Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira realiza mutirão para vacinar cães e gatos contra raiva neste domingo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Ação é voltada às famílias carentes com animais de estimação e ocorre das 8h às 12h, na barraca da RPAA instalada na feira-livre

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio do departamento de Vigilância Sanitária (Visa) e com o apoio da Rede de Proteção Animal e Ambiental (RPAA), promove, neste domingo, 30, um mutirão para vacinar animais domésticos contra a raiva. A ação ocorre das 8h às 12h, na barraca da RPAA, instalada na feira-livre.

De acordo com a coordenadora da Visa e responsável por aplicar as vacinas, Angela Pulz Delgado, serão disponibilizadas 150 doses, voltadas às famílias carentes que possuem animais de estimação. A coordenadora destaca ainda que as vacinas só poderão ser aplicadas em cães ou gatos com mais de quatro meses de vida, e que estejam em bom estado físico e de saúde. Angela ainda destaca que não poderão ser vacinadas cadelas que estejam prenha.

“A vacinação antirrábica é mais que um cuidado com o pet, é uma questão de saúde pública, já que além de animais, a raiva também pode afetar seres humanos. Sabemos que muitas famílias não têm condições de arcar com os custos de veterinário ou com a própria vacina, e esse mutirão é para atender essa população carente e garantir que os animais estejam protegidos”, destaca.

A raiva
A vacina antirrábica previne a raiva, uma infecção viral aguda que pode acometer animais e seres humanos – que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus que provoca a doença ataca o sistema nervosos central do hospedeiro, causando encefalite (inflamação no cérebro) e que evolui de forma bem rápida.

A raiva é uma enfermidade considerada fatal, já que seu índice de letalidade chega perto dos 100%, e é uma doença facilmente contraída, principalmente, por animais que vivem em locais com diversos exemplares silvestres..

Continue lendo

Artur Nogueira

Fundo Social de Artur Nogueira recebe doação de 40 cobertores

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Doação foi feita por um empresário e será destinada às famílias vulneráveis do município

Em tempos de baixas temperaturas, um gesto de solidariedade pode aquecer até a alma. E em Artur Nogueira, a união entre a população e o Poder Público tem proporcionado conforto aos que mais necessitam. Na última semana, a Prefeitura Municipal recebeu a doação de 40 cobertores, que serão destinados às famílias vulneráveis do município.

O material foi entregue ao Fundo Social de Solidariedade pelo empresário Deivison Pietruchalek Bigon. Ao lado da presidente do PSDB Gabriela Montoya, a primeira-dama de Artur Nogueira, Simone Sia, agradece o gesto e incentiva novas doações. “A doação desses cobertores veio ao encontro da Campanha do Agasalho, que está sendo promovida em parceria com a EPTV. Sabemos que com as baixas temperaturas registradas na cidade, muitas pessoas estão precisando de ajuda e, através de iniciativas como essa, queremos atender o maior número de pessoas possível. Esperamos poder contar com toda a sociedade e, também, com os empresários da cidade. Neste momento, toda doação será bem-vinda”.

De acordo com a Administração Municipal, os cobertores serão distribuídos às famílias mais vulneráveis do município, conforme demanda do Fundo Social de Solidariedade e da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Os interessados em contribuir com a Campanha do Agasalho devem entrar em contato com a Assistência Social, por meio do telefone (19) 3827-9700 – ramais 9375, 9377 e 9372.

Durante o recebimento das doações e distribuições dos materiais, todas as medidas recomendadas para os cuidados contra a Covid-19 devem ser seguidas.

Campanha do agasalho
No dia 12 de junho, a Campanha do Agasalho 2021, da EPTV em parceria com a Prefeitura, arrecadou 1 tonelada de roupas. Os itens serão destinados ao Fundo Social e à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que se encarregará de distribuir para as famílias e instituições mais necessitadas do município.

Continue lendo

Artur Nogueira

Obras de interligação de esgoto acabará com vazamento próximo ao Balneário Municipal

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Tubo instalado no local não dava conta do esgoto daquela região e, constantemente, extravasava em horários de pico

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), realiza obras de construção do interceptor de esgoto do Córrego Três Barras, próximo ao Balneário Municipal. Os reparos dão início à interligação da rede da região que, por estar subdimensionada, gerava várias ocorrências de extravasamento de esgoto, bem como o rompimento constante da rede.

De acordo com o Saean, tais problemas eram frequentes pelo fato de que o tubo instalado no local não dava conta do esgoto daquela região e, constantemente, extravasava em horários de pico. Com a finalização da obra, prevista para daqui 20 dias, os problemas serão solucionados. 

Atualmente, todo o esgoto da região é destinado à uma bacia de decantação, localizada atrás de um condomínio do município, que, posteriormente, é captado pela Estação de Tratamento Três Barras. Com a execução do interceptor, o esgoto será enviado diretamente para estação, sem sobrecarregar a rede local.

As obras são executadas pela empresa Terraban, vencedora da licitação promovida pelo Fehidro.

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura convida artistas nogueirenses a se cadastrar no CadCultura

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Além de mapear trabalhadores do setor, cadastro servirá de plataforma cadastral para recebimento dos recursos da Lei Aldir Blanc 

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura, convida aos artistas nogueirenses a se cadastrarem na ferramenta CadCultura, lançada pela Administração Municipal para mapear os trabalhadores da área cultural do município. Os dados computados na ferramenta também serão utilizados para viabilização dos recursos da Lei Aldir Blanc. 

O CadCultura é voltado aos artistas e agentes, espaços, empresas, entidades, cooperativas, grupos, coletivos e eventos culturais de Artur Nogueira. O projeto ainda tem o objetivo de reconhecer a comunidade cultural e estruturar cada vez mais o cenário do setor.  

Para o secretário de cultura Renato Carlini é fundamental que toda a classe cultural do município realize o cadastro. “Queremos fazer um mapeamento eficaz dos nossos artistas e fazedores culturais além de distribuir em sua totalidade o recurso da Lei Aldir Blanc”, ressalta. 

De acordo com o prefeito Lucas Sia, a ideia é que o setor cultural de Artur Nogueira seja ainda mais valorizado. “O CadCultura será utilizado como ferramenta de valorização a um dos setores mais prejudicados durante a pandemia do coronavírus, que é a Cultura. Trabalharemos para a criação de estratégias, visando à realização de políticas públicas voltadas à cultura, e que divulguem e oportunizem o trabalho dos profissionais”.

O cadastro
O cadastro está dividido em quatro áreas e, de acordo com a Prefeitura, todos devem respeitar as divisões para que o mapeamento possa ser feito com eficiência, e para que os recursos da Lei Aldir Blanc sejam distribuídos de forma correta. Os interessados devem se cadastrar no link a seguir: http://www.arturnogueira.sp.gov.br/cultura/.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3827-9700 – ramal 9854.  Para saber quem possui direito ao recebimento da Lei Aldir Blanc, basta acessar o Decreto Municipal Nº098/2021, publicado no Diário Oficial do Município, que regulamenta o CadCultura. 

O que é a lei Aldir Blanc?
 A Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) estabelece mecanismos e critérios para garantir apoio às trabalhadoras e trabalhadores da cultura e à manutenção de territórios/espaços culturais com atividades interrompidas por força da pandemia causada pelo coronavírus. Os valores recebidos a título de subsídio mensal poderão ser utilizados para custear gastos relativos à manutenção da atividade cultural do beneficiário, como gastos com equipe regular e despesas com aluguéis, impostos, taxas, licenças, tarifas de energia elétrica e de água, etc. 

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias