Conecte-se conosco

Artur Nogueira

Megamutirão do Outubro Rosa continua com série de exames gratuitos

Publicados

em

Programa da Prefeitura inclui mamografias, papanicolau, ultrassonografias e rodas de conversa em unidades e laboratórios parceiros

O megamutirão do Outubro Rosa continua em Artur Nogueira com uma ampla oferta de exames gratuitos, ampliação de horários e atendimentos aos sábados. A iniciativa é da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Saúde, e reforça o compromisso da gestão com a saúde e o bem-estar das mulheres nogueirenses.

Durante todo o mês, estão sendo realizados exames de mamografia, papanicolau (citopatológico de colo de útero), ultrassonografias de mama e transvaginal, além de palestras e rodas de conversa voltadas à prevenção e ao diagnóstico precoce. Os atendimentos devem ser agendados previamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou através da Regulação Municipal – que está entrando em contato com as pacientes.

LEIA TAMBÉM:

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em Artur Nogueira, a Prefeitura transformou o movimento em uma grande ação de cuidado, garantindo mais acesso, acolhimento e informação.

“O cuidado com a saúde da mulher sempre foi uma prioridade em nossa gestão. Com esse mutirão, queremos garantir que todas tenham acesso a exames e informações que podem salvar vidas”, destacou o prefeito Lucas Sia (PL).

EXAMES E SERVIÇOS DISPONÍVEIS

Mamografias
Destinadas a mulheres de 40 a 69 anos, estão sendo realizadas todos os dias da semana e também aos sábados, no Centro de Especialidades Médicas (CEM) – uma ampliação significativa, já que o exame é ofertado regularmente duas vezes por semana. O agendamento deve ser feito diretamente nas UBS dos bairros.

Papanicolau (citopatológico de colo de útero)
O exame, destinado a mulheres de 25 a 64 anos, também tem atendimento aos sábados, no CEM, com agendamento realizado nas UBS. As amostras coletadas serão enviadas a um laboratório de referência, o que garante maior agilidade e segurança nos resultados.

Ultrassonografia de mama e transvaginal
Os exames estão sendo realizados em parceria com o laboratório SMLab, localizado na Rua Sete Setembro, por meio de uma colaboração com a Secretaria de Saúde. O agendamento está sendo feito pela Regulação Municipal, que tem entrado em contato diretamente com as pacientes atendidas pela rede de saúde municipal. Não haverá agendamentos diretamente no laboratório.

Palestras e rodas de conversa
As Unidades de Saúde dos bairros também têm recebido encontros informativos voltados à prevenção, sinais de alerta, fatores de risco e autocuidado. A programação está disponível nas próprias UBS.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Artur Nogueira

Corporação Musical 24 de Junho celebra 102 anos com concerto especial em Artur Nogueira

Publicados

em

Espetáculo em homenagem a Raul Seixas contará com a participação de Rafael Bittencourt e da Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira

A Corporação Musical 24 de Junho celebra seus 102 anos de história com um concerto especial no próximo dia 21 de junho, às 20h, no Anfiteatro Municipal “O Fingidor”. O evento acontece em parceria com a Prefeitura de Artur Nogueira e integra o Projeto Formação Musical em Prática de Orquestra – Sons do Brasil.

Nesta edição, o espetáculo prestará homenagem a Raul Seixas, um dos maiores nomes da música brasileira. A apresentação contará com a participação especial de Rafael Bittencourt, guitarrista, compositor e fundador da banda Angra, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira, sob a regência do maestro Ricardo Michelino.

Além de celebrar a trajetória de Raul Seixas, o concerto também marca os 102 anos da Corporação Musical 24 de Junho, instituição que há mais de um século contribui para a formação musical e o desenvolvimento cultural de Artur Nogueira.

LEIA TAMBÉM:

A iniciativa reforça o incentivo à cultura e à educação musical no município, valorizando instituições que fazem parte da história da cidade e contribuem para a formação de crianças, adolescentes e jovens por meio da música.

Para o maestro Ricardo Michelino, o concerto representa um momento especial para a história da instituição.

“Queremos comemorar esses 102 anos exatamente assim: em nossa casa, com os nossos talentos e apoiados pela comunidade, governo municipal e governo federal. O detalhe é que a Corporação e o Projeto Retreta receberão, na ocasião, um presente do prefeito Lucas Sia que, em mais de um século, jamais foi feito para a instituição”, destaca.

Ainda segundo Michelino, é um grande privilégio dividir o palco com um dos principais guitarristas do heavy metal mundial, Rafael Bittencourt, que, juntamente com a OSJAN, interpretará a belíssima obra do genial Raul Seixas.

“Foram quatro meses de aulas e ensaios intensos de formação de orquestra que culminarão no belíssimo concerto que será apresentado no próximo domingo”, explica o maestro.

O evento reunirá músicos, estudantes, admiradores da música brasileira e a comunidade em uma celebração da cultura e da história de uma das entidades mais tradicionais do município.

Os ingressos são solidários, limitados e podem ser retirados na sede do Projeto Retreta, localizada na Rua São Sebastião, s/n, próximo ao Centro Cultural Tom Jobim.

Histórico
A Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira (OSJAN) foi criada em janeiro de 2010, idealizada pelo maestro Ricardo Michelino, e realiza seus ensaios na sede da Corporação Musical 24 de Junho.

Atualmente, a orquestra é composta por 64 músicos voluntários, muitos deles com formação acadêmica e técnica específica em seus instrumentos. Para garantir a continuidade de suas atividades e projetos, a OSJAN busca constantemente o apoio de parceiros e incentivadores da cultura.

Voltada à música popular, a orquestra apresenta em seu repertório clássicos da música brasileira, temas de filmes e obras que dialogam com diferentes públicos e gerações.

Ao longo de sua trajetória, a OSJAN já gravou DVDs, participou de especiais para a Rede Globo de Televisão e dividiu o palco com importantes nomes da música brasileira. Em 2026, a orquestra também se prepara para a gravação de um grande especial dedicado a um dos mais importantes e completos artistas da música nacional, com lançamento previsto ainda para este ano.

Serviço
Sons do Brasil apresenta Raul Seixas in Concert com Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira e Rafael Bittencourt
Data: 21 de junho
Horário: 20h
Local: Anfiteatro Municipal “O Fingidor”
Avenida XV de Novembro, nº 1.700
Ingresso solidário e limitado
Retirada dos ingressos: Sede do Projeto Retreta
Rua São Sebastião, s/n
Próximo ao Centro Cultural Tom Jobim

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira inicia acolhimento emergencial para pessoas em situação de vulnerabilidade durante período de frio

Publicados

em

Ação realizada em parceria com a Comunidade Vida Melhor oferecerá atendimento diário pelos próximos 60 dias

A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, inicia, nesta terça-feira, 16, uma ação de acolhimento emergencial voltada às pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o período de frio.

A ação é realizada em parceria com a Comunidade Vida Melhor e ocorrerá pelos próximos 60 dias.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o prefeito Lucas Sia (PL), o objetivo é oferecer proteção e atendimento às pessoas que necessitam de um local seguro para permanecer durante a noite nos dias mais frios, contribuindo para a preservação da saúde e do bem-estar da população mais vulnerável.

O espaço de acolhimento está localizado na Rua XV de Novembro, nº 2018, no bairro Bela Vista, ao lado do Supermercado Bela Vista.

Funcionamento
Diariamente, a partir das 18h, os acolhidos terão acesso a jantar, banho, local para repouso e café da manhã, garantindo condições adequadas de cuidado, higiene e alimentação.

A iniciativa, de acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, integra as ações desenvolvidas pelo município e busca oferecer suporte às pessoas que enfrentam dificuldades sociais e necessitam de apoio e acolhimento, especialmente neste período em que as baixas temperaturas aumentam os riscos à saúde.

A população também pode colaborar. Caso identifique pessoas em situação de vulnerabilidade que necessitem desse atendimento, a orientação é informar sobre o serviço e encaminhá-las ao local.

Serviço
Acolhimento Emergencial
Endereço: Rua XV de Novembro, nº 2018, Bairro Bela Vista
Ponto de referência: Ao lado do Supermercado Bela Vista
Atendimento diário a partir das 18h
Serviços oferecidos: jantar, banho, local para repouso e café da manhã

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira promove ação de conscientização sobre violência contra idosos

Publicados

em

Através da Secretaria de Segurança, ação levou informação e conscientização aos idosos da Aidan, reforçando a importância da proteção à pessoa idosa

A Prefeitura de Artur Nogueira, através da Secretaria de Segurança, realizou, na tarde desta segunda-feira (15), uma palestra especial em alusão ao Junho Violeta, campanha nacional de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa.

A atividade aconteceu na Assistência aos Idosos de Artur Nogueira (Aidan) e teve como objetivo promover orientação, conscientização e fortalecimento da rede de proteção aos idosos do município.

De acordo com a Secretaria de Segurança, a ação foi um momento de aprendizado e reflexão sobre a importância do respeito, da valorização e da garantia dos direitos da população idosa.

LEIA TAMBÉM:

Para tornar a abordagem mais dinâmica e interativa, a palestra contou com a participação dos personagens “Vovó Chica” e “Vovô Geraldo”, fantoches utilizados de forma educativa e descontraída para transmitir informações sobre os direitos dos idosos e os cuidados necessários para garantir sua proteção.

Durante o encontro foram apresentados os principais tipos de violência praticados contra a pessoa idosa, como maus-tratos, abandono, violência psicológica, financeira e negligência.

Também foram discutidas a importância da denúncia e a necessidade do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários para prevenir situações de violação de direitos.

A Prefeitura de Artur Nogueira reforçou ainda que a proteção dos idosos é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade e destacou a importância de denunciar qualquer situação de violência, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura, acolhedora e respeitosa para todas as gerações.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias