Jaguariúna
Lideranças de Jaguariúna são condecoradas com medalhas da Sociedade dos Veteranos de 1932 M.M.D.C
Evento de condecoração ocorreu no Boulevard; Nesta solenidade estiveram mais de 100 pessoas presentes
Neste ano de 2023 comemora-se 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932, um dos episódios mais importantes da história da República Brasileira. Os paulistas se revoltaram em luta armada contra a ditadura de Getúlio Vargas, buscando a promulgação de uma nova constituinte. O final deste episódio é conhecido. São Paulo sucumbiu na batalha, mas venceu a guerra, pois conseguiu-se a convocação de uma Assembleia Constituinte e a promulgação de uma nova Constituição em 1934.
Os grandes mártires dessa história foram os jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo que foram alvejados em protesto em 23 de maio de 1932, pelas tropas do ditador Getúlio Vargas, originando-se então em 9 de Julho de 1932 o Movimento M.M.D.C, houve também uma quinta vítima ferida, mas que veio a falecer em 12 de Agosto de 1932, chamado Alvarenga.
Jaguariúna foi cenário desta guerra. Por aqui passaram as tropas mineiras pela Fazenda Barra e as tropas cariocas pela Fazenda Santa Ursula.
LEIA TAMBÉM:
Também tivemos um herói combatente jaguariunense na guerra, o estimado Nabor de Moraes morto na defesa do Tunnel da Mantiqueira era soldado do 3º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria. Além deste herói tivemos a participação efetiva de Olivia Guedes Penteado, que viveu na Fazenda da Barra, foi incentivadora da Semana de Arte Moderna e lutou tenazmente pelo voto feminino na nova constituinte.
O vereador Ton Proêncio relata que foi homenageado com a Medalha Governador Pedro Toledo da Sociedade dos Veteranos de 1932 M.M.D.C em 9 de Julho de 2021, mas ao receber tamanho reconhecimento como jovem liderança política no estado de São Paulo, sentiu-se no dever de também homenagear lideranças da cidade de Jaguariúna que construíram legado nas pessoas do município, antes que ele chegasse ao legislativo. Diante disto, Ton uniu-se ao vereador Walter Tozzi para organizar uma solenidade cívica em memória da Revolução Constitucionalista de 1932, visando manter viva história do estado de São Paulo e consequentemente de Jaguariúna.
O evento aconteceu no Boulevard no sábado, 05, que também é a data que o Coronel Amâncio Bueno conseguiu elevar a Vila Bueno como Distrito de Paz Jaguary, por meio da Lei Estadual 433 de 1896, portanto Jaguariúna possuí 127 anos de fundação. Nesta solenidade estiveram mais de 100 pessoas presentes e diversas autoridades marcaram presença como o Dr. Carlos Alberto Maciel Romagnoli (Presidente da Sociedade de Veteranos 1932), o Tenente Marllon Roberto Ribeiro (Diretor do Núcleo M.M.D. C. Heróis de 32) e ainda a Banda do Cpi2 da Polícia Militar, que encantou toda a população com belíssima apresentação.

“Essa cerimônia teve o objetivo de manter vivo o espírito da Revolução de 32 na luta pela liberdade e o estado democrático de direito, Getúlio Vargas representava tudo o que há de mais atrasado para o país, ou seja, fechamento do congresso, censura da imprensa e desconto de taxa sindical compulsória no salário do trabalhador, São Paulo sempre foi empreendedorismo, sociedade civil unida e forte, bem como a luta pelo direito do voto feminino na constituição. Ao olhar para o passado e ver que Jaguariúna fez parte de tudo isto, penso na Jaguariúna que já tivemos, na Jaguariúna que temos hoje e em qual Jaguariúna sonhamos para o futuro”, diz Ton.
O vereador indicou 20 lideranças importantes da cidade de Jaguariúna para serem homenageadas, sendo estas: o Pastor Presbiteriano Kariston de Oliveira Fiori, o ex-prefeito Láercio José Gothardo, o vice presidente da ACIJ Murilo Cerri Ramos, o ex-presidente da Apae Nelson Roberto Patrocínio da Silva, o ex-diretor do Hospital Municipal Manoel Alberto Barreiros Azevedo, o coordenador da Casa da Memória Professor Tomaz de Aquino Pires, o vereador Walter Luis Tozzi de Camargo, o Prefeito Gustavo Reis, a ex-vice prefeita Maria Auxiliadora Zanin – Dra Dora, o ex-prefeito Tarcisio Chiavegato, o comunicador Antonio Roberto Torrecilhas Alves, o médico Elcio Shiyoiti Hirano, o Pastor Presbiteriano Jonas Manoel, o Conselheiro da CPFL José Relson de Oliveira, o Padre Ademir Bernardelli, o Tenente Wadson Rafael da Silva, o bancário aposentado Valmir Rodrigues dos Santos, o Juiz da Comarca de Jaguariúna Marcelo Forli Fortuna, o artista plástico Ever Timóteo Ortiz Vera e a presidente da OAB e filha do ex-prefeito Chico Santiago, Maria do Carmo Abrucez Santiago.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Domingo tem ‘Samba no Parque’ na Praça do Amor em Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove neste domingo, 17, mais uma edição do projeto “Samba no Parque”. O evento será realizado das 16h às 19h, na Praça do Amor (Piazza di L’amore), antiga Praça Mogi Mirim, com entrada gratuita para toda a população.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar momentos de lazer, cultura e convivência para as famílias jaguariunenses, valorizando a música brasileira e incentivando a ocupação dos espaços públicos da cidade.
LEIA TAMBÉM:
O evento acontece em um dos novos cartões-postais do município. A Praça do Amor passou recentemente por uma revitalização completa realizada pela Administração Municipal, oferecendo mais conforto, segurança e lazer para os moradores.
“Com um ambiente agradável e descontraído, o ‘Samba no Parque’ vai reunir amantes do samba e toda a comunidade para uma tarde especial de música e entretenimento ao ar livre”, informa a Secretaria de Cultura.
Serviço:
Projeto Samba no Parque
Data: 17/05 (domingo)
Horário: das 16h às 19h
Local: Praça do Amor
Entrada: gratuita
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Jaguariúna conclui ciclo de palestras sobre Zoonoses e leva prevenção a mais de 2,5 mil alunos
A Prefeitura de Jaguariúna, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, concluiu nesta segunda-feira, 11, o ciclo de palestras sobre zoonoses realizado nas escolas da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades aconteceu na EMEF Profa. Maria Tereza Piva, no bairro Nova Jaguariúna.
A ação integrou o Programa Saúde na Escola (PSE) e teve início em fevereiro, contemplando alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ao longo do cronograma, aproximadamente 2.550 estudantes participaram das atividades educativas promovidas pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.
As palestras foram conduzidas pelo médico veterinário Paulo Costa e abordaram temas relacionados à prevenção de doenças zoonóticas, como febre maculosa, febre amarela, esporotricose e raiva. Os alunos também receberam orientações sobre acidentes com animais peçonhentos, incluindo escorpiões, aranhas e serpentes, além de informações sobre cuidados com animais domésticos, prevenção de mordeduras e combate ao abandono animal.
LEIA TAMBÉM:
De forma dinâmica e interativa, os encontros também reforçaram a importância dos hábitos higiênicos e sanitários no manejo ambiental, fundamentais para a prevenção de doenças e promoção da saúde pública.
“Todo o conteúdo foi desenvolvido com base no conceito de Uma Só Saúde, que integra saúde humana, animal, ambiental e vegetal, incentivando a conscientização coletiva e a formação de jovens multiplicadores de boas práticas”, explica a Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta, a iniciativa fortalece o trabalho preventivo desenvolvido pela Administração Municipal e amplia o acesso à informação qualificada dentro do ambiente escolar. “Levar educação em saúde para os estudantes é investir na prevenção e na construção de uma sociedade mais consciente e responsável com as pessoas, os animais e o meio ambiente”, destacou.
Foto: Thiago Carvalho
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
PAT de Jaguariúna realiza mutirão de emprego nesta quarta
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jaguariúna promove nesta quarta-feira, dia 13 de maio, mais um mutirão de emprego. A seleção será feita pela empresa Alea, às 8h, que irá selecionar candidatos para 15 vagas de operador de produção.
O salário é de R$ 2.318, com bônus de até R$800 conforme metas atingidas. A empresa também oferece uma série de benefícios, como alimentação no local, plano de saúde, seguro de vida, auxílio creche, previdência privada, entre outros.
Os interessados devem comparecer presencialmente ao PAT de Jaguariúna portando documento pessoal original com foto, currículo atualizado e carteira de trabalho digital.
O PAT de Jaguariúna fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 810, no Centro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios.
Foto: Thiago Carvalho / arquivo
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Pedreira1 semana atrásCPFL Santa Cruz realiza operação de combate ao furto de energia em unidades comerciais e industriais de Pedreira
-
Jornal Online5 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2037
-
Campinas1 semana atrásCampeonato San Marino realiza 4ª etapa e terá categoria Shifter neste sábado
-
Jaguariúna1 semana atrásConecta Turismo chega a Jaguariúna com foco em conexões e inovação
-
Holambra1 semana atrásFesta do Trabalhador de Holambra terá shows gratuitos de Bruno Rosa e Ton Carfi na Rua Coberta
-
Amparo1 semana atrás
Amparo promove 1º Fórum para construção da Política de Igualdade Racial
-
Jaguariúna1 semana atrásMaio Amarelo: Veículos atingem rede elétrica e causam 5 interrupções em Jaguariúna no 1º trimestre de 2026
-
Jaguariúna7 dias atrásJaguariúna realiza Semana do Turismo de 11 a 16 de maio


