São Paulo
Prefeito de Limeira, Mario Botion, é eleito novo Presidente do Consórcio PCJ
87ª Reunião Ordinária da entidade aconteceu nesta quinta-feira, 18, e debateu também a situação hídrica para 2021 e seu impacto ao Sistema Cantareira
O Consórcio PCJ promoveu na quinta-feira, 18, a 87ª Reunião Ordinária do Conselho de Associados, na qual foi eleito para presidir a entidade o prefeito de Limeira, Mario Botion. Ele é o 10º prefeito a ocupar o cargo, e o 17º presidente da história. Também foram escolhidos os novos membros do Conselho Diretor da entidade para a gestão 2021/2023. “Fiquei muito feliz com a escolha e coloco-me à disposição para fazer um trabalho de excelência junto à diretoria, às prefeituras e empresas associadas”, diz o presidente eleito.
Botion já tem um histórico com as instituições de recursos hídricos. “Nos anos 90 iniciei através da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL), inclusive no consórcio. E nos últimos quatro anos, como prefeito, tenho participado ativamente do Consórcio PCJ, inclusive ocupando a primeira vice-presidência do Programa de Política de Recursos Hídricos”, conta o chefe do Executivo, que toma posse em abril.
Agora, na nova gestão do Conselho Diretor, a primeira Vice-presidência fica com o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes. No total, a diretoria é composta por 10 vice-presidências, 14 conselheiros e dois agentes de interlocução. A lista completa dos membros pode ser conferida ao final do texto.
O presidente eleito Mário Botion também destacou a importância da conscientização da população e dos gestores municipais no atual momento de queda nas médias de chuvas das Bacias PCJ. “Temos a necessidade de intervenções consistentes e principalmente conscientizar a população para o uso responsável da água”, comenta.
Botion também destaca outra questão importante, que é a necessidade de planejamento e articulação estratégica para viabilizar investimentos necessários para a região, os quais somam R$7,6 bilhões até o ano de 2035. “Parte do valor já está sendo utilizada na construção de dois reservatórios regionais de regularização de água – um em Pedreira e outro em Amparo. Todas as ações são importantes, mas a principal e o maior desafio será mesmo a conscientização do uso responsável da água”.
A Reunião do Consórcio PCJ também foi marcada pelos debates acerca da disponibilidade hídrica durante o ano de 2021, com a participação do professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antônio Carlos Zuffo, ao lado do Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. Ao final da entrevista, foi lançada a cartilha “Influência do Clima no Sistema Cantareira – Cenários para 2021”.
Zuffo alertou que o clima é cíclico e que estamos passando por uma fase de queda nas precipitações o que vai impactar a disponibilidade hídrica. Segundo o professor e pesquisador, estamos próximos de uma possível nova crise hídrica, que nos estudos dele deve ocorrer entre 2025 e 2027, mas que esse período mais seco, com chuvas ocorrendo abaixo das médias históricas deve seguir até 2035.
O Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad, apresentou a Cartilha sobre o Cantareira que contou com a produção da equipe técnica da entidade. O documento conta a história de operação do sistema e atenta que desde 2000, as vazões de afluência aos reservatórios, ou seja, o volume de água para sua recarga, estão ocorrendo abaixo das médias históricas e com chuvas abaixo da média nos últimos quatro anos nas Bacias PCJ. A Cartilha, busca também capacitar municípios, empresas e comunidade sobre ações de contingenciamento para um ano de 2021 com menos disponibilidade hídrica.
O Secretário Executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, atentou que o momento é crítico e que é necessário que a comunidade se prepare para a estiagem 2021, além de destacar que ações para reservação de toda a quantidade possível de água são fundamentais.
Abaixo é possível conferir a formação completa do novo Conselho Diretor, gestão 2021 – 2023:
Presidente (Prefeito)
Mario Celso Botion – Limeira
Vice-Presidente de Política de Recursos Hídricos (Prefeito)
Hamilton Bernardes Junior – Pedreira
Vice-Presidente de Programas de Educação e Sensibilização Ambiental (Prefeito)
Nilson Alcides Gaspar – Indaiatuba
Vice-Presidente para Assuntos Institucionais (Prefeito)
Lucimara Godoy Vilas Boas – Valinhos
Vice-Presidente de Integração Regional (Prefeito)
Adinan Ortolan – Cordeirópolis
Vice-Presidente de Programas Regionais (Prefeito)
Gustavo Perissinotto – Rio Claro
Vice-Presidente de Programas de Resíduos Sólidos (Prefeito)
Helio Franzol Bernardino – Saltinho
Vice-Presidente de Ampliação das Disponibilidades Hídricas – (Prefeito)
Luciano Santos T. Almeida – Piracicaba
Vice-Presidente para Proteção aos Mananciais (Empresa)
Martim de França, Silveira Ribeiro – DAE Jundiaí
Vice-Presidente de Tecnologia e Sistema de Gestão (Empresa)
Fernando Mangabeira – BRK Ambiental
Vice-Presidente de Sistema de Monitoramento das Águas (Empresa)
Manuelito Pereira Magalhães Junior – SANASA
Conselheiros:
a) Municípios:
Cinco municípios com menos de 50 mil habitantes (Prefeitos)
Ipeuna/SP – Diego Heron Pinheiro
Piracaia/SP – José Silvino Cintra
Louveira/SP – Estanislau Steck
Holambra/SP – Fernando Henrique Capato
Artur Nogueira/SP – Lucas Sia Rissato
Três unicípios entre 50 mil a 500 mil habitantes (Prefeitos)
Atibaia/SP – Emil Ono
Americana/SP – Francisco Antonio Sardelli
Santa Barbara D’Oeste/SP – Rafael Piovezan
Um município com mais de 500 mil habitantes (Prefeito)
Campinas/SP – Dário Saadi
b) Empresas:
Cinco representantes de Empresas
Rhodia
Evonik
Ypê
SABESP
Usina Ester
Agentes de Interlocução Consultiva
Camanducaia/MG – Rodrigo Alves de Oliveira
Bragança Paulista/SP – Jesus Adib Abi Chedid
São Paulo
Morungaba apresenta diferenciais para investidores no Campinas Innovation Week 2026
A Prefeitura da Estância Climática de Morungaba participa do Campinas Innovation Week (CIW) 2026, um dos principais eventos de inovação, tecnologia e negócios do país, realizado entre os dias 14 e 18 de setembro, no Prédio do Relógio, em Campinas. O evento reúne municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para apresentar suas vocações econômicas, potencialidades e oportunidades de desenvolvimento sustentável a investidores e empreendedores.
Além de sua localização privilegiada e alta qualidade de vida, Morungaba vem se consolidando ao longo dos anos como um polo relevante na indústria têxtil, especialmente no segmento de vestuário esportivo e insumos como fibras artificiais. As colocações no ranking nacional em anos anteriores mostram uma vocação produtiva sólida e com alto valor agregado para o mercado externo, posicionando o município como uma alternativa industrial altamente competitiva na RMC.
LEIA TAMBÉM:
Para atrair e consolidar novos negócios, Morungaba destaca sua forte política de incentivos fiscais viabilizada pelo Proinvest (Lei Complementar nº 69/2019). O programa fomenta a pesquisa, a ciência e a inovação, oferecendo estímulos, isenções e reduções expressivas em tributos e taxas como IPTU e ISSQN e para empresas que se instalarem no município, além de benefícios econômicos estratégicos para empreendimentos exportadores. A legislação pode ser consultada na íntegra no site da Prefeitura (morungaba.sp.gov.br/legislacao/24).
“A nossa participação no Campinas Innovation Week representa um passo estratégico para inserir Morungaba na rota dos grandes investimentos e da inovação regional. Estamos aqui para mostrar aos empresários e investidores que nossa cidade combina qualidade de vida e vocação industrial consolidada com segurança jurídica e incentivos fiscais concretos, como a Lei do Proinvest. O objetivo do município é atrair novos empreendimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para a nossa população”, destacou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento de Morungaba, Marcel Assis.
A participação no CIW visa aproximar a gestão pública de startups, indústrias limpas, centros de pesquisa e fundos de investimento. A presença de Morungaba no evento reafirma o compromisso em modernizar a economia local, impulsionar a tecnologia, gerar empregos e atrair parcerias sustentáveis para o futuro do município.
*Serviço*
- Campinas Innovation Week 2026
- Data: 14 a 18 de setembro de 2026
- Local: Pátio Ferroviário – Prédio do Relógio (Rua Francisco Teodoro, 1.050 – Vila Industrial, Campinas/SP)
- Entrada: gratuita, mediante inscrição prévia pelo link: www.campinasinnovationweek.com.br
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Caiado e Kassab colocam Gustavo Reis entre os destaques da disputa em SP
O candidato à Presidência Ronaldo Caiado destacou publicamente a trajetória e o preparo de Gustavo Reis, candidato a deputado estadual, durante encontro político em Jaguariúna nesta terça-feira, 08.
Ao falar sobre Gustavo, Caiado ressaltou a experiência como gestor, a capacidade de debate e afirmou que ele poderá ter papel importante na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
“Ele será um deputado estadual que vai ajudar muito o Tarcísio a governar”, afirmou.
LEIA TAMBÉM:
Caiado também revelou uma avaliação feita por Gilberto Kassab nos bastidores da agenda. Segundo ele, o presidente nacional do PSD teria dito a Gustavo “Você está entre os dez primeiros nessa disputa”.
Ex-prefeito de Jaguariúna por três mandatos, Gustavo Reis vem ampliando sua presença regional e recebeu o reconhecimento de duas das principais lideranças nacionais do PSD.
Para Caiado, Gustavo reúne experiência política e “a estatura que precisa para promover os grandes debates na Assembleia Legislativa de São Paulo”.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
São Paulo
Saúde sobre rodas: Prefeitura de Morungaba lança “Vacimóvel” para ampliar imunização nos bairros
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Morungaba lançou o “Vacimóvel”, um veículo adaptado para promover a vacinação itinerante. A aquisição do veículo móvel voltado para a vacinação humana representou um investimento de R$ 90.000,00, viabilizado por meio de Emenda Impositiva direcionada pelo presidente do Legislativo, Ramon Moraes, e pelos vereadores Tomás Pedro Bom Joanni Federicci, Luis Roberto Lopes Junior e Luis Carlos de Lima.
Com a implantação do Vacimóvel, Morungaba dá um passo importante para facilitar o acesso da população às vacinas. A unidade móvel vai percorrer bairros, comunidades rurais e locais de maior vulnerabilidade social, levando imunização para perto de quem mais precisa, ampliando a cobertura vacinal, prevenindo doenças e evitando deslocamentos até os postos de saúde.
Estrutura, equipe e atendimento abrangente
Para garantir o transporte e o armazenamento adequados dos imunobiológicos com segurança e qualidade, uma das exigências na aquisição do veículo foi a presença de ar-condicionado. As atividades serão conduzidas por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e farmacêuticos, atuando de forma integrada.
LEIA TAMBÉM:
O Vacimóvel disponibilizará todas as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI), atendendo pessoas de todas as idades conforme a programação de cada ação. Além disso, o serviço fará a atualização completa da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Para receber a dose, o morador deve apresentar documento de identidade, carteira de vacinação e o Cartão SUS.
Primeiras ações e cronograma
Neste primeiro momento, o foco imediato do serviço móvel estará voltado para o Programa Saúde nas Escolas (PSE), priorizando a imunização de crianças e jovens, além de atender demandas específicas do município, como ações de bloqueio vacinal e de acordo com o cenário epidemiológico. Entre as primeiras agendas públicas confirmadas está a participação no evento “Saúde em Ação na Praça”, agendado para o dia 26 de setembro. O veículo também será utilizado em eventos públicos, praças centrais e portas de escolas conforme a avaliação prévia e necessidade da equipe.
A população poderá acompanhar os locais, horários e cronogramas de atendimento por meio das redes sociais oficiais da prefeitura e pelas agendas escolares dos alunos.
Para consultas diretas e informações sobre as ações coletivas e itinerantes, o Departamento de Saúde disponibiliza o atendimento via WhatsApp do Programa Imuniza Morungaba pelo número (11) 95064-0784.
Reforço ao programa “Imuniza Morungaba”
O veículo vem somar às ações do programa “Imuniza Morungaba”, um conjunto de iniciativas voltadas para ampliar as taxas de vacinação e garantir o acesso da população às imunizações do Calendário Nacional do SUS.
Dentre os principais objetivos e pilares do programa está a busca ativa de faltosos, identificando pessoas com doses pendentes na caderneta para atualizar os esquemas vacinais (como Influenza, Covid-19, HPV, Dengue, entre outras), além de promover campanhas de conscientização e combate à hesitação vacinal.
A expectativa da equipe de Saúde é atingir e manter as coberturas vacinais preconizadas, garantindo a proteção da população contra doenças imunopreveníveis. A iniciativa fortalece a atenção básica no município por meio do cuidado integral e da atuação multidisciplinar, dando mais suporte para que as equipes atinjam as metas de imunização e protejam a saúde coletiva em Morungaba.
“Esta conquista para a saúde de Morungaba nasce do uso responsável do recurso público, viabilizada por emenda impositiva da Câmara Municipal. Muito além da estrutura adaptada, o Vacimóvel reflete nosso compromisso de encurtar distâncias, facilitando a vida das famílias das áreas rurais e urbanas para garantir que todos fiquem protegidos. Cuidar da saúde exige estratégia e empatia, e essa união entre Executivo e Legislativo fortalece nossa atenção básica para proteger cada cidadão”, explica o prefeito Luis Fernando Miguel.
Além do prefeito, na entrega oficial do veículo, também estiveram presentes a vice-prefeita Claudia Pretti Rossi, o presidente da Câmara Ramon Moraes, o vereadores Luis Roberto Lopes Junior e Tomás Pedro Bom Joanni Federicci, além da Primeira-Dama, e presidente do Fundo Social de Solidariedade Eliana Miguel, da diretora do Departamento de Saúde, Taymara Dias, e da coordenadora da Vigilância em Saúde, Anna Luiza Aymberé.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online1 semana atrásJornal Gazeta Regional Edição 2054
-
Pedreira1 semana atrásPrefeitura de Pedreira realiza troca de solo para recuperar pavimentação da Avenida Dr. Silvio de Aguiar Maya
-
São Paulo1 semana atrásMorungaba recebe visita técnica de análise territorial para elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social
-
Holambra1 semana atrásVeiling Holambra traz as novidades e tendências em flores e plantas para a Primavera, Finados e festas de fim de ano
-
Holambra1 semana atrásServiços públicos em Holambra têm funcionamento alterado em função do feriado da Independência do Brasil
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna comemora 72 anos com Falamansa e muitas atrações no Santa Maria
-
Jaguariúna1 semana atrásJaguariúna promove passeio gratuito à Expoflora para idosos dos programas municipais
-
Campinas1 semana atrásInstituto CPFL lança programação da décima edição da frente CPFL Intercâmbio Brasil-China


