Uncategorized
Os morungabenses Gabriel Menino e Alex Santana se enfrentam pelas semi finais da Copa Libertadores da América
Algo raro de acontecer em qualquer cidadezinha do interior, vai acontecer na Estância Climática de Morungaba. A bela cidade está novamente na vitrine através do futebol brasileiro, dessa vez, em dose dupla, pois dois atletas profissionais e de grande nível técnico estarão se enfrentando nos próximos dias pelas semi finais da Copa Liberadores da América.
GABRIEL MENINO e ALEX SANTANA, são filhos de Morungaba e irão defender as cores do Palmeiras e o Atlético Paranaense, respectivamente, na fasw decisiva da competição. Dois jovens talentos que começaram suas carreiras muito cedo em escolinhas de futebol e futsal da cidade, que coincidentemente passaram pelas mãos do Profº Julio do Vadu e hoje são destaques em seus clubes, onde certamente irão protagonizar um duelo a parte defendendo suas agremiações com muita garra e determinação.
Gabriel Menino começou sua trajetória na escola de futebol JBM em 2009 aos 9 anos de idade e antes de completar 12 anos foi encaminhado para o Guarani FC por meio do Profº Julio do Vadu, onde ficou até os 16 anos. Antes mesmo de completar 17 anos já estava jogando na categoria de base do Palmeiras e ano a ano foi ganhando espaço, conquistando títulos, antes mesmo de jogar na categoria sub 20 do verdão o menino morungabense já treinava com a equipe profissional, com tanta evolução, foi convocado para a seleção brasileira sub 17, sub 20, seleção principal e seleção olímpica onde conquistou a medalha de ouro nas olimpíadas de Tóquio.
Principais conquistas na base:
Copa do Brasil Sub 17 (2017)
Campeonato Brasileiro Sub 20 (2018)
Campeonato Paulista Sub 20 (2018 e 2019)
Florida Cup (2020)
Campeonato Paulista (2020 e 2022)
Copa Libertadores da América (2020 e 2021)
Copa do Brasil (2020)
Recopa Sul-Americana (2020)
Medalha de ouro nas olimpiadas de Tóquio (2020)
Alex Santana começou sua carreira na escola de futsal da prefeitura de Morungaba e logo seguiu para escola de futebol Lance Sport Center do ex-jogador, também morungabense, Renato (Pé Mucho), o qual, levou o garoto para o Paulista FC de Jundiaí. Como se destacava no Paulista, Alex foi negociado com o Inter de Porto Alegre onde começou a se destacar e ganhou projeção nacional, entre 2013 e 2015. Em 2016 sem espaço no time gaúcho, foi emprestado e começou a rodar por vários clubes como Criciúma, Guarani, Paraná e Botafogo RJ. Após bela campanha pela equipe alvi negra carioca Alex foi jogar na Bulgária pela equipe Ludogorets onde permaneceu por 2 anos. A pouco tempo foi repatriado pelo técnico Felipão e agora é um dos destaques do Atlético Paranaense na atual temporada.
Principais conquistas:
Tri campeão gaúcho pelo Internacional (2013, 2014 e 2015)
Campeão brasileiro da série C pelo Guarani FC (2016)
4º lugar no campeonato brasileiro – série B pelo Parana (2017)
Campeão da Copa da Bulgária pelo Ludogorets (2021)
Curiosidades:
A pequena Morungaba com apenas 15 mil habitantes é muito conhecida no meio esportivo brasileiro e muito procurada por ciclistas, motociclistas e amantes dos esportes de aventura, além disso, conta com grandes nomes no hipismo, atletismo, artes marciais, entre outras atividades, mas é no futebol que vem se destacando. No passado já foi casa de Yezo Amalfi que jogou no São Paulo FC, na SE Palmeiras, já no exterior passou Boca Juniors, Peñarol, Nice, Olimpique de Marselha e Torino.
É terra natal de Renato Frederico (Pé Mucho), campeão brasileiro pelo Guarani FC, bi campeão paulista pelo São Paulo FC, tri campeão mineiro pelo Atlético, tri campeão no Japão e fez parte da histórica seleção brasileira de 1982 na copa do mundo da Espanha. Renato é o único atleta no planeta a fazer 3 gols em 3 minutos, isso foi pelo Atlético MG na década do 80.
A estância é sede das categorias de base do Guarani FC desde 2018 de onde saíram vários jovens jogadores de futebol que atualmente estão em busca do sonho de se tornarem jogadores profissionais, atualmente os jovens Lucas da Silva está no sub 20 do Paulista de Jundiaí, seu irmão William está no sub 15 do Guarani FC, Diogo Franciscon está no sub 17 do Ibrachina, Rafael Miguel e Nicolas Faro no sub 14 do Guarani FC. Além de atletas Morungaba tem também profissionais trabalhando no futebol, assim como o ex-jogador Renato, Profº Julio do Vadu, Profº Márcio Giovanélli e seu filho João Pedro Giovanélli nas categorias de base do Guarani.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer fica bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
Em Morungaba: Mais 168 animais são castrados em mutirão
Um grande mutirão de castração de cães e gatos foi realizado durante o último sábado, 28, no CEM (Centro de Eventos de Morungaba), por meio de uma parceria entre o Abrigo de Animais Pitukinha e o IBEA (Instituto de Bem-Estar Animal), com a participação dos membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal e o apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura. Os recursos para a realização do mutirão vieram de uma emenda parlamentar do deputado estadual Ricardo França destinada ao Abrigo Pitukinha.
Uma equipe formada por 20 profissionais entre veterinários e auxiliares trabalhou durante a ação que foi um benefício designado a Morungaba pelo Abrigo de Animais Pitukinha, localizado em Itatiba, que tem como parceiro o IBEA para administrar o evento e toda a equipe.
LEIA TAMBÉM:
A ação contou com a Unidade Móvel Veterinária, conhecida como “castramóvel” – um ônibus adaptado especialmente para esta atividade. A unidade possui centro cirúrgico com capacidade para operar diversos animais simultaneamente.
Foram castrados um total de 168 animais, sendo 79 cães (57 fêmeas e 22 machos) e 89 gatos (50 fêmeas e 39 machos). Os tutores receberam orientações em relação ao pós-operatório, além da receita e dos medicamentos necessários. Vale destacar que todos os animais foram microchipados.
Controle populacional dos animais
Durante os serviços do mutirão de castração, o deputado estadual Ricardo França esteve no local acompanhando as ações. Ele foi recebido pelo prefeito de Morungaba, Luis Fernando Miguel, acompanhado da vice-prefeita Claudia Pretti Rossi e da vereadora Aninha Faccione. A fundadora do Abrigo de Animais Pitukinha, Roselvira Passini, também acompanhou o evento.
Além do controle populacional dos animais, o objetivo da campanha é evitar doenças no aparelho reprodutor de machos e fêmeas– tanto dos machos como das fêmeas – evitar abandonos, maus tratos e fugas devido ao cio das fêmeas.
Este foi o segundo mutirão de castração deste ano. Com este mutirão, já foram castrados somente neste ano um total de 339 animais no município. No início deste mês, no dia 1º de março, Morungaba promoveu a primeira ação do ano com 171 castrações, no mutirão realizado com o apoio do deputado estadual Márcio Nakashima.
Cadastro para a castração gratuita
Desde o início deste ano, está aberto o cadastro para os tutores de cães e gatos inscreverem seus animais para o programa de castração gratuita. Os residentes do município têm até esta terça-feira, 31 de março, para efetuar o cadastro para os próximos mutirões.
Para participar, os interessados devem acessar o formulário oficial através do link https://forms.gle/tPYWhnAVXpXwS9cG6. É fundamental a leitura atenta de todas as regras contidas no formulário, ressaltando-se que não é permitido o cadastro em duplicidade para o mesmo animal.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
Morungaba recebe representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Sebrae
O prefeito de Morungaba Luis Fernando Miguel recebeu em seu gabinete na tarde desta quinta-feira, 26, a diretora regional de Campinas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Carla Nais, e o gestor regional em Projetos e Programas de Desenvolvimento Econômico e Social do Sebrae, Samuel Aguiar de Castro e Souza.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Eliana Miguel, e o diretor do Departamento de Planejamento e Desenvolvimento da prefeitura, Marcel Assis Mendes de Oliveira, também participaram da reunião.
A diretora regional da SDE apresentou algumas iniciativas e oportunidades para apoiar o desenvolvimento econômico do município, tanto para qualificar pessoas e inseri-las na iniciativa privada, como para as empresas da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Já o gestor regional do Sebrae veio apresentar as soluções que o Sebrae tem para que a cidade possa trabalhar políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, e as ações planejadas da instituição para 2026 na cidade, incluindo o Fundo Social e empresas locais.
“O nosso objetivo no Fundo Social é oferecer não apenas o suporte imediato, mas ferramentas para que as pessoas transformem suas realidades. Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e com o Sebrae é fundamental para que possamos ampliar nossos cursos de capacitação, preparando nossos cidadãos para as oportunidades que as empresas oferecem e incentivando o pequeno empreendedor local”, afirmou a primeira-dama Eliana.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Uncategorized
Morungaba participa da 250ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC em Campinas
Encontro realizado na quarta-feira, 18, tratou de temas cruciais como a ampliação de leitos hospitalares e o cronograma do Trem Intercidades
O prefeito da Estância Climática de Morungaba, Luis Fernando Miguel, participou na manhã desta quarta-feira, 18, da 250ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC).
O encontro, realizado no Palácio da Cidade, em Campinas, teve como pautas a deliberação de projetos de impacto regional e investimentos em saúde e infraestrutura com a participação de prefeitos e autoridades estaduais, recebidos pelo prefeito de Campinas e presidente do Conselho, Dário Saadi.
LEIA TAMBÉM:
A ordem do dia focou em soluções práticas para as demandas da população. O diretor regional de Saúde, Jorge Curi, (DRS-VII) – representando a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo – apresentou a proposta de ampliação de leitos de UTI, Clínica Médica e Cirurgia via SUS, visando desafogar o sistema regional.
No setor de mobilidade, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) os presidentes da ARTESP, André Isper, e o presidente da TIC Trens, Pedro Moro, detalharam o cronograma atualizado do Trem Intercidades, projeto que conectará a região de forma mais rápida e eficiente à capital.
Ao final do encontro, foi apresentada a prestação de contas do Fundocamp referente ao exercício de 2025, com a aprovação do repasse de recursos municipais para 2026.
A presença do prefeito Luis Fernando Miguel reafirma o papel de Morungaba na busca por recursos e parcerias que garantam mais saúde e melhor infraestrutura para os cidadãos morungabenses.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2034
-
Jaguariúna1 semana atrásEm solenidade na prefeitura, contratos do Programa Bolsa Atleta de Jaguariúna são assinados
-
Jaguariúna1 semana atrásForró da Chica: um domingo especial na Fazenda Santa Francisca
-
Jaguariúna6 dias atrásDia de Brincar é neste sábado no Cruzeiro do Sul
-
Holambra1 semana atrásFestival do Rei movimenta Holambra com experiências gastronômicas até o dia 30
-
Holambra1 semana atrásPrefeitura de Holambra inaugura praça e anuncia pavimentação no Santo Antônio
-
Jaguariúna1 semana atrásVigilância Sanitária e Controle de Vetores de Jaguariúna passam a atender em novo endereço
-
Entretenimento1 semana atrásRodada dupla em Interlagos rende muita evolução a Renato Pionti


