 10 anos de existência. Promovido em Indaiatuba, numa parceria entre o Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e a Secretaria da Saúde do município, o projeto já atendeu 19.941 pessoas e, entre os participantes mais assíduos, contabilizou a perda de mais de 15 toneladas de peso.
Mais de 19 mil pessoas já foram beneficiadas pelas ações do 100% Saúde
Crédito da imagem: Eliandro Figueira/Divulgação UniMAX
O projeto é gratuito e segue com inscrições abertas para novos participantes. Atualmente, o 100% Saúde conta com 80 participantes que se reúnem com profissionais da saúde, com objetivo de desenvolver ações de prevenção ao tratamento da obesidade, promovendo mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida.
Os encontros ocorrem semanalmente, sempre às quartas-feiras, na câmara municipal de Indaiatuba. No local, eles passam por avaliações físicas, como pesagem, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas; em seguida, assistem a palestra com especialistas.
LEIA TAMBÉM:
- Inscrições abertas para curso gratuito de organização e produção de eventos – Jornal Gazeta Regional
“A ideia é conscientizá-las a eliminar o sobrepeso por meio de uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação adequada, evitando assim o desenvolvimento de doenças causadas pela obesidade”, salienta o idealizador e coordenador do Projeto 100% Saúde, Ítalo Gomide Alves. “É uma satisfação imensa celebrar os 10 anos de existência do Projeto 100% Saúde, pois, nesse tempo, pude acompanhar inúmeras transformações de vidas, as quais foram poupadas das grandes comorbidades que a obesidade ocasiona. São pessoas que se tornaram mais saudáveis, com novos hábitos alimentares e uma rotina longe do sedentarismo”, celebra Gomide.
Em julho, por exemplo, os encontros do 100% Saúde trazem para debate temas como: “Remédios e Deficiência Nutricional” – com nutricionista Dra. Natália Amorim; “O tempo não para” – com a psicóloga Dra. Ada Riberti; “Processo inflamatório na obesidade” – com o médico gastrocirurgião – Dr. Felipe Chaim; “Medicamentos para emagrecer: prós e contra” – com a farmacêutica Dra. Renata Pitarello; “Vai um cafezinho aí?” – com a nutricionista Dra. Natália Amorin.
“O Programa 100% Saúde é uma iniciativa muito importante para o município, pois integra ações de prevenção e cuidado de forma humanizada, com impacto direto na qualidade de vida da população. Além de reduzir internações, ele contribui para a adoção de hábitos mais saudáveis e fortalece a autoestima dos pacientes”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Heloísa Salatino. “A UniMAX tem como compromisso também cuidar da saúde mental e física dos moradores de Indaiatuba, por isso é parceira e oferece todo o apoio ao projeto por meio de seus cursos da área da saúde”, complementa da diretora-geral da UniMAX, professora Luciana Mori.
Foco e persistência
Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 revelam que, até 2030, a obesidade no Brasil deve aumentar em 33,4% entre homens e 46,2% entre as mulheres. Se o cenário não mudar, até 2044, quase metade da população adulta (48%) terá problemas com a obesidade, e outros 27% viverão com sobrepeso.
Diante desse cenário e até o ano passado inserido nessa estatística, o mecânico Afonso Jackson Ferreira Lemos decidiu mudar de vida e, desde setembro do ano passado, se inscreveu no 100% Saúde. O resultado: 43,6kg eliminados! “Comecei a participar dos encontros e a seguir as orientações dadas pelos palestrantes. E não somente em relação à alimentação, mas também com a prática de atividade física, como caminhadas. “Não adianta só participar do projeto e não mudar nossa rotina”, destaca.
Com ajuda do 100% Saúde, Maria Cristina eliminou 36kg
Crédito da imagem: Arquivo pessoal
Quem também optou por uma nova vida foi a participante Maria de Fátima Oliveira, que, em 2024, foi convidada pela nora para ir a um “lugar especial”. “Eu imaginava que fosse um restaurante ou algo assim, mas o destino era uma palestra do 100% Saúde”, conta. Na época ela pesava 107 quilos e, desde então, eliminou aproximadamente 35 quilos. “Deixei de usar a bengala, que eu precisava por cair algumas vezes pela dificuldade para andar. Antes, para me levantar do sofá, só se sentasse bem na beiradinha. Hoje consigo me levantar sozinha. Minha meta agora é chegar nos 65 quilos.”
Ações do 100% saúde também transformaram a vida da empregada doméstica Maria Cristina de Almeida. Em novembro do ano passado, ela pesava 114,8kg e conseguiu perder mais de 36kg. Maria conheceu o projeto por meio de uma médica que a atendeu em uma unidade básica de saúde. “Eu chegava lá com a pressão muito alta e ela me disse que eu precisava diminuir meu peso, mas eu sempre postergava a minha ida às palestras. A melhor coisa que me aconteceu foi conhecer o projeto 100% Saúde. Inicialmente eu queria fazer a cirurgia bariátrica, mas hoje não quero mais. O projeto fez uma virada de chave na minha vida – e sem medicamento”, conta.
SERVIÇO
Como participar do Projeto 100% Saúde?
Data: toda quarta-feira
Horário: a partir das 18h
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba – Rua Humaitá, 1.167, Centro
O que levar: CPF, RG e cartão do SUS (se possuir)
Quem pode participar: pessoas com sobrepeso ou obesidade mórbida – a partir dos 12 de idade, com autorização do responsável.
Mais informações: https://unimax.grupounieduk.com.br/projetos-academicos/projeto-100-saude/
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Domingo tem ‘Samba no Parque’ na Praça do Amor em Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste domingo, 17, mais uma edição do projeto “Samba no Parque”. O evento será realizado das 16h às 19h, na Praça do Amor (Piazza di L’amore), antiga Praça Mogi Mirim, com entrada gratuita para toda a população.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, cultura e convivência para as famílias jaguariunenses, valorizando a música brasileira e incentivando a ocupação dos espaços públicos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
O evento acontece em um dos novos cartões-postais do município. A Praça do Amor passou recentemente por uma revitalização completa realizada pela Administração Municipal, oferecendo mais conforto, segurança e lazer para os moradores.
“Com um ambiente agradável e descontraído, o ‘Samba no Parque’ vai reunir amantes do samba e toda a comunidade para uma tarde especial de música e entretenimento ao ar livre”, informa a Secretaria de Cultura.
Serviço:
Projeto Samba no Parque
Data: 17/05 (domingo)
Horário: das 16h às 19h
Local: Praça do Amor
Entrada: gratuita
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna conclui ciclo de palestras sobre Zoonoses e leva prevenção a mais de 2,5 mil alunos
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, concluiu nesta segunda-feira, 11, o ciclo de palestras sobre zoonoses realizado nas escolas da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades aconteceu na EMEF Profa. Maria Tereza Piva, no bairro Nova Jaguariúna.
A ação integrou o Programa Saúde na Escola (PSE) e teve início em fevereiro, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao longo do cronograma, aproximadamente 2.550 estudantes participaram das atividades educativas promovidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
As palestras foram conduzidas pelo médico veterinário Paulo Costa e abordaram temas relacionados à prevenção de doenças zoonóticas, como febre maculosa, febre amarela, esporotricose e raiva. Os alunos também receberam orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, incluindo escorpiões, aranhas e serpentes, além de informações sobre cuidados com animais domésticos, prevenção de mordeduras e combate ao abandono animal.
LEIA TAMBÉM:
De forma dinâmica e interativa, os encontros também reforçaram a importância dos hábitos higiênicos e sanitários no manejo ambiental, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública.
“Todo o conteúdo foi desenvolvido com base no conceito de Uma Só Saúde, que integra saúde humana, animal, ambiental e vegetal, incentivando a conscientização coletiva e a formação de jovens multiplicadores de boas práticas”, explica a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, a iniciativa fortalece o trabalho preventivo desenvolvido pela Administração Municipal e amplia o acesso à informação qualificada dentro do ambiente escolar. “Levar educação em saúde para os estudantes é investir na prevenção e na construção de uma sociedade mais consciente e responsável com as pessoas, os animais e o meio ambiente”, destacou.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
PAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna promove nesta quarta-feira, dia 13 de maio, mais um mutirão de emprego. A seleção será feita pela empresa Alea, às 8h, que irá selecionar candidatos para 15 vagas de operador de produção.
O salário é de R$ 2.318, com bônus de até R$800 conforme metas atingidas. A empresa também oferece uma série de benefícios, como alimentação no local, plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, previdência privada, entre outros.
Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT de Jaguariúna portando documento pessoal original com foto, currículo atualizado e carteira de trabalho digital.
O PAT de Jaguariúna fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.
Foto: Thiago Carvalho / arquivo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Holambra1 semana atrás20 novas casas populares: Holambra dá mais um passo para ampliar o acesso à moradia digna


