Pedreira
Ocorrências com pipas causam 7 interrupções no sistema elétrico de Jaguariúna e Pedreira em 2024
Dados reforçam o alerta da CPFL Santa Cruz sobre os riscos de acidentes e de interrupções de energia
Popular entre crianças e adolescentes em diversas regiões do Brasil, as pipas ganham o céu especialmente com a chegada das férias escolares. Porém, para que a diversão seja garantida, a CPFL Santa Cruz, por meio da sua campanha Guardião da Vida, ressalta a importância de a brincadeira ser feita longe da rede elétrica. Além de prevenir acidentes, a orientação evita interrupções no fornecimento de energia. Ao longo de 2024, somente nas cidades de Jaguariúna e Pedreira, o brinquedo foi responsável por 7 perturbações no sistema elétrico.
“A proximidade com a rede elétrica pode provocar choques fatais e interrupções de energia, por isso recomendamos procurar campos abertos, longe de equipamentos de energia e, em hipótese alguma, tentar resgatar pipas que ficaram presas na fiação”, afirma Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia.
LEIA TAMBÉM:
Por esse motivo, a CPFL trabalha o tema ativamente com sua campanha Guardião da Vida, realizando, por exemplo, palestras para crianças e adolescentes de escolas do ensino público e particular em toda a sua área de concessão. Equipes da companhia visitam as instituições e levam, de forma lúdica e divertida, orientações sobre os perigos de soltar pipas próximas a redes elétricas.
Entre as mensagens da campanha, também está o alerta sobre o uso do cerol ou da chamada ‘linha chilena’. O material, por conduzir energia, ao ser utilizado nas linhas das pipas aumentam consideravelmente os riscos de choques, se tiverem contato com a rede de distribuição. “Além disso, o cerol também possui um potencial cortante, capaz de romper cabos de energia, provocando interrupções e ampliando a possibilidade de acidentes”, destaca Campos.
Caso a população se depare com fios partidos e caídos no chão, a recomendação é não se aproximar e entrar em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 772 2196 (ligação gratuita). Se houver vítimas, Corpo de Bombeiros, SAMU ou outro órgão de socorro médico deve ser acionado imediatamente. Importante destacar que o uso do cerol ou ‘linha chilena’ é crime no Estado de São Paulo, de acordo com a Lei Estadual no. 12.192, de 2006.
Ocorrências de pipas na rede elétrica
Nos municípios de Jaguariúna e Pedreira, foram cerca de 7 ocorrências de falta de energia provocadas por pipas que atingiram a rede elétrica em 2024. A cidade de Jaguariúna possui o maior número de ocorrências registradas, com 4 casos computados.
| Cidades | 2024 |
| Jaguariúna | 4 |
| Pedreira | 3 |
| TOTAL REGIONAL | 2024 |
| 7 |
Abaixo, as dez principais dicas da CPFL Santa Cruz para soltar pipas com segurança:
- Solte pipas longe da rede elétrica, em locais onde não haja nenhum tipo de cabo de energia.
- Priorize espaços abertos, como praças, parques e campos de futebol, para brincar com elas.
- Evite empinar pipas em canteiros centrais de ruas, avenidas ou rodovias, onde há fluxo de veículos.
- Não use cerol ou a linha “chilena”, pois são proibidos pela Lei Estadual nº 12.192, de 2006.
- Evite também as “rabiolas”, já que elas podem enroscar nos fios elétricos, provocar desligamentos e causar choques, muitas vezes fatais.
- Não utilize papel alumínio na confecção da pipa, pois é um material perigoso que pode causar curtos-circuitos.
- Caso a pipa fique presa nos fios, não tente soltá-la.
- Jamais tente resgatar uma pipa utilizando canos, bambus ou laçar o brinquedo na rede elétrica com linhas, pois isso oferece sérios riscos à vida.
- Evite soltar pipas em dias de chuva, especialmente com raios, pois elas podem atuar como para-raios, conduzindo energia.
- Não empine pipas sobre lajes de casas. Além do risco de aproximação com a rede elétrica, uma distração pode levar a quedas perigosas.
Para mais orientações e dicas de segurança, acesse: https://guardiaodavida.com.br/.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Pedreira
Pedreira recebe a 2ª Rodada dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista
Durante este final de semana, nos dias 16 e 17 de maio, Pedreira recebe a 2ª rodada dos Jogos Desportivos do Circuito das Águas Paulista, com disputas em diversas modalidades e categorias.
Segundo o secretário de Esportes e Lazer, Emerson de Godoy, os jogos estarão acontecendo em diferentes espaços esportivos da cidade, como a Quadra de Esportes Waldemar Grolla no Jardim Santa Clara; Quadra da Escola Municipal da Escola Humberto Piva; Ginásio de Esportes ‘Vermelhão’ do Santa Sofia; Praça de Esportes Luiz Geraldo no
Jardim Triunfo e Praça de Esportes Vereador João Castello no bairro Jardim Andrade.
Os jogos terão início às 8h, reunindo equipes de toda a região em mais um fim de semana de integração, esporte e desenvolvimento regional.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Pedreira
Prefeitura de Pedreira disponibiliza Força Tarefa para atendimento aos moradores em situação de rua
A Prefeitura Municipal de Pedreira, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou nesta semana, ação de abordagem social voltada às pessoas em situação de rua, em razão das baixas temperaturas registradas no município.
A operação foi realizada pela equipe técnica do CREAS em conjunto com a Guarda Municipal (GCM) da Secretaria de Segurança e Cidadania, percorrendo diversos pontos da cidade com o objetivo de ofertar acolhimento e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
LEIA TAMBÉM:
Durante a ação, aproximadamente 35 pessoas foram abordadas, recebendo orientações, entrega de cobertores e encaminhamentos para o serviço de pernoite, visando minimizar os impactos causados pelo frio intenso. A Administração Municipal informa ainda que tais operações continuarão sendo realizadas sempre que a temperatura atingir ou ficar abaixo de 10°C, reforçando o compromisso com a proteção social, dignidade e atendimento humanizado à população em situação de rua.
O CREAS destaca que as abordagens sociais seguem de forma contínua no município, garantindo escuta qualificada, acesso à rede socioassistencial e respeito à autonomia de cada indivíduo atendido. Para o Prefeito Fábio Polidoro a Administração Municipal tem obrigação
de atender estas pessoas que infelizmente estão passando por dificuldades e muitas vezes não tem um agasalho ou um cobertor para enfrentar o frio.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Pedreira
CPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
Durante inspeção foram constatadas irregularidades nos medidores de energia com adulteração nos mecanismos internos
A CPFL Santa Cruz realizou uma operação contra fraudes no consumo de energia em Pedreira (SP), nos bairros Santana e Jardim Triunfo. A ação contou com o apoio da Polícia Civil.
Apesar de ocorrerem em locais diferentes, os casos apresentaram o mesmo padrão de irregularidade. Segundo a concessionária, os responsáveis pelos estabelecimentos adulteraram os medidores de energia para impedir os registros do consumo.
As medições foram regularizadas no local, e a CPFL fará o cálculo da energia desviada para cobrança dos valores devidos aos responsáveis. Dois boletins de ocorrência foram registrados, e a Polícia Civil deve instaurar inquérito para investigar os casos.
LEIA TAMBÉM:
De acordo com a distribuidora, operações de fiscalização vêm sendo intensificadas com apoio das autoridades para combater ligações clandestinas e manipulação de medidores. Entre janeiro e dezembro de 2025, a CPFL Santa Cruz recebeu 1,6 mil denúncias, que resultaram na identificação de 474 fraudes.
A empresa afirma que investe em tecnologias para detectar irregularidades, como sistemas de monitoramento baseados em inteligência artificial e medição blindada para grandes clientes.
Além de ser crime, a fraude e o furto de energia trazem riscos à segurança e podem comprometer o fornecimento, ao sobrecarregar a rede elétrica. Pelo Código Penal, a pena pode chegar a quatro anos de detenção. Os responsáveis também são obrigados a ressarcir os valores correspondentes ao período de irregularidade, com aplicação de multa.
A concessionária destaca ainda que as perdas causadas por esse tipo de prática podem impactar a tarifa de energia. Parte desses prejuízos é considerada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nos processos de revisão tarifária.
Denuncie
A CPFL Santa Cruz incentiva a colaboração da população para o combate às irregularidades por meio de denúncia anônima pelo app “CPFL Energia” ou o site www.cpfl.com.br/fraude.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Cultura7 dias atrásGutto Soares agita o Encontro de Caminhoneiros, em Cosmópolis, com show beneficente em prol do Lar Arco-Íris
-
Campinas1 semana atrásCampinas é a quarta cidade brasileira em realização de eventos internacionais, aponta entidade internacional
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2040
-
Campinas6 dias atrásCPFL Paulista participa do lançamento do programa “Chega Junto” com serviços gratuitos à população em Campinas
-
Jaguariúna7 dias atrásCavalaria Antoniana de Jaguariúna será no próximo dia 7 de junho
-
Santo Antônio de Posse1 semana atrásExército realiza treinamento com programação até 27 de maio em Santo Antônio de Posse
-
Artur Nogueira1 semana atrás2ª Feira Pet de Artur Nogueira terá apresentações de canis da GCM e adoção de cães e gatos
-
Jaguariúna7 dias atrásCorpo de idoso desaparecido em Jaguariúna é encontrado em área de mata


