Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira anuncia volta às aulas presenciais para maio, de forma gradual e facultativa

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Retorno ocorre na rede municipal no dia 03, após um longo período de preparo e obedecendo os protocolos sanitários de combate ao coronavírus

Um ano após as aulas presenciais da rede municipal de ensino serem suspensas em decorrência da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da secretaria de Educação, anuncia o retorno gradual das aulas presenciais. A mesma está prevista para ocorrer no dia 03 de maio, com exceção das creches, após um longo período de preparo.

Desde o início do ano letivo em 2021 até o mês de abril, as aulas acontecem de forma remota, com atividades impressas, montagem de kits atividades com livros didáticos, envio de material digital, como vídeos explicativos, áudios e encontros virtuais, além de atividades on-line. Para o retorno, foi realizado um levantamento junto aos pais e/ou responsáveis, a fim de detectar a quantidade de alunos que participariam das aulas presenciais, já que as mesmas serão facultativas.

“Assim como prevê o Plano São Paulo, as aulas da rede municipal, serão oferecidas aos alunos que necessitam, ou seja, nossos professores convocarão aqueles alunos que possuem dificuldade na realização das atividades em casa, mas também será oferecido plantão de dúvidas para todos os alunos com agendamento”, explica a secretária da pasta, Débora Sacilotto.

Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Educação vem trabalhando para um retorno seguro às salas de aula. Os insumos licitados nos meses de fevereiro e março, tais como álcool em gel, máscaras e demais equipamentos para o combate da doença, já estão sendo entregues às unidades escolares para a adequação de todo o ambiente escolar, visando o cumprimento do protocolo sanitário.

O prefeito Lucas Sia (PSD) se diz muito feliz por ver as unidades escolares voltarem gradativamente. “Dá gosto de ver o trabalho de toda a equipe da Educação. Estão de parabéns, principalmente pelo papel que desempenham nesta tarefa importante que é cuidar das nossas crianças”, comemora.

A Vigilância Sanitária do município também tem ajudado e orientado os gestores sobre a adequação nas escolas, objetivando a autorização para as aulas presenciais.

Capacitação de 600 profissionais
Para uma volta às aulas segura e eficiente, a Secretaria de Educação promoveu capacitações com todos os profissionais, referentes ao cumprimento do protocolo sanitário. Estes se iniciaram em fevereiro e terminarão no mês de abril, com aproximadamente 600 profissionais envolvidos.

“Elas começaram com gestores, posteriormente cozinheiras, os funcionários e professores. Algumas dessas capacitações aconteceram de forma presencial, enquanto outras foram por aplicativo”, detalha Débora.

Ainda pensando em um retorno adequado, foi criado o Núcleo de Aperfeiçoamento da Rede Municipal de Ensino (Nuarme), que tem oferecido cursos para profissionais da educação, buscando preparar os docentes e educadores para a nova era digital.

Creches
Para as creches, também foi realizado um levantamento das crianças que frequentariam, bem como o número de pais que trabalham e necessitam da instituição, buscando assim, estabelecer critérios para um breve retorno, com data ainda não definida.

A Prefeitura destaca que, por se tratar de uma faixa etária que requer cuidados especiais, o retorno nas creches está sendo planejado pela Secretaria de Educação, juntamente com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária. “Nós, profissionais da Educação, sabemos da defasagem que a pandemia está causando e esperamos com o retorno gradativo, amenizar as dificuldades enfrentadas por nossos alunos e pais”, reforça Débora.

Continue lendo

Artur Nogueira

Carreta Móvel do Via Rápida se instala em Artur Nogueira

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Estão sendo oferecidos três cursos na área de elétrica e mecânica

A Carreta Móvel do Via Rápida já se instalou em Artur Nogueira e tem dado a oportunidade para que moradores participem de cursos profissionalizantes gratuitos. A carreta foi um pedido da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Administração, e concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

O prefeito Lucas Sia (PSD) explica que os cursos oferecidos buscam diminuir os níveis de desemprego e subemprego, além de contribuir para o desenvolvimento local. 

“Os cursos beneficiarão jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego e de geração de renda. Aproveito para agradecer ao Governo de Estado pela parceria e à minha equipe que não mede esforços para oferecer sempre o melhor à população nogueirense”, pontuou. 

A carreta está instalada ao lado do Centro Cultural Tom Jobim, no Centro, e ficará no município por cerca de um mês. Ao todo, serão formadas três turmas, de 16 alunos cada, e em três períodos. Cada curso terá duração de 100 horas.

O Programa

A carreta da Via Rápida percorre os municípios do Estado de São Paulo com o objetivo de promover o aumento da competitividade da economia paulista e a formação profissional dos trabalhadores.

Podem participar do programa maiores de 16 anos alfabetizados, com prioridade aos desempregados, com maior idade, baixa escolaridade, mulheres arrimo de família e pessoas com maiores encargos familiares.Cursos oferecidos

Eletricista de Veículos Automotores

Capacita o aluno para atuar em serviços de instalação e manutenção eletroeletrônica em veículos, realizar manutenções preventivas, preditivas e corretivas, inspecionando veículos automotores e diagnosticando defeitos eletroeletrônicos.

Mecânica Automotiva – Básica

Capacita o aluno para auxiliar na manutenção de motores, sistemas e partes de veículos, substituição de peças, reparo e no teste de desempenho de componentes e sistemas, trabalhar em conformidade com normas e procedimentos técnicos, de qualidade, segurança e preservação do meio ambiente.

Mecânica de Direção, Suspensão e Freios

Capacita o aluno para realizar manutenção preventiva e corretiva em sistemas convencionais de suspensão, direção e freios.

Continue lendo

Artur Nogueira

Grupo de teatro de Artur Nogueira realiza Mostra com apresentações inéditas

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Com apoio da Prefeitura, Corpo Envolve Mente apresentará peças teatrais no telão na Réplica da Estação; Entrada é gratuita

O grupo teatral Corpo Envolve Mente vai realizar uma Mostra em Artur Nogueira do Programa de Qualificação em Artes do Estado de São Paulo. A iniciativa, com apoio da Secretaria de Cultura, acontece no domingo, 28, às 18h, na Réplica da Estação. 

Devida à pandemia, novas forma de teatro foram fomentadas pela área cultural no Estado de São Paulo. Assim, seguindo os protocolos de segurança sanitários, as peças foram desenvolvidas de maneira on-line. Sendo assim, as apresentações serão exibidas em telão. Vale destacar também que a entrada é gratuita.

De acordo com o grupo, haverá a exibição de 3 peças, são elas: “A Farsa da boa preguiça”, de Adriano Suassuna, Grupo Anankê de Indaiatuba, “O Último de Godot”, de Matei Visniec – Grupo Corpo Envolve Mente de Artur Nogueira, e ” O mistério bufinho” da Cia do Bagaço de Campinas.

Para abrilhantar as apresentações, o público poderá apreciar o trabalho dos atores Helou Nascimento, Fernanda Beltramini, Cleber Augusto Ket, Luiz Fernando Marcondes, Cecília Freitas e André Câmara.

A ação cultural é uma realização do grupo Corpo Envolve Mente e apoio da Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Cultura e Turismo; Poiesis – Gestão Cultural e Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo.

Continue lendo

Artur Nogueira

Guarda Civil de Artur Nogueira se reúne com órgãos de segurança pública da RMC para obtenção de recursos

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp

A Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil de Artur Nogueira se reuniu com outros órgãos de segurança pública da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para juntos tratarem de assuntos voltados ao planejamento, obtenção de recursos e monitoramento regional. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 22, na sede da Agencamp.

De acordo com o secretário de Segurança, Dr. Roberto Daher, foram abordadas pautas pertinentes a fim de viabilizar recursos financeiros por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Falamos de melhorias no sistema de monitoramento, obtenção de recursos financeiros para a segurança pública e elaboração de um plano de segurança regional para que toda a RMC continue recebendo investimento em segurança. É o que queremos para Artur Nogueira também”, pontuou.

Representando Artur Nogueira, estiveram presentes Marcelo Sardinha, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, e Marcelo Fantini, comandante da Polícia Municipal. Além do município nogueirense, foram convocados agentes de segurança de Americana, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias