Conecte-se conosco

Jaguariúna

Projeto de aluno da UniFaj fica entre os 10 melhores do Brasil

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O objetivo principal do projeto foi desenvolver um produto que atenda ao Design Universal, buscando facilitar as atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual

O aluno da Engenharia de Produção do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFaj), Rafael Pereira, ficou entre os 10 finalistas no Empreenda Santander – Universitário Empreendedor. Ele apresentou DLDV, projeto de dispositivo para locomoção de deficientes visuais.

A parte técnica do projeto submetido pelo aluno foi desenvolvida na disciplina de Projeto do Produto, ministrada pelo professor Geraldo Delgado e orientado na parte de empreendedorismo pela professora Vivianne Delgado. Foram mais de três mil projetos inscritos na categoria e o de Rafael ficou entre os 10 melhores do Brasil.

No Brasil a deficiência visual atinge mais de 6,5 milhões de pessoas, dentre as deficiências é a que atinge maior porcentual da população. “O objetivo principal do projeto foi o de desenvolver um produto que atenda ao Design Universal, buscando facilitar as atividades desenvolvidas por pessoas com deficiência visual. Através do produto, o consumidor poderá caminhar com mais segurança, pois não correrá o risco de sofrer acidentes ocasionados por obstáculos, pois tais objetos serão identificados através do sensor que emitirá um sinal sonoro, para que o usuário consiga desviar com segurança, proporcionando inclusão social aos seus usuários. O DLDV é capaz de proporcionar mais segurança e autonomia com a função de detectar qualquer objeto que entrar em seu campo, permitindo ao usuário tempo de reação”, explica a professora Viviane.

O aluno participou de mentorias online oferecidas pela Ace Startups para preparação do pitch para a banca de avaliação. Recebeu também técnicas de oratória e conselhos para apresentação do Projeto. A mentoria com a aceleradora continua por 6 meses, proporcionando continuidade no desenvolvimento do projeto e das habilidades e competências do aluno nos temas inovação, empreendedorismo e impacto social.

“O DLDV surgiu a partir de um estudo que busca resolver a maior dificuldade do público-alvo visando o menor custo possível. Escolhemos os deficientes visuais, pois dentre as deficiências é a que atinge maior percentual da população (no Brasil possui mais de 6,5 milhões de pessoas). O DLDV foi desenvolvido a partir de uma entrevista intensa com o Glauco (era deficiente visual) e também utilizou nosso protótipo”, conta o estudante Rafael.

Ele explica que o DLDV é capaz de proporcionar maior segurança e autonomia, pois sua função se constitui em detectar qualquer objeto/obstáculo que já estivesse à frente ou viesse a surgir na frente do usuário. “Quando surgiu a inscrição de projetos no Santander, tivemos a ideia de aproveitar a oportunidade. Após preenchermos todos os requisitos e descrição, tivemos depois de algum tempo o feedback que estávamos entre os 50 melhores e logo depois entre os 10 melhores do Brasil”, cita o estudante. “Foi incrível ver o impacto que conseguimos causar, apesar das dificuldades que encontramos em alguns momentos, por causa de conhecimento e aplicabilidade a UniFAJ sempre nos ajudando com tudo que tinham disponível e até mesmo com indicações. Isso é excelente, pois demonstra a qualidade do ensino que temos à nossa disposição e que estarão sempre lá para alcançarmos o que desejamos”.

O professor e diretor acadêmico de unidade da UniFaj, Flávio Fernandes Pacceta, presente na cerimônia de anúncio e premiação dos vencedores do Prêmio Santander Universidades destacou a importância da conquista. “Embora não tenha conquistado o primeiro lugar – que foi para um projeto bem parecido, mas voltado pra deficientes auditivos – tem o mérito juntamente com o curso, seus professores e orientadores, além de toda a UniFaj, de ter conquistado esse feito histórico é inédito até o momento em nossa história. Um marco de incentivo para ele e todos os nossos alunos! Obrigado e parabéns a todos!”.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna já vacinou 44% do público-alvo da campanha contra gripe

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já vacinou 44,3% do público-alvo da primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe (Influenza). Do total de 6.375 pessoas esperadas para receber as doses, 2.828 já foram imunizadas, segundo a secretaria.

Segundo o calendário do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas até o próximo dia 10 de maio as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puéperas. A partir do dia 11 de maio, começa a vacinação da segunda etapa (idosos a partir de 60 anos e professores).

Para se vacinar contra a Influenza é necessário apresentar carteira de vacinação e Cartão Cidadão. Os profissionais da saúde também devem levar o documento comprobatório da profissão e a carteira de vacinação.

A vacinação contra a gripe em Jaguariúna ocorre nas UBSs Cruzeiro do Sul, Roseira de Baixo, Florianópolis, Nova Jaguariúna, Fontanella, 12 de Setembro e Miguel Martini, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

A Secretaria de Saúde reforça que a vacina contra a Covid-19 deve ser priorizada. É necessário aguardar um intervalo de 14 dias entre a administração da vacina Covid e do Influenza.
Para evitar a aglomeração de pessoas terão profissionais nos postos de vacinação orientando sobre a necessidade de se manter o distanciamento e organizando a fila, caso seja necessário.

Foto: Ivair Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna testou 20% da população para Covid-19, com 5,9% de casos positivos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A ação de testagem em massa promovida pela Prefeitura de Jaguariúna no mês de abril realizou testes rápidos para Covid-19 em 11.475 pessoas. Desse total, 678 (ou 5,9%) testaram positivo para a doença. Os números estão em balanço da testagem divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Com a ação, a Prefeitura de Jaguariúna conseguiu testar cerca de 20% da população da cidade.

Foram aplicados 14.700 testes no total – a diferença para o número de pessoas efetivamente testadas corresponde a testes que apresentaram erros e tiveram de ser refeitos. “Com essa testagem em massa, conseguimos identificar e isolar os infectados que não apresentavam sintoma algum, evitando a transmissão da doença”, explica a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

A testagem em massa – que é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para enfrentar a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19 – foi realizada em Jaguariúna nos dias 15 e 16 de abril, em três pontos: no Parque Santa Maria, no estacionamento do Centro Cultural e na Interclínicas da UniFAJ.

“Quando avaliamos o total de casos do município, somando os casos confirmados e suspeitos 4.585 até a data de 5 de maio e mais os 678 da testagem, chegamos a um total de 5.263 pessoas. Ou seja, apenas 9,39% da população total do município tiveram Covid-19 até o momento, enquanto 90,60% ainda não”, avalia a secretária. “Por isso, temos que continuar tomando todos os cuidados para evitar a proliferação do coronavírus”, diz.

Bairros, gênero e idade
Segundo o balanço da ação, a testagem registrou amostragem de todos os bairros do município. A estratificação por gênero da testagem em Jaguariúna mostra que 56,51% dos que fizeram o teste rápido foram mulheres e 43,48% homens. Já por faixa etária houve predominância da faixa de 21 a 60 anos de idade (67,7% do público testado).

Outro dado importante apontado pelo estudo é que vários dos participantes que tinham anticorpos ou que testaram positivo para Covid-19 disseram não ter apresentado sintomas. “Isso dá uma noção melhor do tamanho do desafio que é identificar e isolar quem foi infectado para quebrar a cadeia de transmissão do vírus e controlar a pandemia”, conclui Maria do Carmo.

Continue lendo

Jaguariúna

Agibank amplia atuação nacional e chega a Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com proposta de serviços financeiros sem burocracia, banco digital inaugura hub de atendimento para a população local

O banco digital Agibank anuncia sua chegada em Jaguariúna com a inauguração de seu primeiro ponto de atendimento na cidade. Entre os serviços financeiros disponíveis estão a abertura de conta corrente sem taxa de manutenção, cartão de débito e crédito, linhas de crédito, investimentos, consórcios e seguros.

Com origem no Rio Grande do Sul, o Agibank tem investido em sua expansão nacional. Atualmente, conta com mais de 720 pontos físicos em todo o Brasil e pretende chegar a mais de mil unidades até 2023. O banco é reconhecido por unir canais digitais, como aplicativo, internet banking, chat online e central de relacionamento com atendimento presencial, ampliando as possibilidades de interação com diversos perfis de clientes.

“Estamos indo na contramão dos grandes bancos, que têm diminuído as unidades físicas no país. Nossa proposta é ir além da venda de serviços e atuar de forma consultiva para atender as diferentes necessidades dos nossos clientes”, explica o Diretor de Negócios do Agibank, Glauber Correa. “Nem todos são nativos digitais, como o público 50+, que hoje compõe a maioria de nossa carteira de clientes. Entendemos que a inclusão acontece a partir da educação financeira e digital e, por isso, continuamos apostando no “olho no olho” para alcançar quem precisa de um atendimento mais próximo, quem demanda apoio na hora de realizar uma operação”, comenta.

Segundo pesquisa do Instituto Locomotiva, de 2019, o Brasil conta com 45 milhões de desbancarizados. Para atender esse público e alavancar seu acesso a serviços bancários, o Agibank planeja manter o ritmo de crescimento em todo o país, e deve anunciar a inauguração de outros pontos físicos ainda este ano. “Além de levar nossos produtos e serviços à população, também geramos novos empregos”, destaca Correa.

A nova loja está localizada na Rua Cândido Bueno, nº 1080, Sala 10, no centro de Jaguariúna. Para mais informações, os telefones para contato são: (19) 3311-0288 e (19) 3311-0289.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias