Conecte-se conosco

Entretenimento

No último Escola Amiga do ano, comunidade de Guedes lota E. M. “Prefeito Francisco Xavier Santiago”

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

As famílias da comunidade de Guedes já conhecem o “Escola Amiga”, evento promovido pela Prefeitura de Jaguariúna por meio da Secretaria de Educação e, mais uma vez, compareceram para prestigiar as apresentações dos alunos da Escola Municipal “Prefeito Francisco Xavier Santiago” e usufruir das atrações que sempre fazem a alegria do público. Essa foi a última edição de 2019 e em 2020 o projeto tem continuidade, garante a secretária de Educação, Cristina Pinto Catão Bonini Hosikawa.

Com o tema “FX Santiago no Havaí”, o Escola Amiga aconteceu na manhã de sábado, 30, e foi marcado pela descontração dos alunos e seus familiares. Além disso, os moradores de Guedes e seu entorno puderam aproveitar gratuitamente as ações sociais oferecidas, como corte de cabelo, esmaltação de unhas, maquiagem, cama elástica e distribuição de algodão doce para as crianças.

Conforme a Secretaria de Educação, parte da arrecadação obtida com a venda dos produtos a preços especiais é revertida para a APM (Associação de Pais e Mestres) da escola. “O Escola Amiga é uma atividade que tem uma grande identificação social com os moradores das comunidades onde é realizado. Principalmente para as famílias dos estudantes”, garante.

Continue lendo

Entretenimento

Jota Quest faz show exclusivo em live aberta ao público

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O grupo Jota Quest realiza na sexta-feira, 30, às 20h, um show exclusivo, sem a presença de público, que será transmitido em tempo real no canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/construtoraplaneta. O conjunto apresenta hits que marcaram época e também sucessos mais atuais, embalando os fãs que estiverem conectados.

A banda mineira segue como uma das mais queridas, ativas e populares do País. Com a mesma formação desde o início – Paulinho Fonseca (bateria), PJ (baixo), Marco Túlio Lara (guitarra), Marcio Buzelin (teclado) e Rogério Flausino (vocal) –, soma mais de sete milhões de cópias vendidas de seus nove álbuns e seis registros ao vivo, ultrapassando a marca de meio bilhão de views e plays no ambiente digital.

Com dois prêmios Grammy Latino na bagagem e muita história para contar, o grupo prepara turnê comemorativa de seus 25 anos de carreira, enquanto se aproxima da marca histórica de três mil shows, no Brasil e no exterior, incluindo quatro passagens pelo Palco Mundo do Rock in Rio.

A live da banda no dia 30 integra o evento de apresentação do Planeta Square Garden, complexo multiuso da Construtora Planeta, de Sorocaba.

Continue lendo

Entretenimento

Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Biblioteca inaugura mostra gratuita com raro material do autor

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), da Universidade de São Paulo, (USP) abre ao público, hoje, 22, em formato digital, a exposição Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado, que marca o centenário da publicação do livro infantil A menina do narizinho arrebitado. No último domingo, foi comemorado o aniversário de Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882.

A mostra tem curadoria das professoras e pesquisadoras Gabriela Pellegrino Soares (USP) e Patrícia Tavares Raffaini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do designer Magno Silveira. A abertura será nesta quinta-feira (22), às 14h, com uma mesa-redonda que reúne os curadores e a convidada Cilza Bignotto, escritora e professora de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Universidade Federal de Ouro Preto. A mesa de abertura pode ser acessada pelo site da BBM, e a exposição pode ser vista no site.

A mostra apresenta, em imagens e textos, a trajetória do escritor, o nascimento da personagem Narizinho e outras informações e curiosidades.

O site é rico em fotos, cartas de crianças leitoras, ilustrações do cartunista Voltolino e imagens de livros que compõem a história pessoal e profissional de Monteiro Lobato. Uma seção específica é dedicada a discutir a respeito das acusações de racismo que o autor sofreu em tempos recentes.

A curadora Patricia Tavares Raffaini destaca a oportunidade de o visitante ter acesso a materiais muitas vezes desconhecidos e exemplifica: “Na exposição o público poderá verificar na íntegra, não só a primeira edição da obra, muito diferente das versões posteriores, como também o manuscrito que deu origem às aventuras de Narizinho e Pedrinho”.

Já a pesquisadora Gabriela Pellegrino Soares afirma que “a exposição recupera a história do livro A menina do narizinho arrebitado pelo prisma da biografia de Monteiro Lobato e do ambiente literário, artístico, educacional e político que envolveu as primeiras edições da obra, desde o seu lançamento em 1920.”

Fonte: Narizinho, de Monteiro Lobato, faz 100 anos e ganha exposição virtual | Agência Brasil (ebc.com.br)

Continue lendo

Entretenimento

Ramadã 2021: o que significa esse mês santo e como comemorá-lo

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O 9º mês do calendário islâmico é o mais sagrado dentro da cultura muçulmana e um momento de compaixão e autorreflexão

Desde o início do Ramadã, em 13 de abril, o significado do evento vem sendo discutido e muitos se perguntam por que é tão importante e sagrado. O Ramadã é uma tradição da religião islâmica e celebra a primeira revelação do Alcorão a Maomé, um líder religioso árabe, que os muçulmanos acreditavam ter acontecido no nono mês do calendário islâmico. Para honrar e dar as boas-vindas ao espírito deste mês sagrado, Dubai, como uma cidade predominantemente muçulmana, está abraçando sua herança e oferecendo uma variedade de experiências culturais para residentes e visitantes.

Ao contrário do calendário gregoriano. que conta os anos pelas voltas que a Terra gira em torno do sol, o calendário islâmico é baseado nos meses lunares. Assim, o Ramadã é uma data móvel e, neste ano, vai até 12 de maio.

A primeira revelação do Alcorão tornou o Ramadã um mês muito importante para os muçulmanos, razão pela qual o ritual de jejum ocorre. Seu propósito é permitir que os filhos de Alá se aproximem dele e cresçam espiritualmente. O jejum é uma prática obrigatória para os muçulmanos e deve ser realizado entre o nascer e o pôr do sol.

O Ramadã tradicionalmente termina com uma celebração conhecida como Eid al-Fitr, que pode ser traduzida como “festival do jejum”. As comemorações podem durar até três dias e é muito comum as pessoas trocarem presentes entre si.

Dubai abraça sua herança árabe
Localizado nos Emirados Árabes Unidos, Dubai tem uma ênfase cultural muito forte em sua identidade, e os visitantes podem mergulhar na história e cultura da cidade experimentando algumas tradições. Como andar pelo Souk, um mercado tradicional onde se pode comprar vários produtos típicos, dar um passeio pela cidade velha para admirar a arquitetura antiga ou ir ao deserto para ter uma experiência como os beduínos. Os turistas também devem conhecer o bairro histórico de Al Fahidi e a casa e vila tradicional do Sheik Saeed Al Maktoum, explorar vilas de estilo tradicional com torres eólicas e pátios, ver ceramistas e artistas locais de perto e vivenciar a vida local no Sheikh Mohammed Center for Cultural Understanding.

Para abraçar o espírito do Ramadã e honrar sua herança, Dubai está oferecendo uma série de experiências culturais e gastronômicas para toda a família. Neste ano, o Dubai Festivals and Retail Establishment (DFRE) reuniu uma ampla gama de atividades que destacam perfeitamente as ocasiões familiares, a comida e o ambiente que fazem do Ramadã uma época tão especial do ano.

Ahmed Al Khaja, CEO do DFRE, disse: “A reputação bem-merecida de Dubai como um destino global realmente se destaca durante o Ramadã, quando a cidade mostra um espírito de união e comunidade que é compartilhado por mais de 200 nacionalidades e culturas que vivem em Dubai. O calendário de eventos fornecerá aos residentes e visitantes uma visão sobre o verdadeiro significado do Mês Santo, com experiências tradicionais e gratificantes que abrangem os setores inigualáveis de varejo, comida e bebida e entretenimento da cidade”.

Dubai ganha vida com as tradicionais instalações de iluminação, incluindo bandeiras e decorações 3D, em diferentes pontos turísticos da cidade, como a torre do relógio em Deira, o World Trade Center Roundabout e a praia em frente ao Jumeirah Beach Residence. Pelas pontes Al Maktoum, Al Garhoud e Business Bay, 370 bandeiras espalham a mensagem do Ramadã em Dubai.

Além disso, o Dubai Festival City Mall dará as boas-vindas a famílias e amigos para explorar uma grande variedade de eventos e atividades com o tema Ramadã, e hotéis, restaurantes e lojas de grife, como Armani, estão oferecendo promoções especiais para os clientes. Todos os eventos são realizados de acordo com todas as regras importantes de saúde e segurança, incluindo distanciamento social e uso de máscaras em todos os momentos.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias