Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna tem espetáculo teatral sobre meio ambiente para as crianças

Publicados

em

overno do Estado de São Paulo traz a apresentação gratuita e online à toda população

Dá para imaginar diferentes personagens dos clássicos contos de fadas, todos juntos, numa mesma história, falando sobre a questão da falta da água e a importância de cuidar do meio ambiente? Pois é exatamente isso que o projeto teatral “Era Uma Vez nos Contos de Fadas” propõe ao público de Jaguariúna.

A cidade será contemplada com nove exibições, seguindo a programação: dias 18, 19 e 20 de outubro, sempre às 10h, às 14h e às 15h. Todas as sessões são online e gratuitas para toda a população.

Para assistir à live basta acessar à página oficial do Era Uma Vez Nos Contos de Fadas no Facebook, através do site www.eraumaveznoscontosdefadas.com.br, ou ainda pelo Youtube o canal Perfectto Projetos.

“Com a chegada da pandemia do Covid-19, tivemos que readaptar todos os projetos culturais que antes aconteciam presencialmente em escolas, instituições, entidades assistenciais e espaços públicos. Entendemos que a conscientização de temas tão importantes como esses – do cuidado com água e com o meio ambiente – não podem parar por conta da nova realidade que vivemos. Então, adaptamos o espetáculo, que agora será exibido online e poderá ser acessado por qualquer pessoa que entrar no link que será divulgado”, explica Meire Moraes Diretora artística.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC), através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto chega a Jaguariúna, com patrocínio da Mahle, realização e organização de Patricia Henrique, Inova Esporte e Cultura, Perfectto Projetos e Lumax Produções, e apoio da Prefeitura Municipal de Jaguariúna.

Jaguariúna é a terceira cidade a receber a versão online do espetáculo. A primeira foi Mogi Guaçu, seguida por São Bernardo do Campo. Antes da pandemia, o espetáculo já havia percorrido cidades como Arujá, Jundiaí e Indaiatuba, encantando mais de 3 mil crianças.

“Nosso objetivo é criar, através da cultura, uma ação de educação ambiental que faz a conexão da arte com a sustentabilidade, utilizando conteúdos com foco no meio ambiente, promovendo conscientização e práticas que transformam. Agora, mais do que nunca, em virtude do período de seca que vivemos e da falta de chuva, torna-se urgente falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência”, destaca a idealizadora do espetáculo Patrícia Henrique.

Em 50 minutos de duração mesclando música e dança, o espetáculo teatral online “Era Uma Vez Nos Contos de Fadas” busca de forma lúdica mostrar a importância da preservação dos recursos naturais, incentivando ações necessárias para mantermos vivo o nosso meio ambiente. Levando ao palco personagens famosos dos contos clássicos, a peça teatral consegue tratar de temas importantes como a água e a união de todos na preservação do planeta.

Sinopse
Certo dia, algo inesperado acontece: a água de todos os vilarejos dos contos de fadas acaba e os personagens ficam desesperados, sem saber o motivo. Alguns deles começam a sumir de onde moram e aparecem numa floresta do mundo real: a Amazônia.

Sem entender nada e sem saber onde estão, encontram Mogi, um índio da floresta, que explica que eles foram escolhidos para defender a preservação da água, tanto nos contos de fadas, quanto no mundo real e, para isso, terão que decifrar as charadas que lhes serão entregues. Desta maneira, vão descobrir como preservar o meio ambiente, limpando o rio, reciclando lixos e impedindo que vilões acabem com a natureza.

Os personagens escolhidos são: Malévola, A Pequena Sereia Ariel, Capitão Gancho e Peter Pan. Depois de muitas brigas e desentendimentos, eles percebem que se não se unirem, não conseguirão ter a água de volta e nem voltar aos seus lares. É quando decidem, então, trabalhar juntos, pois a água é a fonte da vida e, sem ela, não poderão viver.

Jaguariúna

Jaguariúna recebe 1ª Copa de Marcha no mês de junho

Publicados

em

Etapa da raça mangalarga marchador vai acontecer nos dias 10 e 11 no Campus V da UniFAJ

A cidade de Jaguariúna, no interior de São Paulo, vai receber a 1ª Copa de Marcha, evento oficial da raça mangalarga marchador realizado pelo Núcleo Bandeirantes em parceria com a Meio Rural. As provas vão acontecer no Campus V da UniFAJ (Centro Universitário de Jaguariúna) nos dias 10 e 11 de junho (sexta e sábado), com início às 8h e término somente quando todas as categorias forem julgadas.

A programação do evento reserva um dia dedicado exclusivamente ao andamento da marcha picada e o outro ao andamento dos animais de marcha batida. “Estão aptos a participar da Copa de Marcha de Jaguariúna apenas os animais montados que tenham acima de 36 meses e um dia e estejam devidamente registrados no definitivo junto à ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador)”, informa Gabriel Köhn Passos, gerente executivo do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador de Jundiaí, Região e Circuito das Águas.

Segundo Gabriel, o evento deve receber, em média, em torno de 150 animais. “Um dos destaques é que a Copa será julgada pelo experiente árbitro José Renato Costa Caiado”, comenta.

CAMPEÃO DOS CAMPEÕES

A competição, conforme explica Gabriel Köhn, começa com os mais novos, indo até os mais velhos. “Ao final, temos os grandes campeonatos onde há a disputa do Campeão dos Campeões de Marcha, que reúne somente aqueles cavalos que foram campeões em suas respectivas categorias”, diz. Aos vencedores é entregue um troféu e uma faixa, pois não há premiação em dinheiro, apenas a valorização dos animais.

A Copa de Marcha de Jaguariúna é uma etapa do Circuito Bandeirantes de Copas de Marcha que conta com um ranking próprio e, ao final, vai premiar os melhores cavalos deste ranking com motos e outros prêmios.

Jaguariúna foi escolhida para sediar a etapa por estar inserida em uma região onde a cultura da criação de equinos, especialmente Mangalarga Marchador, é muito forte. Além disso, a cidade possui infraestrutura e localização estratégica para receber os participantes e público. No local haverá praça de alimentação, estandes de diversos segmentos, selarias e toda a estrutura para receber o público.

SOBRE O NÚCLEO BANDEIRANTES

O Núcleo Bandeirantes foi fundado no ano de 2010 através da união de criadores paulistas do cavalo Mangalarga Marchador com o intuito de fomentar a raça no âmbito regional, trazendo a realização de

exposições especializadas, copas de marcha, cavalgadas, provas esportivas e cursos técnicos de aperfeiçoamento da criação e de mão de obra. O Núcleo é uma entidade devidamente credenciada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) para a realização de tais eventos.

Além disso, a entidade possui uma estrutura de diretoria ramificada, porém unida no mesmo propósito, comprometida com a ética e seriedade na organização das atividades.

Ao todo, atualmente, são mais de 50 núcleos regionais existentes e atuantes em todo país, e o Núcleo Bandeirantes se mantém como o 2º melhor junto ao Ranking de Núcleos que a ABCCMM mantém a fim de promover uma “competição” sadia pelo fomento em prol da raça.

SOBRE A MEIO RURAL

Meio Rural é um portal feito com exclusividade para quem ama a vida sertaneja, e que traz várias seções para quem é apaixonado pela vida no campo!

Sua equipe está constantemente conectada com as últimas tendências e novidades dentro do Meio Rural. No portal, o público vai encontrar uma variedade de notícias, artigos e informes dos principais eventos do cavalo Mangalarga Marchador. Contando com grandes e inspiradores parceiros, está continuamente comprometido em trazer inovação, informação e facilidades ao leitor.

SERVIÇO

1ª Copa de Marcha de Jaguariúna 2022

Data: Dias 10 e 11 de junho de 2022

Local: Campus V da UniFAJ

Endereço: Haras Jaguary, s/n, Jaguariúna (SP)

Entrada franca.

Continue lendo

Jaguariúna

Domingo tem espetáculo infantil no Teatro de Jaguariúna

Publicados

em

O espetáculo “A noite mágica de Bob” encherá a tarde da criançada de encanto neste domingo, dia 29. A apresentação que aconteceria no último fim de semana foi remarcada e acontece no Teatro Dona Zenaide, em Jaguariúna.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura informa que as pessoas que já haviam retirado os ingressos na semana passada poderão usar os mesmos para conferir a peça no domingo.
Quem ainda não garantiu o seu, pode retirar gratuitamente na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência. Serão entregues dois ingressos por pessoa.

“A noite mágica de Bob” conta a história de um adulto que ama contos infantis e em uma noite é levado até esse mundo especial. Lá ele conhece personagens encantadores e fica maravilhado com toda a magia que existe no lugar. De uma forma bastante divertida a apresentação deixa no ar a pergunta: “Será que Bob foi até o mundo do conto de fadas ou tudo não passou de um sonho?”.
O teatro de Jaguariúna fica na rua Alfredo Bueno, 1151 – Centro.

Continue lendo

Jaguariúna

Vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa termina na próxima semana

Publicados

em

A vacinação dos rebanhos contra a febre aftosa termina na próxima terça-feira, 31. Até lá a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, irá vacinar todos os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade

Após o encerramento deste prazo, o produtor rural deverá declarar a vacinação até o dia 7 de junho pelo sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave) ou pelo site: www.defesa.agricultura.sp.gov.br.

Neste caso, após preencher a declaração na internet, o produtor deverá encaminhá-la por e-mail ou entregar pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, a multa para o produtor que não vacinar os seus animais varia de 3 a 5 Ufesps (unidades fiscais do Estado de São Paulo) por animal. O valor atual de cada Ufesp é de R$31,97.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias