Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira investe em tecnologia e instala projetores interativos em escolas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Troca de equipamentos será gradativa e atenderá todas as unidades da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Educação, fez mais um investimento para beneficiar alunos e professores da rede de ensino do município. Ciente da importância da inclusão digital no processo de aprendizado, a Administração Municipal adquiriu novos projetores interativos para compor as salas de aula das unidades escolares.

Neste primeiro momento, foram adquiridos 57 projetores interativos (ESPSON EB-725Wi), que estão sendo instalados nas salas das escolas EMEF Ederaldo Rossetti (CAIC), no Parque dos Trabalhadores; EMEIEF Osnir José de Souza, no bairro São João dos Pinheiros; EMEF Professor Vereador Amaro Rodrigues (Ninico), no Jardim Leonor; EMEF Aparecida Dias dos Santos, no bairro Laranjeiras; e EMEF Francisco Cardona, no Jardim de Faveri. 

O prefeito Lucas Sia (PSD) destaca que o investimento busca tornar as aulas ainda mais criativas, dinâmicas, com o intuito de envolver cada vez mais os alunos, facilitando a aprendizagem. “Os projetores possuem alta tecnologia, são leves, compactos e auxiliarão muito no aprendizado de nossas crianças. Afinal, os recursos tecnológicos possibilitam novas formas de aprender”, frisou.



Troca gradativa
De acordo com a titular da pasta, Débora Sacilotto, os equipamentos serão utilizados em sala de aula para apresentações de slides, exibição de vídeo e práticas pedagógicas. Além disso, com os novos projetores, os professores poderão substituir o canetão por modernas canetas interativas que permitem que o educador projete o conteúdo de aula, crie e desenhe formas geográficas, crie tabelas e gráficos, dentre outras tantas funcionalidades. 

Débora salienta que a instalação dos aparelhos será gradativa e que todas as escolas serão contempladas. Nesta primeira fase de instalação, estão sendo atendidas as unidades de ensino fundamental que não possuíam projetores e/ou aquelas com equipamentos em desuso. 

“A última compra de equipamentos de projeção foi feito há mais de dez anos e atualmente muitos deles não estão funcionando ou estão com algum problema. Esperamos que nossos professores e gestores façam bom uso desses novos projetores e enriqueçam suas atividades pedagógicas”, disse. 

A aluna Bruna se surpreendeu com a novidade ao chegar na sala de aula e não escondeu o entusiamo com o novo equipamento. “Eu achei surreal, eu nunca vi uma lousa tão bonita como essa. Ela faz tudo sozinha, muito legal, eu quero uma caneta dessa”, disse. 

Os antigos aparelhos serão enviados para manutenção e, posteriormente, serão instalados em outros espaços das unidades escolares, como salas de apoio, biblioteca e sala multimídia, por exemplo.

“A instalação desses equipamentos é apenas o começo de uma série de medidas que promoverão acesso e inclusão digital. Acreditamos que investir em educação é investir em uma cidade cada dia mais desenvolvida”, destacou Débora Sacilotto. 

Alta tecnologia
De acordo com a Administração Municipal, os projetores são de última geração e utilizam alta tecnologia. Com eles, independentemente dos ângulos ou da disposição da sala, os alunos desfrutarão de uma visualização ininterrupta e imersiva, com o espaço maximizado e o distanciamento social possível.

As múltiplas opções de conectividade melhoram a qualidade de imagem e som – sem precisar de caixinha de som, e a conectividade sem fios permite com que os professores e gestores partilhem os conteúdos pedagógicos a partir dos seus tablets, telemóveis ou computadores portáteis via WI-FI.

Continue lendo

Artur Nogueira

Grupo de teatro de Artur Nogueira realiza Mostra com apresentações inéditas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com apoio da Prefeitura, Corpo Envolve Mente apresentará peças teatrais no telão na Réplica da Estação; Entrada é gratuita

O grupo teatral Corpo Envolve Mente vai realizar uma Mostra em Artur Nogueira do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. A iniciativa, com apoio da Secretaria de Cultura, acontece no domingo, 28, às 18h, na Réplica da Estação. 

Devida à pandemia, novas forma de teatro foram fomentadas pela área cultural no Estado de São Paulo. Assim, seguindo os protocolos de segurança sanitários, as peças foram desenvolvidas de maneira on-line. Sendo assim, as apresentações serão exibidas em telão. Vale destacar também que a entrada é gratuita.

De acordo com o grupo, haverá a exibição de 3 peças, são elas: “A Farsa da boa preguiça”, de Adriano Suassuna, Grupo Anankê de Indaiatuba, “O Último de Godot”, de Matei Visniec – Grupo Corpo Envolve Mente de Artur Nogueira, e ” O mistério bufinho” da Cia do Bagaço de Campinas.

Para abrilhantar as apresentações, o público poderá apreciar o trabalho dos atores Helou Nascimento, Fernanda Beltramini, Cleber Augusto Ket, Luiz Fernando Marcondes, Cecília Freitas e André Câmara.

A ação cultural é uma realização do grupo Corpo Envolve Mente e apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Cultura e Turismo; Poiesis – Gestão Cultural e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Continue lendo

Artur Nogueira

Guarda Civil de Artur Nogueira se reúne com órgãos de segurança pública da RMC para obtenção de recursos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Artur Nogueira se reuniu com outros órgãos de segurança pública da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para juntos tratarem de assuntos voltados ao planejamento, obtenção de recursos e monitoramento regional. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp.

De acordo com o secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, foram abordadas pautas pertinentes a fim de viabilizar recursos financeiros por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Falamos de melhorias no sistema de monitoramento, obtenção de recursos financeiros para a segurança pública e elaboração de um plano de segurança regional para que toda a RMC continue recebendo investimento em segurança. É o que queremos para Artur Nogueira também”, pontuou.

Representando Artur Nogueira, estiveram presentes Marcelo Sardinha, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e Marcelo Fantini, comandante da Polícia Municipal. Além do município nogueirense, foram convocados agentes de segurança de Americana, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Continue lendo

Artur Nogueira

Artur Nogueira é a 4ª cidade com melhor índice de segurança do Brasil

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Dados são da pesquisa anual do Ranking Connected Smart Cities de 2021, da Urban Systems

Artur Nogueira apareceu em 4º lugar entre as cidades do Brasil com melhor índice de segurança. Os números foram revelados pela pesquisa anual do Ranking Connected Smart Cities de 2021, da Urban Systems.

Das 100 cidades ranqueadas, 48 são cidades de porte médio (de 100 a 500 mil habitantes), 30 de porte pequeno (de 30 a 50 mil habitantes), enquanto 22 cidades são grandes centros urbanos, com mais de 500 mil habitantes.

Lucas Sia (PSD) acredita que esse é um resultado de um trabalho constante de proteção aos moradores da cidade. “É um trabalho em conjunto que nos coloca em destaque no cenário nacional. Obrigado a cada agente de segurança que tem feito a diferença. Comemoro e lembro a todos que continuaremos em busca de melhorias na área da segurança e demais setores do município”, exclama.

O secretário de Segurança dr Roberto Daher comemorou. “Quero parabenizar toda equipe da Polícia Municipal de Artur Nogueira pelo excelente trabalho que vem realizando em nosso município”, disse.

Confira o ranking das 20 melhores cidades:

POSIÇÃOMUNICÍPIO (UF)NOTA
São Caetano do Sul (SP)4,595
Ipojuca (PE)4,547
Vinhedo (SP)4,482
Artur Nogueira (SP)4,477
Cabreúva (SP)4,463
Campos do Jordão (SP)4,357
Santana de Parnaíba (SP)4,355
Boituva (SP)4,237
Campo Grande (MS)4,224
10ªItu (SP)4,206
11ªCorumbá (MS)4,196
12ªCrateús (CE)4,109
13ªCotia (SP)4,093
14ªSão Bernardo do Campo (SP)4,052
15ªGuarujá (SP)4,051
16ªLimeira (SP)4,043
17ªBelo Horizonte (MG)3,97
18ªPorto Feliz (SP)3,959
19ªCajamar (SP)3,946
20ªMariana (MG)3,92

Para ranquear as cidades, a pesquisa considera seis indicadores, como número de homicídios, mortes no trânsito, despesa com segurança, número de policiais por habitantes, possuir um centro de controle de operações e monitoramento de áreas de risco.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias