Conecte-se conosco

Jaguariúna

“Jaguariúna está preparada e equipada para eventual problema com o coronavírus”, afirma Gustavo Reis

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Nesta sexta-feira, 24, completa um mês do decreto de quarentena do Governo de São Paulo, onde os 645 municípios do estado seguem a medida que visa evitar o colapso do sistema de saúde devido ao novo coronavírus Covid-19. Com isso, apenas os serviços considerados essenciais tem autorização para funcionar.

O prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, diz que foram tomadas todas as medidas no combate ao coronavírus no município. “Nós fizemos pulverização na cidade toda, fizemos barreiras sanitárias com a Polícia Municipal, dobramos o horário de atendimento da UPA, tripliquei o número de leitos na UPA, no Hospital Municipal tínhamos 20 leitos reservados para o coronavírus e ampliamos para mais 30. Tudo, tudo o que poderíamos fazer, nós fizemos”.

Com isso, o prefeito afirma que Jaguariúna está preparada e equipada para eventual problema com o Covid-19. “Hoje temos pouquíssimos casos confirmados na cidade, o que nos possibilita, baseado na ciência e medicina, poder flexibilizar o comércio”, comunica.

“Portanto, vendo o lado dos comerciantes, criamos comissões formadas por um membro da Saúde, um da Fiscalização, da Vigilância Sanitária, com o presidente da Associação Comercial, o secretário de Desenvolvimento econômico e também os comerciantes”, explica. As comissões devem alinhar as regras que garantem a segurança dos comerciantes e de seus clientes.

A flexibilização deve acontecer de acordo com a realidade de Jaguariúna, que é de muita responsabilidade. “Estou editando um decreto que determina o uso de máscaras de proteção e também libera o funcionamento de hotéis e bancas de jornais”, diz. “Dessa maneira vamos flexibilizando com responsabilidade e assim vamos salvando o comércio”.

Gustavo ainda diz que a flexibilização deve ser feita junto com o Ministério Público e Justiça, assim gradualmente o comércio que está há um mês fechado pode reabrir as portas. “Estamos preparados para poder avançar. Juntos vamos conseguir superar”, finaliza.

Sobre o decreto

A Prefeitura de Jaguariúna publicou na Imprensa Oficial nesta quarta-feira, 22, o Decreto nº 4.165, que adequa as medidas de enfrentamento ao coronavírus na cidade às novas determinações do governo do Estado. Entre as medidas, o novo decreto municipal prorroga a quarentena no município até o próximo dia 10 de maio e restabelece o funcionamento de hotéis, motéis e pousadas, além de bancas de jornais.

O documento também inclui a recomendação do uso de máscaras por toda população de Jaguariúna, em locais públicos e privados, seguindo nova orientação do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Pelo decreto, os hotéis e congêneres (pousadas, motéis, etc), além das bancas de jornais da cidade, passam a ser incluídos na relação de atividades consideradas essenciais, voltando a funcionar, mas observando as medidas de higiene e segurança sanitária preconizadas pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS), como ações para evitar aglomerações e o uso do álcool em gel.

Continue lendo

Jaguariúna

Jaguariúna centraliza vacinação de crianças de 5 anos e com imunossupressão na UBS Fontanella

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

Devido à redução no repasse de doses da vacina pediátrica da Pfizer, a Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá alterar a estratégia de vacinação infantil. A partir desta quinta-feira, 27, a imunização com essa vacina será feita exclusivamente na UBS Fontanella, localizada próximo ao Hospital Municipal Walter Ferrari, apenas para crianças de 5 anos e para as imunossuprimidas – grupos que não estão autorizados a receber a vacina CoronaVac.

Segundo a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão, nas UBSs 12 de Setembro, Florianópolis, Nova Jaguariúna, Miguel Martini, Cruzeiro do Sul, Roseira de Cima e Roseira de Baixo será realizada a vacinação com a CoronaVac em todas as crianças de 6 a 11 anos (exceto as imunossuprimidas), que correspondem a 85% do público infantil.

A vacinação em todas as UBSs ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h.

Para que a criança seja imunizada, os pais ou responsáveis devem apresentar documento com foto ou certidão de nascimento, carteira de vacinação, CPF, Cartão Cidadão e carteira de vacinação.
O pré-cadastro pode ser feito com antecedência no link: https://www.vacinaja.sp.gov.br/.

Continue lendo

Jaguariúna

Programa Feira do Produtor Rural está com inscrições abertas em Jaguariúna

Redação Gazeta Regional

Publicados

em

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da secretaria de meio ambiente, está com inscrições abertas para o curso “Programa Feira do Produtor Rural”, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 08 de fevereiro pelo telefone (19) 3867-3073. Para se matricular é necessário apresentar CNPJ de produtor rural e residir, preferencialmente, em Jaguariúna.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, o curso é oferecido uma vez por ano e estimula a produção agropecuária nas propriedades do município. Com aulas práticas e teóricas, o programa ensina desde a construção dos stands da feira até a comercialização dos produtos.

As aulas serão realizadas duas vezes por semana na sede do departamento de agropecuária e meio ambiente. Ao final das aulas, os alunos estarão aptos a venderem seus produtos na Feira do Produtor Rural de Jaguariúna.

Segundo a titular da pasta do meio ambiente e vice-prefeita, Rita Bergamasco, a importância dos produtores fazerem o curso é que os consumidores terão garantia da qualidade dos produtos, saberão a origem do que estão consumindo e como tudo foi manuseado. “Quanto mais produtores interessados em vender seus produtos na feira, mais cresce a variedade de produtos oferecidos”, afirma Rita.

Continue lendo

Jaguariúna

Dr. Caius Godoy (Dr. da Roça) é nomeado Presidente da Comissão de Agronegócios da OAB Jaguariúna

Paula Partyka

Publicados

em

O Dr. Caius Godoy, conhecido como Dr. da Roça, foi nomeado Presidente da Comissão de Agronegócio e Relações Agrarias da OAB Jaguariúna. “Estou contente demais, pois é um projeto antigo, um desejo que eu tinha de trazer isso para a cidade”, conta o nomeado.

“Meu trabalho é chegar para dentro da porteira do pequeno e médio produtor. Neste projeto, vamos buscar atender quatro pilares”, explica. Os quatro pilares baseiam-se em:  sucessão rural, contratos, previdência e acesso ao crédito.

O objetivo do advogado é abrir as portas da OAB para que os produtores tenham onde sanar as dúvidas da área. “Vamos fazer isso de uma forma simples. E, ainda, vamos determinar datas, mas almejamos dar uma assistência judiciária presencial e gratuita”, conta.

Devem ser beneficiados com este projeto os produtores de Jaguariúna e Santo Antônio de Posse, cidades pertencem a subseção da OAB Jaguariúna. O objetivo de Dr. Caius na ocupação de deste cargo é dar acesso à informação de forma simples. Medidas com o poder público serão tomadas para alcançar o melhor resultado deste projeto.

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Categorias

Propaganda

Últimas Notícias