Conecte-se conosco

Jaguariúna

Prefeitura de Jaguariúna inaugura obra de restauração da ponte Pedro Abrucês

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias de Turismo e Cultura e de Obras e Serviços Urbanos, entrega nesta quinta-feira, 15, a obra de restauro e manutenção da Ponte Pedro Abrucês, um monumento histórico da cidade, que liga a região central de Jaguariúna aos bairros que ficam do outro lado do rio Jaguari. Inaugurada em 1875 com as presenças do Imperador D. Pedro II e da Princesa Isabel, a Ponte Vermelha, como é conhecida, é um marco da chegada da ferrovia em Jaguariúna, pela Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Durante um mês, a ponte passou por obras de revitalização. Foram feitos o restauro da pintura, a limpeza da base da estrutura metálica e o reparo de buracos no asfalto. Também foi instalado um novo sistema de iluminação com refletores de LED, mais eficientes e econômicos.

“O restauro da ponte era uma obra que a população pedia e estamos muito felizes em poder entregá-la”, diz a secretária municipal de Obras e serviços Urbanos, Fernanda Santana.  “Mais que um ponto de passagem, trata-se de um monumento histórico e um cartão-postal de Jaguariúna”, completa a secretária municipal de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran Santos. 

HISTÓRIA

Marco histórico da chegada da ferrovia em solo jaguariunense, a ponte da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi inaugurada em 3 de maio de 1875 com a presença do Imperador D. Pedro II e da Princesa Isabel, que se hospedaram na Fazenda Jaguari, hoje Santa Úrsula, de propriedade do Barão Ataliba Nogueira. É um monumento da época de ouro da ferrovia que dá acesso aos bairros de Jaguariúna localizados à margem esquerda do rio Jaguari.

Em dezembro de 2000, ganhou o nome de Ponte Pedro Abrucês, uma homenagem ao grande artista, ex-ferroviário e ex-vice-prefeito, que também deixou sua marca na ponte e faleceu em 2017.

Continue lendo

Jaguariúna

Cemitério de Jaguariúna abre em horário especial de sábado até o dia de Finados

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O Cemitério Municipal de Jaguariúna se prepara para receber os visitantes às vésperas do feriado de Dia de Finados. De sábado até terça-feira o local funcionará com horário estendido. O portão abrirá às 7h e fechará às 17h30.

A decisão tomada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Jaguariúna, visa evitar a aglomeração de pessoas somente no feriado, 02.

Além de visitar os túmulos dos familiares e amigos, a população também pode assistir às missas na capela do cemitério que serão realizadas no dia 2 às 7h30, 9h e 16h.

Durante todos os dias a orientação é para que a população siga os protocolos sanitários para evitar a disseminação do coronavírus. O Cemitério Municipal de Jaguariúna fica na Rodovia João Beria, s/n, no Jardim Santa Cruz.

Continue lendo

Jaguariúna

Solicitações do MEI agora são feitas online em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com o objetivo de agilizar e facilitar a vida dos moradores a Prefeitura de Jaguariúna agora disponibiliza um formulário on-line para os Microempreendedores individuais (MEIs). Por meio de um link a população pode solicitar a abertura de uma MEI, alterar ou reativar as já existentes.

O formulário está disponível no site da prefeitura. Para acessá-lo basta clicar no link “Empresas” e “MEI Inscrição / Alteração / Reativação”. A Secretaria Municipal de Administração e Finanças informa que após o preenchimento o contribuinte receberá um e-mail de confirmação do pedido.

Em seguida, o processo será feito internamente pela equipe da secretaria que enviará ao MEI sua inscrição municipal e o acesso ao sistema de notas fiscais.

Para acessar o formulário basta acessar: https://municipio.jaguariuna.sp.gov.br/mei.html.

O diretor do Departamento de Tributos, Ícaro Battoni, destaca que esta é mais uma tecnologia que será usada em favor dos jaguariunenes. “Com ela a população não terá mais que ir até o Departamento para entrar com o pedido. Tudo será feito de forma on-line sem a necessidade de comparecer ao setor”, concluiu o diretor.

Continue lendo

Jaguariúna

Mês das crianças é marcado por muita diversão nas escolas municipais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Outubro está chegando ao fim e a Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna encerra o mês com muitas comemorações do dia das crianças. Em todas as escolas municipais de Educação Infantil e Fundamental 1 e 2 os estudantes puderam se divertir bastante e saborear comidas deliciosas.

As escolas distribuíram doces, sorvetes, cachorro quente, pipoca e muito mais. Os professores e funcionários se empenharam bastante para garantir a alegria das crianças.

Teve brincadeiras tradicionais como boliche, pintura artística e até um Cantinho da arte onde os pequenos puderam desenhar, colorir e mostrar toda a sua criatividade.

Além disso, os alunos da Educação Infantil (do 1º ao 5º ano) também puderam assistir à uma apresentação de teatro on-line que falou sobre questões ambientais.

Para a secretária municipal de Educação, Cristina Catão, as comemorações foram mais do que merecidas. “Neste momento em que os estudantes voltam a ter aulas presenciais nossa atenção com cada um deles é redobrada. Essa comemoração do dia das crianças foi uma forma de relembrarmos como ir à escola pode ser divertido além de muito importante”, ressaltou a secretária.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias