Conecte-se conosco

Entretenimento

Oficinas Culturais tem agenda para o mês de setembro

Publicados

em

O Programa Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, está presente no ambiente on-line desde que teve suas atividades presenciais paralisadas com o início da pandemia do Covid-19. Além das ações da capital, o programa possui projetos no interior e litoral de São Paulo, que também seguem com suas atividades em uma nova programação virtual.

Ao todo, o Programa Oficinas Culturais ofereceu cerca de 100 oficinas desde o mês de abril, tendo atendido mais de 3 mil pessoas. As atividades promovidas pelo Programa são gratuitas e podem ser consultadas em www.poiesis.org.br/maiscultura.

Confira parte da programação de setembro de oficinas no interior

Oficina: Documentários Domésticos

Nesta oficina, os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi- profissionais, DSLR’s etc.) A atividade é focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa – respeitando as orientações de isolamento social – utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem, resultando em mini-documentário. 30 vagas. Coordenação: Lucas Gervilla.

Inscrições de 21 a 31 de agosto. Aulas dias 14, 16 e 18 de setembro, 14h às 16h.

Oficina: Fotografia digital para celulares (on-line) Transmissão ao vivo pelo Canal das Oficinas Culturais no Youtube

Curso voltado àqueles que querem aprender a fotografar com os seus celulares. Com metodologia mista e didática interativa, Bruna Grassi propõe uma imersão ao universo da fotografia digital com qualquer celular que possua câmera. Não é necessário ter conhecimento prévio em fotografia.

Inscrições 09 a 16/setembro. Aulas dias 21, 22 e 23 de setembro, das 10h às 12h.

Oficina: Artes e estéticas afro-brasileiras

O curso visa introduzir o estudo das artes e das estéticas afro-brasileiras, através de leituras e análises de obras e autores emblemáticas, de diferentes temporalidades, linguagens e contextos. Tomaremos como ponto de partida os debates em torno de tal nomenclatura, suas interpretações e possibilidade de compreensão. Em um segundo momento, serão apresentadas produções de autoria afro-brasileira e suas relações com as histórias, culturas e narrativas brasileiras, passando por períodos que vão desde o colonial ao contemporâneo. 50 vagas. Coordenação: Luciara Ribeiro.

Inscrições de 24 de agosto a 03 de setembro. Aulas dias 21, 23 e 25 de setembro, das 14h às 16h.

Entretenimento

Fórmula Vee estreia em Cascavel pelo Paulista de Automobilismo com domínio de Levi Simões

Publicados

em

A penúltima etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo foi disputada no Autódromo Zilmar Beux, no Paraná. João Alécio, Marcelo Médici, David D’amico e Davi Osachuki completaram as cinco primeiras posições da classificação geral da categoria.

A cidade de Cascavel, no Paraná, sediou a penúltima etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, no último fim de semana, entre os dias 15 e 18 de outubro, no Autódromo Zilmar Beux, marcando a estreia da Fórmula Vee no estado. Em um fim de semana de disputas intensas, a Fórmula Vee realizou quatro provas no total, referentes à 6ª e 7ª etapas da modalidade no campeonato, na sexta-feira, 16, e no domingo, 18.

O grande destaque foi Levi Simões #44, que venceu as quatro corridas disputadas e garantiu o primeiro lugar na classificação geral da etapa dupla da modalidade. João Alécio #95 terminou na segunda posição, seguido por Marcelo Médici #33, em terceiro, David D’amico #77, em quarto, e Davi Osachuki #35, fechando o pódio na quinta posição.

A etapa também foi marcada por chegadas apertadas, disputas roda a roda e boas ultrapassagens, especialmente na última corrida do fim de semana. Levi confirmou o domínio na categoria e venceu João Alécio por apenas 19 milésimos de segundo, em uma decisão emocionante na linha de chegada.

Qualifying e primeiras provas

A programação da Fórmula Vee em Cascavel começou na quinta-feira, 15, com a sessão classificatória que definiu o grid para as duas etapas: Levi Simões fez a pole position, seguido por Davi Osachuki, em segundo, Gabriel Andrade #99, em terceiro, David D’amico, em quarto, e Marcelo Médici na quinta posição.

LEIA TAMBÉM:

Na sexta, 16, os pilotos disputaram as duas corridas da 6ªetapa. Na primeira prova, Levi largou na frente e confirmou a vitória, com João Alécio terminando em segundo lugar. Marcelo Médici completou o pódio, em terceiro, com D’amico em quarto e Davi Osachuki em quinto. Simões ainda registrou a melhor volta da prova.

Na segunda corrida da FVee, ainda na sexta-feira, Simões voltou a vencer e manteve o domínio da etapa. Gabriel Andrade terminou em segundo, Marcelo Médici garantiu mais um terceiro lugar, D’amico ficou em quarto e Davi Osachuki foi o quinto. 

As provas não foram transmitidas, pois a transmissão do Campeonato Paulista foi dedicada apenas às corridas realizadas no período noturno.

Domingo: emoção até a bandeirada

No domingo, 18, a Fórmula Vee voltou ao autódromo de Cascavel para as duas provas da 7ª etapa, completando a etapa dupla da categoria no Paraná. Como houve apenas uma sessão classificatória para a modalidade durante a programação, o grid foi mantido conforme a classificação definida anteriormente.

Na primeira corrida do dia, Levi Simões conquistou mais uma vitória, seguido por Marcelo Médici, em segundo, e David D’amico, em terceiro. Gabriel Andrade terminou na quarta posição e Davi Osachuki ficou em quinto.

A quarta e última corrida da Fórmula Vee, que fechou a programação do Paulista no domingo,  reservou a disputa mais emocionante da etapa dupla. Levi Simões manteve a liderança na largada, seguido por Gabriel Andrade. Davi Osachuki ganhou duas posições e assumiu o terceiro lugar, à frente de David D’amico e João Alécio. Mas, ainda na primeira volta, Osachuki escapou do traçado e perdeu posições para D’amico e Alécio, caindo para o quinto lugar. Na segunda volta, Alécio superou D’amico e avançou para a terceira posição.

A disputa ganhou intensidade na terceira volta, quando Alécio atacou Gabriel Andrade na reta principal e assumiu o segundo lugar, passando a perseguir o líder Levi Simões. Pouco depois, Alécio ultrapassou Simões, conquistando a liderança da prova. Enquanto isso, David D’amico e Gabriel Andrade travaram disputa no segundo pelotão, o que permitiu que os líderes abrissem vantagem.

Wellington Godoy #23 também protagonizou uma bela ultrapassagem tripla sobre Médici, D’amico e Andrade, na volta 5.

Levi e Alécio trocaram de posições algumas vezes, ao longo da prova, mas a decisão ficou para a bandeirada final. Em uma chegada emocionante, Levi Simões cruzou a linha de chegada em primeiro, apenas 19 milésimos de segundo à frente de João Alécio. 

Por fim, Gabriel Andrade foi o terceiro, David D’amico fechou em quarto e Marcelo Médici terminou em quinto. Alécio ainda registrou a melhor volta da disputa.

A temporada do Campeonato Paulista de Automobilismo será encerrada em dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), junto à etapa final da Fórmula Vee.

Texto: Práxis Mídia e Conteúdo

Fotos: CleevStudio

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

João Alécio vence rodada dupla da Fórmula Vee em sua estreia em Cascavel

Publicados

em

Piloto de Paulínia domina a categoria Light no lendário Autódromo Zilmar Beux e conquista segunda vitória no Paulista de Automobilismo

João Alécio (Megapass | Bolsa Esportiva de Paulínia | XRacing Team) teve uma estreia inesquecível no lendário Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), na sexta-feira e no domingo, dias 16 e 18 de outubro, pelo Campeonato Paulista de Automobilismo. Em sua primeira participação no circuito conhecido por ser o mais veloz do Brasil, o jovem piloto de Paulínia (SP), de 17 anos, venceu duas corridas da categoria Light da Fórmula Vee, conquistou o título da rodada dupla em sua divisão e terminou como vice-campeão geral, após disputas intensas na pista.

O desempenho foi marcado por velocidade, várias ultrapassagens e muita competitividade. Além das duas vitórias na Light, Alécio registrou a melhor volta da última prova, com o tempo de 1min17s039, e protagonizou a maior escalada de posições nas provas 1 e 4, avançando do sexto para o segundo lugar em ambas as corridas.

O resultado reforça o excelente início do piloto no Paulista de Automobilismo. Depois de estrear na competição com vitória em Interlagos, na quinta etapa da FVee, Alécio voltou a subir ao lugar mais alto do pódio na categoria Light, agora em um dos circuitos mais desafiadores do calendário.

Disputas de tirar o fôlego
A rodada dupla em Cascavel reservou fortes emoções para o piloto de Paulínia, que dividiu o carro 95 com André Crocci, sócio da Megapass e também piloto da Fórmula Vee. Na primeira corrida, Alécio largou da sexta posição no grid e escalou rapidamente o pelotão, até alcançar a liderança da Light e o segundo lugar na Geral, cruzando a linha de chegada nesta posição e a apenas 2 décimos do primeiro colocado, Levi Simões.

LEIA TAMBÉM:

Na última prova, novamente Alécio partiu da sexta posição e avançou até o segundo lugar geral (primeiro da categoria Light). Depois, ultrapassou Simões e liderou a corrida por várias voltas. A performance foi coroada com a melhor volta da prova e novo duelo eletrizante com Simões, levado até a bandeirada final, com uma chegada de tirar o fôlego – Simões chegou à frente de Alécio por apenas 19 milésimos de segundo, uma das menores diferenças já registradas na categoria.

A conquista dá sequência à evolução do piloto, que iniciou neste ano sua transição do kartismo para os monopostos. Com um currículo que inclui o título da Copa Brasil de Kart, dois títulos paulistas regionais e um lugar entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro de Kart, João vem construindo uma trajetória promissora também na Fórmula Vee.

Antes de chegar ao Paulista, o jovem já havia se destacado no Desafio FVee e no Open FVee, no Autódromo de Piracicaba, vencendo duas das três etapas disputadas. A vitória em Interlagos e os resultados em Cascavel ampliam essa sequência positiva no automobilismo.

“Estou muito feliz por mais essa vitória e pelo desempenho que tivemos nas duas provas. Foi uma experiência incrível em Cascavel. Só tenho a agradecer a Deus, aos meus pais, aos amigos e a todos que me apoiam. Um agradecimento especial à Megapass e ao André Crocci pela oportunidade que me deram de poder continuar pilotando no Paulista, além da Bolsa Esportiva de Paulínia, que também apoia minha carreira no automobilismo”, disse João Alécio.

Agora, Alécio volta as atenções para a disputa do Campeonato Brasileiro de Kart, em Birigui (SP), em novembro, e para a etapa final do Paulista de Automobilismo, em Interlagos, em dezembro.

João Alécio conta com apoio de: Megapass, Bolsa Esportiva de Paulínia (BEP), Kart Mini, Kartódromo Internacional San Marino, XRacing Team, Corsa Racing, Kart Machine, 4Mind Preparação Psicológica e Práxis Mídia.

Foto: CleevStudio/Divulgação FVee e Arquivo do Piloto

Texto: Práxis Mídia

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Entretenimento

Fórmula Vee estreia em Cascavel com rodada dupla do Campeonato Paulista de Automobilismo

Publicados

em

Categoria disputa as 6ª e 7ª etapas da temporada no Autódromo Zilmar Beux, de 15 a 18 de outubro, em sua primeira participação na cidade pelo campeonato

A Fórmula Vee estreia com rodada dupla na cidade de Cascavel (PR) nesta sexta-feira, 16, pelo Campeonato Paulista de Automobilismo. As provas da 6ª e 7ª etapas da temporada serão realizadas nos dias 16 e 18 de outubro, levando os monopostos da categoria ao tradicional Autódromo Zilmar Beux.

A estreia em Cascavel representa, também, uma oportunidade para a Fórmula Vee ampliar sua presença no automobilismo nacional e apresentar a categoria a um novo público. O tradicional circuito paranaense é considerado um dos mais velozes, tradicionais e desafiadores do automobilismo brasileiro, com 3.058 metros de extensão e sentido anti-horário, com um traçado reconhecido pelas altas velocidades e pelo desafio que proporciona aos pilotos. Entre os pontos de maior destaque está o chamado “bacião”, uma das curvas mais exigentes do circuito, pois é feita em declive.

Para o organizador e sócio da Fórmula Vee, João Pedro Morato, a estreia representa um momento importante para a categoria e para os pilotos.

“Estamos muito animados para levar a Fórmula Vee pela primeira vez ao Campeonato Paulista, em Cascavel. É um autódromo tradicional, de alta velocidade e que exige bastante dos pilotos, então será um desafio novo para todos. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade importante de mostrar a Fórmula Vee em uma pista que tem uma história muito forte no automobilismo brasileiro. Esperamos um grande evento e uma etapa marcante para a categoria”, destaca.

Reta final da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo
A programação de Cascavel faz parte da reta final da temporada 2026 da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo. A etapa começou com dois treinos livres oficiais e tomada de tempos classificatória, na quinta-feira (15). As duas primeiras corridas, referentes à 6ª etapa, serão realizadas nesta sexta (16) e as últimas provas da 7ª etapa acontecem no domingo (18).   

Depois da passagem pelo Paraná, a competição terá sua rodada final no Autódromo de Interlagos, nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, encerrando a temporada da modalidade no Paulista de Automobilismo.

SERVIÇO
6ª e 7ª etapas da Fórmula Vee no Campeonato Paulista de Automobilismo
Quando: 15 a 18 de outubro de 2026
Local: Autódromo Zilmar Beux – Cascavel PR
Atividades: 
6ª etapa – 16/10 (sexta-feira)
Corrida 1 – 7h35
Corrida 2 – 13h05
7ª etapa – 18/10 (domingo)
Corrida 1 – 7h30
Corrida 2 – 15h05

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias