Conecte-se conosco

Jaguariúna

Parque Santa Maria vai sediar o CaminhaCão com atrações gratuitas no domingo (17)

Publicados

em

CaminhaCão chega com diversas atrações e reforça a posse responsável dos animais

Por Viviane Westin

O evento contará com a participação de policiais municipais responsáveis pelo Canil da Polícia Municipal (Foto: Alessandra Guerra)

O CaminhaCão chega em sua 7ª. edição no próximo domingo (17) e será sediado no Parque Santa Maria, em Jaguariúna, das 9h às 14h. A programação inclui a participação de cães do canil da Polícia Municipal, com showdog, aula especial de adestramento básico do Projeto EducaCão e caminhada simbólica. O público ainda poderá contar com praça de alimentação, distribuição de brindes, exposições, entre outras.

A entrada tem um custo de R$ 2,00, com direito a um cupom para participar do sorteio de prêmios. O evento é promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) ONG Xodó de Bicho que atua em prol dos animais carentes e abandonados. Segundo balanço da entidade, desde que iniciou o trabalho em Jaguariúna, em 2010, já foram retirados das ruas e encaminhados para adoção quase três mil animais. 

Fotos: Alessandra Guerra

“Ao longo dos anos, o CaminhaCão vem se fortalecendo como uma festa de confraternização entre os amantes dos animais, pessoas que trabalham por um mundo melhor para os animais. Esse é o momento em que reunimos apoiadores do trabalho da entidade no dia a dia, pessoas que garantem com sua ajuda o salvamento de centenas de animais ao ano”, observa a presidente da ONG, Leliane Magalhães Guerra Gandolphi.

Em edições anteriores, o CaminhaCão chegou a registrar um público de até 700 pessoas. O evento é público, mas os organizadores ressaltam aos cuidados. Os cães de raças previstas na Lei Estadual 11.531, conhecida como Lei da Focinheira, devem portar a proteção e guia curta, para a segurança de todos. As raças em referência são: Pitbull, Rottweiler, Mastim e similares.

“Muitas vezes os cães das raças citadas são calmos e submissos, porém, ao serem interpelados por algum cão menor, mais bravo ou de comportamento arisco, podem ter reações inesperadas, cujo controle escaparia aos donos na ausência desses acessórios. Entendendo isso, acreditamos que todos cumprirão a lei, como sempre aconteceu”, evidencia a presidente.

Ainda segundo Leliane, é desejável que todos os pets participantes estejam com a saúde em dia e vacinados, também fazendo uso de coleiras e guias. “O recolhimento dos dejetos dos animais será de inteira responsabilidade dos tutores, como prática de cidadania, e haverá pontos com água para os animais pelo parque”, observa.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses de Jaguariúna vai realizar a vacinação gratuita contra raiva em seu estande durante o evento. Ainda deve marcar a presença entre os expositores a Oscip Trilhos do Jequitibá, que atua no segmento ambiental, e o grupo de Proteção Animal Anjos Guerreiros. Também participam prestadores de serviços que atuam nos segmentos veterinário e agropecuário.

Abandono

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam a existência de mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, entre cães e gatos. Em seu portal, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CRMV-SP) evidencia a importância de programas de controle e abandono animal para a mudança deste cenário. Para o presidente da Comissão de Políticas Públicas do CRMV, Carlos Augusto Donini, “o debate e a solução efetiva desses desafios devem envolver população, órgãos públicos, universidades e ONGs”.

A presidente da Xodó também chama a atenção para os casos de abandono e reforça as ações que são mantidas pela ONG nessa causa. “Seguimos mantendo as campanhas fixas de conscientização do conceito de posse responsável e as feiras de adoção (virtual e física).  A ONG atende a população carente e os animais comunitários com os recursos que estiverem disponíveis, procurando garantir seu bem-estar e minimizar os problemas advindos da pobreza dos tutores, ou abandono que obrigue os cães a viverem nas ruas”.

Segundo Leliane, a ONG mantém um canil com 45 animais em local alugado, todos castrados, vacinados e aptos à adoção. “Reforçamos a importância da castração para o controle de natalidade, evitando crias indesejadas, maus tratos e abandono. Não há lares para todos! É obrigação do tutor garantir que seu animal ou seus descendentes não sejam parte da triste realidade de 30 milhões de animais abandonados em nosso país”, finaliza.

A Xodó de Bicho é uma entidade de utilidade pública desde 2011, atua em parceria com o Poder Público nos moldes da Lei Federal 13.019. As prestações de contas e o Portal da Transparência podem ser acessados no site xododebicho.org.

Reportagem: Viviane Westin – Fotos: Alessandra Guerra – divulgação Xodó de Bicho

Jaguariúna

Governo de São Paulo anuncia pacote para a construção de 43,7 mil novas moradias

Publicados

em

Jaguariúna está entre os municípios contemplados

O Governo de São Paulo anuncia, na manhã desta sexta-feira, 26, um pacote de medidas para viabilizar a construção de 43.756 novas moradias em 231 municípios de todas as regiões do Estado. O investimento é de R$5,2 bilhões, entre contratações diretas e aporte de subsídios para a iniciativa privada.

De acordo com o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o município está entre os contemplados. “Uma excelente notícia para Jaguariúna e para as famílias que ainda sofrem com o pagamento do aluguel e desejam transformar o sonho da casa própria em realidade”, diz.

LEIA TAMBÉM:

No evento, será anunciada a construção de 24.309 unidades habitacionais pela CDHU, sendo 1.355 delas do programa Vida Longa (voltado para o acolhimento de idosos em situação de vulnerabilidade, em parceria com municípios), além do aporte de 13.312 Cartas de Crédito Imobiliário, todas ações do programa Casa Paulista.

Está prevista também a construção de 6.135 moradias pela PPP qualificação da Área Central da Capital paulista.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mais três bairros tiveram serviço de nebulização nesta quinta em Jaguariúna

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a nebulização contra a dengue nesta quinta-feira, 25, nos bairros Capela Santo Antônio, Mauá e Centro.

Um veículo percorrerá as ruas desses bairros vaporizando inseticida para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. O trabalho é feito sempre ao final da tarde e início da noite, horário em que se comprova maior eficácia do inseticida. O serviço de fumacê começou na última segunda-feira em Jaguariúna.

LEIA TAMBÉM:

A orientação dada pelo Ministério da Saúde é para que portas e janelas fiquem abertas durante a aplicação do produto nos bairros. Isso faz com que os mosquitos adultos em voo sejam alcançados e eliminados.

Animais de estimação devem ser retirados do local ou protegidos pelos seus tutores e alimentos expostos devem ser guardados.

A Secretaria de Saúde de Jaguariúna destaca ainda que, mesmo com a passagem do fumacê, métodos de controle de vetores, como cuidados para eliminação de criadouros de mosquito nos quintais das residências, devem ser mantidos.

Durante o fumacê, a população deve: – Abrir portas e janelas das residências;- Retirar animais de estimação do local;- Guardar alimentos que estejam expostos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Com aumento de casos na RMC, ‘Hub da Dengue’ é criado em Jaguariúna para monitorar pacientes

Publicados

em

Núcleo instalado no campus da UniFAJ já atendeu 396 moradores com diagnóstico da doença apenas na primeira semana

Com 396 atendimentos na primeira semana, teve início em Jaguariúna os trabalhos do Núcleo de Telemedicina para Monitoramento da Dengue (Hub da Dengue), iniciativa dedicada ao controle e observação de pacientes suspeitos de terem dengue, reduzindo os riscos de saúde e assegurando o cuidado médico adequado.

Jaguariúna já registrou 3.882 casos da doença e uma morte. Porém, os números da doença na Região Metropolitana de Campinas (RMC) não param de crescer. Já são 14 óbitos e 61.791 casos positivos para a doença.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico e coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), Dr. André Lemos, a equipe instalada no Hub da Dengue dentro da UniFAJ é responsável por monitorar os sintomas dos pacientes, fornecer as orientações sobre autocuidado, e alertar as áreas de atenção básica ou os serviços de urgência e emergência da saúde do município de Jaguariúna, em caso de complicações. O trabalho é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UniFAJ.

Essa central de monitoramento conta com um núcleo multidisciplinar formado profissionais de saúde e por estudantes das áreas de Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e Farmácia.

O teleatendimento funciona da seguinte forma: o paciente que chega a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com suspeita de dengue, passa a ser monitorado pelo Núcleo. Por 5 dias, essa pessoa recebe atendimento por telemedicina. Durante as chamadas, são avaliados sintomas críticos e a presença de sinais de alarme, como sangramentos, vômitos persistentes e dor abdominal intensa. Caso haja qualquer um desses sintomas, os pacientes são orientados a procurar o serviço de saúde. Todos os dados são compartilhados entre o Hub de Dengue e o serviço de saúde municipal, o que garante agilidade e assertividade no tratamento.

“O desenvolvimento deste núcleo representa uma excelente oportunidade para os estudantes ganharem experiência prática em telemedicina e contribuírem para a luta contra a dengue na cidade. O projeto também destaca a importância da colaboração interprofissional na área da saúde, com estudantes de diferentes áreas trabalhando juntos para fornecer um cuidado abrangente aos pacientes”, salienta o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta.

A implementação deste núcleo de telemedicina é um avanço inovador no controle dos casos de dengue. “Estamos confiantes de que esta iniciativa terá um impacto positivo na comunidade e contribuirá para a detecção precoce e tratamento de casos de dengue. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto e de apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras na área da saúde”, complementa André.

Para a secretária municipal de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, acompanhar o paciente na recuperação da doença e evitar novas mortes é o foco principal do hub. “Estamos promovendo uma tripla checagem dos pacientes. Dessa forma, a pessoa chega à UPA 24h passa por atendimento e tem uma suspeita diagnosticada. Ela é encaminhada a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, onde é realizada coleta de exame e acompanhamento. Ela vai para casa e segue sendo monitorada por cinco dias pelo hub. Enfim, estamos atuando no preventivo, mas também na questão assistencial”.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias