Conecte-se conosco

Jaguariúna

Jaguariúna de mãos dadas para a retomada da economia

Publicados

em

Comerciantes unem-se em ação para retomada econômica da cidade

Desde o início da pandemia o micro e pequeno empreendedor brasileiro se vê em uma situação cada vez mais dura.  Segundo pesquisas realizadas ao longo de 2020, nove em cada 10 microempreendedores admitiram ter perdido renda durante o período da pandemia. Esse cenário não é diferente em Jaguariúna e em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O setor tem sofrido com a redução no número de clientes que ocorre por diversos fatores como: menor fluxo de pessoas nas ruas e menor renda disponível para a população. Essa é uma das principais reclamações daqueles que buscam empreender.

Apesar de alguns profissionais terem conseguido se reinventar ao longo de todo este período de isolamento social, utilizando recursos como delivery, retirada drive-thru, home office e outras modalidades, a realidade é que mesmo estes compõem a grande massa de profissionais e empreendedores que viram seus rendimentos cair a partir do primeiro semestre de 2020. O duro golpe que foi infligido na economia nacional feriu duramente estes pequenos comerciantes que veem seus comércios serem fechados de forma corriqueira em decorrência do planejamento público.

A sequência de decretos publicados e que culminam no fechamento das atividades comerciais, como é vivenciado na região atualmente, causam uma enorme preocupação para estes que seguem pensando como farão para equilibrarem suas contas apesar de estarem com as portas fechadas. Os comerciantes de Jaguariúna, assim como comerciantes de todo o Estado, seguem com seus comércios reivindicam a reabertura seguindo todas as normas da saúde.

“Nós defendemos o direito de permanecer de portas abertas, assim como as grandes empresas e indústrias”, diz a criadora do projeto ‘Jaguariúna de mãos dadas’, Edilaine Alves, que é comerciante na cidade e proprietária da empresa  Eip Cred, que ajuda o cidadão a retomar a vida financeira e o lojista restabelecer seu caixa de inadimplente que juntamente a todos comerciantes credenciados que desde 2017 tem sorteios e serviços para o cidadão e objetivo repor caixa ao  credor.

Por vivenciar diariamente a situação de inadimplência de diversos, Edilaine conta que surgiu a ideia de abrir total leque para todos os comerciantes de Jaguariúna, para que juntando as mãos, todos tenham a oportunidade de melhorar seus ganhos. Seu projeto, que não tem custo nenhum para o comerciante, visa sortear o cliente que compra no comércio local com um Iphone 12, na caixa, lacrado. Com esta ação, o comerciante ainda ganha R$1 mil creditada na sua conta jurídica.

“Mesmo aqueles que estão conseguindo utilizar da internet ou de outras ferramentas, ainda assim é positivo buscar compensar todas as dificuldades geradas pela pandemia e pelas ingerências do poder público”, incentiva Edilaine.

A luta não para
“Nossa cidade tem aos poucos conseguido reabrir e temos tendo retorno positivo dentro dos pedidos feitos ao nosso presidente da Associação Comercial Industrial de Jaguariúna, João Rodrigues, ou em grupos de comerciantes e até mesmo pessoalmente ao prefeito Gustavo Reis”, acrescenta Edilaine.

Para o pequeno empresário que já vinha lutando com a crise financeira brasileira para manter seu negócio aberto antes mesmo do surgimento da pandemia do novo coronavírus, todas estas novas dificuldades que se somaram as já existentes fizeram com que muitos comerciantes tivessem de diminuir o tamanho de seus negócios. Muitos se viram obrigados a demitir funcionários para conseguir equilibrar as contas, enquanto aqueles que já atuavam sem profissionais passaram a questionar se fechar as portas seria a única opção que lhes resta em meio a todas as dificuldades que se avolumam ao longo dos últimos meses.  “E para aqueles que se veem totalmente impossibilitados de exercerem suas atividades ao longo deste período, a pandemia tem significado apenas um grande prejuízo o qual estes pequenos comerciantes não sabem como poderão reverter”.

Edilaine acredita que sem mudanças na realidade, o pequeno comerciante estará de mãos atadas diante do poder público. “Desse modo veremos uma verdadeira reconfiguração na paisagem urbana de nossas cidades. Um grande número de pontos comerciais disponíveis poderá surgir em breve, uma grande quantidade de profissionais deverá começar a buscar uma recolocação no mercado de trabalho se somando ao grande número de pessoas que já existem atualmente em busca de uma primeira oportunidade ou de uma recolocação profissional”, diz.

A empresária pede que ninguém passe a entender que a luta por direitos por parte de comerciantes e empreendedores existe de forma antagônica aos cuidados em relação ao novo coronavírus. “Todos desejam prevenir-se do vírus e lutar contra o crescimento no número de casos da Covid-19. Mas, o que o dono de um pequeno negócio pede quando levanta sua voz contra a situação atual é que ele possua os mesmos direitos dos donos de grandes empreendimentos”, afirma. Para ela, se há compreensão de que grandes negócios podem seguir em atividade desde que cumpram medidas sanitárias que foram estabelecidas pelo poder público, o que o pequeno comerciante precisa é gozar dos mesmos direitos.

“Com regras claras e simples de serem cumpridas que permitam que o pequeno comerciante retome suas atividades durante este período da pandemia, é possível garantir a continuidade da existência de uma série de negócios que se veem hoje correndo este grave risco de fechar. Para o pequeno empreendedor brasileiro esta é uma luta pelo direito de seguir existindo. Não está fácil para ninguém! Uns querem trabalhar, outros viver. Ambos são necessários colocando a dependência na prefeitura onde temos uma hierarquia. Aos poucos vamos retomar e isso precisa ocorrer de mãos dadas. O dinheiro troca de mãos. Hoje com a pandemia consumidor compra de casa, pois não saí para as ruas. Nosso objetivo é: unidos sermos vistos e com a liberação fase a fase retomarmos a economia completa”, finaliza Edilaine.

Jaguariúna

Jaguariúna conquista a melhor colocação na história do JOMI

Publicados

em

Jaguariúna conquistou a 6ª colocação na classificação geral da 26ª edição dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), realizada em Casa Branca e encerrada neste domingo, dia 21 de abril. Foi a melhor campanha de Jaguariúna dentre todas suas participações nos jogos. A cidade contou com o contingente recorde de 103 representantes, sendo 92 atletas do Programa Viva Melhor, da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer, e 11 integrantes da comissão técnica.  

Jaguariúna foi a grande protagonista no quesito dança, conquistando a inédita primeira colocação na categoria Coreografia. A apresentação da equipe jaguariunense, logo na abertura dos Jogos, sob os cuidados do professor e coreógrafo Michael Welley e do auxiliar Luís Eduardo, incendiou o público e jurados presentes e foi a grande vencedora, conquistando a medalha de ouro.

LEIA TAMBÉM:

Na dança de salão, Jaguariúna conquistou pódio nas três categorias da modalidade: Categoria A (medalha de prata), com os dançarinos Maria Alice e Airton Braulino; Categoria C (medalha de ouro), com os dançarinos Izaura Terada e Antonio Roberto; Categoria C (medalha de bronze), com os dançarinos João Viana e Marilene Ferrari.

Jaguariúna também foi destaque em outras modalidades: medalha de bronze no atletismo na Categoria A 1.500 m, atleta Katia Malachias; medalha de bronze na modalidade xadrez, com Vera Coimbra; medalha de prata na modalidade tênis de campo, na Categoria A, com a atleta Valéria Shiomi. Na modalidade natação, foram duas medalhas (prata e bronze, costas e livre) na Categoria E, com José Fornos Rodrigues.

No total, o 26º Jomi reuniu 38 cidades, 2.500 atletas acima de 60 anos, envolvidos em 14 modalidades (atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, truco, voleibol adaptado e xadrez) em diferentes locais.

No final de junho deste ano, acontecem as finais estaduais, que serão realizadas na cidade de Itatiba. Jaguariúna irá participar com presenças nas modalidades de atletismo, coreografia, dança de salão e natação. A coreografia de Jaguariúna também participará em julho do maior festival de dança do Brasil, que acontece na cidade de Joinville.

Amiga do idoso
Jaguariúna é uma das poucas cidades no Brasil reconhecida oficialmente como Amiga do Idoso. O título foi concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e se destina a municípios que desenvolvem ações pelo bem-estar e qualidade de vida de quem já passou dos 60 anos de idade.

26º JOMI – Classificação geral
As dez primeiras cidades

1º Campinas
2º Itatiba
3º Mogi Guaçu
4º Bragança Paulista
5º Atibaia
6º Valinhos
6º Jaguariúna
8º Limeira
9º Casa Branca
10º Pedreira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Mutirão contra a dengue: Saúde visita mais 616 imóveis no bairro Nassif

Publicados

em

Agentes de saúde da Prefeitura de Jaguariúna visitaram mais 616 imóveis no bairro Nassif, no sábado, 20, em novo mutirão contra a dengue no local.

Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 402 residências foram efetivamente trabalhadas pelos agentes, com 172 casas fechadas.

LEIA TAMBÉM:

Em outros 35 imóveis, os proprietários não permitiram a entrada dos agentes de saúde para verificação dos quintais. Mais sete residências estavam desocupadas. Segundo a Secretaria de Saúde, foram coletadas nove amostras de larvas do mosquito Aedes Aegypti para análise.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da colaboração dos moradores, permitindo a entrada dos agentes e seguindo as orientações para o combate à dengue e outras doenças, não deixando acumular água em vasos e outros objetos.

A ação deste sábado deu continuidade ao trabalho realizado no último dia 13 de abril no bairro Nassif, quando 230 imóveis foram visitados, totalizando assim 846 residências nos dois dias de mutirão.

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde vem realizando uma série de mutirões da dengue nos bairros da cidade. Segundo a pasta, essas ações são fundamentais para o combate ao mosquito e à prevenção da dengue por meio da informação aos moradores.

Quem quiser ajudar esse trabalho pode enviar mensagens de texto e fotos de locais que possam ser foco de dengue pelo WhatsApp número (19) 99783-2319, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Foto: Ivair Oliveira

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo

Jaguariúna

Saiba quem é Célia Leão, nova secretária de Educação de Jaguariúna

Publicados

em

A nova secretária de Educação de Jaguariúna é a ex-deputada Célia Leão, que tem uma história enriquecedora tanto na vida pública como na vida pessoal. Paraplégica desde os 19 anos de idade, em decorrência de um acidente de automóvel, Célia Leão não se absteve em lutar por seus sonhos e assumir grandes responsabilidades.

Casada, mãe de três filhos, Célia Leão foi uma das parlamentares mais atuantes de São Paulo, tendo como base política a luta pelos direitos das pessoas com deficiência, área onde atua há mais de 35 anos, defesa da mulher, dos idosos, da criança e do adolescente.

Foi uma das fundadoras do PSDB de Campinas, cidade pela qual se elegeu vereadora, em 1988. Daí em diante, desde 1990, disputou todas as eleições para deputada estadual, sendo vitoriosa em todos os pleitos.

LEIA TAMBÉM:

Lutou ao lado de importantes nomes da política como Mario Covas, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Geraldo Alckmin, Magalhães Teixeira, entre outros tantos. É uma das maiores referências na defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Ao longo de sua trajetória como deputada estadual, Célia Leão apresentou centenas de projetos de lei e conseguiu aprovar várias leis importantes para a população de São Paulo, como a Lei da Acessibilidade, Lei da Recompensa, Lei contra Roubo de Cargas em São Paulo, Lei que proíbe propaganda de bebidas alcoólicas na beira das rodovias paulistas, criação do Parlamento Jovem, entre muitas outras, além de dezenas de requerimentos, indicações e emendas.

E quem pensa que estes anos como deputada estadual pudessem diminuir o ritmo de trabalho desta mulher vitoriosa, Célia Leão assume a Secretaria de Educação de Jaguariúna. “Vir aqui como secretária, e digo com muita humildade, mas também com muito orgulho, trazendo uma sabedoria e conhecimento que adquiri ao longo desses anos para mim é mais que um presente. É uma obrigação de construir uma sociedade cada vez melhor”, diz Célia.

Siga a Gazeta Regional por meio das Redes Sociais

Acompanhe o Facebook da Gazeta, Clique aqui!

Quer ficar bem informado sobre o que acontece na sua cidade, bairro ou região? Então, siga as redes sociais da Gazeta Regional e fique por dentro das principais informações de sua região, Brasil e do mundo.

Deputa Federal Renata Abreu Visita Engenheiro Coelho
Jornal Gazeta Regional

Gazeta Regional trazendo sempre o melhor conteúdo para você.

Gostou da novidade? Então, clique aqui para receber gratuitamente os principais conteúdos da Gazeta Regional no seu celular. Tudo no conforto de suas mãos, em apenas um toque, você ficará muito bem informado. Quer saber mais sobre Notícias de Campinas e Região? Clique aqui

Continue lendo
Propaganda
Propaganda
Propaganda

Últimas Notícias