Jaguariúna
Jaguariúna de mãos dadas para a retomada da economia
Comerciantes unem-se em ação para retomada econômica da cidade
Desde o início da pandemia o micro e pequeno empreendedor brasileiro se vê em uma situação cada vez mais dura. Segundo pesquisas realizadas ao longo de 2020, nove em cada 10 microempreendedores admitiram ter perdido renda durante o período da pandemia. Esse cenário não é diferente em Jaguariúna e em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
O setor tem sofrido com a redução no número de clientes que ocorre por diversos fatores como: menor fluxo de pessoas nas ruas e menor renda disponível para a população. Essa é uma das principais reclamações daqueles que buscam empreender.
Apesar de alguns profissionais terem conseguido se reinventar ao longo de todo este período de isolamento social, utilizando recursos como delivery, retirada drive-thru, home office e outras modalidades, a realidade é que mesmo estes compõem a grande massa de profissionais e empreendedores que viram seus rendimentos cair a partir do primeiro semestre de 2020. O duro golpe que foi infligido na economia nacional feriu duramente estes pequenos comerciantes que veem seus comércios serem fechados de forma corriqueira em decorrência do planejamento público.
A sequência de decretos publicados e que culminam no fechamento das atividades comerciais, como é vivenciado na região atualmente, causam uma enorme preocupação para estes que seguem pensando como farão para equilibrarem suas contas apesar de estarem com as portas fechadas. Os comerciantes de Jaguariúna, assim como comerciantes de todo o Estado, seguem com seus comércios reivindicam a reabertura seguindo todas as normas da saúde.
“Nós defendemos o direito de permanecer de portas abertas, assim como as grandes empresas e indústrias”, diz a criadora do projeto ‘Jaguariúna de mãos dadas’, Edilaine Alves, que é comerciante na cidade e proprietária da empresa Eip Cred, que ajuda o cidadão a retomar a vida financeira e o lojista restabelecer seu caixa de inadimplente que juntamente a todos comerciantes credenciados que desde 2017 tem sorteios e serviços para o cidadão e objetivo repor caixa ao credor.

Por vivenciar diariamente a situação de inadimplência de diversos, Edilaine conta que surgiu a ideia de abrir total leque para todos os comerciantes de Jaguariúna, para que juntando as mãos, todos tenham a oportunidade de melhorar seus ganhos. Seu projeto, que não tem custo nenhum para o comerciante, visa sortear o cliente que compra no comércio local com um Iphone 12, na caixa, lacrado. Com esta ação, o comerciante ainda ganha R$1 mil creditada na sua conta jurídica.
“Mesmo aqueles que estão conseguindo utilizar da internet ou de outras ferramentas, ainda assim é positivo buscar compensar todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelas ingerências do poder público”, incentiva Edilaine.
A luta não para
“Nossa cidade tem aos poucos conseguido reabrir e temos tendo retorno positivo dentro dos pedidos feitos ao nosso presidente da Associação Comercial Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues, ou em grupos de comerciantes e até mesmo pessoalmente ao prefeito Gustavo Reis”, acrescenta Edilaine.
Para o pequeno empresário que já vinha lutando com a crise financeira brasileira para manter seu negócio aberto antes mesmo do surgimento da pandemia do novo coronavírus, todas estas novas dificuldades que se somaram as já existentes fizeram com que muitos comerciantes tivessem de diminuir o tamanho de seus negócios. Muitos se viram obrigados a demitir funcionários para conseguir equilibrar as contas, enquanto aqueles que já atuavam sem profissionais passaram a questionar se fechar as portas seria a única opção que lhes resta em meio a todas as dificuldades que se avolumam ao longo dos últimos meses. “E para aqueles que se veem totalmente impossibilitados de exercerem suas atividades ao longo deste período, a pandemia tem significado apenas um grande prejuízo o qual estes pequenos comerciantes não sabem como poderão reverter”.
Edilaine acredita que sem mudanças na realidade, o pequeno comerciante estará de mãos atadas diante do poder público. “Desse modo veremos uma verdadeira reconfiguração na paisagem urbana de nossas cidades. Um grande número de pontos comerciais disponíveis poderá surgir em breve, uma grande quantidade de profissionais deverá começar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho se somando ao grande número de pessoas que já existem atualmente em busca de uma primeira oportunidade ou de uma recolocação profissional”, diz.
A empresária pede que ninguém passe a entender que a luta por direitos por parte de comerciantes e empreendedores existe de forma antagônica aos cuidados em relação ao novo coronavírus. “Todos desejam prevenir-se do vírus e lutar contra o crescimento no número de casos da Covid-19. Mas, o que o dono de um pequeno negócio pede quando levanta sua voz contra a situação atual é que ele possua os mesmos direitos dos donos de grandes empreendimentos”, afirma. Para ela, se há compreensão de que grandes negócios podem seguir em atividade desde que cumpram medidas sanitárias que foram estabelecidas pelo poder público, o que o pequeno comerciante precisa é gozar dos mesmos direitos.
“Com regras claras e simples de serem cumpridas que permitam que o pequeno comerciante retome suas atividades durante este período da pandemia, é possível garantir a continuidade da existência de uma série de negócios que se veem hoje correndo este grave risco de fechar. Para o pequeno empreendedor brasileiro esta é uma luta pelo direito de seguir existindo. Não está fácil para ninguém! Uns querem trabalhar, outros viver. Ambos são necessários colocando a dependência na prefeitura onde temos uma hierarquia. Aos poucos vamos retomar e isso precisa ocorrer de mãos dadas. O dinheiro troca de mãos. Hoje com a pandemia consumidor compra de casa, pois não saí para as ruas. Nosso objetivo é: unidos sermos vistos e com a liberação fase a fase retomarmos a economia completa”, finaliza Edilaine.
Jaguariúna
Inauguração da UBS Nassif em Jaguariúna acontece nesta sexta-feira, 29
A Prefeitura de Jaguariúna inaugura nesta sexta-feira, 29, às 10h, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nassif – “UBS Iveti Theodoro Malachias”. A cerimônia marcará a entrega de mais um importante equipamento público voltado ao fortalecimento da atenção básica no município. No total, agora a cidade conta com 13 UBSs.
Localizada na Rua Vigato, esquina com a Rua Lanzone, a nova unidade foi construída por meio de convênio com o Governo do Estado.
Com área construída de 251 metros quadrados, a UBS Nassif foi projetada para atender moradores dos bairros Nassif, Chácara Primavera, Chácara Panorama, Jardim Dona Irma e Jardim Primavera, oferecendo mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população da região.
LEIA TAMBÉM:
Com funcionamento das 7h às 16h, já a partir da próxima segunda-feira, dia 1º, a unidade conta com recepção com sala de espera, consultórios médicos gerais e ginecológico, espaço para telemedicina, sala de curativos, sala de procedimentos, farmácia climatizada e sanitários masculino e feminino acessíveis para pessoas com deficiência.
A estrutura inclui ainda sala de reunião, espaço para arquivo de protocolos, copa, sanitário e vestiário para funcionários, além de dependências de apoio como depósito de materiais de limpeza, depósitos para resíduos, área para gerador e medição.
Com a inauguração da UBS Nassif, a Prefeitura de Jaguariúna fortalece a rede municipal de saúde e amplia o acesso da população aos serviços da atenção básica.
A nova unidade foi planejada para oferecer atendimento mais ágil, humanizado e estruturado, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento contínuo dos moradores da região.
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Praça Santa Cruz revitalizada é entregue pela Prefeitura de Jaguariúna
A Prefeitura de Jaguariúna inaugurou, na noite desta segunda-feira, 25, a revitalização da Praça Santa Cruz. A obra foi realizada por meio de uma parceria com a empresa Quiosque Villa Maria Ltda, responsável pela execução do projeto.
O espaço recebeu uma ampla reforma, com melhorias de infraestrutura, paisagismo, jardinagem e outras intervenções voltadas à valorização do espaço público e ao bem-estar da população. A revitalização também marcou a retomada do funcionamento do quiosque no local, oferecendo mais uma opção de convivência, lazer e gastronomia para os moradores.
LEIA TAMBÉM:
Durante a cerimônia, o prefeito de Jaguariúna, Davi Neto, destacou a importância da parceria entre o poder público e a iniciativa privada para a realização de melhorias na cidade. “Sejam todos muito bem-vindos, a Praça Santa Cruz voltou para a nossa população. Numa parceria com a iniciativa privada, esse lugar ficou ainda mais lindo. É assim que administramos nossa cidade”, afirmou o prefeito.

A inauguração contou ainda com apresentação da Banda Made In Roça, levando música e animação ao público presente.
A cerimônia também teve as presenças do proprietário do Quiosque Villa Maria, Rogério Oliveira, e do Padre Juliano Amaral, que deu as bênçãos ao novo espaço. Vereadores, secretários municipais e convidados também participaram do evento.
Fotos: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
Jaguariúna
Drive-thru da Campanha do Agasalho arrecada cerca de 500 quilos de roupas
O Drive-Thru Solidário, realizado no último sábado, 23, em parceria com a EPTV, arrecadou cerca de 500 quilos de roupas para a Campanha do Agasalho do Fundo Social de Solidariedade de Jaguariúna. A ação aconteceu no Boulevard do Centro Cultural.
A Campanha do Agasalho seguirá até o próximo dia 31 de julho e tem o objetivo de arrecadar roupas, sapatos, bolsas, cobertores, entre outras peças, que serão distribuídas às famílias cadastradas no Fundo Social.
A ação também conta com o apoio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócios e de Cultura.
Segundo o Fundo Social, todos os itens arrecadados serão cuidadosamente selecionados e distribuídos a famílias atendidas pelos serviços sociais da cidade.
Foto: Diego Monarin
Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais
Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!
Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.
Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui
-
Amparo6 dias atrásCine Foto Clube de Amparo exibe o documentário ‘A necessária representativa negra nas telas’ no próximo dia 30
-
Campinas1 semana atrásA saúde não pode esperar: união regional e o fim da ambulancioterapia na RMC
-
Jornal Online4 dias atrásJornal Gazeta Regional Edição 2039
-
Holambra4 dias atrásEdilaine Alves Assume a Presidência da ADECAP e impulsiona o desenvolvimento regional com primeiro evento em Holambra
-
Campinas5 dias atrásFiscalização digital, DUIMP e Reforma Tributária aceleram corrida das empresas por eficiência e compliance aduaneiro
-
Jaguariúna6 dias atrásCâmara dos Deputados aprova projeto que reconhece oficialmente Jaguariúna como a Capital Country do Brasil
-
Jaguariúna7 dias atrásJaguariúna lidera ranking de qualidade de vida no Circuito das Águas
-
Economia1 semana atrásCPFL Santa Cruz orienta sobre o uso seguro e eficiente do chuveiro elétrico no outono


