Conecte-se conosco

Jaguariúna

Monitoramento rápido de cobertura vacinal acontece neste sábado em sete bairros de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Neste sábado (10), a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, realiza o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC) nos bairros Nova Jaguariúna, Florianópolis, Boa Vista, Vila Guilherme, Residencial Jaguariúna I, Dom Bosco e Roseira de Cima, no período das 8h às 13h.

O MRC é um método adotado pelo Programa Nacional de Imunização para avaliação da situação vacinal. Nele, os servidores avaliam a cobertura vacinal do município, a partir da visita em cada domicílio e utilizam como fonte de verificação o comprovante de vacinação de cada criança. A escolha do local onde o monitoramento será realizado é feita por meio de sorteio.

Conforme a Secretaria de Saúde, os resultados encontrados são extremamente importantes para subsidiar a tomada de decisão de estratégias adicionais de vacinação, visando melhorar as coberturas vacinais e sua homogeneidade e consequentemente diminuir as populações vulneráveis.

Segundo a secretária da pasta, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, a população deve colaborar com a apresentação da carteira de vacina à equipe.

Os principais objetivos do MRC englobam três pontos. O primeiro deles é avaliar a situação vacinal das crianças na faixa etária de seis meses até menores de cinco anos para as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP); e na faixa etária de um ano até menores de cinco anos para as vacinas contra o Sarampo (tríplice viral ou tetra viral). O segundo é resgatar e vacinar crianças nestas faixas etárias não vacinadas contra a poliomielite e contra o sarampo. E, finalmente, melhorar a cobertura vacinal e a homogeneidade de coberturas para as vacinas contra a poliomielite e sarampo no âmbito nacional.

Com informações da Prefeitura de Jaguariúna – Foto: Samuel Oliveira

Continue lendo

Jaguariúna

Programa Patrulha Agrícola apoia pequenos produtores rurais de Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para atender os pequenos produtores rurais de Jaguariúna que precisam de apoio técnico e operacional, a Prefeitura oferece subsídio por meio do Programa Municipal Patrulha Agrícola com valores abaixo do mercado. Com isso, mesmo durante a pandemia, o setor tem até prosperado na cidade.

Coordenado e executado pelo Departamento Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, o programa disponibiliza os seguintes equipamentos: trator, grade aradora, grade niveladora, distribuidor de calcário, ensiladeira e subsolador. Com isso, o produtor não precisa alugar e diminui os custos da produção.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Rita Bergamasco, destaca que a Prefeitura conta com um quadro de funcionários para a execução dos serviços, bem como um Engenheiro Agrônomo, que realiza a gestão do Programa e isso faz toda a diferença no auxílio aos pequenos produtores da cidade. “As operações de preparo de solo e plantio, bem como a manutenção e conservação do solo dentro das propriedades, representam para o pequeno produtor rural, que não possui máquinas e implementos agrícolas, uma parte significativa dos custos de produção”, explica a secretária.

COMO CONSEGUIR O AUXÍLIO
Os produtores rurais interessados no Programa Municipal Patrulha Agrícola devem ligar para o Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente no telefone: (19) 3867-3073. Após protocolar o requerimento de “Patrulha Agrícola”, o técnico do Departamento de Agropecuária e Meio Ambiente, entrará em contato com o agricultor.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna antecipa campanha de vacinação contra a gripe

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Para evitar aglomerações, profissionais nos postos devem orientar a população sobre a necessidade de se manter o distanciamento e organizando a fila, caso seja necessário

A Campanha contra a Gripe (Influenza) será antecipada pela Prefeitura de Jaguariúna. Neste sábado, 10, acontece o “DIA D” em três postos de vacinação: UBS XII de Setembro, UBS Cruzeiro do Sul e UBS Florianópolis.

Das 8h às 13h devem ser vacinadas as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes e puéperas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 6.374 pessoas desse primeiro grupo prioritário até o dia 10 de maio.

A Campanha segue acontecendo durante a semana sempre de segunda a sexta-feira das 8h às 15h na UBS da Roseira de Baixo além das três UBS`s onde acontece o DIA D. Para se vacinar contra a Influenza A é necessário apresentar carteira de vacinação e Cartão Cidadão. Os profissionais da saúde também devem levar o documento comprobatório da profissão e a carteira de vacinação.

A secretária da pasta, Maria do Carmo Pelisão, ressalta que a campanha contra a Covid-19 segue acontecendo normalmente, conforme o cronograma do Governo do Estado de São Paulo. “As pessoas que se vacinaram contra o coronavírus devem aguardar 14 dias para só então se imunizarem contra a Influenza”, explicou a secretária.

Continue lendo

Jaguariúna

Morre José Roberto Chiavegato vítima da Covid-19

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

O professor José Roberto Chiavegato, conhecido como Bita, faleceu na tarde desta quarta-feira, 07, vítima da Covid-19. Ele foi secretário de Educação de Jaguariúna por 10 anos e estava internado na UTI há alguns dias.

Continue lendo
Propaganda

Categorias

Últimas Notícias