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Jaguariúna

Professora de Jaguariúna ensina leitura e escrita usando linguagem de programação

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Integração curricular e aprendizagem criativa – ntegrar conteúdos curriculares com abordagem criativa é a chave para aprendizagem mais dinâmica e interessante para crianças e adolescentes

Boas perguntas, problematizações, temas interessantes e provocações podem ser o tempero para a criação de experiências de aprendizagem importantes, previstas no currículo escolar.

Lançar mão da criatividade, fazendo os estudantes se debruçarem sobre problemas engajadores e desafiadores em vez de planejar aulas com explicações longas, maçantes e teóricas, e atividades que pedem que a turma simplesmente responda o que foi exposto anteriormente, é a proposta da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

“A Aprendizagem Criativa eleva a importância da criatividade na sala de aula, em conjunto com o protagonismo estudantil, como meio para dar margem à exploração em projetos pessoalmente relevantes. Quando integrados ao currículo, eles resultam em maior engajamento dos estudantes e na potencialização da aprendizagem”, diz a coordenadora da área de Adoção Sistêmica da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Verônica Gomes dos Santos.

Como fazer a integração curricular com a aprendizagem criativa?
O ideal, considerando a abordagem da aprendizagem criativa, é planejar a aula de modo a potencializar oportunidades de criação por parte dos alunos, tendo em vista como isso poderá contribuir com o processo de aprendizagem de temas previstos no currículo.

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Depois de selecionado o que os alunos precisam aprender e sabendo quais são os interesses deles, o educador define quais são os temas, os problemas, as questões relacionadas às aprendizagens que considera essenciais e que podem ser exploradas nas aulas, e quais conteúdos precisam ser ensinados.

Por fim, o professor decide como desafiar a turma – pode ser apresentando uma linguagem de programação e sugerindo para que explorem seu potencial, pedindo que investiguem como solucionar ou minimizar um problema da comunidade local, construindo algo que possa ser compartilhado na sociedade e se relacione com a temática estudada…

Assim, ele faz a integração curricular: usa a criatividade dos alunos – e dele mesmo – para tornar a aprendizagem e o ensino de temas como leitura e escrita e geometria, mais interessantes e engajadores.

Scratch impulsiona aprendizagem da leitura e da escrita
Luciene Mára de Lima é professora de uma turma de 4º ano na rede municipal de Jaguariúna, que faz parte do Programa Escolas Criativas, promovido pela RBAC. Ela apostou na integração curricular para, junto com a turma, superar problemas de alfabetização de alguns alunos.

Depois do período de fechamento das escolas provocado pela pandemia, ela recebeu muitos alunos de 4º ano que ainda não sabiam ler e escrever como é esperado para essa fase da escolaridade.

Antes mesmo de pensar em recorrer a atividades clássicas, como ditado, escrita em duplas e leitura coletiva, Luciene se propôs a escutar os alunos para conhecer as preferências deles sobre a escola. Descobriu que gostavam do parque, da merenda, dos amigos, de jogar e brincar. E as crianças disseram ser chato terem de ficar sentadas, escrevendo, lendo.

Conhecendo o perfil da turma, a professora então decidiu levar os estudantes para o laboratório de informática da escola para apresentar a eles o Scratch, uma linguagem de programação gratuita para criar animações, jogos e histórias interativas, por meio da programação em blocos. É possível acessá-lo de forma online ou offline, fazendo download para o computador ou tablet.

As crianças, como Luciene previa, adoraram o Scratch e logo quiseram começar a desbravar as possibilidades. Mas para tal, era preciso saber ler. Estava dado o desafio: aprender a ler para usar o Scratch, algo que a turma tanto queria. Para apoiar os alunos, a professora sugeriu que deixassem uma aba do Google para descobrir como se escrevem algumas palavras e pesquisar em vídeos como criar o que desejassem.

Com a supervisão e orientações da parte dela e trabalho colaborativo em pares e liberdade criativa da parte dos alunos, quem ainda não estava alfabetizado passou a ler e escrever com competência e autonomia no fim do primeiro semestre. Uma dessas crianças, que no início do ano letivo tinha pouco interesse em ir à escola, passou a dizer que não poderia faltar mais às aulas e se tornou monitor de Scratch da turma.

“Inseri o Scratch em minhas aulas não para ensinar linguagem de programação mas sim para desafiar os alunos a aprenderem muitas coisas, inclusive a ler e escrever”, conta a professora.

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Jaguariúna

Em sua 49ª edição, Cavalaria Antoniana reforça combate aos maus-tratos de animais

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A Cavalaria Antoniana de Jaguariúna chega à sua 49ª edição, no próximo dia 23 de junho, com atenção especial ao combate aos maus-tratos aos animais. O tradicional evento religioso – que reúne centenas de cavaleiros e percorre várias ruas da cidade – terá o slogan “Cavalaria consciente” e contará com mensagens de conscientização contra os maus-tratos. A participação é gratuita, não sendo necessário fazer inscrição.

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Segundo a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, o evento deste ano será realizado em duas etapas. Na primeira, no período da manhã, os participantes irão se concentrar a partir das 8h na Fazenda da Barra e a saída da Cavalaria está prevista para as 9h30. O percurso – que será divulgado em breve – irá durar aproximadamente duas horas, com retorno para o mesmo local da saída. Ao final da cavalgada, haverá entrega de medalhas e homenagens.

A segunda etapa do evento acontecerá a partir das 15h, no Parque Santa Maria, onde haverá praça de alimentação, área kids, apresentação da Orquestra Municipal de Violeiros do Jaguary e show sertanejo. A Secretaria de Turismo e Cultura ressalta que não será permitida a entrada de cavalos no parque.   

“O nosso objetivo é promover uma cavalaria consciente e contamos com a colaboração de todos os amantes de cavalo para realizarmos, juntos, uma linda festa para toda família”, informa a Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna.

Programação na Fazenda da Barra
8h às 9h – Concentração de cavaleiros; café da manhã e bênção
9h30 – Saída da cavalaria pelo percurso oficial
11h30 – Retorno previsto da cavalaria à Fazenda da Barra

Programação no Parque Santa Maria
15h – Início das atividades festivas da Cavalaria
16h – Apresentação da Orquestra de Violeiros
18h – Show principal
20h – Encerramento

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Jaguariúna

Saúde de Jaguariúna conclui entrega de óculos gratuitos para crianças da rede escolar na próxima terça

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A Secretaria de Saúde de Jaguariúna realizará, na próxima terça-feira, 04, a última etapa do Programa Saúde na Escola, com a entrega de óculos gratuitos a 107 estudantes da rede municipal. O programa, que tem como foco a saúde ocular dos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, visa melhorar a qualidade de vida e o desempenho escolar das crianças.

A iniciativa, dividida em quatro etapas, começou com a avaliação da acuidade visual de aproximadamente 3 mil alunos em todas as unidades escolares do município. A primeira fase identificou 423 estudantes com alterações visuais, que foram encaminhados para consultas especializadas em oftalmologia. Durante essas consultas, os médicos realizaram vários testes para determinar a necessidade de óculos.

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Na terceira etapa, ocorrida no dia 02 de maio, os estudantes que precisavam de correção visual puderam escolher suas armações preferidas no Boulevard do Centro Cultural. Após a seleção, os óculos foram confeccionados em laboratório com lentes corretivas específicas para cada caso.

“Agora, com a conclusão do projeto, os 107 alunos que participaram de todas as fases receberão seus óculos, prontos para usar, contribuindo para um melhor desempenho acadêmico e uma visão saudável. A Secretaria de Saúde de Jaguariúna reafirma, com essa ação, seu compromisso com o bem-estar e a educação das crianças do município, proporcionando condições essenciais para um aprendizado eficaz e uma vida saudável”, informa a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

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Jaguariúna

Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna ajusta identificação de linhas telefônicas

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Objetivo é melhor atender a população

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas), ajustou a identificação das chamadas telefônicas do Centro de Especialidades Médicas. As chamadas, antes identificadas como provenientes dos prefixos 011, 021 ou até como “spam”, agora aparecem nos identificadores como “Centro de Especialidades Médicas de Jaguariúna”.

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A mudança visa aumentar a segurança e confiança dos pacientes ao atenderem as ligações. As chamadas são realizadas para avisar sobre consultas e exames marcados, alterações de agenda, cancelamentos ou reagendamentos.

Com a nova identificação, a Secretaria de Saúde espera melhorar a comunicação com o usuário e reduzir o número de faltas nas consultas e exames.

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