Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna de mãos dadas para a retomada da economia

Publicados

em

Comerciantes unem-se em ação para retomada econômica da cidade

Desde o início da pandemia o micro e pequeno empreendedor brasileiro se vê em uma situação cada vez mais dura.  Segundo pesquisas realizadas ao longo de 2020, nove em cada 10 microempreendedores admitiram ter perdido renda durante o período da pandemia. Esse cenário não é diferente em Jaguariúna e em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O setor tem sofrido com a redução no número de clientes que ocorre por diversos fatores como: menor fluxo de pessoas nas ruas e menor renda disponível para a população. Essa é uma das principais reclamações daqueles que buscam empreender.

Apesar de alguns profissionais terem conseguido se reinventar ao longo de todo este período de isolamento social, utilizando recursos como delivery, retirada drive-thru, home office e outras modalidades, a realidade é que mesmo estes compõem a grande massa de profissionais e empreendedores que viram seus rendimentos cair a partir do primeiro semestre de 2020. O duro golpe que foi infligido na economia nacional feriu duramente estes pequenos comerciantes que veem seus comércios serem fechados de forma corriqueira em decorrência do planejamento público.

A sequência de decretos publicados e que culminam no fechamento das atividades comerciais, como é vivenciado na região atualmente, causam uma enorme preocupação para estes que seguem pensando como farão para equilibrarem suas contas apesar de estarem com as portas fechadas. Os comerciantes de Jaguariúna, assim como comerciantes de todo o Estado, seguem com seus comércios reivindicam a reabertura seguindo todas as normas da saúde.

“Nós defendemos o direito de permanecer de portas abertas, assim como as grandes empresas e indústrias”, diz a criadora do projeto ‘Jaguariúna de mãos dadas’, Edilaine Alves, que é comerciante na cidade e proprietária da empresa  Eip Cred, que ajuda o cidadão a retomar a vida financeira e o lojista restabelecer seu caixa de inadimplente que juntamente a todos comerciantes credenciados que desde 2017 tem sorteios e serviços para o cidadão e objetivo repor caixa ao  credor.

Por vivenciar diariamente a situação de inadimplência de diversos, Edilaine conta que surgiu a ideia de abrir total leque para todos os comerciantes de Jaguariúna, para que juntando as mãos, todos tenham a oportunidade de melhorar seus ganhos. Seu projeto, que não tem custo nenhum para o comerciante, visa sortear o cliente que compra no comércio local com um Iphone 12, na caixa, lacrado. Com esta ação, o comerciante ainda ganha R$1 mil creditada na sua conta jurídica.

“Mesmo aqueles que estão conseguindo utilizar da internet ou de outras ferramentas, ainda assim é positivo buscar compensar todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelas ingerências do poder público”, incentiva Edilaine.

A luta não para
“Nossa cidade tem aos poucos conseguido reabrir e temos tendo retorno positivo dentro dos pedidos feitos ao nosso presidente da Associação Comercial Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues, ou em grupos de comerciantes e até mesmo pessoalmente ao prefeito Gustavo Reis”, acrescenta Edilaine.

Para o pequeno empresário que já vinha lutando com a crise financeira brasileira para manter seu negócio aberto antes mesmo do surgimento da pandemia do novo coronavírus, todas estas novas dificuldades que se somaram as já existentes fizeram com que muitos comerciantes tivessem de diminuir o tamanho de seus negócios. Muitos se viram obrigados a demitir funcionários para conseguir equilibrar as contas, enquanto aqueles que já atuavam sem profissionais passaram a questionar se fechar as portas seria a única opção que lhes resta em meio a todas as dificuldades que se avolumam ao longo dos últimos meses.  “E para aqueles que se veem totalmente impossibilitados de exercerem suas atividades ao longo deste período, a pandemia tem significado apenas um grande prejuízo o qual estes pequenos comerciantes não sabem como poderão reverter”.

Edilaine acredita que sem mudanças na realidade, o pequeno comerciante estará de mãos atadas diante do poder público. “Desse modo veremos uma verdadeira reconfiguração na paisagem urbana de nossas cidades. Um grande número de pontos comerciais disponíveis poderá surgir em breve, uma grande quantidade de profissionais deverá começar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho se somando ao grande número de pessoas que já existem atualmente em busca de uma primeira oportunidade ou de uma recolocação profissional”, diz.

A empresária pede que ninguém passe a entender que a luta por direitos por parte de comerciantes e empreendedores existe de forma antagônica aos cuidados em relação ao novo coronavírus. “Todos desejam prevenir-se do vírus e lutar contra o crescimento no número de casos da Covid-19. Mas, o que o dono de um pequeno negócio pede quando levanta sua voz contra a situação atual é que ele possua os mesmos direitos dos donos de grandes empreendimentos”, afirma. Para ela, se há compreensão de que grandes negócios podem seguir em atividade desde que cumpram medidas sanitárias que foram estabelecidas pelo poder público, o que o pequeno comerciante precisa é gozar dos mesmos direitos.

“Com regras claras e simples de serem cumpridas que permitam que o pequeno comerciante retome suas atividades durante este período da pandemia, é possível garantir a continuidade da existência de uma série de negócios que se veem hoje correndo este grave risco de fechar. Para o pequeno empreendedor brasileiro esta é uma luta pelo direito de seguir existindo. Não está fácil para ninguém! Uns querem trabalhar, outros viver. Ambos são necessários colocando a dependência na prefeitura onde temos uma hierarquia. Aos poucos vamos retomar e isso precisa ocorrer de mãos dadas. O dinheiro troca de mãos. Hoje com a pandemia consumidor compra de casa, pois não saí para as ruas. Nosso objetivo é: unidos sermos vistos e com a liberação fase a fase retomarmos a economia completa”, finaliza Edilaine.

Jaguariúna

Sistema de câmeras OCR de Jaguariúna soluciona duas ocorrências com veículos nesta terça

Publicados

em

Nesta terça-feira, 23, duas ocorrências policiais comprovaram mais uma vez a eficiência do novo sistema de câmeras de monitoramento de Jaguariúna, com tecnologia OCR, que possibilita o reconhecimento óptico de imagens e placas de veículos e o cruzamento de informações.

Numa das ocorrências, uma caminhonete com as placas clonadas foi identificada pelo sistema e apreendida pelos agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Jaguariúna. Tudo em menos de duas horas da notificação da ocorrência.

LEIA TAMBÉM:

Segundo o secretário de Segurança Pública de Jaguariúna, Edgard Mello do Prado Filho, o veículo foi apreendido e um homem foi preso em flagrante pelo crime.

Em outra ocorrência, um veículo SUV, que havia sido furtado, também foi identificado pelas câmeras OCR de Jaguariúna. O carro acabou sendo abandonado na Rua Amazonas, sendo em seguida devolvido ao seu proprietário.   

“Esses casos comprovam a efetividade do sistema OCR, que facilita a identificação de práticas criminosas e de possíveis suspeitos, agilizando a recuperação dos produtos de crimes”, completa o secretário de Segurança.

Com o novo sistema OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition), Jaguariúna também passou a integrar os sistemas de “Muralha Digital” regional, Cortex (do Ministério da Justiça) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), garantindo assim mais agilidade e eficiência na comunicação entre as forças de segurança.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Sábado tem espetáculo musical “Pararatimbum” no Teatro Municipal

Publicados

em

A entrada é gratuita

Neste sábado, 27, Jaguariúna recebe o espetáculo musical “Pararatimbum – Um Reino pela Música”. A peça será apresentada no Teatro Municipal Dona Zenaide, às 19h, e tem entrada gratuita.  

LEIA TAMBÉM:

Os ingressos já podem ser retirados pelo site: https://www.dcolor.art.br/site/vale-ingresso/859/2024/07/espetaculo-teatral–pararatimbum—um-reino-pela-musica–jaguariuna—sp/

Na trama, uma princesinha assume o reino de seu pai e proíbe todo som. Arrependida diante das consequências, busca ajuda em Pararatimbum, o mundo colorido onde vivem as Notas Musicais. Propondo desafios, com instrumentos musicais tradicionais e inventados, elas vão transformar a princesa por meio da música e da alegria dos ritmos brasileiros.

O espetáculo para toda família tem direção de Douglas Novais, direção musical de Everton Gennari e adaptação de Júlia Cavalcanti e é viabilizado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela empresa Brascabos.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Edição julina do Baile da Terceira Idade de Jaguariúna é nesta quinta

Publicados

em

Preparem suas roupas caipiras e ensaiem os passos de dança. Está chegando a edição especial do Baile da Terceira Idade, um dos eventos mais aguardados do ano. O Baile Julino acontece nesta quinta-feira, 25, no Salão Multimodal do Parque Serra Dourada. A entrada é gratuita.

LEIA TAMBÉM:

Com início marcado para as 15h e término às 18h, o evento promete animar a tarde dos dançarinos da melhor idade com muita música, dança e alegria. “O Baile da Terceira Idade é uma tradição em nossa cidade, e a edição julina é sempre muito especial. É uma oportunidade para nossos idosos se divertirem, socializarem e manterem a saúde em dia com a dança”, disse a secretária de Assistência Social de Jaguariúna, Andréa Lizun.

Não perca essa oportunidade de dançar quadrilha, saborear comidas típicas e desfrutar de uma tarde repleta de diversão e confraternização. Venha se divertir e celebrar a vida no Baile Julino da Terceira Idade de Jaguariúna.

O Parque Serra Dourada fica na Rua Holambra, s/nº, no bairro João Aldo Nassif.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias