Conecte-se conosco

Campinas

Patrulheiros Campinas: estreia de Geração# é na segunda, 19

Publicados

em

O espetáculo Geração# será apresentado aos jovens dos Patrulheiros Campinas. A estreia desta montagem à organização social contempla projeto da Cia. ODU instituído para ampliar e promover o acesso da comunidade às apresentações teatrais. No total, são 10 sessões gratuitas entre os dias 19 e 28 de abril.

Em razão da pandemia do coronavírus, as sessões são realizadas em ambiente virtual nos dias 19, 20, 22, 23 e 28 de abril, às 10h30 e 14h30. A produção foi realizada com apoio das leis de incentivo do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do ProAC, Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, e da Lei Aldir Blanc.

Geração# narra a história de Pedro Neto, um jovem que fará 17 anos de idade. Para amenizar as angústias e as pressões da família, o rapaz decide se candidatar a uma vaga de emprego na mesma empresa em que o pai – que também se chama Pedro – trabalha há muitos anos. Esta iniciativa, no entanto, tornou-se um problema, pois Pedro Neto não consegue o tão desejado emprego.

“Esta entrevista foi marcada pelo próprio pai que, decepcionado com o resultado, impõe limites e regras ao jovem. Naquele dia, Pedro Neto recebe uma visita especial. Zag, um gênio super descolado, tem a função de demonstrar ao jovem que os desafios impostos pela vida devem ser superados com estudo e planejamento adequados”, diz a autora e diretora Raquel Magalhães.

O espetáculo é considerado dinâmico, instigador e provocador por conectar às técnicas das artes cênicas a interatividade proporcionada pelas redes sociais. Durante a apresentação em ambiente virtual, o público poderá interagir com os atores da Cia. ODU pelo Instagram @geracaopedro. Por meio da rede social, será possível opinar e responder à enquete sobre formação profissional.

Patrulheiros
O Patrulheiros Campinas é uma organização social que atende jovens entre 15 anos e 24 anos de idade, além de suas famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, sem distinção de raça, sexo, ideologia política ou crença religiosa. “Estamos muito felizes com esta parceria, pois o espetáculo traduz o que já vivenciamos”, diz a coordenadora de Projetos da entidade, Helen Araújo.

De acordo com a profissional, Geração# mostra justamente as angústias e as incertezas dos jovens atendidos pela organização social. “Nesta fase, muitos se questionam sobre o futuro e demonstram dúvidas quanto à carreira profissional. Por isso, entendo como fundamental a parceria com a Cia. ODU, que nos proporcionou as apresentações em ambiente virtual para cerca de 600 jovens”, complementa.

Elenco
Geração# traz no elenco Aldenir Carlota, Carmen Bordalho, Gigi Nogueira, Raquel Magalhães e Mau Circus, convidado para a montagem. Na equipe técnica, estão Cassio Antônio (Produção), Dri Freitas (Fotografia) e Leandro Vitti (Som e Iluminação). Todos os profissionais participaram de atividades complementares de formação cultural e de pesquisa cênica, essenciais para o espetáculo.

Campinas

Mulheres ocupam cargos importantes na Novac Construtora

Publicados

em

A empresa tem como cultura não fazer distinção entre os gêneros, no momento da contratação, e tem trabalhado para gerar mais oportunidades às profissionais

No mês da Mulher, a Novac Construtora dá visibilidade a três profissionais que ocupam cargos de destaque na empresa, em um ramo predominantemente masculino. As mulheres representam 47% do quadro de contratados e prestadores de serviço da construtora, nos escritórios de Campinas (SP) e Curitiba (PR). Mas a empresa ainda busca elevar o percentual de 7,97% de profissionais femininas nos demais setores. Por isso, no momento das contratações, a percepção sobre a capacidade profissional se sobrepõe, independentemente de gênero.

Segundo último levantamento da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), em 2010 havia 7,8% de trabalhadoras formais na construção civil, enquanto o último levantamento realizado em 2021 apontou que o contingente feminino no setor chegou a 10,85%. Ou seja, eram 207 mil mulheres em 2010, em um total de 2,6 milhões de profissionais, para 251 mil mulheres em 2021, em um universo de 2,3 milhões de trabalhadores. O que indica um aumento de 44 mil mulheres no segmento.

LEIA TAMBÉM:

A coordenadora de orçamentos da Novac, Luciana Maso, conta que sofreu muito preconceito de familiares e de colegas de faculdade, até chegar onde está. “Para mim, como mulher, é significativo ter conquistado meu diploma de engenharia civil, pois mesmo com todo preconceito que sofri nunca desisti do meu sonho”, compartilha.

Luciana ainda destaca o orgulho por ocupar um cargo importante, em um ambiente predominantemente masculino. “É significativo para mim poder ocupar uma posição como coordenadora de orçamentos dentro da Novac, porque tenho a possibilidade de aplicar todas as habilidades e conhecimentos técnicos que adquiri nos orçamentos, atendendo a todos os clientes ”, avalia.

Carla Mascarenhas, coordenadora financeira da empresa, compartilha da mesma opinião de sua colega. Para ela, também é gratificante ocupar um cargo importante dentro da construtora, além de saber que cada vez mais empresas do ramo abrem oportunidades para as mulheres. “É importante que todas as empresas do setor promovam oportunidades para nós. A Novac demonstra que a avaliação dos profissionais é baseada na capacidade e não no gênero. É um lugar livre de preconceitos”, ressalta.

Para Jessica Sanoi, coordenadora de suprimentos da Novac, também é  uma grande conquista fazer parte de uma empresa de construção civil, justamente em um nicho em que a grande maioria dos profissionais é composta por homens. “É uma oportunidade de mostrar que somos, tanto quanto eles, capacitadas para exercer inúmeras funções, desde o campo à grande chefia, dentro de uma organização do ramo da construção civil”, explica.

A responsável pela área de suprimentos garante que a empresa não leva em conta a diferença de gêneros para a tomada de decisões. “Participamos das negociações. Na minha visão, não há distinção para as tomadas de decisões, somos todas ouvidas e chegamos a um consenso”, enfatiza.

Quando questionada sobre o que mais gosta de fazer na empresa, Jessica não é capaz de escolher. “Parece clichê, mas amo o que faço, procuro sempre fazer o melhor todos os dias. Gosto do ambiente, do relacionamento que mantemos entre as equipes, da proximidade com a direção e a abertura que temos para expor nossas ideias”, finaliza.

Inclusão de profissionais femininas na Novac
Para o fundador da Novac Construtora, Guto Negrão, promover um ambiente seguro e livre de preconceitos permite espaço para diversos posicionamentos e pode servir de exemplo dentro do segmento. “Para nós, é importante favorecer a manutenção de um ambiente inclusivo, não só para tentar aumentar o número de profissionais mulheres dentro da empresa, mas também para inspirar outras empresas do setor da construção civil”, salienta Negrão.

Para saber mais sobre as vagas da construtora e concorrer a uma oportunidade no time, acesse https://novacconstrutora.gupy.io/.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

Operação Páscoa deve movimentar mais de 326 mil veículos na região

Publicados

em

A Concessionária Renovias já está mobilizada para a Operação Páscoa nas rodovias que fazem a interligação entre Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas Gerais. A Concessionária estima que mais de 326 mil veículos trafeguem pela malha viária durante todo o período do feriado prolongado.

A partir da zero hora de sexta-feira, 29, até a meia-noite de domingo, 31, as equipes estarão reforçadas e todas as viaturas – veículos de inspeção de tráfego e de apreensão de animais, viaturas operacionais de intervenção rápida, ambulâncias, guinchos leves e pesados, caminhões-pipa e demais veículos de apoio – posicionadas em locais estratégicos para atender qualquer emergência.

LEIA TAMBÉM:

Os horários de maior movimentação estão previstos para sexta-feira, 29, das 8h às 13h e no domingo, 31 – retorno do feriado prolongado – das 14h às 20h. A orientação da Concessionária é para que, quem for viajar, programe-se com antecedência para evitar o deslocamento nos períodos de maior movimentação.

Em caso de chuva, a atenção deve ser redobrada. O motorista deve permanecer atento durante todo o trajeto e é indispensável manter distância segura do veículo à frente, evitando colisões traseiras.

Para acionar o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), basta ligar para o número 0800 055 9696 ou usar um dos telefones de emergência, implantados a cada quilômetro. Condições antecipadas do tráfego e dicas de segurança podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.br.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Campinas

LBV mobiliza doações para vítimas das chuvas no RJ e no ES

Publicados

em

O município de Petrópolis (RJ) decretou situação de emergência devido ao grande volume de chuva que caiu sobre a cidade desde a última sexta-feira, 22. No Estado do Espírito Santo, dezenas de pessoas morreram e milhares estão desalojadas. As cidades mais afetadas são Apiacá, Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte.

LEIA TAMBÉM:

Imediatamente, a Legião da Boa Vontade, por meio de sua campanha LBV — SOS Calamidades, abriu postos de arrecadação para receber donativos em auxílio às vítimas das fortes tempestades.

O que doar:
— Produtos de limpeza (vassoura, rodo, balde, água sanitária, desinfetante e detergente).

— Produtos de higiene pessoal (sabonete, creme dental, escova de dente, papel higiênico e absorvente).

Postos de arrecadação:

  • Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Petrópolis (RJ):

Rua Luiz Pelegrini, 128, Cascatinha – Tel.: (24) 2233-1400.

  • Centro Educacional da LBV no Rio de Janeiro (RJ):

Av. Dom Helder Câmara, 3.059, Del Castilho – Tel.: (21) 2216-7800.

  • Legião da Boa Vontade em São Paulo (SP):

Av. Rudge, 763, Bom Retiro – Tel.: (11) 3225-4500.

  • Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Cachoeiro de Itapemirim (ES):

Rua Teotônio Souto Machado, 61, Ibitiquara – Tel.: (28) 3522 4058.

Doações financeiras

Chave pix: [email protected]. Os recursos serão destinados para esta iniciativa.

Solidariedade

A LBV se solidariza e ora por todas as pessoas e famílias que passam por esse desafio.

Informações

Acompanhe as ações realizadas pela LBV acessando www.lbv.org ou o perfil @LBVBrasil nas redes sociais (Facebook e Instagram).

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias